Enquete: Quanto tempo é justo esperar por uma atualização do Android?

angry person
© nextpit

Uma das notícias mais comentadas da semana foi a chegada do Android Oreo para os smartphones Motorola Moto G5 e Motorola Moto G5S. E isso às portas do lançamento do Moto One por aqui, e também pertíssimo do lançamento do Android Pie nos Estados Unidos. Por que tanta demora?

O último desses dois aparelhos, o Moto G5S, foi lançado em agosto de 2017, mais de um ano atrás. O Moto G5 chegou em fevereiro, um ano e cinco meses no passado. Quando esse chegou, com o Android Nougat embarcado, estava bem atualizado, já que o 7.0 chegou em outubro do ano anterior. Porém, agora é o símbolo do atraso.

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9611
Android Oreo chega agora ao Moto G5S / © NextPit

Logicamente, a Motorola não é a única fabricante que atrasa o update de sistema de seus aparelhos. Porém, a Motorola é a empresa que detinha a fama de trazer smartphones bem atualizados e updates rápidos, marcos da era Motorola by Google. A fama ficou, e por isso a cobrança é maior.

Quanto tempo você esperou pela última atualização do seu Android? Aqui não importa o porquê dos atrasos, e sim pensar no quão justo é isso. Afinal, comprando os aparelhos ajudamos a pagar as pesquisas, as equipes, e compramos a promessa de atenção da empresa para conosco.

Nesse balaio eu incluo as atualizações de segurança também. O Moto G5S que tenho aqui não recebeu o Oreo ainda, mas atualizou para o patch de segurança de agosto. Enquanto isso, o Note 9 recebeu o patch de setembro e o Z3 Play tem o de julho. Parece bagunçado demais, temos datas certas raramente, e acabamos ficando à deriva.

Então, quero saber dos leitores do AndroidPIT:

Quanto tempo é justo esperar por uma atualização do Android?

Participe! Deixa seu voto e diga nos comentários sua opinião!

Ir para o comentário (47)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
47 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jurian Batista 3
    Jurian Batista 14/10/2018 Link para o comentário

    Eu espero o tempo necessário mas preferia atualizações de correção de bugs ou incrementação de apps que viessem dá mas vida ao meu celular ou algo do tipo...


  • Douglas P. 15
    Douglas P. 04/10/2018 Link para o comentário

    Parece que aquela "lista negra" da Google não adiantou muita coisa


  • Guilherme 26
    Guilherme 03/10/2018 Link para o comentário

    Eu quero receber assim que lançar. Não deveria ter essa palhaçada de esperar não. Concorrência recebe NO DIA DE LANÇAMENTO atualização de aparelho de 5 ANOS ATRÁS. Ridiculo um aparelho atual precisar de meses até receber um update.


  • Fábio de J. 11
    Fábio de J. 02/10/2018 Link para o comentário

    Qdo compro um aparelho sei que ele vai atualizar a versão do android só uma vez, então depois de um ano, qdo acaba a garantia já começo a procurar custom rom, tanto que no zenfone 3 já estão saindo as roms com android 9


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 01/10/2018 Link para o comentário

    Defendia muito a Motorola por ela entregar atualizações em tempo recorde, hoje vocês não vêem eu fazendo isso.
    Acredito que a atualização deveria ser liberadas para todos os dispositivos universalmente, mas sabemos como o universo Android funciona né!?


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 01/10/2018 Link para o comentário

    sinceramente se o celular que eu comprei funciona tá ótimo. não precisa ficar atualizando para a última versão sempre.

    Guilherme OS


    • 6
      Guilherme OS 01/10/2018 Link para o comentário

      Antigamente eu era doido por updates. Hoje estou como você, super tranquilo e satisfeito com o que tenho. Meu aparelho é um Moto G4 Plus que tenho há dois anos, e o bicho faz tudo que quero perfeitamente (e sobra ainda).

      Percebi que no meu caso, a ânsia por atualização era só aquela velha questão humana da busca por "novidade". Meu aparelho tem promessa do Oreo (parece que por pressão a Motorola vai lançar), mas estou definitivamente sem pressa.


  • 16
    Conta desativada 01/10/2018 Link para o comentário

    sinceramente eu troquei um Moto G3 por J2 Prime e ganhei bastante coisa mesmo com Android 6.0. Agora tenho o Assistente do Google e me ajuda a pesquisar conteudos

    Stella Dauer


  • Leo Freire 10
    Leo Freire 30/09/2018 Link para o comentário

    Ver o "6 meses é um prazo aceitável" é triste, 6 meses de atraso é ridículo, as empresas deveriam já estar trabalhando nos betas e entregar com no máximo 3 meses.

    Leonardo Rodrigues de Amorim


    • Fabiano Novaes Ferreira 22
      Fabiano Novaes Ferreira 01/10/2018 Link para o comentário

      não no mundo real.


  • caio silva 19
    caio silva 30/09/2018 Link para o comentário

    Acho que as atualizações deveriam ser algo parecido com o que acontece em distribuições Linux, uma é com novos recursos e outra com otimizações assim você teria por exemplo "ano impar novos recursos, ano par atualizações periódicas com otimizações da versão anterior". Porém nesse cenário os aparelhos seriam atualizados em um período maior, hoje temos basicamente 2 anos de atualizações para aparelhos top de linha, no meu mundo imaginário de Bob passaria a ser 4 anos (2 para novos recursos e 2 parar deixar o sistema redondinho) além de dar mais tempo para as fabricantes trabalharem com calma diminuiria a fragmentação, afinal o oreo com um ano de vida não está nem em. 20% dos aparelhos.

    Mas como isso não vai acontecer e como são empresas "grandes" forçar uma entregar em 6 meses iria surtir quase o mesmo efeito.

    iago felipe


  • Murilo Lourenço Cabral 5
    Murilo Lourenço Cabral 30/09/2018 Link para o comentário

    Eu votei por 6 meses, porem, acho que na maioria das vezes esses novos sistemas nem deveriam ser lançados, pois apenas alguns recursos que poderiam ser atualizações do sistema corrente já resolveria. Na minha opinião sincera 1 sistema a cada dois anos com as empresas trabalhando em conjunto para laçar em no máximo 3 meses seria o ideal. Muitas vezes o NOVO sistema é apenas correção de bugs e eles fazem todo um circo com alguns recursos inúteis para dizer que é um novo sistema.


  • 31
    Vinicius Da Silveira 30/09/2018 Link para o comentário

    Não faz diferença pra mim, pois eu escolho o smartphone de acordo com o suporte que ele tem as custom ROMs, pois sempre se tem mais suporte, recursos, liberdade e otimizações, com updates muito mais rápidos e duradouros por essa via, do que pela mão atrasada e limitada da fabricante do aparelho.


  • Luis Fernando 1
    Luis Fernando 30/09/2018 Link para o comentário

    O ideal, na minha opinião, seria as fabricantes fazerem todo o processo de desenvolvimento e adaptação junto com o beta do Android e lançar os updates em até 3 meses após o lançamento da versão pela Google. É um tempo justo para dar mais uma trabalhada na versão, certificar ela e tal.


  • 3
    Eric 30/09/2018 Link para o comentário

    Acho que no máximo dois meses,estou com Xiomi MI A1 com 8.1 e Pach de segurança desse mês


  • Léia M. 29
    Léia M. 30/09/2018 Link para o comentário

    O que eu realmente acho desnecessário é essa correria para lançar uma nova versão a cada ano muitas vezes com mudanças mínimas.
    Antes levar um tempo maior de um ano e meio a dois anos e realmente trazer inovações verdadeiras.
    O que também está acontecendo com o hardware dos smartphones atuais... agora a "modinha" é colocar várias câmeras e chamar de inovação.🤷


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 30/09/2018 Link para o comentário

    Acredito que até três, é de bom tamanho. Menos que isso é exploração por parte das fabricantes, lógico, que ninguém é obrigado a estar trocando de dispositivo, mas, há essa pressão de não receber atualização.


  • diego santos 10
    diego santos 30/09/2018 Link para o comentário

    Não tem pq demorar, a one plus já atualizou o op6, e daqui para o fim do ano sai para os outros aparelhos. Todas devia ser igual a ela.

    Leo Freire


    • Léia M. 29
      Léia M. 30/09/2018 Link para o comentário

      Quando se tem pouquíssimos smartphones como a one plus, realmente fica bem mais fácil 🤷


      • Leo Freire 10
        Leo Freire 30/09/2018 Link para o comentário

        Aí que tá, olha o tamanho da Motorola pra OnePlus, a Motorola é enorme, e assim como as outras, deveriam ter várias equipes só pra trabalhar em atualizações. Mas não tem interesse né.


  • Adriano S. 13
    Adriano S. 29/09/2018 Link para o comentário

    Eu acho que falta de coordenação do Google com essa fabricantes por que eles podiam atrasar de proposito até que as fabricantes estivessem pronto pelos menos os principais aparelhos (vulgo top de gama) dentro do prazo de 3 anos. O android 9 veio com pressa sem algumas funcionalidades.

    Tiago


  • 12
    Rafa Cabrera 29/09/2018 Link para o comentário

    6 meses é muito... Google anuncia o beta em maio no IO e lança em agosto .. outubro ja era pras fabricantes começarem

    Tácio Martins Rodrigues


  • 12
    Rafa Cabrera 29/09/2018 Link para o comentário

    2 meses após o Google liberar para os pixels.

    Henrique ArielTácio Martins RodriguesLucas Goulart F.


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 29/09/2018 Link para o comentário

    As fabricantes deveriam adotar logo o Project Treble e parar de enrolar com atualizações.

    CAVHenrique ArielTácio Martins RodriguesLucas Goulart F.


    • CAV 57
      CAV 04/10/2018 Link para o comentário

      O Projeto Treble não resolve todo o problema.
      Na verdade, não tem outra forma de resolver esse problema que não seja a Google entregar pra todo mundo a atualização (sem querendo entrar aqui no mérito da logística que isso demandaria).


  • 8
    Ranilson Aquino 29/09/2018 Link para o comentário

    Acredito que 6 meses é um tempo razoável, mas os fabricantes não pensam assim.....

    CAVTácio Martins Rodrigues


    • CAV 57
      CAV 04/10/2018 Link para o comentário

      Na verdade, o pessoal quer que high-end do ano, high-end do ano anterior, high-end de dois anos atrás, premium do ano, premium do ano anterior, intermediário do ano, intermediário do ano anterior e entrada do ano recebam tudo ao mesmo tempo, sendo que podemos estar falando aqui de 10 aparelhos diferentes, no mínimo.
      É devaneio demais raciocinar dessa forma.
      Só pra atualizar 1 aparelho, já é necessário um baita esquema e uma baita logística pra tudo correr bem.
      E estamos falando de um SO que não é delas.

      O pessoal deixa a emoção falar demais num assunto onde o correto era deixar a razão fazer o papel.


  • 2
    Bryan 29/09/2018 Link para o comentário

    6 meses, Ainda Espero o Oreo Para o ZF4 Max, prometeram desde julho GRR


  • 9
    Edson Lacerda 29/09/2018 Link para o comentário

    A única desvantagem do android em relação ao IOS da apple é isso. Se todos os celulares com android pudessem receber as atualizações ao mesmo tempo seria muito bem vindo.

    Tácio Martins Rodrigues


    • Léia M. 29
      Léia M. 30/09/2018 Link para o comentário

      Nunca vai dar pra fazer isso porque o Android está presente em diversas fabricantes enquanto o IOS tem só os aparelhos da própria Apple.
      A Motorola quando contava com apenas três linhas de aparelhos atualizava bem mais rápido que as demais fabricantes... agora com uma quantidade bem maior de linhas e consequentemente de aparelhos ficou muito mais complicado.


  • Paulo Ricardo 31
    Paulo Ricardo 29/09/2018 Link para o comentário

    Rsrsrsrs pra mim o tempo justo é só as semanas que os devs da AEX ou da Lineage levam pra soltar as primeiras atualizações. Hahahhaahah
    Eu amo Customs.


    • Léia M. 29
      Léia M. 30/09/2018 Link para o comentário

      A grande vantagem dos desenvolvedores independentes é que eles não tem qualquer responsabilidade por possíveis danos causados por essas atualizações.
      Diferente das fabricantes que precisa mandar a atualização com menos bugs possíveis.
      O ideal seria não ter bug nenhum mas sabemos que é bem difícil.

      Paulo RicardoLuis Fernando


      • Paulo Ricardo 31
        Paulo Ricardo 02/10/2018 Link para o comentário

        Eu nunca vi uma Custom causar danos à um aparelho, mas se ocorre são em casos raros. Sobre bugs, isso é inevitável, as customs sempre vão sofrer com esse problema, pois muitas delas são feitas por devs amadores ou porque eles não têm acesso a todos os arquivos sensíveis que fazem um sistema funcionar bem, como drivers.
        Mas eu assumo os riscos e convivo muito bem com os bugs. Mas cada um sabe o que é melhor para si, e eu respeito quem não gosta de customs ou root.

        Porém, nenhum dev deve ser responsabilizado por qualquer problema que sua Custom cause a não ser que ele tenha agido de má fé na hora de mexer no código. Pois a comunidade de customs roms e root é formada por entusiastas em modificação de sistema e só dev entrar quem tiver consciência dos riscos.


  • Jeffersom Benvindo 21
    Jeffersom Benvindo 29/09/2018 Link para o comentário

    em 3 meses ja encontramos custom roms com a nova versão quase sem bugs geralmente feitas por uma pessoa nas horas vagas sem remuneração, acredito que uma equipe maior, remunerada consegue faz em menos tempo que isso ...

    CAVTácio Martins Rodrigues


    • CAV 57
      CAV 04/10/2018 Link para o comentário

      O pessoal não entende que a questão não é conseguir ou deixar de conseguir.
      E sim se é ou não conveniente entregar, e ainda entregar em determinado tempo.

      E esquecem que Custom ROMs ignoram diversos cenários que ROM oficiais consideram, e que é por isso que muitas vezes elas já são disponibilizadas com a changelog já dizendo quais são os bugs que ela tem.


  • Carpgiane Silva 2
    Carpgiane Silva 29/09/2018 Link para o comentário

    Estou com meu motog4 plus na minha opinião 6 meses era suficiente pras fabricantes corrigir bugs antes de lançarem a atualizaçao estou ansioso pra ver como vai ficar minha maquina apos a atualizaçao pro oreo

    CAV


    • CAV 57
      CAV 04/10/2018 Link para o comentário

      É fácil falar de 1 só aparelho.
      Mas além dos aparelhos que elas tem que atualizar, elas ainda tem que ajeitar o software para os aparelhos que ainda serão lançados.
      Daí o negócio complica.


  • Marcos Paulo 20
    Marcos Paulo 29/09/2018 Link para o comentário

    Acredito que com 6 meses já seja um tempo bem aceitável de lançamento, assim da para as empresas efetuarem todos os testes e identificarem os bugs sem problemas.


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 29/09/2018 Link para o comentário

    a One Plus está de parabéns... o OP6 já está atualizado com o Android 9, achei que iria demorar pelo menos mais um mês para chegar, mas sexta passada recebi via ota

    Leandro Tavares


  • 73
    Jairo rios 29/09/2018 Link para o comentário

    Sei lá , Android e sua obsolescência programada cansa , custom ROM é o caminho.

    CAVLeandro Tavares


    • CAV 57
      CAV 04/10/2018 Link para o comentário

      Obsolescência programada não é exclusividade dos smartphones que rodam Android.
      E muitas vezes até numa atualização ela acaba sendo aplicada.


  • Paulo Wanderley da S. 21
    Paulo Wanderley da S. 29/09/2018 Link para o comentário

    6 meses após o lançamento de uma nova versão do Android é mais do que suficiente para as fabricantes atualizarem seus dispositivos. Não entendo o porquê de tanta demora nas atualizações...


  • Hugo Morais 17
    Hugo Morais 29/09/2018 Link para o comentário

    De nada adianta atualizar as pressas e cheia de bugs, 6 meses é um prazo aceitável para as fabricantes testarem bem antes de lançar.


  • 15
    Conta desativada 29/09/2018 Link para o comentário

    Votei 6 meses é um tempo razoável, pois, na minha opinião, dá pra trabalhar nas questões dos bugs. Agora, quanto às atualizações de segurança, na minha opinião deviam vir pelo menos um mês após lançadas.

    Leandro Tavares


  • Carlinhos Sp 3
    Carlinhos Sp 29/09/2018 Link para o comentário

    Sinceramente depois que comprei o moto z2 play pagando 2.000 nele e vendo a palhaçada da lenovo com atualizaçoes nao comprarei mais nada dessa marca pois é muita frustraçao nem custom rom pra ele os desenvolvedores conseguem estabilizar, nao sei se é esse processador maldito que ele tem que quase nao se ve em outro smartphone iu o que é, mas motorola nunca mais por enquanto, so lança aparelho com processador ridiculo no brasil, ela noa esta nem ai pro brasil so liga pra china e india, sem contar o absurdo dos preços praticados aqui, isso porque segundo ela os aparelhos sao fabricados aqui, ja fui fã da samsung sai dela por causa das atualizacões pois só atualiza os tops e quem compra os J da vida fica na mão, meu proximo aprelho em dezembro sera o xiaomi mi a2 pelo ao menos sera melhor que este tal de moto one que a motorola ja vai lançar aqui com outro processador meia boca e com certeza com preço la nas nuvens, o xiaomi pelo ao menos é mais barato tem o processador top da serie 600 e garantia de atualizaçao por 3 anos e nao santa efigenia em sao paulo esta custando 1.200,00 entao vou dar uma chance ao xiaomi mesmo pelo ao menos atualizaçao tem.

    Adriano S.


    • 3
      Marllon Lucas 29/09/2018 Link para o comentário

      Não estou indicando, apenas informando. O J7 PRIME veio com Marshmallow 6.0.1, 1 ano depois recebeu Nougat 7.0, e ontem alguns relatos que chegou o Oreo 8.1(no caso 6 meses depois do Nougat). Estamos esperando colocarem na Sammobile pra instalar o Oreo.


  • Marcelo Aleixo 4
    Marcelo Aleixo 29/09/2018 Link para o comentário

    A Nokia tem que Chegar logo para acabar com essa palhaçada da Motorola e Samsung.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.