O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 40 Compartilhado 15 Comentários

Novos recursos do Galaxy S4 não são assim tão exclusivos...

Na semana passada, a Samsung revelou ao mundo a quarta geração da linha Galaxy S e com ela, uma nova série de recursos com toques inovadores. Porém, analisando alguns deles, percebemos que nem todas as novas funções são, assim, o que podemos chamar de uma exclusividade da Samsung.

Samsung copy features GS4
O Samsung Galaxy S4 traz mesmo recursos exclusivos? Não é o que parece... / © AndroidPIT

No dia da apresentação do Galaxy S4, a Samsung levou ao palco do Radio City Music Hall, em Nova York, uma mega produção para apresentar as novas possibilidades do seu mais recente carro-chefe. O espetáculo foi tão grandioso, que a gigante de tecnologia quase confundiu a plateia e a fez acreditar que tudo aquilo estava sendo apresentado pela primeira vez. Abaixo, você confere uma relação com os recursos presentes no Galaxy S4 que não são exclusivos do dispostivo, pois já apareceram em outros aparelhos, de outras fabricantes.

Recurso: Sound and Shoz
Onde apareceu antes? HTC One

O recurso Sound and Shoz do Galaxy S4 atribui um contexto sonoro às nossas imagens, assim, antes do usuário fazer uma foto, o recurso é acionado e grava o som ambiente durante 9 segundos. Acontece que esta função chegou antes pelas mãos da HTC. O HTC One conta com a função HTC Zoe e, por incrível que pareça, existe uma semelhança até no slogan da função "onde a sua galeria de fotos ganha vida...". No HTC One, existe a possibilidade de capturar um vídeo de até 3 segundos, como 20 imagens. Já no galaxy S4, o mesmo recurso habilita o usuário a fazer uma imagem e gravar 9 segundos de som ambiente.

Link para o vídeo no YouTube.

Recurso: Eraser
Onde apareceu antes? HTC One

O Eraser é um recurso relativo à câmera do S4, com o qual podemos apagar objetos não desejados em uma foto. Para quem assistiu ao vídeo acima apresentando a tecnologia HTC Zoe, este já não parece um recursos esxlusivo da câmera do GS4, certo? Pois é, a câmera UltraPixel da HTC também conta com esta função.

Além disso, o recurso é um velho conhecido de quem utiliza o Photoshop para Android.

Recurso: Samsung Smart Switch
Onde apareceu antes? Sony Xperia Transfer

O serviço Samsung Smart Switch também não é uma exclusividade da sul-coreana. A função ajuda o usuário na hora de transferir conteúdo de contatos do PC para um novo smartphone, mas chegou antes pelas mãos da Sony. Desde 2012, o Sony Xperia Transfer também ajuda a transferir com segurança e facilidade conteúdos e contatos para um novo dispositivo da fabricante japonesa.

Link para o vídeo no YouTube.

Recurso: Air View - Air Gesture
Onde apareceu antes? Sony Floating Touch Sola

Através do Air View e do Air Gesture, os usuários podem executar funções sem precisar tocar na tela do aparelho. Basta manter o dedo próximo à tela, a uma distância de mais ou menos 2 cm para executar tarefas como fazer zoom, visualizar mensagens e ter uma pré-visualização das imagens de um álbuns de fotos.

Acontece que a Sony fez primeiro. O recurso “floating touch”, que permite tais ações, apareceu primeiro no Sony Xperia Sola, em março de 2012. No vídeo promocional do aparelho, você confere como o recurso funciona no Xperia Sola:

Link para o vídeo no YouTube.

Recurso: Knox
Onde apareceu antes? Blackberry Z10

O Samsung Knox é o recurso perfeito para aqueles que querem dar uma dupla vida ao seu smartphone: profissional e pessoal. Ou seja, quando o usuário estiver no trabalho, pode ativar o perfil profissional do smartphone, com apps relacionados ao trabalho e, quando chegar em casa, ativa o perfil pessoal, com jogos e e-mail pessoal, mantendo assim, a própria privacidade. Só que no início de 2013, a Blackberry lançava o Z10, seu novo smartphone com a função BlackBerry Balance.

Link para o vídeo no YouTube.

Recurso: Samsung WatchOn
Onde apareceu antes? HTC One

O HTC One trouxe o recurso Sense TV, com ele o usuário consegue selecionar canais de TV, acessar os guias de programação, ajustar o áudio, entre outras funções, utilizando o One. Além disso, o aparelho envia notificações avisando quando programas especificados pelo usuário estiverem no ar. Em resumo, o smartphone se transforma em um controle remoto. Adivinha o que o WatchON é? 

O Samsung WatchON faz com que o GS4 se transforme em um controle remoto infravermelho para controlar a TV, sistema de som, DVD, entre outras coisas. 

No final das contas...

... parece que a Samsung teve um bom motivo em acelerar o lançamento do Galaxy S4, pois ao que tudo indica, a fabricante sul-coreana não poderia mais esperar para chamar algumas novidades de suas neste concorrido mercado de smartphones. Entretanto, algumas delas demoraram tempo demais para sair da cartola da Sammy e acabaram como carta na manga de outras OEM's.

Este artigo não é política aberta contra a Samsung, apenas quero mostrar que tudo o que reúne o Galaxy S4, também aparece em outros smartphones. O mérito da Samsung foi ter juntado tudo isso em apenas um dispositivo móvel. Por outro lado, também é interessante perceber o quanto as novidades nas mãos da Samsung parecem muito mais importantes aos olhos do público... é impressão minha ou a Sammy é a próxima Apple? 

E aí, você reconhece outro recurso do Galaxy S4 que já tenha sido utilizado em outro smartphone? Em caso positivo, deixe-nos saber qual deles nos comentários abaixo.

40 Compartilhado

15 Comentários

Escreva um comentário:

  •   28

    + Camila, fique tranquila eu entendi a ironia no uso da imagem, porém a ironia já é "perigosa" em forma verbal, na escrita ela é quase sempre incompre(e)ndida. Quando se trata com uma maioria extremista aí ela (a ironia) é quase suicidio.
    Mas estou contigo. Belo artigo.

    Abraço.


  • Também não me importo nem um pouco com os recursos utilizados no GS4 que são de outros... Creio que a Sammy foi além, enquanto um inventou aqui, outro ali, e nenhum fez uma junção de todos esses recursos ótimos em um aparelho a Sammy revolucionou o mercado juntando tudo em um aparelho só e com um alto desempenho.
    A questão de a Samsung dizer que é "exclusivo" é o Marketing dos dias de hoje, uma propaganda suja e até enganosa, porém hoje no mercado as grandes impresas fazer isso com frequencia, então creio que isso já faz parte das grandes empresas.


  • @Fernando Martins - "de que que adianta as outras fabricantes terem esse ou aquele recurso se não possuem credibilidade alguma por parte dos consumidores? "

    Eu sempre ouço as pessoas comentarem, muitas, que a Samsung é uma enganadora, que fica inventando recurso inútil que ninguém vai usar e que não funciona direito de todo modo.
    Reputação de trazer recursos a Samsung tem, mas deles terem qualidade isso ainda não. Pelo menos pelos locais que vejo.

    E olha só como são as coisas, a LG que duas horas antes apresentou anunciou atualização para seus aparelhos com recurso igual ao Smart Pause (que já vinha sendo comentado e confirmado semanas antes) agora está processando a Samsung por isso. Quem é o esperto nessa história?

    @Camila Rinaldi - "pois nela tudo foi apresentado como novidade?"

    Eu assisti a apresentação forçado, porque... que coisa mais estranha e desconfortável. Essas apresentações encenadas sempre são artificiais, mas essas foi forçada demais. E as músicas todas horríveis!
    A única coisa que eu gostei, é que a Samsung não apresentou recurso por recurso isoladamente, nenhum tem destaque, o destaque é o próprio aparelho que tem todos aqueles recursos, juntos. Assim o que ela fez no geral foi mostrar os usos possíveis com o aparelho, não é "o S4 TEM isso", é "o S4 FAZ isso". A abordagem é levemente diferente, de uma forma sutil, o foco foi no ecossistema criado.

    Então sim, quase tudo ali apareceu antes em outro, e em outro antes dele, só que a Samsung apresentou como novidade para seu aparelho a união de todos eles, do modo dela.
    Entendo dizer que "ah, mas isso não é novidade", é não é mesmo NO MERCADO, mas para o consumidor da marca é novidade, e em nenhum momento foi dito "isso aqui você só encontra no S4, a concorrência não tem", em nenhum momento. Aliais, quem fez isso foi a Apple ontem que criou um site justificando a compra de um iPhone. Ali você vê muitos pontos fortes do aparelho que tem razão de estarem lá, mas no meio deles você encontra afirmações como "O único com tela Retina, só ele tem, ninguém mais tem tela Retina". Sério? Que bom, pena que tela retina já é inferior as telas de todos os concorrentes.

    E eu poderia dizer que você dá muito crédito para algumas fabricantes em detrimento de outras, por que não citar a tela sensível capaz de ser usada por luva? "Lumia 920 já tem isso! Touche!"
    Pois é, ele tem, e é conseguido através de tecnologia de uma terceira... que qualquer um pode usar, basta pagar. Ao invés disso se falou da sua Amoled, que é uma tecnologia superior em vários pontos e com razão. Outras tem telas ótimas de LCD, mas é como comparar uma TV "LED" com uma Plasma moderna.

    - "caso eu sentasse em frente ao meu computador e só elogiasse o GS4"

    Nisso tem razão.
    Só não concordo com a abordagem das críticas, afinal o SIII é um aparelho com sistema vencedor, o S4 melhorou ele e trouxe pontos fortes do Note 2, como isso pode dar errado?
    O problema pra mim é só a falta de auto falantes estéreo, e o plástico vai ao gosto de cada um. Alumínio é caro e quando arranha não tem jeito de esconder, e a medida que os aparelhos ficam maiores o Gorilla Glass fica mais frágil. Resistente a arranhado sim, só que mais frágil a quedas. Tem cada vez mais gente correndo para as lojas para reparar/trocar um aparelho com tela ou traseira estilhaçada. É uma qualidade que vem cheia de riscos.

    @Leonardo Oliveira
    Samsung fragmentando o Android, porque seus recursos EXCLUSIVOS da sua PERSONALIZAÇÃO não funcionam em outro Android?
    Não cara, mão... e muita coisa de personalização acaba sendo possível extrair e instalada em outro aparelho, senão replica-se.


  •   60

    pra mim o que importa é que o s4 é o único que vai ter essas funções no mercado brasileiro, mais uma vez vou ser chato, qual aparelho no mercado brasileiro tem esses recursos? é legal a comparação, mas faltou a comparação também dos aparelhos que realmente vão vir para o Brasil afinal é isso que importa, se HTC tinha ou não tinha não faz diferença pois nem vendido no Brasil vai ser, então, a Samsung é que vai sim trazer inovações para nós brasileiros, pois se depender das outras fabricantes, a gente ia estar ainda com os tijorolas .desculpa se ando chato e repetitivo nos meus comentários, mas tem muita notícias e comparações de aparelhos que não vão vir para o brasil, repito como informações e conhecimento, é legal, mas gostaria que fosse dado mais ênfase para o mercado brasileiro.


  • A Samsung ao apresentar o Galaxy SIV demonstrou a inteligência criativa que outras fabricantes não tiveram, ela simplesmente juntou varios recursos em um só aparelho, realmente a fabricante não disse sobre exclusividade e num foi nenhum crime o aparelho nao ser do jeito que alguns queriam...
    Realmente não entendí a verdadeira intenção da matéria e o uso dos irmãos metralhas como imagem, pareceu que queriam passar que a Sammy cometeu um crime em "pegar" alguns recursos de outras fabricantes melhorar e juntar todos em um único aparelho...
    :(


  •   21

    Concordo com o Daniel quando diz que não se importa quando recursos inventados por uns, são integrados nos produtos de outros. Isso para mim significa avançar tecnologicamente. Não vejo nada de errado com pegar uma tecnologia já inventada, modificá-la para melhor e implementá-la em um novo produto. Quanto aos recursos do S4, ainda é demasiado cedo para dizer se gosto ou não - tudo dependerá de se os vou ou não utilizar e se os utilizar, se vão funcionar bem.


  • +Melissa De Miranda N.
    O que você não levou em consideração é a fragmentação que isso vai criar. A sasmungn com seu SO "cool" está fragmentando o android, sendo que seus features "exclusivos" só funcionam com outro aparelho igual. A função NFC Android Beam não funciona com o S3 devido ao fato da samsung usar o S Beam... E será a mesma coisa com o S4, só que mais grave... A sasmung esta fechando o android da mesma forma que a Apple fecha o iPhone... Features do iPhone só funcionam com outro iphone e é isso que a samsung está tentando fazer... O Time do CM já anunciou que não pretende dar suporte ao s4 oq é um ponto negativo p/ o aparelho já que todas as atualizações vão depender exclusivamente da samsung.


  • Repito abaixo as palavras de Pedro Ribeiro no artigo: Um dispositivo, três opiniões! Pois concordo plenamente. Acho que a +Camila Rinaldi está um pouco "implicante" com o S4, mas ela chama atenção para questões bem importantes com relação à estratégia de marketing da Sansung. Mas uma coisa é certa: a cia está criando telefones espetaculares, que tiram o maior proveito possível do Android. Tenho um S3 e realmente estou 99% satisfeita. Agora, vamos com calma galera, não vamos virar esses fãs doidos que ninguém pode criticar a marca!
    "A meu ver, o Samsung Galaxy S3 tinha um bom design e como em "equipe que ganha, não se mexe" a Samsung resolveu usar o mesmo design em seu sucessor, com melhores acabamentos. A Apple e a Google fizeram o mesmo com o iPhone 4S e com o Nexus 4, respectivamente. O fato de ser feito de plástico, tem as vantagens de poder cair ao chão e não se partir e de se poder trocar de bateria.
    Quanto ao possível sucesso de vendas, este aparelho vai ser o Android que mais clientes vai roubar da Apple, muito por causa da agressiva campanha de marketing da Samsung. E o nosso SO só tem a ganhar com isso - o Android vai finalmente deixar de ser o SO "dos pobres" e passar a ser cool."


  • +Camila Rinaldi
    Parabéns pelo artigo, de todos os artigos que tenho lido sobre o Samsung Galaxy S4, esse foi o primeiro a mostrar defato a nova cara da samsung. Infelizmente uma das melhores fabricantes de aparelhos android começou a se comportar como seu principal rival, a Apple. Esse ultimo unpacked em minha opinião não passou de um show com espelhos e fumaça para poder vender os features "exclusivos" da samsung, o "S Translate" por exemplo, o Google Tradutor já tem essa mesma função há muito tempo e mesmo assim a samsung tratou como se fosse algo exclusivo dela. É bem triste ver a nova faceta da empresa.


  • +Panino Manino
    Quando a Samsung anunciou que as funções não eram exclusivas, não foi na apresentação do GS4, pois nela tudo foi apresentado como novidade?
    Eu reli meu artigo e, em nenhum momento afirmo que as features são mérito do HTC One, apenas digo que puderam ser vistas antes no aparelho.

    Com relação aos recursos Air View e ao Knox, concordo contigo, pois a Samsung já usou o primeiro muito bem no Note 2 e a Blackberry, como você mesmo disse, é uma consequência inevitável do uso do aparelho.

    Agora, a minha intenção não foi “esclarecer” como se fosse uma fraude, usei personagens da Disney para fazer uma piada com a Samsung e no artigo, até pode não parecer, tem um apelo irônico.

    +Daniel
    A imagem dos irmãos metralha pode ter sido demasiada, não nego, mas como disse, vejo como uma piada e, infelizmente, não funcionou da maneira como eu gostaria.

    + Fernando Martins
    O fato de eu correr contra a maré de elogios ao Galaxy S4, não me coloca numa posição tendenciosa, aliás, vejo isso de forma oposta, caso eu sentasse em frente ao meu computador e só elogiasse o GS4, aí eu estaria sendo tendenciosa, pois neste artigo defendo o que acredito.

    Pessoal, em geral a Samsung não precisa afirmar a exclusividade de suas funções para que a grande maioria dos usuários as veja como tal, estaríamos tapando o sol com a peneira caso acreditássemos nisso.

    A intenção deste artigo é desmistificar a ideia que está arreigada à Apple e que a Samsung parece começa a se apropriar também, que é o fato de utilizar a publicidade para ostentar os recursos presentes nos seus produtos como únicos e exclusivos, quando a realidade é outra. Logo, afirmo novamente, apesar de parecerem uma exclusividade da Samsung, algumas funções do Galaxy S4 já estivam presentes em outros aparelhos ou programas de outras fabricantes ou desenvolvedoras.


  • matéria muito triste e tendenciosa essa. de que que adianta as outras fabricantes terem esse ou aquele recurso se não possuem credibilidade alguma por parte dos consumidores? A SS pegou todos os recursos e juntou num só aparelho. como você própria comentou aqui, são 6 ou 7 Recursos em aparelhos diferentes. É obra pegar e juntar eles num só. eu assisti o lançamento e em nenhum momento ouvi eles a usarem a palavra" exclusivo". a evolução é assim. tu inventas eu aperfeiçoou. caso contrário vais acabar que nem a Aple. com a história de exclusividade e vai perdendo clientes todos os dias para a SS.


  •   28

    Talvez a imagem dos irmãos metralha tenha sido um pouco demais.
    Porém toda a argumentação usada, não é diferente da que é usada em relação a HTC nos comentarios por aqui. Talvez a HTC diga que inventou a roda, e sabemos que não foi, talvez a Sammy não utilize dos mesmos argumentos, mas o principio ( a ação) é a mesma. Utilizar de recursos já existentes em prol de uma melhor conjunção. Estranho eu não me lembrar de manifestações tão calorosas em uma mesma situação com um sujeito diferente.


  • Como é que é?
    Quando foi que a Samsung disse que são recursos e funções exclusivas?
    E quando é que muita delas surgiram primeiro no HTC One?
    E quando é que um recurso nativo não trouxe algo já disponível por aplicativo?

    É tudo evolução de algo que já existia antes.
    - Sound and Shoz > Zoe > Cinemagraph
    - Eraser > Zoe (não é uma qualidade do sensor) > Lumia Lens > Photoshop
    - Samsung Smart Switch > Sony Xperia Transfer > ...er, qualquer utilitário de backup, tipo, que Symbian tinha desde antes de eu saber que existia?

    Quando falo de evolução, isso fica mais claro no Air View. Sim, o Sola tem tela com toque flutuante mas... o que isso faz no Sola? NADA! Só serve para registrar toques normais, grande demonstração e utilidade! Como qualquer tecnologia que é propriedade de uma empresa particular, ela pode aparecer em aparelhos de outra marca, e o motivo da Samsung ter usada foi que para ela é útil porque permite simular a S-Pen em aparelhos não feitos para ela.

    O Knox, claro que não é novidade, o usuário não empresarial que não está acostumado, e não por acaso o recurso foi apresentado para ser usado em empresas. Naturalmente que a BlackBerry com seu foco empresarial já fornecia o mesmo. O próprio Android tem perfil de usuário que são uma implementação primitiva do mesmo recurso, Symbian novamente parece que tem algo semelhante "desde sempre".


    Entendo até querer mostrar para o grande público que muitos destaques dos aparelhos atuais são apenas interpretação daquela fabricante em particular, que semelhante recurso também está disponível na concorrência, que é cada vez mais raro encontrar algo em um aparelho que seja de fato uma exclusividade.
    Só não entendo querer "esclarecer" como se estivesse desvendando uma fraude. Você poderia pegar praticamente todos os exemplos que vieram antes e apontar outros que vieram antes deles. Ficou muito estranho o tom dessa matéria.


  • AS OUTRAS FABRICANTES PODE SIM, TER INVENTADO ALGUNS DESSES RECURSOS. MAIS A SAMSUNG COMO VOCÊ MESMA FALOU CAMILA,JUNTOR TODOS EM UM SÓ APARELHO. ISSO É MUITO BOM,PRÁ QUEM COSTA DE ESTAR SEMPRE ATUALIZADO NO MUNDO DA TÉCNOLOGIA.


  •   28

    + Camila
    Ta atrasada querida, a Sammy ja virou a "nova Apple" desde o lançamento do Galaxy S III.
    Estava comentando ontem mesmo com o +Jefferson, que comentar algo que seja da Sammy exige uma busca gigantesca por palavras e eufemismos para evitar ofensas. É deprimente esta mente de consumidor portador de bandeira da empresa. Realmente sabiamos deste fato, da Samsung ter adicionado alguns elementos já conhecidos do publico, eu não me importo com isto, desde que o conjunto seja do meu agrado. E não gostei nenhum pouco do conjunto apresentado pela Samsung (isto não faz o smartphone melhor ou pior) apenas não gostei, esperava mais e acredito que a auto-confiança em demasia da Samsung vai leva-la por caminhos não tão agradaveis.

    Abraço.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi