O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 83 Comentários

Enquete: Qual o limite para a cópia?

Essa semana, o nosso editor Bruno Salutes trouxe um artigo que rendeu polêmica no site. Vocês participaram bastante e deram sua opinião em um caso que está dando o que falar para todos os lados. Sempre houveram marcas que copiam algum detalhe dos amiguinhos, mas com aparelhos cada vez mais parecidos isso parece estar incomodando cada vez mais quem gosta de tecnologia.

Leia o artigo acima e pense a respeito. Até onde você acha que uma empresa pode ir ao deixar seus produtos parecidos com os de outras marcas? O quanto você se incomoda com isso? 

No final, alguém deixa de comprar porque é cópia? Fora os leitores especializados de sites de tecnologia, a esmagadora população não só não deixa de comprar, como ainda vai atrás das chamadas cópias. Um iPhone é caro, mas o aparelho de outra marca que o imita é quatro vezes mais barato, então por que não?

apple 091217 iphone x3906
Notch screen, criticada por sua aparência e pelas atuais cópias / © Cnet

Afinal de contas, sabemos que smartphones intermediários atendem quase 100% dos usuários, mas eles continuam gastando muito mais em tops de linha, em iPhones. Por que? Porque muito disso é status, então para essas pessoas, quanto mais parecido for com o mais caro, o mais falado, o mais famoso, mais elas economizam e continuam com seu status, ao menos de longe.

E não estou aqui falando de cópias e réplicas como os que vão em breve ser bloqueados pela Anatel. Esses são os que não se importam com suas marcas e que fazem seus aparelhos idênticos por fora, com hardware mediano, sem se importar com qualidade e sem IMEI, logicamente.

Sendo assim, hoje eu quero saber de vocês:

Qual o limite para a cópia?

Deixe sua resposta na pesquisa e participe nos comentários! Queremos sempre ouvir vocês!

55 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 1 mês

    Estou com os 40% que acham que é inevitável copiar algumas características. No caso do design do iPhone 7, eu acho muito bonito e não me importaria de comprar um aparelho que tivesse alguns detalhes daquele design. 😉

83 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Tenho uma dúvida comigo... o iPhone X chega com a tela uniformemente em todas as bordas, inclusive na de baixo onde fica o conector do carregador... será que é tão difícil assim a tela chegar até o limite nos 4 cantos ? pq todos que vi copiando ela tem uma bordona na parte de baixo como as que temos nos galaxy's (mas la sim de forma uniforme e bem distribuída)....


  • "É inevitável copiar algumas características". Até porque praticamente não tem mais onde colocar diferentes posições de câmera traseira em um smartphone sem que outra fabricante já tenha criado.

    O pior é que algumas fabricantes se superam na arte de imitar as outras, como o caso da Asus que irá imitar a tela frontal do Iphone X com aquele desperdício de tela.
    O lema da Asus e de muitas fabricantes deveria ser esse: "Pra que gastar com engenheiros designers se podemos imitar a Apple ou Samsung(Tela Curva)".


  • O CARBONO é tido como elemento básico de toda a existência em nosso planeta, quiça, em outros.

    A frase de Lavoisier, uma das primeiras máximas das aulas de ciências na escola, dizia que: "no mundo nada se cria, tudo se transforma".

    Então, encaremos o fato: Enquanto houver CARBONO, haverá TRANSFORMAÇÃO ou COPIAÇÃO!

    Ponto.


  • Copiar novidades e tendências é uma coisa, agora réplicas são totalmente desnecessárias.


  • Infelizmente, os chineses sempre fazem "homenagem" (copiam) o design do iPhone...e como cada vez mais eles são consumidos pelo ocidente, é tedioso!


  • Tem coisas que é inevitável serem copiadas, mas o povo tá demais, até a posição da câmera hehehe, acho que dá pra ter sua própria identidade.


  • Parece até zuera, a Apple é a marca que mais prega o conservadorismo no design, aí quando mudam radicalmente no iPhone ☓ todo mundo quer copiar Kkkkk. Sou muito fã da Xiaomi, mas achei ridículo o Redmi note 5 pro e completamente desnecessário para uma marca que criou a tendência atual de telas sem bordas com o Mi Mix....


  • Alguns detalhes são inevitáveis de não serem copiados, não há problema...
    É o que acho.


  • As duas matérias, do Bruno e da Stella sao otimas, vale mencionar.

    Sobre cópias: é muita infantilidade achar que certas tendências não serão copiadas, o que não significa que sejam sempre boas. Isso acontece com carros, roupas, acessórios em geral e claro, com Smartphones.

    O que são as traseiras (e até alguns frontais) de alguns Xiaomi's e Lenovos? Iphone, e sim, até acho algo legal de se inspirar.
    Qualquer um que ja estudou algo relacionado a ARTE, PUBLICIDADE e afins, sabe como TUDO "se copia", que serve de inspiração.

    Entretanto, falei falei e so queria dizer que ESSA FRONTAL DO IOS X E HORRÍVEL MESMO!!

    P.s.: triste a Xiaomi copiar o módulo de câmera que tbm é feio. :(


  • Esse notch na tela acho horrível, e copiar isso ja é demais.


  • Vazaram algumas renderizações do Mi Mix 2s, uma delas tem esse entalhe em cima. Eu estava cogitando vender o meu Mi Mix 2 para compra-lo, porem se vier com esse entalhe eu não vou comprar. Porque eu não vejo a necessidade da Xiaomi depois de ter lançado o Mi Mix 2016 que na minha opinião tem know-how para lançar um produto ainda mais inovador incluir esse entalhe só por tendencia. Agora se a Xiaomi conseguir lançar um dispositivo como as renderizações do Mi7 que tem a câmera no lado superior direito e maior preenchimento da parte frontal, será mais um exito em termo de design pra Xiaomi.


  • Se desconsiderarmos as "réplicas", creio que a maior parte das empresas não copiam, apenas seguem o mercado (telas maiores, sensor biométrico e etc).
    O problema é quando características ruins se tornam tendência e você perde o poder de escolha (como é o caso da falta da entrada p2 e aparentemente vai acontecer com a tela "chifruda").


  • Pessoal reclama que está tudo igual, mas faz um show quando alguma fabricante resolve trazer algo fora da tendência da tela infinita mesmo.
    Se deixa as bordas é datado, se deixa só a borda de baixo para por câmera e etc é ruim, se deixa um corte só para a câmera é ruim também.
    As empresas levam em conta o que está vendendo, pois o objetivo principal é o lucro.
    Sendo assim veremos cada vez mais aparelhos que só vão ter de diferente mesmo o logo da fabricante.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações