O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
14 Compartilhado 84 Comentários

E se o próximo Nexus fosse feito pela Sony?

2015 foi o ano em que o Google surpreendeu a todos ao escolher a Huawei como a fabricante do Nexus 6P. Isso aconteceu, em parte, devido aos méritos da empresa de fazer dispositivos de boa qualidade e com preço competitivo. 

Mas mesmo com todas as qualidades inegáveis da Huawei, sentimos falta de ver uma empresa do porte da Sony ser a responsável por desenvolver uma versão do Nexus. Afinal, ela já é uma veterana do mundo Android e um “Sony Nexus” seria bem interessante de se utilizar. Em nosso novo exercício de imaginação, vamos ver como o aparelho seria:

Design

Se a Huawei apostou no alumínio para a traseira do Nexus 6P – que foi uma das marcas registradas da companhia chinesa em 2015  -não podemos esperar menos do que isso da Sony. Provavelmente, a sua versão do Nexus teria uma traseira de vidro – o frost - com a mesma aparência opaca e construção da moldura em metal, bem ao estilo do Xperia Z5. 

m5
Um Nexus com microSD? Um dia, quem sabe.../ © Hi-Tech

Algo que poderia ser melhorado no “Sony Nexus” seriam as bordas, que seriam mais compactas, mas deixando lugar para os já tradicionais alto-falantes frontais. Poderíamos esperar também um compartimento similar ao Xperia para os cartões SIM e microSD, ainda que nesse último, não poderíamos ter muitas esperanças quanto a sua existência. 

Um Sony Nexus “Jacques Cousteau”

Outra marca registrada dos smartphones Sony é a sua famosa resistência à água, tão valorizada quanto polêmica, devido aos conselhos da própria fabricante em não mergulhar os aparelhos nas piscinas pelo mundo afora. Mas ultrapassando essa celeuma, um “Sony Nexus” à prova d´água poderia suportar chuvas e mais chuvas ou quedas acidentais em poças, privadas e afins. 

Water hero
Um Sony Nexus à prova d´água: mergulhar ou não mergulhar?/ © ANDROIDPIT

Além disso a traseira de vidro também é uma espécie de “imã” de impressões digitais, a não ser que você opte por uma capa. Logo, contar com resistência a água também permitirá que você lave o telefone de vez em quando, para tirar todas aquelas marcas de dedo. E, durante o processo, ainda ouvir uma música pelo dispositivo. 

Uma câmera de primeira classe 

A Sony é uma fabricante a quem as empresas recorrem na imensa maioria dos casos quando querem um sensor de qualidade, a um preço competitivo. Sendo reconhecida pela qualidade desse tipo de componente - e com a peculiaridade de reservarem suas últimas criações para seus próprios dispositivos – seria possível encontrar a última versão de seu sensor em um Nexus que, junto ao software do Google, poderia facilmente ser classificada como a melhor câmera do ano. 

z5 camera
Sensores Sony + software Google: combinação imbatível / © ANDROIDPIT


Um software mais limpo

O Xperia UI é conhecido como uma das interfaces mais rápidas do Android. No entanto, ele tem uma notável semelhança com Android stock, mas com alguns recursos específicos para os modelos da empresa japonesa. E isso faz com que o seu software seja realmente fluido. 

android sony xperia ui nouvelle interface 2015 epuree extraits images by tony balt for androidpit france 00
Um "Sony Nexus"  traria um Android rápido, fluido e com atualizações rápidas/ © ANDROIDPIT/Sony Mobile

Mas, evidentemente, um “Sony Nexus” não traria essa skin. Afinal, é um Android “puro”. Mas poderíamos esperar um sistema igualmente rápido, fluido e com atualizações muito mais rápidas. Afinal, elas viriam diretamente do Google.  

Alta performance garantida e boa autonomia

A Sony não costuma economizar quando quer inserir em seus smartphones topo de linha o melhor hardware possível. E isso não seria diferente em um Nexus feito por ela: poderíamos esperar um processador Qualcomm 820, memória RAM de, no mínimo, 4GB, além de 64GB de armazenamento. Tudo para que o Android rode “suave” e com o melhor rendimento.  

E, apesar da questionável medida de reduzir a amperagem de suas baterias, a Sony manteria uma boa autonomia em seu Nexus, com uma bateria de mais de 3.200mAH. 

Tela

A Sony não se deixa levar pela típica moda de inserir resolução QHD em telas de proporções mais contidas. Temos visto que o Xperia Z5 conserva a resolução FullHD, ainda que o Xperia Z5 Premium traga um display 4K. 

xperia z3 plus when fast isnt enough a02ae24cafee56e0739b7456a7b3131f 940
Um "Sony Nexus" teria tela com resolução 4K ou FullHD? / © Sony Mobile

Se o Google apostasse por fazer seu novo Nexus na Sony, é bastante provável que os japoneses optariam por uma tela FullHD, de 5 polegadas, o que beneficiaria a autonomia do aparelho. A única coisa que tenho medo é se a empresa quiser lançar um phablet Nexus. Porque aí, ela fatalmente apostaria em uma tela 4K (ou QHD). A tecnologia seria, como de costume, IPS, com suas vantagens e desvantagens.  

E como você acha que seria um hipotético “Sony Nexus”? Dê a sua opinião!

14 Compartilhado

84 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi