O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 3 Compartilhado 102 Comentários

Como remover a TouchWiz do seu Samsung Galaxy

O Android é um sistema de código aberto. Assim, o Google desenvolve os recursos básicos do SO e permite que as fabricantes realizem diversas alterações. O melhor exemplo dessas interferências é a interface do usuário TouchWiz (ou Samsung Experience), que nem todos os usuários gostam. Saiba que é possível removê-la parcialmente ou completamente, como mostrarei a seguir.

O que é a TouchWiz?

Todos os smartphones da Samsung carregam versões da TouchWiz. A grande mudança na interface veio com o Galaxy Note 7, que não chegou a ser comercializado, chamada Grace UX. A fabricante otimizou bastante sua interface desde que o Android Nougat foi liberado, tanto que agora temos uma versão completamente diferente rodando nos Galaxy S8 e Galaxy S8+, chamada Samsung Experience.

home touchwiz side androidpit
Versões da TouchWiz do Galaxy S ao Galaxy Note 7 / © AndroidPIT

Nem todos os usuários gostam dessa aparência da TouchWiz. Se você tem um smartphone da Samsung, e está precisando de mais desempenho, confira as dicas que darei a seguir que farão com que essa skin seja removida do seu smartphone Galaxy.

Desativando os aplicativos da TouchWiz (sem root)

Primeiramente, devo lembrá-lo que esse procedimento não eliminará por completo a interface TouchWiz, mas desativará os aplicativos que estão pré-instalados na mesma, bem como suas atualizações e notificações. Isso aliviará o espaço interno do seu Galaxy.

Comece removendo os atalhos dos aplicativos da tela inicial e também os widgets. Na sequência, vá até as configurações do sistema e entre no ''Gerenciador de aplicativos''. Encontre os aplicativos da Samsung e os selecione separadamente. Você poderá fazer isso com alguns apps, como o Samsung Health, por exemplo, como mostramos nas imagens abaixo:

s health samsung touchwiz
Desabilite ou desinstale aplicativos antes do processo / © AndroidPIT (captura de tela)

O procedimento é bem simples:

  • Selecione o aplicativo desejado;
  • Desmarque a opção "Mostrar notificações";
  • Clique em limpar cache;
  • Clique em limpar dados;
  • Por fim, selecione "Desativar" ou "Desinstalar".

Feito isso, você fará com que o aplicativo entre em modo hibernação, visto que o mesmo não será mais atualizado e não o incomodará mais. Para ativá-lo novamente, retorne ao menu "Gerenciador de aplicativos" e vá até a aba "Desativados".

Use um launcher alternativo

Talvez essa seja a alternativa mais radical que você pode fazer sem acesso root para não precisar conviver com a interface TouchWiz. Usando um launcher alternativo é possível alterar a aparência dos ícones e de várias telas do sistema.

apps padrao touchwiz
Coloque o novo lançador como padrão / © AndroidPIT (captura de tela)

Não é uma mudança profunda, visto que ela é restrita a algumas telas. Você pode ir até a Play Store e escolher um launcher que combine com suas exigências. Os mais famosos são: Nova Launcher (botão abaixo), Apex e Google Now Launcher.

Nova Launcher Install on Google Play

Uma vez instalado, logo na primeira vez que você apertar o botão de início (home), uma tela será exibida com as opções de launchers disponíveis. Escolha o lançador que você baixou e marque a opção "sempre". Se você quiser reverter esse processo, faça o seguinte caminho: Configurações do sistema> Aplicativos padrão> Início. Escolha o launcher padrão e volte a usá-lo normalmente.

Remoção completa da TouchWiz (com root)

Se você quer sumir com a TouchWiz de vista, a melhor opção é instalar uma ROM customizada no seu Galaxy. Saiba que isso anulará a garantia de fábrica do fabricante. Para este processo a primeiro coisa que você irá precisar é do programa Odin.

E não para por aí, pois outros procedimentos e downloads são necessários, como: a instalação do custom recovery e da ROM compatível com o modelo. Algumas ROMs são rooteadas por padrão, enquanto em outras esse processo é opcional. No tutorial abaixo temos todas as informações sobre o processo de root:

AndroidPIT odin samsung firmware flash
Como modificar seu Galaxy com root / © AndroidPIT

A recuperação tradicionalmente é feita pelo TWRP. Você precisará do arquivo compatível com seu dispositivo, que pode ser encontrado na página oficial neste link: suporte TWRP para dispositivos Samsung. Você deve instalar o arquivo .tar baixado através do Odin, que mencionei acima.

Depois desse processo o próximo passo é encontrar a ROM ideal para o seu Galaxy, baseada no Android (AOSP). Pesquise sobre a versão do sistema e quantas vezes essa ROM é atualizada pelo desenvolvedor. Você pode encontrar informações básicas no Fórum do XDA. Se estiver na dúvida sobre qual ROM usar, a Lineage OS pode ser um bom começo.

O que achou das dicas? Concorda que a TouchWiz melhorou bastante em suas últimas versões?

3 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   75
    Sidney há 6 meses

    Eu uso a linha Galaxy S desde o início e estou muito acostumado com a TW. Não removeria a minha, mas sei que tem gente que não gosta e tem gente que tem ódio dela, por isso achei esse artigo bem útil.

  • Léo Walk há 6 meses

    Tenho um Galaxy pocket 2 que uso como segundo smartphone. Infelizmente não existem roms customizadas totalmente puras pra ele!!! As que encontrei são baseadas na stock com TouchWiz, mas são mais leves justamente porque foram removidos apps da Samsung. Esse smartphone não é um primor de usabilidade, mas quebra o galho quando quero ir pra lugares em que não me sinto seguro com o meu titular Moto G4 Play. 😉

  • Franco L. há 6 meses

    So pra constar touchwiz nao é so um launcher é praticamente todo o sistema com isso tudo acima vc ainda tem a touchwiz n muda em praticamente nada unica forma de remover e instalando uma rom com android puro

  • Fernando Henrique há 6 meses

    Galaxy sem touchwiz não é Samsung!!

  • Andreu Vasconcelos há 6 meses

    Remover? E transformá-lo em um Moto da vida ou outro qualquer, sem funções, capado? Tem gosto pra td msm. TW é a cereja do bolo!

102 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações