O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 24 Compartilhado 88 Comentários

Estas quatro tecnologias estarão no seu smartphone no futuro!

O marasmo de novidades das últimas gerações de smartphones já começa a impactar nas vendas desse tipo de dispositivo e atingiu até mesmo pesos-pesados como o iPhone. Mas já existem tecnologias legais o suficiente para voltar a despertar o interesse do consumidor.  

Nas próximas linhas, seleciono quatro funcionalidades que têm boas chances de fazer parte das próximas gerações de smartphones e que, de fato, vão melhorar a vida do usuário. Confira como cada recurso funciona.

1. Desbloqueio do seu smartphone com o olhar

A Fujitsu desenvolveu uma tecnologia será capaz de ler instantaneamente a sua íris, seja para desbloquear ou para efetuar um pagamento no seu smartphone. A íris é como uma impressão digital, algo próprio de cada indivíduo, sendo muito difícil, para não dizer impossível, de ser reproduzida. 

Este novo sistema funciona graças à combinação de uma câmera e um LED, ambos infravermelhos. O LED emite uma luz que o olho humano não é capaz de ver, mas que se altera na íris e a câmera é capaz de recolher essas mudanças e identificar a pessoa.

A companhia japonesa assegura que esta tecnologia é muito melhor que o sensor de impressão digital, que é mais propenso a falhas. Segundo a Fujitsu, a funcionalidade estaria disponível até o final de 2015. 

A editora-chefe do AndroidPIT, Camila Rinaldi, testou a tecnologia no último Mobile World Congress. Confira o vídeo logo abaixo para checar como foi a experiência:

2. A nuvem será o novo HD do seu smartphone

Uma empresa chamada Nextbit está desenvolvendo um smartphone que promete acabar com todos os seus problemas de espaço na hora de armazenar dados. Trata-se do Robin, um telefone que estará 100% integrado a nuvem e realizará transferência de fotos, músicas, documentos e até mesmo aplicativos em um serviço de cloud computing com capacidade de 100GB. 

nextbit 8
Espaço para armazenar dados será o menor dos seus problemas no Robin / © ANDROIDPIT

Todo o processo pode ser feito tanto pela rede 3G/4G (mas aí você precisaria de um senhor pacote de dados) quanto pelo Wi-Fi, a partir do momento que o telefone é conectado a uma rede do gênero.  Ainda que o Robin tenha uma memória interna de 32GB, ela estará sempre livre, por causa do backup automático para a nuvem. 

Para completar, o telefone traz uma versão customizada do Android, tela FullHD de 5,2 polegadas, processador Snapdragon 808, 3GB de memória RAM e câmera de 13MP (5MP frontal).  Desenvolvido a partir de uma campanha de crowdfunding no Kickstarter ele custará US$399 (cerca de R$ 1.6 mil) e já está disponível para pré-venda, com as primeiras unidades sendo entregues no começo de fevereiro. 

3. Um GPS 100x mais preciso

Ainda que os serviços de geolocalização sejam realmente úteis, em algumas ocasiões eles nos deixam na mão por uma certa falta de precisão. Mas engenheiros da Universidade do Texas, em Austin, desenvolveram um sistema de GPS ultrapreciso, cuja acurácia pode chegar a poucos centímetros de onde a pessoa está posicionada. 

Para que isso ocorra, o sistema utiliza os chamados GRID, pequenos receptores de baixo custo, que podem ser instalados nos smartphones e mantêm uma comunicação mais apurada com os satélites, aumentando sua precisão consideravelmente - em até 100x para ser mais exato.

Confira abaixo o vídeo com uma demonstração da tecnologia:

Além de você encontrar tudo o que precisa com mais facilidade, este novo sistema de GPS permitiria ao seu smartphone mapear todo o seu entorno em 3D, aperfeiçoando o processo de realidade virtual. A Samsung já se interessou pela novidade e fez uma parceria com a Radiosense - a startup criada pelos pesquisadores que criaram a tecnologia – para trazê-la aos seus próximos telefones. 

4. Seu smartphone com tela multitouch em qualquer superfície

A Lenovo exibiu no final do ano passado,  um protótipo de smartphone, cujo projetor laser embutido transforma qualquer superfície lisa em uma tela multitouch.

O smartphone leva o nome de Smart Cast e, além de projetar vídeos e fotos nas paredes, transforma a superfícies lisas em objetos sensíveis a toques múltiplos, como um teclado, um instrumento musical e até em jogos como o já clássico Fruit Ninja, conforme você pode ver no vídeo abaixo:

Para que o multitouch funcione, a Lenovo desenvolveu uma tecnologia chamada "Processamento Digital de Luz", que é acionada a partir de um minúsculo módulo de projeção (34mm x 26mmx5mm) que a empresa afirma ser o menor do mundo. 

A companhia não divulgou mais detalhes do smartphone (data de lançamento, preço e configurações), mas podemos ter novidades na Mobile World Congress 2016, que acontece no final de fevereiro, em Barcelona. E o AndroidPIT estará presente para acompanhar tudo de perto. 

E aí? Que novos recursos você gostaria de ver nas próximas gerações de smartphones? Dê a sua opinião!

24 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rogerio A. P. 28/jan/2016

    Um celular que aguente um mísero dia de uso fora da tomada seria pedir demais?

  • Daniel 28/jan/2016

    😂
    Pensei a mesma coisa quando os bancos implementaram o sistema de impressão digital

  •   45
    ............... 28/jan/2016

    As quatro tecnologias são muito interessantes e com certeza irá elevar a experiência. Com novas tecnologias, vêm novas idéias. Com novas idéias, novos métodos de criação de aplicações. Com novos aplicativos, mais utilidade e praticidade para nós consumidores.

    (Só espero que com a chegada do leitor de íris aos smartphones no Brasil, os ladrões não comecem a roubar nossos olhos junto com os smartphones)

  • Daniel 28/jan/2016

    Uma tecnologia que vou adorar ver é um smartphone que poderá ser completamente controlado por voz 😍

  • Daniel 28/jan/2016

    Com as velocidades que temos no 3g/4g no Brasil essa novidade do item 2 de salvar tudo na nuvem como HD externo só vai dar dor de cabeça com tantos travamentos e lentidão 😡
    Imagina você fazendo um vídeo em 2k e enviando para nuvem com nossa Internet móvel maravilhosa do Brasil 😑

88 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi