O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 22 Compartilhado 2 Comentários

Qual é o preço de fabricação de um smartphone Samsung?

Se você acha que R$ 2.499 pelo Galaxy S4 versão 4G é um valor muito alto, vai ficar ainda mais perturbado ao saber que a linha de montagem do aparelho exige quase que a "vida" dos trabalhadores da fábrica em Manaus. De acordo com a Repórter Brasil, o Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação contra a empresa sul-coreana alegando más condições de trabalho em uma fábrica de montagem de smartphones localizada na Zona Franca de Manaus. O valor da ação é de R$250 milhões.

samsung fabrica manaus
No ano passado, problemas de saúde geraram 2.018 pedidos de afastamento de funcionários. © Alex Pazzuelo, Agência de Comunicações do Governo do Estado do Amazonas

As acusações incluem excesso de horas de trabalho sem descanso, a falta de suporte aos funcionários - como cadeiras para sentar - e uma infinidade de problemas de saúde que vão desde dores nas costas à tendinite. Um levantamento realizado pelas autoridades responsáveis aponta que no ano passado, cerca de 2.018 pedidos de afastamento por doença foram realizados pelos funcionários. Este número representa quase metade dos 5.600 funcionários da fábrica.

Uma das partes que mais chama a atenção no texto é a descrição de um dia normal de trabalho de um funcionário da fábrica da Samsung em Manaus: 

Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica da Samsung localizada na Zona Franca de Manaus dispõe de apenas seis segundos... Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6.800 vezes pelo mesmo trabalhador.

Em nota oficial, a Samsung diz que vai cooperar plenamente com as autoridades:

Assim que recebermos a notificação sobre este caso, realizaremos uma análise do processo e cooperaremos plenamente com as autoridades brasileiras... estamos comprometidos em oferecer aos nossos colaboradores ao redor do mundo um ambiente de trabalho que assegura os mais altos padrões da indústria em relação à segurança, saúde e bem-estar.

Apesar deste não ser um dado nada legal, se existe uma coisa que aproxima Apple e Samsung são as alegações de violação dos direitos trabalhistas. Durante minhas férias, um amigo italiano me perguntou sobre o mercado brasileiro, pois ele estava muito interessado em fazer parte da equipe de engenharia da Petrobrás, mas a companhia tem uma política bastante restrita de contratação de estrangeiros. Conversa vai, conversa vem, falei sobre as duas gigantes do mercado de smatphones estarem investindo na fabricação de seus produtos no Brasil, assim como já fazem na China. Lembro de dizer que não sabia se isso era bom ou ruim... parece que a resposta está vindo com o tempo.

22 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:

  • E viva o trabalho escravo, mais supostamente não era proibido no Brasil?


  • Sobre não ter cadeiras para sentar é verdade, os Coreanos acham que os colaboradores produzem mais, eles não queriam que não tivesse conversas durante o trabalho. Mas parte disso é culpa do sindicato que não é atuante.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi