O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
15 Compartilhado 67 Comentários

Essas quatro dicas protegerão seu celular mais do que qualquer antivírus

Há dois dias, divulgamos uma pesquisa da Kaspersky que indicou que 63% dos usuários não leem os termos de uso de um aplicativo quando o instalam em seu smartphone.  E, pensando nisso, damos a você agora quatro dicas que manterão seu telefone mais seguro do que qualquer antivírus ou afins. E todas elas têm um ingrediente em comum: bom senso.

1 - Controle as permissões dos apps 

A mesma pesquisa da Kaspersky indicava que 20% nunca leem as mensagens apresentadas pelos aplicativos instalados, se limitando apenas em clicar em “Próximo” ou “Concordo” a cada vez que o programa solicitava algo. Dessa forma, ela tinha acesso a quase todos os dados importantes do seu telefone. 

Logo, leia com calma todas as mensagens (não confundir com os Termos de Uso) que o aplicativo apresenta. Muitos deles pedem para acessar sua localização, lista de contatos, perfil nas redes sociais, fotos, etc. Se isso causa incômodo com isso, basta desmarcar as informações que você não se sente confortável em compartilhar. 

E se você é um usuário do Android Marshmallow, basta alterar as permissões dos apps no menu de Configurações.

permissoes android 2
O Android Marshmallow já permite alterar as permissões no menu de Configurações/ © AndroidPIT

2 – Coloque senhas nos apps mais importantes 

Encher o seu smartphone de senhas torna o uso do aparelho quase insuportável. Mas isso não quer dizer que os apps mais importantes não devam ser protegidos. Logo, programas como WhatsApp, redes sociais, lista de contatos, mobile banking, Google Play e conta de e-mail podem contar com bloqueio de senha. 

APPSENHA
Coloque senhas apenas nos apps mais importantes/ © ANDROIDPIT

Duas boas dicas são o App Lock e o Chat Lock. O primeiro utiliza o já tradicional desenho padrão de bloqueio, presente em todos os smartphones Android; o segundo dá acesso aos aplicativos por meio da digitação de uma senha numérica (PIN).

3 - Evite rootear o aparelho 

O processo de root – onde você se torna um “superadministrador” do Android - não é a coisa mais simples do mundo. Logo, ele é utilizado apenas por usuários mais avançados que, convenhamos, são a minoria.

androidpit nexus 5 bootloader 1
O processo de root torna seu telefone totalmente vulnerável a ataques/ © ANDROIDPIT

E “rootear” seu aparelho envolve uma série de riscos: ao fazê-lo, você perde a garantia do telefone. Além disso, qualquer erro no processo pode inutilizar o dispositivo permanentemente. E mais importante: ao realizar o procedimento, você torna o seu smartphone vulnerável a ataques de crackers (bem) mal intencionados e seus malwares "maravilhosos".

Logo, se você faz parte da esmagadora maioria do público que precisa de um telefone para o básico, esqueça o root. Seu aparelho vai atender a tudo o que você precisa. 

4 - Cheque as avaliações dos apps antes de instalá-los

Por mais chato que seja, ler as avaliações de apps antes de baixá-los pode te salvar de muitas roubadas. Muitos usuários alertam quando um aplicativo se trata de um vírus ou daqueles programas que entopem o seu smartphone com propagandas e alertas, que afetam o desempenho e consomem dados em segundo plano a todo momento. 

APPMALAVALIADO
Ler os comentários sobre os apps pode livrar seu smartphone de várias roubadas / © ANDROIDPIT

E, para se distrair um pouco, aproveite para dar boas risadas com alguns comentários impagáveis a respeito dos apps. 

E que outras dicas você conhece para manter seu smartphone seguro sem necessariamente instalar uma solução de segurança? Conte para gente.

15 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

67 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi