O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 25 Compartilhado 56 Comentários

5 bons motivos para você comprar um Nexus!

O que faz você optar pelo smartphone de uma fabricante específica? Por muito tempo minha paixão era o Android puro, depois os softwares exclusivos da Sony começaram a chamar a minha atenção, e com a recente revisão do número de bloatware dos novos Nexus, a série começou a fazer um novo sentido. Neste artigo, você confere cinco razões que me fazem querer comprar um Nexus.

1. A experiência mais próxima com o Android puro que você pode ter

A primeira coisa que você deve saber é que a versão da plataforma Android que chega para o usuário final, mesmo em um Nexus, não é o comumente chamado "Android puro", mas é o mais próximo dele que você vai achar. A adição dos serviços da Google fazem com que tenhamos uma espécie de skin de fabricante em um smartphone e tal característica foi motivo de intensa crítica no Android KitKat e Lollipop. Com o lançamento do Marshmallow a ideia é diminuir a influência de serviços como Google Plus ou o Google Keep, por exemplo.

androidpit nexus 5 hero 01
O Google desenvolve o Android, logo repassa o custo de uso do software ao usuário ao oferecer os serviços da empresa de forma nativa. / © ANDROIDPIT

Desta forma, imagine que o software mobile chamado Android deveria ter apenas funções como gerenciamento de RAM, bateria e processamento de dados, ou permitir o acesso à internet e o compartilhamento de dados via NFC ou porta microUSB, por exemplo, mas não o app do Gmail como padrão de gerenciador de correio eletrônico. Este seria o Android na sua forma mais pura. Desta forma, os dispositivos Nexus são a experiência mais próxima que você pode ter com o Android Open Source Project (AOSP) possível.

Além disso, como cito no meu comparativo entre o Nexus 5X e o Galaxy S6, a integração com o SO e os componentes de hardware pode não ser a mesma que temos em um iPhone 6S, mas como os Nexus são aparelhos com foco no desenvolvimento do próprio software, é uma das melhores composições software/hardware.

2. O menor número de bloatware possível

Como dito acima, a equipe liderada por Sundar Pichai resolveu voltar atrás e diminuir o número de bloatware oferecido nas duas últimas versões do SO. Durante o evento de lançamento dos novos Nexus, o VP de engenharia do Android, Dave Burke, disse que "com o Android 6.0 Marshmallow a Google resolveu voltar para o básico e focar essencialmente na experiência do usuário". Em outras palavras, isso significa o corte nos serviços que a gigante das buscas vinha obrigando os usuários a usar e o oferecimento da "opção para desinstalar apps como qualquer outro app". Essa novidade, na realidade, não apenas boa para usuários da linha Nexus, mas representa uma grande mudança no ecossistema de aplicativos da plataforma usada pelas OEMs como um todo.

nexus 5x une deception pour moi voila pourquoi hero image 00
Com o anúncio do Android Marshmallow, a empresa se compromete a trazer um número menor de bloatware. / © Google

3. Atualizações garantidas por pelo menos 24 meses

De acordo com a política da Google, os dispositivos Nexus são os primeiros smartphones a receber o update de nova versão do SO. Além disso, eles possuem um período de 24 meses assegurado para a atualização do sistema operacional, conforme publicado no site oficial da empresa:

Os dispositivos Nexus recebem as atualizações das versões do Android por um período mínimo de dois anos após a primeira disponibilização dos mesmos na Google Store.
nexus 5x nexus 6p
Os Nexus são sempre os primeiros a receber o novo software. / © Google, ANDROIDPIT

4. A filosofia de software livre e a facilidade de acesso root

A grande vantagem do Android sobre outras plataformas móveis é ter a base em um software de código aberto, o que oferece inúmeras possibilidades para os desenvolvedores e, por consequência, aos usuários. Assim, se você quiser modificar algo no software do seu Nexus e tiver conhecimento para tanto, poderá faze-lo. Mais do que isso, você pode testar uma série de outros software baseados no Android, as chamadas custom ROMs, tais como a CyanogenMod, a MIUI ou a AOKP.

Processos como desbloqueio do bootloader, acesso root, instalação de modos de recuperação personalizados e outros são incentivados quando você possui um Nexus e não o contrário. Enfim, tendo um Nexus, você é dono do próprio dispositivo.

androidpit nexus 5 bootloader 2
Você nunca perderá a garantia do aparelho por fazer o root do seu Nexus. / © ANDROIDPIT

5. Você é dono do próprio dispositivo

Mesmo no Brasil, onde a compra de um Nexus depende da fabricante parceira da Google e não está disponível através da Play Store, ainda assim não temos vínculo com operadoras. Assim, uma vez que você compra o aparelho, ele é seu, vem desbloqueado e, como dito acima, você nunca irá perder a garantia por escolhas como ter acesso administrativo do aparelho, desbloquear o bootloader ou instalar uma custom ROM como a CyanogenMod.

E isso não acontece com qualquer aparelho disponível no mercado nacional, de cabeça agora me vem apenas o Redmi 2. Para você ter uma ideia, dispositivos da Samsung que contam com o sistema de segurança Knox, tornam impossível zerar o contador de flash do aparelho. Assim, sob a ameaça de perda da garantia do aparelho, muitos usuários estão submetidos à experiência de software da empresa e não a de própria escolha. O que acaba gerando a sensação de que você não é de fato o dono do dispositivo que comprou.

androidpit android phone pocket
Uma vez que você comprou, o aparelho é seu e de mais ninguém. / © ANDROIDPIT

Por fim, se nenhuma desta razões é significante para você, a única coisa que você precisa ter em mente é que a linha Nexus representa a última geração em termos de plataformas móveis que você pode encontrar no mercado e a versão mais completa do SO que vem direto da Google. E isso é o bastante para entender a importância desta série.

E aí, você concorda com os cinco motivos listados aqui que super justificam a compra de um Nexus? Quais outras razões você poderia citar?

25 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações