Review BLU Life Play - um dual-SIM em várias cores
Há pouco mais de um mês, escrevi sobre o lançamento do BLU Life Play no Brasil. Interessei-me tanto pelo aparelho, que resolvi trocar meu pequeno problema Samsung Galaxy Y por ele. Depois de um tempo usando, aqui vai uma review do aparelho.

BLU Products
A empresa surgiu em 2009, em Miami, Flórida. A missão da empresa é proporcionar aparelhos não muito caros sem sacrifícios no design ou nas especificações. Os aparelhos são vendidos sempre desbloqueados e sem contrato com operadoras, ao todo a empresa já vendeu mais de 10 milhões de telefones em 40 países (América Latina, Caribe e Estados Unidos). A BLU tem escritórios nos EUA, México, China, Brasil, Colômbia, Equador, Honduras, Trinidad & Tobago, Haiti e Venezuela.
Design
Na escolha das cores já se nota uma diferença entre a BLU e as outras fabricantes: não há opção de preto, mas sim um grafite, além do branco, rosa, amarelo e o azul. Por uma leve compulsão, escolhi o azul. O telefone é bem leve (125g), e a parte traseira é levemente curvada, o que facilita na hora de segurá-lo. Além disso, a capa traseira de plástico é fosca e um pouco texturizada, o que dá uma impressão melhor quanto à qualidade do material. O azul vaza da traseira até a borda na frente do aparelho, abraçando todo o dispositivo.
Na frente encontramos o display de 4,7 poelgadas, os três botões capacitivos embaixo (Menu, Home e Voltar), no topo da tela, a câmera frontal de 2MP, o speaker do telefone e os sensores. A moldura do display é bem fina, mantendo a impressão de um design de qualidade. Na lateral direita temos os botões de volume e o de ligar/desligar; os botões são de plástico prata, que combina com o resto dos detalhes também em prata. Na parte superior encontramos a entrada microUSB e para os fones de ouvido. Os fones representam um pequeno problema, já que os que acompanham o aparelho são um pouco desconfortáveis; o som é fantástico, mas infelizmente não é possível utilizar outros fones: todos os que testei apresentaram muito ruído e distorção, também fica difícil utilizar os fones da BLU em outros aparelhos, já que o pino é um pouco mais longo para encaixar no case.. A parte inferior e o lado esquerdo são limpos, sem nenhum botão ou entrada.

Na parte de trás, encontramos a câmera de 8MP no lado esquerdo superior, um flash de LED ao lado da lente, do outro lado, escrito em prata, está: 8.0 Mega; speakers no canto inferior esquerdo e o logotipo da BLU em prata centralizado logo acima do speaker encerram as intervenções da fabricante no exterior do aparelho. A capa traseira é removível, nesse momento nota-se que o telefone é de plástico, já que a capa parece ser um tanto frágil. Ao remover a capa, encontramos a bateria removível de 1800mAh, a entrada para um cartão microSD (até 32GB) e as entradas para os cartões SIM: um normal e um mini.
Tela
A tela do Life Play é de LCD IPS, com 4,7 polegadas. As cores são bem marcadas, mas não saturadas demais, o branco é claro, o preto sofre um pouco pela retro-iluminação de LED. Os ângulos de visão sofrem um pouco pelo brilho da tela, que tende a refletir bastante o ambiente quando olhamos para ela de ângulos muito estranhos. Diretamente contra o sol a tela fica bastante escura, mas ainda é possível usar o aparelho e ler mensagens, por exemplo. Um ponto negativo é que o vidro é um imã para digitais.
A resolução é de 1280x720, o que quer dizer em torno de 312ppp.
Software
Ao contrário do que previa, o Android que vem com o aparelho não é vanilla, é quase. A BLU fez algumas pequenas modificações no OS: nas Configurações, há uma aba "COMMON SETTINGS", onde se encontram as configurações mais importantes e mais comumente acessadas; há também um power saver, que desabilita algumas funções quando a bateria fica muito baixa, além disso, os apps de Calendário, Relógio e Contatos também sobreram modificações, mas essas são quase que só estéticas.

A BLU também inclui alguns apps próprios, mas nada muito invasivo: um tocador de música bem básico, um explorer para arquivos, uma lanterna, uma bússula e rádio FM (que usa os fones como antena). Obviamente não encontramos nenhum app de operadoras.
Basicamente encontramos um Android Jelly Bean 4.2.1 vanilla, com alguns toques da BLU, mas nada que modifique muito a experiência.
Performance
O processador Mediatek quad-core com 1,2GHz usa tenologia ARM Cortex-A7 e tem 1GB de RAM. Não senti nenhum lag durante o uso. Não costumo jogar muito no smartphone (só Dots), mas testei alguns jogos e eles rodaram sem grandes problemas. Para uso no dia-a-dia, o processador aguenta perfeitamente e responde super rápido a qualquer mudança.
No AnTuTu ele fica entre o Nexus 7 e o Nexus 10, mas bem longe do Galaxy S4 ou do HTC One.

Câmera
A câmera é boa, apresentou bons resultados tanto em lugares com iluminação natural quanto com luzes artificiais, às vezes, com o sol muito forte, as fotos ficam um pouco esbranquiçadas, mas talvez seja minha total falta de talento em tirar fotos, em ambientes internos, as luzes tendem a ficar difusas. Em ambientes muito escuros, é necessário ou usar o flash ou a função HDR.





Bateria
A bateria de 1800mAh é um problema. Com o WiFi ligado todo o tempo, e usando internet bastante, a bateria não aguenta o dia todo, mais de uma vez tive que regarregá-la durante o dia para não ficar sem o aparelho. Com 3G a história é diferente, a bateria aguentou muito bem o uso mesmo pesado e só tive que regarregá-la no final do dia. Entretanto, recomendo levar o carregador consigo. Existe a opção "Power Saving", que ajuda bastante na duração da bateria.
Especificações
Tela | 4,7 polegadas, LCD IPS, 16M de cores, 1280x720 (~312ppp) |
---|---|
Processador | Mediatek quad-core rodando a 1,2GHz, com 1GB de RAM |
Sistema Operacional | Android Jelly Bean 4.2.1 quasi-stock |
Armazenamento | 4GB interno, expansíveis com cartão microSD de até 32GB |
Câmera | traseira: 8MP, flash de LED, autofoco, vídeo de 1080 a 30fps; frontal: 2MP |
Conexões | WiFi, Bluetooth 4.0, 3G (no mini-SIM) |
Bateria | 1800mAh |
Dimensões | 137x68,4x7,9mm |
Peso | 125g |
Conclusão
Nos Estado Unidos o BLU Life Play está à venda por 229USD, desbloqueado e sem contrato, o que o torna um celular muito barato para suas especificações. No Brasil, o preço oficial é de 1 200 reais, mas no mercado livre é possível encontrá-lo por 640 reais.
O telefone não é um topo de linha, nem em níveis de performance, nem em especificações internas, entretanto, é um ótimo telefone. A BLU manda junto com o aparelho um case na mesma cor do telefone e uma lâmina de proteção para a tela, o que é um detalhe interessante, já que passa uma mensagem de cuidado e atenção.
Não é um telefone para heavy-users, que jogam muito ou usam apps que puxam muita bateria ou processamento, mas para a maioria das pessoas, é tranquilo. A bateria é um ponto importante, que me incomoda bastante, mas penso que já que adaptei bem a ela. A câmera é muito boa, nada comparável a um Lumia 1020 ou a um Galaxy Zoom, mas não deixa muito a desejar.
As opções de cores são um ponto muito positivo, já que fogem do tradicional branco/preto, mas essa é uma tendência que está se espalhando rápido. O celular é leve e muito confortável de segurar e usar, tanto com uma mão, quanto com as duas. O sistema operacional poderia ser stock, mas fora a questão da atualização (que ainda não pude experimentar), não vejo muitos problemas com as leves modificações da BLU.
Adorei o telefone e não pretendo trocá-lo tão cedo por outro, para quem não quer um contrato de um ano com uma operadora e não se importa em comprar pelo mercado livre, é uma ótima opção.
o review foi muito interessante mas uma coisa que tenho em duvida é. e as atualizações????
qual o problema com as cores a fabricante estar certa em botar cores variadas assim ela atende todos tipo de consumidores,todas deveriam fazer o mesmo.
Tenho life one x e a bateria ñ dura um dia, ligado ou ñ o wifi ele acaba a bateria Até se eu ñ uso ele ñ recebeu ligaçao a bateria ñ dura , me arrependi d ter comprado . Meu amigo tem um galaxy note usa ele o dia todo emails , internet ,wifi ele,etc e a bateria dura 2 a 3 dias . Fora o volume dele que é super baixo .:-!
gostaria muito de comprar um. onde posso compra-lo? sera que vale a pena? tenho um Sansung. SII.
Oi gostei do review , quero comprar uma para minha mulher, e venho pesquisando bastante, no caso da bateria nao pode ser trocada por outra com maior duração compativel?
Fica com 2gb disponiveis de memoria, faz o root, instala o app Link2sd, e manda tudo para o sdcard, foi o que fiz no meu.
Comprei um para testes, bom custo beneficio, so tem um problema, 4Gb de memoria que ficam em 2gb disponiveis, Para resolver isso, deve fazer root no aparelho, colocar um sdcard, e mandar todos aplicativos para o mesmo. No mais, nao fica nada atras de topos de gama como Samsungs, Sonys, etc.
Bem legal a review. Eu teria um blu azul, mesmo sendo heavy user.
+daniel
obrigado!
quanto às cores, bem, o que posso dizer, eu tive um Motorola V3 dourado...
+Francisco
Parabéns pelo review detalhado. E parabéns também por nos mostrar esta alternativa a grandes fabricantes. Prova que falta de fama não é sinônimo de falta de qualidade. Já havia ouvido falar na Blu, no fórum ha pessoas que falam muito bem dela.
No mais estou com o +Jefferson, meu celular tem que ser preto.
Abraço
acho que eu to fora da casinha, não consigo gosta te celular colorido, pra mim tem que ser preto, ou no máximo grafite, terrível essas cores , mas tem gosto pra tudo.