O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

6 min para ler 111 Compartilhado 74 Comentários

Tudo o que você precisa saber sobre o Snapdragon 845

Como já era esperado, a Qualcomm anunciou em evento realizado no Havaí, Estados Unidos, a nova geração do seu principal processador, o Snapdragon 845. Dentre as várias promessas estão a de uma performance superior ao seu antecessor, de experiências mais imersivas e melhores resultados utilizando a Inteligência Artificial. 

Para ajudar no entendimento do que essa melhora de perfomance significa, a Qualcomm traduziu em alguns números: capacidade de gravar em 4K UHD Premium por quatro horas, de rodar games VR por 3 horas e de fazer chamadas de voz com qualidade Ultra HD por dois dias – caso você ainda ligue para alguém da forma convencional e tanto assim.

Além disso, a nova geração de processador da Qualcomm vem equipada com a tecnologia Quick Charge 4+, que promete carregar seu smartphone do 0% ao 50% em apenas 15 minutos – sem explodir. Outra melhoria do 845 é a CPU baseada em ARM e nos núcleos Kryo 385, que prometem de 25% a 30% de melhoria na performance nos quatro núcleos de desempenho e 15% de melhoria nos quatro núcleos de eficiência. 

DSC 0227
O Snapdragon 845 por dentro / © AndroidPIT

E graças a GPU Adreno 630 os smartphones equipados com o 845 terão um upgrade significativo em termos de energia e desempenho: 30% na performance gráfica dos aparelhos, 30% de redução no consumo de energia, e uma taxa de transferência do display 2,5 vezes mais rápida.

Uma novidade dessa geração, aliás, é um sistema de cache – memória que roda dentro processador – de 3 MB para que o processador consuma menos energia ao acessar as demais memórias do aparelho. Além disso, o 845 vem com um processador de sinal digital Hexagon 685 DSP para melhorar o processamento de imagem e vídeo, o uso de realidade virtual – que no caso da Qualcomm agora se chama Realidade Estendida (Extended Reality na tradução para o português, falaremos disso em breve) –, e da Inteligência Artificial dentro do chip.

Além das melhorias em perfomance quando comparado a geração passada, o 845 tem como promessa entregar melhores experiências imersivas e soluções de inteligência artificial, tanto em termos de hardware quanto na camada de software presente no processador.

DSC 0233
AI conta com camada de software / © AndroidPIT

Imersão, câmeras melhores e realidade estendida

Por imersão, entende-se uma melhora na captura do mundo como ele é, em tecnologias especialmente ligadas às câmeras, e também uma expansão das realidades. Dentro do System-On-Chip 845, o componente que mais responde por essa entrega é o Spectra 280 IPS, que já existia mas agora possui nome.

Uma das promessas são imagens capturadas e entregues em Ultra HD Premium. O Snapdragon 845 suporta imagens feitas com 16 megapixel (ou duas de 32, 16 + 16) com 60 fps, Slow Montion em 720p@480fps e um novo recurso que permite ao usuário fazer imagens do tipo inMontion, em que você seleciona um pedaço da foto para que ela se mova enquanto o restante fica imóvel. Bastante curioso. E dentre tantas melhorias relativas à imagem, a Qualcomm anunciou um novo conceito de realidade, a realidade expandida (XR), que agrega realidade aumentada, realidade virtual e realidade mesclada para entregar experiências mais imersivas. 

DSC 0260
XR tem várias possibilidades / © AndroidPIT

Inteligência artificial 

O Snapdragon 845 é a terceira plataforma móvel da Qualcomm a vir equipada com Inteligência Artificial, oferecendo um desempenho geral três vezes maior do que a geração anterior para transformar seu dispositivo móvel em assistente pessoal final, simplificar a forma como você tira fotos e vídeos, aumentar a qualidade de entrega dos jogos VR e ajudar a tornar a interação por voz mais natural. É esse o caminho do 845, segundo a Qualcomm.

Conectividade

A Qualcomm não esconde que está de olho no 5G, inclusive se gabou de ter saído na frente na onda do 3G em 1999 e no 4G e 2009. Por isso, trouxe para o Snapdragon 845 a segunda geração do modem LTE Gigabit, o X20. O LTE Gigabit LTE, rede 4G com velocidade de download de até 1 gigabit por segundo, é considerado pela Qualcomm um passo importante para não apenas entregar streaming de alta qualidade em alta velocidade, mas para preparar o terreno para o 5G.

Mais uma vez, a Qualcomm recorre a números para mostrar o potencial do LTE Gigabit – já testado pela Claro no Brasil, ainda não disponível comercialmente: com ele, é possível baixar um filme de 3 GB em menos de 3 minutos, por exemplo. 

O modem Snapdragon X20 suporta uma ampla gama de tecnologias e configurações de banda de frequência em todo o espectro de rádio licenciado, não licenciado e compartilhado. O X20 suporta velocidades de download de pico de categoria 18 LTE de 1.2 Gbps, Dual SIM Dual -VOLTE, MIMO 4x4 de até 3 operadoras agregadas.

O Snapdragon 845 também inclui suporte a Wi-Fi 802.11ad de 60GHz com diversidade para uma cobertura multi-gigabit mais robusta, de até 4.6 Gbps e Wi-Fi integrado 802.11ac. Os aprimoramentos proprietários da plataforma para o Bluetooth 5 permitem que os usuários transmitam áudio simultaneamente para vários alto-falantes sem fio, smartphones ou outros dispositivos e são projetados para reduzir o consumo de bateria de fones de ouvido sem fio em até 50% em relação à geração anterior.

DSC 0400
Esse quadrado do meio é o Snapdragon 845 / © AndroidPIT

Segurança

Uma novidade do Snapdragon 845 é uma unidade própria de segurança dentro do processador, uma vez que os usuários finais exigem cada vez mais privacidade e também as empresas de pagamento. Por isso, o 845 introduz um subsistema isolado de hardware chamado de unidade de processamento seguro (SPU), projetado para adicionar mais segurança para as camadas já existentes. Fazendo isso, é possível melhorar a segurança biométrica usada para autenticação, bem como o gerenciamento de chave de dados do usuário ou aplicativos usados para criptografia.

Por fim, uma informação para os fãs: a Xiaomi, que roubou bastante espaço no primeiro dia de evento mostrando sua história e até seu modelo de negócios – aquele que não deu certo no Brasil –, já prometeu que seu próximo flagship virá com Snapdragon 845. CES, será?

*A jornalista viajou a convite da Qualcomm.

111 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

74 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações