O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 634 Compartilhado 163 Comentários

Snapdragon 835 alcança nova pontuação em teste de benchmark

A Qualcomm anunciou o Snapdragon 835 há algumas semanas em parceria com a Samsung, que usará o chipset em seu próximo topo de linha. O processador já tinha sido submetido a um teste de benchmark no final do ano passado, mas, agora, um novo teste revela que o 835 atingiu nova pontuação, talvez por ter recebido otimizações e melhorias. Os detalhes sobre o teste estão no tópico "benchmark".

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Snapdragon 835: configurações

O Snapdragon 835 possui oito núcleos de processamento trabalhando a um clock de 2,2 GHz e GPU Adreno 540, uma otimização da Adreno 530 dos Snapdragon 820/821, e que promete um ganho de 30% no desempenho gráfico.

Opinion by Camila Rinaldi
Mesmo o desempenho do processador puro sendo válido para comparações, não é tudo.
O que você acha?
50
50
771 participantes

O System-on-Chip (SoC) chegou ao mercado usando a nova tecnologia de 10 nanômetros FinFET. No mundo real, isso significa que smartphones embalados pelo Snapdragon 835 terão um poder de processamento maior, com consumo de energia até 40% menor em comparação aos modelos 820/821.

Além disso, a Qualcomm confirmou as informações de que o Snapdragon 835 é 30% menor, 27% mais rápido e 40% mais eficiente que o seu predecessor, o Snapdragon 820. Como o chipset usa o design de 10 nm, consegue hospedar mais de 3 bilhões de transistors e permite que os engenheiros possam criar smartphones mais finou e com baterias maiores. Tal qual foi possível com o chip de 14 nanômetros que a Samsung trouxe no Galaxy S6, em 2015.

Somado a isso, ainda temos otimizações nos recursos de carregamento rápido, autonomia da bateria, câmera, conectividade e segurança.

Tempo de conversa Reprodução de música Transmissão de vídeo 4K Tempo carregamento rápido
1+ dia 5+ dia 7+ horas 5 horas em 15 minutos

Tecnologia VR

Para impulsionar a tecnologia VR, a Qualcomm apostou na otimização de duas características pontuais no Snapdragon 835: restrições térmicas e de energia. Pare se ter uma ideia, a nova CPU oferece renderização de gráficos 3D 25% mais rápidas e 60 vezes mais cores na tela em comparação com o Snapdragon 820. O áudio e o acompanhamento da imagem em movimento também foram melhorados.

Câmera

A fotografia foi melhorada com uma nova geração de estabilização de vídeo em 4K (EIS 3.0). A Qualcomm também melhorou a estrutura de foco automático híbrido capaz de detectar com mais rapidez a mudança de iluminação nas fotos e vídeos. O chip também está pronto para lidar com a configuração de câmera dupla direto de fábrica, incorporando a plataforma Clear Sight, que permite às fabricantes experimentam mais livremente este tipo de tecnologia.

Conectividade

Para oferecer conectividade de ponta, o Snapdragon 835 está equipado com um modem X16 LTE e suporte personalizado para redes Wi-Fi 802.11ad. Ele suporta velocidades de download de pico até 10x mais rápidas do que os dispositivos 4G LTE de primeira geração. O próprio modem é 45% menor e possui uma eficiência de energia 60% maior.

snapdragon 820 835 penny image
Snapdragon 820  (esquerda) ao lado do Snapdragon 835 (direita) / © Qualcomm

Segurança

O Snapdragon 835 também oferece mais segurança, graças à plataforma Haven que fornece três camadas de segurança: SoC, dispositivo e sistema. Ele pode autenticar o usuário com códigos PIN, impressões digitais, leitura de íris e facial. Assim, prepare-se para ver mais smartphones e tablets com scanners de íris ou câmeras de segurança a partir de agora.

Inteligência artificial

A Qualcomm está apostando na tecnologia de aprendizagem automática, utilizando a capacidade de computação do Snapdragon 835 para oferecer recursos como reconhecimento de objetos para obter fotos melhores, rastreamento manual em tempo real para experiências de realidade virtual imersiva, reconhecimento de voz para assistentes virtuais e autenticação biométrica.

Snapdragon 835: benchmark

Este não é o primeiro teste de benchmark no qual o Snapdragon 835 é submetido. Em dezembro de 2016 um modelo com Android 7.1.1 Nougat e 4GB de memória RAM marcou 2.004 pontos com o Snapdragon 835 no quesito singre-core, e 6.233 pontos no multi-core. Outro teste foi feito no AnTuTu, onde o chipset obteve a pontuação máxima de 5.426 pontos, o que não foi considerado um número surpreendente, visto a CPU Kirin 960 havia marcado uma pontuação melhor.

Agora, contudo, um novo teste no Geekbench foi divulgado, e temos o Snapdragon 835 embalando um modelo da Huawei com 6GB de memória RAM e Android 7.0 Nougat. Nesse teste, o processador marcou 6.439 pontos no multi-core e 1.949 pontos no single-core, que são pontuações bem acima daquelas obtidas em dezembro. A Qualcomm provavelmente trabalhou em otimizações e melhorias para o SoC nos últimos meses:

Snapdragon 835 no Geekbench Single-core Multi-core
Dezembro/ 2016 2.004 pontos 6.233 pontos
Fevereiro/ 2017 1.949 pontos 6.439 pontos

Abaixo, você confere a imagem do teste:

Snapdragon 853 Geekbench 2aenv
Snapdragon 835 no Geekbench / © Geekbench

A seguir estão todos os aspectos que foram avaliados no hardware:

Snapdragon 835 geekbench2c 2 side
Avaliação de hardware do Snapdragon 835 / © Geekbench

Snapdragon 835: smartphones

Levando em consideração esta parceria entre a Samsung e a Qualcomm, muito provavelmente o Snapdragon 835 irá embalar o novo Galaxy S8. Porém, este não deverá ser o primeiro aparelho a chegar com tal componente interno, pois outros produtos devem ser anunciados com esse chipset nos próximos meses.

E aí, o Snapdragon 835 não parece mesmo o melhor processador já fabricado?

634 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

163 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi