MITO DA CALIBRAÇÃO DA BATERIA.

  • Respostas:30
  • Respondido
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

25/02/2013, 17:15:42 via Web

Esse post é baseado na pagina de um programa para pc chamado BATERY CARE, mas como as baterias de notebook e de smartphone são feitas de ions de litio, e possuem o mesmo tipo de chip de controle, acho que a comparação é valida.

Conhecendo as baterias de ions de lítio

Todas as baterias avançadas de iões de lítio (as utilizadas em aparelhos hi-tech) contêm um pequeno chip controlador que mede a capacidade de carga das células num determinado instante. Porém, com o tempo, se a bateria carregada, por exemplo, sempre acima dos 20%, existe 20% da bateria que nunca chega a ser “vista” por esse chip controlador.
Devido à natureza química das células de iões de lítio, estas perdem a capacidade de reter carga mesmo sem ser usadas. Então, se essas células correspondentes aos 20%, que não chegam a ser exercitadas perderem, digamos, 5% em 6 meses, o controlador não vai saber que em vez de 20% de carga útil, essas células só têm 15%. Nesse caso, o controlador reportará sempre a capacidade que sabia na altura da última vez que “passou os olhos” nessa parte da bateria.
Ao realizar um ciclo de descarga completo, a bateria é obrigada a utilizar toda a capacidade disponível e o sensor vai detectar toda a carga útil que está efectivamente armazenada. Se chegar aos 5%, na realidade só terá mais uns pózinhos de carga, porque esses 5% já são considerados inutilizados e então o sensor como não detecta mais carga daí em diante, actualiza o valor total da capacidade para reflectir que naquela zona da bateria deverá ser mostrado 0% e não 5%.
Realizar um procedimento de calibração da bateria, de facto calibra o sensor da bateria para ele reportar o valor real. Obrigar a bateria a circular todos os iões de lítio disponíveis enquanto esta operação é monitorizada pelo sensor, vai fazer com que este último fique com a real percepção do valor total que a bateria contém no momento.
Concluindo, pode-se afirmar que as regras de manutenção das baterias dos portáteis são aplicadas aos smartphones e às suas baterias de iões de lítio (Li-ion) e polímeros de lítio (Li-Pol), uma vez que a tecnologia por detrás destas é comum: células que guardam carga, monitorizadas por um chip controlador. E quem reporta o valor restante da bateria é o próprio controlador embutido na bateria e não um ficheiro presente no sistema operativo. Se o hardware do “Smartphone Android” fosse colocado a servir um outro sistema operativo, o valor reportado de carga seria o mesmo.

Como fazer uma calibração (descarga total)?

O método mais correcto para fazer uma descarga total (100% até um mínimo de 5%) consiste no seguinte procedimento:

Carregar a bateria totalmente até ao máximo da sua capacidade (100%);
Deixar a bateria "repousar" conctado no carregar no estado de totalmente carregada durante 2 horas ou mais a fim de esta poder arrefecer do processo de carregamento. Pode usar o celular normalmente durante este período,com o carregador conectado.
Desconectar o cabo de alimentação e utilize o smartphone até o sistema android se desligar por conta.
Quando o smarphone desligar por completo, deixar desligado por 5 horas ou mais;
Ligue o smarphone à corrente para fazer um carregamento ininterrupto até ao máximo da sua capacidade (100%). Pode usar o aparelho normalmente durante este período.

Muitas pessoas tendem a pensar "Se calibrar dá maior nível de desgaste, então é uma coisa má". É um pensamento errado porque, como já dito, a calibração serve para que a bateria relate a verdadeira capacidade pode reter. A calibração tem o objectivos de evitar surpresas como, por exemplo ficar com a falsa impressão de que a tua bateria está durando menos ou teu smarphone está consumindo mais.


FONTE :Baterycare.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Vanp (Everton A.)Conta desativadaRudi SantosFrancisco Vieira de Mattos

Responder
Conta desativada
  • Mod
  • Posts no fórum: 962

26/02/2013, 14:09:01 via Web

De acordo com os meus conhecimentos rs
Estas baterias não possuem memória ou seja realmente é mito, diria balela...ou eu estou muito errado. De qualquer forma varias pessoas procuram informações sobre calibragem de bateria, e eu sou da seguinte opinião: " Acredite em que quiser, desde que te faça feliz e não fira os outros."

Nice Job Jefferson.


Abraço.

Wemerson Andrade

Responder
Fabio Araujo
  • Posts no fórum: 30

05/04/2013, 05:48:15 via Web

Passar para vocês informações e meus testes..
Vamos lá, testei no meu antigo G5, antes a bateria durava um dia, apois utilizar o metodo de calibragem: 3 a 4 dias com o mesmo tipo de uso que antes durava 1 dia.
Programa usado: batterycalibration-1-1.2.apk
Metodo: colocar celular no carregador e abrir o programa, esperar chegar carga em 100%, vai soa um bip, retire o celular da carga e use até o celular descarregar e desligar-se sozinho..
Conselho não queira descarregar de uma só vez, isso extressa a bateria.
Coloque para carregar com o celular desligado, note que a carga vai subir % lentamente, em vez de subir de uma vez, espere chegar em 100%, retire o cabo do carregardor do celular, espere uns 5 segundos e volte a conectar, espere dar 100% novamente, repita isso duas vezes. Pronto está calibrada. não ligue o cell quando tiver fazendo a recarga.
Porque deu certo, o android salva as informações de carga e descarga, principalmente quando carrega com o cell ligado.
Conhecido como falsa carga, ela carrega da % que estava até 100%, dando a falsa impressão que carregou do zero.
Não deixe sua bateria ficar no vermelho pois o Litio desgasta com o calor, quanto mais a bateria esquenta, mais deteriora o litio, sendo bem cuidado o litio tem sobrevida de 5 anos.
vale lembra que seu Android tem que está rooteado.
Quanto as bateria de note algumas tem efeito memoria e se fosse o caso ensinaria oque fazer, pois trabalho com assistencia tecnica em informatica e fazemos varias recuperações de fontes e bateria, podem recuperar até 90% da capacidade.. caso o litio não esteja em desgaste avançado.
antes de algum expert venha dizer é mentira use o metodo, não a risco algum para bateria. bateria
lembrando que cada caso é diferente.
Bateria do meu Note apos 1 ano e 5 meses de uso, ainda 99%, recalibro a cada 6 meses.

Vanp (Everton A.)Patricia FariaRafhael GonçalvesPaulo SiqueiraLéo WalkFrancisco Vieira de Mattos

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

05/04/2013, 08:23:25 via App

ótima dica

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Adriano Alves

Responder
Igor Matos
  • Posts no fórum: 16

14/08/2013, 01:21:53 via Web

Minha bateria ta um lixo , se eu fico na tela por 2 hrs e meia , la se vai os 100% , vou tentar calibra-la ,caso nao tenha sucesso terei que comprar outra ,irei testar aki logo postarei os resultados

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

28/08/2013, 12:49:29 via App

qual a freqencia qe se deve fazer a calibracao da bateria ???????
? vou tentar faser um dia pra ver se melhora ! mais eu ja ouvi falar qe quanto mais vc deixa a bateria caregada melhor sempre qe vc estiver em casa e nao estiver usando o celu deixe ele carregando isso tem ate nos manuais dos celulares ! tem muito mito ai ! :-) mais se mal nao faz entao oqe custa né !kkk

Responder
Glauber Martins Gomes
  • Posts no fórum: 24

01/02/2014, 13:25:41 via Web

Segui o tutorial aqui no meu L5 e455 aparentemente não mudou nada o desempenho da bateria, só se tiver que fazer este ciclo mais de uma vez para apresentar melhores resultados

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

11/03/2014, 16:35:22 via Web

o meu D3 ta com esse problema ele chega nos 25 ‰ ai logo no minuro seguinte ja vai para os 15‰ deve ser calibraçao ou nao ?????

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

11/03/2014, 17:07:05 via Web



eu uso esse app aqui pra monitorar a carga e carregamento da bateria mais ve tudo no sistema do smart é muito bom e é em portugues(monitor de sistema lite) como eu disse na resposta acima minha bateria ta estranha depois dos 25‰ ! qeria uma ajuda !

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

19/03/2014, 08:26:09 via Web


hoje eu peguei e fiz a calibração do meu D3 como dito nesse poste aqui ! vamos ver se melhora ou nao , se melhorar eu falo aqui e faço regularmente ( de 4 a 4 meses eu acho qe ta bom ) da medo quando o celu desliga por conta ! kkkkk celular é meio temperamental vai qe ele nao liga de volta ! kkkkkk :-)

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

15/04/2014, 12:32:29 via Web

image![image][2]

[2]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/4755444/image/Screenshot_2014-04-15-07-16-36.png me D3 ta assim agora chega a 30% ele ja cai de vez pra 15% baaaa tenso um celular caro fasendo isso ! motorola nunca mais nao importa oqe digam esse celu so me deu problemas e dor de cabeça !!!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

15/04/2014, 14:31:05 via Web

Rudi Santos

![image][1]![image][2]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/4755444/image/Screenshot_2014-04-15-07-16-01.png [2]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/4755444/image/Screenshot_2014-04-15-07-16-36.png me D3 ta assim agora chega a 30% ele ja cai de vez pra 15% baaaa tenso um celular caro fasendo isso ! motorola nunca mais nao importa oqe digam esse celu so me deu problemas e dor de cabeça !!!

olá, pelo que vi na tua imagem teu aparelho está ativo 100% do tempo, deve ter algum app que tu colocou que esta fazendo isso, agora quanto á marca, não se engane, hoje o moto g e o moto x são os melhores aparelhos que se tem no mercado brasilero .

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

15/04/2014, 23:58:23 via Web

cara mais qe app pode ser ??? na mediçao da bateria nao acusa nem um app drenando a bateria muito alem do normal !! :'( hoje eu vou tentar calibrar a bateria denovo com o ultimo poste de calibraçao aqui do andpit vamos ver noqe da ! nao sussego enquanto nao resolver isso !!!!!!!!!!!

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

16/04/2014, 00:52:20 via Web

Rudi Santos

cara mais qe app pode ser ??? na mediçao da bateria nao acusa nem um app drenando a bateria muito alem do normal !! :'( hoje eu vou tentar calibrar a bateria denovo com o ultimo poste de calibraçao aqui do andpit vamos ver noqe da ! nao sussego enquanto nao resolver isso !!!!!!!!!!!

veja se não tem algum app como Facebook,whatsapp,etc rodando em segundo plano,pois isso afeta a bateria

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

16/04/2014, 09:49:16 via Web

Vitor Marques

Rudi Santos

cara mais qe app pode ser ??? na mediçao da bateria nao acusa nem um app drenando a bateria muito alem do normal !! :'( hoje eu vou tentar calibrar a bateria denovo com o ultimo poste de calibraçao aqui do andpit vamos ver noqe da ! nao sussego enquanto nao resolver isso !!!!!!!!!!!

veja se não tem algum app como Facebook,whatsapp,etc rodando em segundo plano,pois isso afeta a bateria........................ ok vou faser isso vitor mais os apps nao é o problema eu acho eu so nao qero qe a bateria chegue a 30% e ja caia direto em 2 , 3 minutos pra 15 ,14 , 13% como vem acontecendo !!!!!!!!!!

— alterado em 16/04/2014, 09:51:16

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

16/04/2014, 21:56:28 via Web

Rudi Santos

cara mais qe app pode ser ??? na mediçao da bateria nao acusa nem um app drenando a bateria muito alem do normal !! :'( hoje eu vou tentar calibrar a bateria denovo com o ultimo poste de calibraçao aqui do andpit vamos ver noqe da ! nao sussego enquanto nao resolver isso !!!!!!!!!!!

pois é tu vai ter que descovrir que app é, pois aquelas duas barras de tela ativada e ativado, não poderiam estar sempre continuo como está, pois quando tu desliga a tela, e o aparelho entra em deep sleep, as duas apagam , e só voltam quando há atividade , olha a diferença do meu para o teu.User uploaded photo

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Rudi Santos

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

16/04/2014, 22:18:02 via App

use o APP greenify,ele congela os apps abertos em segundo plano e economiza bateria (precisa de root)

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

19/04/2014, 11:43:01 via Web

deu uma melhorada no consumo e naqele erro de cair direto , agora ta caindo de 24,23% até 15,14% , eu instalei o du batery , e fiz aqele ultimo metodo de calibragem awui do androidpit ! vamos ver se dawui pra frente fica assim pra melhor ! image

— alterado em 19/04/2014, 11:46:30

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

19/04/2014, 17:52:21 via Web

olá, tu ainda tá com problema ,não pode a tela ativada e ativo ficarem com essa barra continua, isso indica que a tela nunca desliga e o aparelho nnunca entra em descanso, tu ainda vai ter um consumo muito alto de bateria, se eu fosse tu , resetava o aparelho,e depois instalaria os meu apps um por um e testaria para ver qual tá fazendo isso no aparelho, enquanto essas barras ficarrem assim não adianta que não vai mudar o cosnumo da bateria.User uploaded photo

olha o meu, só durou 6hrs por que as hors de tela ativa eu tava jogando real racing, rsrsrsrs, mas quando estava sem fazer nada no aparelho , tava tudo desligado, isso é normal, o teu não tá normal.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

19/04/2014, 18:14:28 via App

jefferson eqe esse tempo todo ai a tela ficou ligada cara ai e por isso qe ta as duas barras cheias ! nessas quase 8 horas a tela tava sempre ligada !

— alterado em 19/04/2014, 18:15:45

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

19/04/2014, 18:16:00 via Web

Rudi Santos

jefferson eqe esse tempo todo ai a tela ficou ligada cara ai e por isso qe ta as duas barras cheias ! nessas 7 horas e poucas a tela tava sempre ligada !

ah bom se é assim então o teu consumo está normal, nem sei o que tu está reclamando.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Rudi Santos
  • Posts no fórum: 157

20/04/2014, 03:45:26 via Web

sim !!!!! oqe eu tava reclamdo era qe tava caindo de 30,31 % para 13,14% em 2 minutos apelas !!!!!! mais tranquilo ja melhorou um pouco isso ! valeu pela ajuda ai !!!!! obrigado :)

Responder
J.Dantas
  • Posts no fórum: 83

26/07/2014, 18:31:20 via Web

Fabio Araujo

Passar para vocês informações e meus testes..
Vamos lá, testei no meu antigo G5, antes a bateria durava um dia, apois utilizar o metodo de calibragem: 3 a 4 dias com o mesmo tipo de uso que antes durava 1 dia.
Programa usado: batterycalibration-1-1.2.apk
Metodo: colocar celular no carregador e abrir o programa, esperar chegar carga em 100%, vai soa um bip, retire o celular da carga e use até o celular descarregar e desligar-se sozinho..
Conselho não queira descarregar de uma só vez, isso extressa a bateria.
Coloque para carregar com o celular desligado, note que a carga vai subir % lentamente, em vez de subir de uma vez, espere chegar em 100%, retire o cabo do carregardor do celular, espere uns 5 segundos e volte a conectar, espere dar 100% novamente, repita isso duas vezes. Pronto está calibrada. não ligue o cell quando tiver fazendo a recarga.
Porque deu certo, o android salva as informações de carga e descarga, principalmente quando carrega com o cell ligado.
Conhecido como falsa carga, ela carrega da % que estava até 100%, dando a falsa impressão que carregou do zero.
Não deixe sua bateria ficar no vermelho pois o Litio desgasta com o calor, quanto mais a bateria esquenta, mais deteriora o litio, sendo bem cuidado o litio tem sobrevida de 5 anos.
vale lembra que seu Android tem que está rooteado.
Quanto as bateria de note algumas tem efeito memoria e se fosse o caso ensinaria oque fazer, pois trabalho com assistencia tecnica em informatica e fazemos varias recuperações de fontes e bateria, podem recuperar até 90% da capacidade.. caso o litio não esteja em desgaste avançado.
antes de algum expert venha dizer é mentira use o metodo, não a risco algum para bateria. bateria
lembrando que cada caso é diferente.
Bateria do meu Note apos 1 ano e 5 meses de uso, ainda 99%, recalibro a cada 6 meses.

Alguém mais já testou esse método?

Responder
Leonardo Ribeiro
  • Posts no fórum: 55

29/07/2014, 20:25:14 via App

Depois de fazer o desbloqueio do bootloader e o root .
meu moto g perdeu mais de 5hs de carga bateria com o mesmo uso .
ele durava em media 20 hs .
agora com o mesmo uso 14hs no limite.
obs: moto g dual colors 4.4.4
alguem teve o mesmo problema ?
ajuda ae galera por favor.

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

23/12/2014, 18:42:11 via Web

Comecei agora o carregamento do meu Moto G 2014 dtv usando esse método do Fabio Araujo. Quando terminar vou dar a minha opinião sobre a dica dele. Meu aparelho antes desse método durava 17hs com 20% de carga restando(O que não é ruim) Vamos ver depois!!!

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
DjStifler ( Rodrigo )
  • Posts no fórum: 168

27/12/2014, 21:32:49 via App

Notei uma diferença mesmo na duração da bateria. porém agora quando vou carregar a carga n ta passando 99% mesmo depois de uma hora n chega a 100%, fiz os procedimentos passo a passo e agora ?

Responder
Luiz Fernando
  • Posts no fórum: 22

05/06/2015, 21:27:33 via Web

Calibrei a minha ontem! vamos ver se tem diferença!

Responder
P Espinha
  • Posts no fórum: 1

05/10/2015, 10:53:34 via Web

jefferson hoffmeister

Esse post é baseado na pagina de um programa para pc chamado BATERY CARE, ...

FONTE :Baterycare.

Bem podia pôr o link do site, para quem desconhece e tem Laptop pode bem usufruir de um software excelente e ajudar a evolução e suporte do programa. Apesar de não ser um software para smartphone , o site sempre tem matéria para o conhecimento de todos, além disso é bem português.
link: batterycare.net

Responder
Rafhael Gonçalves
  • Posts no fórum: 1

14/10/2015, 01:47:04 via Web

tem que estár roteado o aparelho pra usar esse apk?

Responder
#E se ?
  • Posts no fórum: 2

19/06/2016, 15:31:13 via Web

Mano, Pra que o app ? Voce disse que usou e nao vi hora nenhum o app no processo. Ou é pra que saiba se deu ou não 100% ? Apenas ?

Responder
#E se ?
  • Posts no fórum: 2

19/06/2016, 15:33:28 via Web

E ae no que deu ?

Responder