O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhado 42 Comentários

Review do BlackBerry DTEK50: a segurança de ponta chega aos intermediários

A BlackBerry lançou o que a fabricante está chamando de “o smartphone mais seguro do mundo”. O DTEK50 parece estar direcionado a homens e mulheres de negócios, proporcionando a eles uma segurança ainda maior. Seu software está desenhado para aumentar a produtividade. O DTEK50 ainda perde dos competidores em alguns detalhes de refinamento, mas, será que ele conseguirá alcançar o êxito proposto? Descubra aqui abaixo.

Avaliação

Prós

  • Qualidade superior de áudio e voz
  • Funções de produtividade muito boas
  • Provavelmente o telefone Android mais seguro do mercado

Contras

  • Não tem nada espetacular
  • Pouca duração de bateria
  • Design pouco atrativo

BlackBerry DTEK 50 – Data de lançamento e preço

O BlackBerry DTEK50 foi apresentado oficialmente no dia 8 de agosto, u um preço de saída de 339 euros, aproximadamente R$1.205,00, sem taxas e impostos. O dispositivo foi apresentado em apenas uma versão e na cor preta. Apesar de já estar disponível em alguns mercados, no Brasil é bem possível que o BlackBerry DTEK50 não seja disponibilizado pela fabricante.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4196
O DTEK50 foi apresentado somente na cor preta / © AndroidPIT

BlackBerry DTEK 50 – Desenho & Qualidade de Construção

O DTEK50 não é o telefone mais bonito do mundo. Seu design, grande parte em plástico, perde para muitos dos competidores da mesma faixa de preço. Comparando com os designs atuais em vidro ou com revestimento metálico, ele não impressiona. Mas o dispositivo é bem leve e fino, pesa apenas 135 gramas e tem uma espessura de apenas 7,4 mm. O aparelho também conta com uma tela de 5,2 polegadas, ideal para ser manuseada com uma só mão.

O DTEK50 conta com uma borda metálica que rodeia o aparelho, lembrando bastante o Alcatel Idol 4, deixando-o assim um pouco mais elegante. A sua capa traseira grita "NEGÓCIOS", mas que também pode ser identificado como "sem graça".

AndroidPIT blackberry dtek 50 4211
O  BlackBerry DTEK50 e seu "botão de conveniência" / © AndroidPIT

As similaridades com o Alcatel Idol 4 não param por aqui. Não tenho vergonha de admitir que passei os primeiros cinco minutos com o DTEK50 pressionando o botão redondo à direita do aparelho. Só depois descobri que este não é o botão de ligar e desligar do dispositivo. Se trata do chamado "Convenience key" ou, em português bem claro, "tecla de conveniência", que no Idol 4 se chama Boom Key.

A razão pela qual os dispositivos são parecidos é que ambos foram fabricados pela Alcatel e tem algumas especificações parecidas. A maior diferença entre os dois se encontra no software da BlackBerry, da qual falaremos mais adiante.

No geral, é pouco provável que o design do DTEK50 impressione, mas, será que é mesmo tão ruim um smartphone com cara de negócios? Não, não necessariamente.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4208
O DTEK50 não conta com entrada para USB Tipo-C / © AndroidPIT

BlackBerry DTEK 50 – Tela

A qualidade da tela do DTEK50 é não decepciona. O dispositivo conta com um display de 5,2 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080), o que significa que você poderá usufruir de vídeos em alta definição no aparelho.

O DTEK50 conta com uma tela IPS LCD, resistente a arranhões, e com uma paleta de cores mais frias e mais contidas do que as que encontramos nas telas AMOLED saturadas dos dispositivos Samsung. O aparelho traz um um ajuste de cores no menu da tela, para que o usuário possa customizá-las de acordo com as suas preferências.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4189
O DTEK50 conta com uma tela em Full HD / © AndroidPIT

A tela do DTEK50 ocupa 70% da parte frontal do aparelho. O restante é uma simples faixa preta, sem sentido, que ocupa a parte inferior do dispositivo. A BlackBerry poderia ter encontrado uma forma de eliminar esta área vazia, tornando o dispositivo mais compacto. Além disso, eu, particularmente, achei o aparelho excessivamente brilhante, mesmo nos níveis mais baixos. Mas esta é uma queixa geral nos novos smartphones.

Mas em resumo, se trata de uma tela nítida e definida, que cumpre exatamente o seu objetivo.

BlackBerry DTEK 50 – Software

O DTEK50 vem com o Android Marshmallow de fábrica e poucas (mas ótimas) adições da BlackBerry. O foco principal destes "extras" são, como era de se esperar, a organização/ produtividade e a segurança do dispositivo.

Gestos para o acesso direto

Deslizando o botão de início para cima, encontramos três botões personalizáveis para os acessos diretos. Eu adoro este tipo de atalho e esta característica cumpre todos os requisitos: está escondida - não vai interferir no uso normal do aparelho se não quisermos - e permite com que eu tenha acesso a três dos meus apps preferidos. Você pode escolher os aplicativos que mais gosta ou ignorar completamente esta função.

dtek50 swipe
Deslize o botão principal para acessar seus apps favoritos  / © AndroidPIT

Produtividade

O BlackBerry conta com uma barra lateral deslizante, onde encontramos o acesso direto aos contatos mais usados, eventos do calendário, tarefas e mensagens não lidas. Esta é uma boa maneira de estar sempre atento aos horários. Deslizando o dedo da direita para a esquerda você tem acesso aos elementos descritos acima. Contudo, esta é uma característica que irá atrair somente aos interessados em produtividade.

Eu, particularmente, achei o recurso bem útil para navegar pelos meus apps de mensagem e emails. Esta opção pré-instalada da BlackBerry faz com que seja muito fácil estar sempre em dia com emails, mensagens e eventos.

dtek50 productivity
Toda a informação que você precisa com um só movimento de dedo / © AndroidPIT

O aplicativo BlackBerry Hub tem uma interface intuitiva, onde podemos encontrar tudo o que precisamos como: eventos, emails, mensagens e etc. O app também conta com a ajuda de ícones e cores de identificação. Mas vale ressaltar que o programa está disponível para outros dispositivos com Android Marshmallow, portanto, não é uma característica exclusiva do DTEK50.

Tecla de conveniência

O chamado "convenience key", que mencionamos antes, está localizado na lateral direita do aparelho e pode ser usada em uma série de ocasiões. Com um toque podemos criar, por exemplo, um email ou abrir o calendário. Não encontramos muitos botões similares a este nos dispositivos Android atuais. São opções valiosas para as pessoas que gostam de jogar com os controles do dispositivo. E depois da confusão inicial com o botão, aprendi a apreciá-lo.

dtek50 mm
A tecla de conveniência é outro meio para economizar tempo no DTEK50 / © AndroidPIT

Segurança

Um dos pontos fortes deste dispositivo Android é a segurança. O DTEK50 vem com o aplicativo DTEK da BlackBerry, que foi anunciado pela primeira vez no BlackBerry Priv. Este app te permite supervisionar e controlar os ajustes de segurança do aparelho.

Se trata de uma forma simples e clara de lidar com eventuais problemas de segurança. No entanto, podia ser um pouco mais clara. Como trabalho em uma comunidade online sobre o Android, conheço a maioria das funções deste app e tenho certeza que muitos de vocês também. Sabemos, por exemplo, que o uso de um código PIN aumenta a segurança de um dispositivo.

No entanto, há seções como " Hardware do dispositivo", que mostra um selo de aprovação, simplesmente por estar usando um BlackBerry, mas não esclarecem seus benefícios. Quais os diferenciais do hardware do dispositivo que torna o BlackBerry mais seguro? Os documentos fornecidos não disponibilizam estas informações.

BlackBerry oferece a promessa tentadora de patches de segurança Android no mesmo dia

Este guia de segurança para os Androids da BlackBerry foi onde eu encontrei todos os detalhes sobre os benefícios da segurança. No geral, a BlackBerry oferece um kernel mais "forte", bootloader verificado, proteção de memória aperfeiçoada, criptografia completa de disco, proteção para cartão microSD, autenticação avançada de Wi-Fi e a promessa tentadora de patches de segurança Android no mesmo dia.

Tudo isso quer dizer que o BlackBerry DTEK50 é uma marca de hardware mais segura do que a maioria das fabricantes atuais. Mas este é mesmo o smartphone mais seguro do mundo como a empresa alardeia? Infelizmente eu não tenho como verificar isso, mas, baseado nas evidências que tenho à mão, eu não vejo porque não seria.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4204
O DTEK 50 é, provavelmente, o smartphone mais seguro do mundo / © AndroidPIT

Teclado

Diferente do BlackBerry Priv, o DTEK50 não conta com um teclado físico, mas sim com o aplicativo de teclado original da BlackBerry, que traz algumas ideias interessantes.

É um teclado eficiente, mas eu ainda sou a favor do SwiftKey

O teclado da BlackBerry traz uma serie destacada de predições para cada palavra, que aparecem flutuando acima das letras relevantes. Para ficar em um exemplo: se você digitar as letras "fac" você poderá ver palavra como "Facebook", "faça", "Faculdade" acima das respectivas letras seguintes.

É um teclado eficiente e bastante útil, mas depois de cinco dias de uso voltei para o SwiftKey. Questão de gosto.

Screenshot 20160816 065850
O teclado da BlackBerry tem previsões intuitivas / © AndroidPIT

WAVES MaxxAudio

O MaxxAudio dá WAVES é um aplicativo que não pode ser encontrado na Play Store e só está disponível em alguns dispositivos Android. A BlackBerry fez a todos um favor em incluir este app no DTEK50, para mostrar os - surpresa! - bons alto-falantes.

Se trata essencialmente de um equalizador com controles giratórios e um gráfico abaixo, mas ele consegue refinar a a qualidade do áudio, tanto pelos alto-falantes, como nos fones de ouvido.

Gestos e outro extras

O DTEK50 vem com a função "dois-toques para acordar", que trava ou destrava o dispositivo com um toque duplo na tela. Mas é um pouco lento na hora de destravar, para que eu possa dar um uso à ele.

Você também pode customizar como os aplicativos recentemente abertos apareçam no menu - basta clicar no quadrado na parte inferior da tela. A opção padrão é a "Masonry", que mostra cada aplicativo em um bloco de tamanho diferente. O que eu achei bem mais fácil do que a típica roda de apps.

A BlackBerry também incluiu um app de mensagens BBM, bastante seguro, e que foi recentemente atualizado com chamadas de vídeo. Este aplicativo pode ser encontrado na Play Store para qualquer dispositivo rodando com o Android 4.0 ou superior.

Por último, a BlackBerry tem seu próprio aplicativo de transferência de conteúdo, que ajuda a transportar dados do seu smartphone anterior, seja ele uma BlackBerry, um Android ou iOS para o seu DTEK50.

No final, podemos concluir que o DTEK50 oferece diversas possibilidades extras, que são, em sua maioria, muito úteis. E aquelas que não parecem tão úteis assim são fáceis de ser ignoradas ou desligadas. Ponto a favor da BlackBerry.

BlackBerry DTEK 50 – Performance

Durante o meu teste, o DTEK50 sofreu com alguns problemas de performance ocasionais. Jogos com muito conteúdo em 3D terão dificuldades. E mesmo games mais leves, como o Alto's Adventure, podem também sofrer esporadicamente. Contudo, a maioria dos títulos nos quais você pode diminuir a resolução dos gráficos, deveriam correr bem no dispositivo.

  Google Octane 2.0 PCMark
Storage
PCMark
Work Performance
3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 3D Mark Sling Shot 3.0 3D Mark Sling Shot 3.1
BlackBerry DTEK50  2451 2226 4186 7804 315 554

Pular de um menu para outro não é a coisa mais rápida; este não é um dispositivo topo de linha com um processador Snapdragon 820. O processador Snapdragon 617, combinado com o 3 GB de memória RAM, significa que o aparelho pode, às vezes, sofrer com tarefas mais intensas e eu notei algumas pausas durante o uso regular do telefone durante a minha primeira semana com ele.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4215
O processador Snapdragon 617, junto com os 3 GB de memória RAM, faz com que o dispositivo tenha alguns soluços durante o uso / © AndroidPIT

Além disso, tive o azar de encontrar um bug que deixou o dispositivo temporariamente inutilizável. Eu cliquei no ícone do Google para iniciar o Chrome e o aparelho simplesmente parou e a tela ficou preta. Não consegui mais ligar o DTEK50 por meios normais, e tive que realizar uma restauração de fábrica no mesmo. Contudo, o telefone acabou de ser lançado e estes bugs devem ser corrigidos rapidamente. Mas ainda assim foi um inconveniente.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4187
O DTEK50 tem entrada para cartão microSD de até 2 TB / © AndroidPIT

Quanto à memória interna do dispositivo, o Explorer me diz que eu tenho, mais ou menos, 9.5 GB livres para usar. Felizmente, a BlackBerry colocou um suporte para cartão de memória microSD de até 2 TB. Eu dei uma olhada no uso da memória depois de uma semana de uso - sim, uma só semana - e descobri que pouco mais de 80% do espaço estava ocupado. Ok, neste tempo eu instalei vários jogos e ferramentas de benchmark, mas ainda assim foi alarmante.

BlackBerry DTEK 50 – Áudio

A qualidade de chamada no DTEK50 é maravilhosa. O microfone tem um som cristalino - um dos melhores que eu já tive a oportunidade de testar - e o áudio recebido é tão impressionante quanto. Para ser claro, eu testei as chamadas na minha própria cidade e em uma chamada internacional pelo Skype. Tudo funcionou perfeitamente.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4198
O DTEK50 vem com fones de ouvido excelentes e um software de áudio impressionante / © AndroidPIT

Os alto-falantes da BlackBerry ultrapassam a maioria dos Androids da concorrência, com duas saídas na parte frontal do dispositivo. As frequências de som são realmente claras, mas eu achei meio estranho a decisão de incorporar alto-falantes tão impressionantes em um dispositivo com uma performance tão baixa para arquivos multimídia, especialmente porque isso só aumenta os custos de produção. Até que eu lembrei, que este é quase um Idol 4 em uma nova pele.

BlackBerry DTEK 50 – Câmera

A câmera do BlackBerry DTEK50 é, como a maioria dos recursos deste dispositivo, adequada. Ela não vai ganhar nenhum prêmio, mas dá para o gasto, com o modelo usando o aplicativo de câmera da própria BlackBerry. Um aspecto que eu realmente gosto é o controle do ISO localizado do lado do botão de captura, que te permite ajustar o brilho para qualquer situação.

As fotos feitas com os 13 MP da câmera principal saem com uma saturação de cores bastante natural, mesmo que as vezes meio tremidas, devido a falta de estabilizador óptico. As imagens com pouca luz ficam algumas vezes manchadas (você pode ver exemplos na galeria) e os filtros do aplicativo são relativamente fracos, deixando as imagens muito artificiais.

androidpit dtek 50 camera example 1
A representação das cores é bastante real com o DTEK50 / © AndroidPIT

A qualidade de vídeo é bem inferior a outros dispositivos da mesma categoria. Dito isso, a câmera vem com a função de gravação em Full HD com a câmera frontal de 8 MP. Este é um recurso legal, mas não é algo que seja proveitoso a longo prazo.

Eu não recomendo a compra deste dispositivo se o que você está buscando é uma excelente câmera. Para fotos básicas, ele é mais do que suficiente.

BlackBerry DTEK 50 – Bateria

Apesar da interface de usuário próxima ao Stock Android e componentes de hardware relativamente leves, a bateria do BlackBerry DTEK50 é decepcionante. Mesmo pelo preço cobrado, ela não vale a pena. Nos meus testes, a bateria aguentou em torno de um dia e meio em modo stand-by, e não chegou nem perto dos dois dias. Se você estiver usando-o apenas para mensagens, calendário, anotações etc, então talvez você possa espremer dois dias de autonomia. Talvez.

No final desta review, eu estava lutando para manter o telefone vivo enquanto fazia chamadas

O DTEK50 conta com uma bateria de 2.610 mAh, não-removível, além do Quick-Charge 2.0. Mas mesmo a função de carregamento rápido não foi impressionante. Carregar em torno de 50% da bateria em uma hora não é um tempo realmente ruim em si, mas por não ser uma bateria com capacidades gigantescas, eu esperava que ele carregasse mais rápido.

Para ficar em um exemplo, o Galaxy S7 carrega mais de 50% de sua bateria, em metade do tempo do DTEK50 e tem uma capacidade 15% maior. E mesmo nos dias em que eu mal utilizei aplicativos multimídia, ele ficou abaixo da média, Ou seja, faltou uma otimização melhor entre hardware e software. 

androidpit dtek50 battery life
Os testes de bateria não foram impressionantes / © AndroidPIT

E no meu último teste - com vários testes de benchmark, para ser justo - a bateria não aguentou nem 24 horas. No final deste review, eu estava lutando para manter o telefone vivo enquanto fazia chamadas e analisava a interface. Começando por estes números, rodando com o Android Marshmallow, eu não teria muita esperança que esse quesito melhore com o tempo. Ao contrário.

BlackBerry DTEK 50 – Especificações Técnicas

Dimensões: 147 x 72,5 x 7,4 mm
Peso: 135 g
Tamanho da bateria: 2610 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow
Interface: Stock Android
RAM: 3 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 617
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

Como um telefone secundário - ou para empresas - o DTEK50 está aprovado, já que ele parece ser bastante resistente e focado na segurança e ferramentas de organização. O dispositivo é bem mais barato que o BlackBerry Priv e sem o teclado físico - duas mudanças que contam pontos a seu favor.

O DTEK50 também inclui muitas funções de software e aplicativos que você não encontra em nenhum outro dispositivo, mas que, apesar de úteis, não são essenciais (com exceção, claro, das sugestões de segurança).

O consumo de mídia, as fotografias e a velocidade não são os pontos forte do dispositivo. Mas, para um aparelho que não é exatamente barato, senti falta desses aspectos. A vida da sua bateria também me decepcionou bastante.

AndroidPIT blackberry dtek 50 4173
Será que o DTEK50 vale o preço? / © AndroidPIT

Se você está buscando o smartphone mais seguro do mundo, então este pode ser o aparelho. Agora, se você já conhece algumas maneiras inteligentes de proteger o seu Android e quer um dispositivo com uma melhor performance pelo mesmo preço, é melhor procurar outro modelo.

No final, a segurança e as ferramentas de produtividade não são suficientemente fortes para recomendar o DTEK50. Eu gostei do software e da ideia de mais segurança, o que pode ser uma boa aos mais descuidados nesse último quesito. Mas para quem nunca teve problemas nessa área, não há muita vantagem neste modelo intermediário da BlackBerry. Ele não oferece muito mais do que isso.

Escrito em colaboração com Hans-Georg Kluge do AndroidPIT.de

7 Compartilhado

42 Comentários

Escreva um comentário:

  • Sou usuário de BlackBerry a mais de dez anos. Embora a BlackBerry sempre ficou o mercado corporativo ainda sim é o aparelho muito o interesse. No meu ponto de vista, o ideal seria a BlackBerry colocar o Android no modelos Passport. Seria o mundo ideal. Em se tratando de acabamento, quem ja fez a oportunidade de usar um Passport, Classic e ate mesmo o Porsche ou o Priv, sabe que bom acabamento destes modelos citados são bem superiores a média dos top de linha no mercado. Atualmente a BlackBerry tentou retomar com o modelo Priv, mas a venda não foi o que eles esperavam. Já para família Dtek, sim digo familia, pois a empresa ja lançou la fora a versão Dtek60, são aparelhos de "combate" focado do mercado corporativo. Realmente o app HUB é um grande diferencial. Visto que sinto muita falta do BlackBerry Blend, ainda no sistema BB10. Quem tiver a curiosidade de saber como funciona o HUB, no Google Play é possível utilizar a versão deste app por 30 dias. É muito bom mesmo! Resumindo, este app concentra tudo (email, redes sociais, calendário, chamadas, Whatsapp entre outras coisas) em um único lugar.

    Ja vi no Mercado Livre este modelo Dtek sendo vendido por R$ 1600.00 .

    Ao contrário do que muitos dizem, eu sou a favor de empresas como a BlackBerry permanecerem no mercado. A marca é muito forte aí da fora do Brasil. Nunca tive problemas em nenhum aparelho. A BlackBerry sempre fabricou smartphones para durar.


  • Só se fala em especs e hardware.... galera tal como apple o software é o que vale nesse aparelho mas ao contrario de apple e androids convencionais esse dtek é o futuro da segurança até mesmo de outros androids como o knox da samsung, espero que venda bem (no meio corporativo claro) e mantenha a berry no mercado trazendo inovações que ios wp e android estão se lixando que é a sua PRIVACIDADE e SEGURANÇA não só para os corporativista mas para a população em comum esse foi o motivo do abandono do BB10 QNX mais seguro mas sem apps, para o android "Seguro" bom estão tentando. No mais já tá chato essa comparação absurda de hardware que sem uma boa implementação com o software nada mais é do que canhão atirando bala de revolver, Falaram do moto x play como concorrente kkkk isso é piada né, cada um no seu quadrado hj berry é só corporativo mas num futuro próximo com android e phone intermediário consiga também o consumidor casual, e maior lucro já que terceirizaram a fabricação.


  • chega a ser ironico ver a blackberry usando android

    CAV


  • O aparelho chegará ao mercado por, no mínimo, 1.690 reais (quase o preço do Moto X-Style!). Em tudo ele perde para o Moto X-Play que hoje pode ser encontrado por 1.290 reais. A Blackberry deve ter esquecido que, hoje, não conta mais com o glamour (e nem o diferencial) de antes, e por conta disso não pode mais lançar aparelhos medianos pelo preço de flagships achando que todos irão comprá-lo.


    • Mas o grande foco dele é o software, seguro e com adições interessantes, um Smart focado no mercado corporativo pra quem dá mais valor a segurança, além de que ele tem um hardware que não deixa a desejar considerando que ele é classificado como intermediário. Cada um com suas prioridades.


    • tu esquece meu amigo, que a Blackbery não vende aqui. A BlackBerry não faz aparelhos para vender no Brasil exclusivamente e sim ao redor do mundo. Fora daqui é um aparelho que chama muita atenção e é barato. Quem teve BlackBerry, sabe da qualidade da marca, é inquestionável.


  •   47

  • Acabei de vê um unboxing. E da pra se notar que eles não perderam a essência do visual do blackberry, sem falar que adotaram a interface stock do android, bem próxima ao puro. E o melhor, a fama de célula seguro, continua acompanhando a blackberry. Eu sem nenhuma dúvida, colocaria entre as primeiras opções como sucessor do meu smartphone atual.


  • Gostei. Compraria se chegar por aqui.


  • Cá entre nós, não é só esse Smartphone, mais todos Smartphones, não valem o que cobram, nada justifica um Smartphone custar acima de 2000 reais, nem s7 edge, nem note 7.


  • Estranhando essa análise d blackberry android,qual smartphone dura dois dias sem ser carregado?


  • Ate que o Design eu achei bonito mano claro que é gosto mas achei bem bonito , so n curto o android " puro" acho ele cru e feio mas o aparelho em sí e bem bonito


  • Sobre o designe, ele é um aparelho bem mais bonito que muitos por aí, acredito que ele perca 'atratividade' por conta da 'semelhança' com o Alcatel Idol 4, de forma que o visual já é batido.
    Sobre a segurança, em li uma vez em um site que o Priv tinha criptografia nas peças de hardware que estavam nele, ou sejam, drives, kernel, etc. tinham acesso muito mais dificultado que um smartphone comum, isso eram palavras de um review. Talvez esse check do hardware mencionado no review acima tenha haver com isso....


  • Mandem esse Pokémon para o Brasil que eu quero fazer uma captura. Gostei do aparelho, se lançarem por aqui prefiro ele invés do alcatel idol 4 (dependendo do preço).


  • Esperei algo inovador e a BlackBerry traz isso... Decepcionante. Espero que a Nokia faça melhor ..

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi