O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
26 Compartilhado 90 Comentários

Review do LG X Screen: a tela dupla chega aos smartphones mid-range da LG

Além do badalado G5, a LG apresentou dois novos smartphones intermediários em seus stands da MWC 2016, em Barcelona. A linha LG X, formada pelo LG X Cam e o X Screen, ambos intermediários com características de carro-chefe. Aqui te apresentamos a review completa do LG X Screen, cuja principal atração é a sua tela dupla. Será que vale a pena?

Avaliação

Prós

  • Tela dupla
  • Leve

Contras

  • Tela muito escura

LG X Screen – Data de lançamento e preço

O LG X Screen já pode ser encontrado em diferentes lojas varejistas nacionais, por um valor que varia entre R$ 1.100 e R$ 1.500. O aparelho está disponível nas cores preto e rosê gold.

androidpit lg x screen front
LG X Screen / © ANDROIDPIT

LG X Screen – Desenho & Qualidade de Construção

O LG X Screen está feito em policarbonato, embora sua borda imite o metal. Com uma tela de 4,93 polegadas, notamos que em sua parte superior está o elemento mais característico deste dispositivo: sua segunda tela com 1,8 polegadas - que traz uma resolução bem menor e menos charmosa que o LG V10.

As bordas são, por sua vez, bem grossas fazendo assim com que o dispositivo pareça maior.

androidpit lg x sim slot
As entradas para o cartão micro-SD e para o cartão SIM se encontram em uma mesma abertura na lateral do dispositivo / © ANDROIDPIT

Nas bordas laterais, encontramos a entrada para microSD combinada com a entrada para cartão SIM em uma só abertura, os botões de volume e o botão de início, e na parte inferior estão a entrada para microUSB e alto-falante. Os botões são relativamente fácies de pressionar, mas não ficam soltos.

A parte da frente está dominada pela tela de 4,93 polegadas, com resolução HD. A câmera frontal e o microfone para chamadas estão na parte superior, integrados à borda, que é levemente elevada para proteger o vidro da tela de arranhões, e que perturba um pouco o tacto do dispositivo.

A tela é totalmente plana, perdendo a característica curvada apresentada no LG Prime Plus e no LG Volt em 2015.

androidpit lg x screen edge
O LG X Screen tem bordas levemente elevadas para proteger a tela / © ANDROIDPIT

Outro detalhe é que este smartphone também disse adeus aos botões traseiros da LG. Sacrificar esta marca registrada tem o objetivo de trazer dispositivos mais finos. O LG X Screen tem um design minimalista, sóbrio e bonito. A traseira lembra o Optimus G. A moldura em metal prateado, onde estão integrados todos os botões físicos do aparelho, agrada aos olhos.

LG X Screen – Tela

Temos uma tela de LCD, de 4,93 polegadas, com resolução HD (1280 x 720 pixels). Trata-se de um display no qual os pixels são de difícil reconhecimento. Mas que em cantos arredondados ou bordas inclinadas ficam ligeiramente desfocados, efeito que desaparece em telas com maior resolução. 

androidpit lg x always on screen 1
A tela do LG X Screen é um pouco escuro / © ANDROIDPIT

Contudo, a claridade máxima da tela, é decepcionante. Em espaços claros, a tela continua um pouco escura demais para os olhos, mesmo quando adaptada manualmente. A perspectiva da tela também não é das melhores, perdendo ainda mais em claridade com sua inclinação. No entanto a tela mantém muito bem as cores naturais.

LG X Screen – Características Especiais

A principal caracteristica especial do LG X Screen é a segunda tela, posicionada em cima da tela principal. Assim como no LG V10, esta segunda tela tem uma diagonal de 1,8 polegadas, com uma resolução de 520 x 80 pixels.

Este display oferece as mesmas possibilidades que existiam no phablet da LG, como: notificações, relógio e etc.. Contudo, a luz da segunda tela é bem fraca, e quase imperceptível em ambientes com muita claridade. O legal é que a tela secundária tem a função Always On, que pode ser programada para estar sempre acesa e indicando informações diversas.

androidpit lg x always on screen 2
O segundo display pode ser muito prático, às vezes.  / © ANDROIDPIT

Esta segunda tela também permite a configuração para o acesso direto de aplicativos e contatos. A LG também permite mostrar conteúdos próprios e opções de controle, mas a opção só é usada por alguns desenvolvedores.

Este display pode ser muito prático em alguns casos, como por exemplo, no app da câmera. É possível configurar a segunda tela para trocar do modo normal, para o modo automático, sem ter que trocar de tela no display principal. Ainda mais prática é a função configurável, que mostrar os últimos cinco aplicativos usados por você, para que você possa abrí-los outra vez, sem ter buscar no menu.

LG X Screen – Software

O LG X Screen vem com a interface Optimus da LG, além do Android 6.0.1 Marshmallow. Este é um dos pontos que contam a favor do dispositivo. Estamos, assim como no LG G5, diante de uma interface que atualizou seu visual para algo mais adulto. A tipografia, os ícones e os ajustes rápidos mudaram e estão mais elegantes.

Encontramos quase 20 aplicativos pré-instalados: os básicos como LG Health, além dos apps do Google. Ou seja, uma quantidade bem menor de bloatwares ao que estávamos acostumados por parte da LG. E mais espaço livre para os aplicativos da sua escolha.

lg x screen homescreen ohne schublade
A interface LG UI não vem com a caixa de aplicativos / © ANDROIDPIT

Após a configuração inicial, vemos a página inicial do dispositivo. Assim como no LG G5, a gaveta de aplicativos também foi deixada de lado no LG X Screen, mas esta pode ser instalada manualmente no aparelho. No entando, não é recomendável, já que a aparência da gaveta de apps é bem antiquada.

Em uma aba é possível aceder aos widgets, e em outra estão os aplicativos instalados. Fica bastante óbvio que a LG parou de desenvolver a gaveta de aplicativos hà algum tempo.

lg x screen homescreen schublade
Antiquado é a palavra que descreve melhor a gaveta de aplicativos da LG / ©ANDROIDPIT

LG X Screen – Performance

O LG X Screen vem com um processador de quatro núcleos, com uma velocidade máxima de 1,2 GHz e não está preparado para jogos ou tarefas complexas. Ao invés disso, o dispositivo está focado no básico, como navegar pela internet, enviar mensagens instantâneas e ouvir música. E nestas tarefas o aparelho se sai muito bem.

Para extensas atividades de multitarefa o smartphone com 2 GB de RAM pode não ser o ideal. Os usuário que usam muitos aplicativos podem chegar aos limites do LG X Screen.

lg x screen benchmarks
Pontuações não muito intimidadoras. À esquerda GeekBench, à direita BaseMark OS II  / © ANDROIDPIT

A LG conseguiu otimizar seu software, para que a UI responda com agilidade e raramente trave. Os aplicativos abrem rapidamente, e mesmo as notificações dos apps, funcionam sem atrasos.

O LG X Screen conta com um processador Snapdragon 410, que não é o ideal para jogadores assíduos. Contudo, jogos menos elaborados, que não tenham gráficos muito detalhados, rodam em perfeita sintonia com o aparelho.

A pontuação Benchmark do Geekbench contradiz esta afirmação, já que o aparelho só conseguiu 440 pontos na categoria single-core, o que é muito baixo.

LG X Screen – Áudio

O LG X Screen tem um alto-falante mono na parte inferior, ao lado da entrada microUSB. O LG X Screen não convenceu no teste de música. A saída de som é pouco acentuada e alguns detalhes da música desaparecem.

O volume máximo do som é decente, mas a reprodução de músicas é um pouco distorcida. O Áudio mono não consegue apresentar o fundamento do baixo necessário para a música. E se por algum motivo você segurar o smartphone, cobrindo o auto-falante, quase nenhum som sairá do dispositivo.

androidpit lg x usb
Áudio: entrada para fone de ouvido e auto-falante - entre eles a entrada para o cabo MicroUSB  / © ANDROIDPIT

Tanto para chamadas feitas pelo viva-voz ou como chamada normal com o telefone na orelha, a qualidade é suficiente. A conversa é entendida perfeitamente.

LG X Screen – Câmera

O LG X Screen conta com uma câmera bem aceitável para um modelo intermediário. A principal tem 13 MP e Flash LED. Já a frontal tem 8 MP, perfeita para os fanáticos por selfies.

androidpit lg x camera
A câmera do LG X Screen / © ANDROIDPIT

A segunda tela vem em boa hora para o aplicativo da câmera, já que nela é possível intercambiar entre o modo simples e o modo automático rapidamente. A diferença entre os dois modos não é facilmente reconhecida, mas pode ser notada, no modo simples, onde as fotos são feitas com um simples toque na tela, e no modo automático o toque na tela serve para focar e a foto é feita no botão projetado para isso.

A câmera enfocou de forma razoavelmente rápida durante nosso teste, mas sem comparação com LG G5. Se o que você busca em um celular é uma boa câmera, talvez o LG X Cam seja uma opção melhor.

lg x screen cam complete
Dois modos da câmera / © Screenshots: ANDROIDPIT

A qualidade da câmera é comparável ao preço do dispositivo. As imagens saem bastante boas ao ar livre, mas a função automática HDR ainda faz falta, para balancear a iluminação. Os detalhes das nossas fotos de test foram suficientes para fotos instantâneas. Em uma imagem em focada, os detalhes são claramente visíveis.

Em um teste, com um pequeno buquê de flores, os detalhes da estrutura da flor também puderam ser bem reconhecidos, e as cores naturais foram mantidas. Contudo, fotógrafos sofisticados não se contentarão com a câmera do LG X Screen.

Já as selfies, saem quase perfeitas com o dispositivo. O software da câmera oferece um recurso de retoque de foto instantâneo para melhor a sua pele, cabelo e etc.. Quando usada com moderação a foto pode parecer realista, já no volume máximo, é como se você virasse uma boneca de plástico.

lg x screen selfies
Selfies com LG X Screen: à esquerda sem o recurso de melhorar imagem, e à direita com a função no máximo / ©ANDROIDPIT

O LG X Screen grava vídeos em uma resolução máxima Full HD, mesmo tendo a resolução HD pré-definida. No modo de vídeo, a segunda tela serve como um botão de zoom, é preciso tocar na tela para definir o foco novamente.

LG X Screen – Bateria

O LG X Screen tem uma bateria de 2300 mAh. O que não está nada mal para uma tela de 4,93 polegadas e um processador que não demanda muita energia. A bateria é mais do que suficiente para durar um dia inteiro, mas não mais do que isso.

Nós fizemos o teste da bateria com o PCMark, que mede o tempo que o smartphone leva para passar de 80% à 20% de bateria, simulando atividades como navegar na internet, ver vídeos e escrever mensagens. O resultado do LG X Screen foi de, seis horas e treze minutos, ligeiramente acima da média.

androidpit lg x back
A bateria do LG X Screen não é removível / © ANDROIDPIT

LG X Screen – Especificações Técnicas

Dimensões: 142,6 x 71,8 x 7,1 mm
Peso: 120 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 4,93 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (298 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Bluetooth 4.1

Veredito Final

O LG X Screen seria outro simples modelo intermadiário, se não fosse pela segunda tela, que acrescentou certo valor ao dispositivo, e convenceu, com a função de exibição dos aplicativos usados recentemente. Apesar de parecer grande, o dispositivo é, graças ao seu peso, fácil de manusear.

Aparte desta vantagem, o LG X Screen é um aparelho medíocre. A tela é um tanto quanto escura, mas o desempenho do processador é suficiente. A câmera principal faz boas fotos instantâneas, e a câmera frontal faz selfies muito satisfatórias. A bateria não é de outro mundo, mas dura um dia inteiro de trabalho, mais o happy hour, sem problemas.

Pelo valor que encontramos, temos no mercado smartphones mais bonitos, com maior potência e uma tela melhor que este LG.

E você, o que achou do novo LG X Screen? Comente aqui.

26 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

90 Comentários

Escreva um comentário:

  • Antes de haver chuva De críticas deveriam usar o aparelho , números não quer dizer nada ,tem muito aparelho com 1,5 GHz que roda muito bem como 2,0 GHz então números não quer Dizer muita coisa ,na hora de comprar vc tem que ver pra que vc quer ,jogos ,selfie,trabalho uso moderado tiarar onda e ai vc vai lá e compra o que vc quer e seja feliz .pelo que oferece ta muito bom o preço xacren 900 e power 1,200 no carrefour


  • Infelizmente o review foi feito na época de lançamento do aparelho, quando o preço estava nas alturas. Hoje o cenário é diferente, o smartphone custa praticamente metade do preço que custava quando saiu, e isso faz sim ele valer muito a pena.
    É um intermediário claro, não está preparado para tarefas pesadas ou jogos que exijam muita memória e processamento, porém tem um desempenho excelente em aplicativos básicos e no Android em si, faz boas fotos (ótimas selfies), é leve e bonito (aí vai do gosto, rs...). Não achei a tela nem um pouco escura e nem o som tão ruim assim (não é excelente, mas dá pro gasto), e a bateria realmente dura bem até o fim do dia, sendo também muito fácil de manusear. Me pareceu que o review tomou um rumo meio que de revolta contra o produto, tendo em vista o valor exagerado no lançamento.
    Já a segunda tela, grande "charme" do LG X Screen, poderia ser mais personalizável, porém tem funções interessantes que atraem de certa forma.
    Algo realmente que poderia ter sido mencionado no review mas foi ignorado, foi o fato de não ser possível utilizar 2 chips e o micro SD ao mesmo tempo, já que o slot tem espaço apenas pra 2 dos 3 itens: ou usa 2 chips, ou 1 chip e um cartão micro SD.
    Ao final, visto o valor que custa hoje (até R$749 à vista), o aparelho se mostra como um ótimo intermediário, bem longe de "medíocre", como disse o autor do review. Pra quem busca tarefas simples, O LG X Screen dá conta do recado tranquilamente.


  • É um aparelho bonito, se desejam algo mais compacto do que um Moto G4 da vida é uma boa pedida, o grande problema é o preço, visto que o hardware é o pior conteúdo deste aparelho o que na minha humilde opinião não combina com o preço.


  • Pra quem gostou do aparelho ele hoje tá R$900 no submarino, não sei se vale o preço.


  • Aparelho caro 1500 tem Xperia c5 ultra da de mil a zero custando 1700 dividido em até 10x


  • Zen 2 mandou abraços


  • Que surra do moto g4 plus..


  • Snapdragon 410 e 16GB de armazenamento? Até o Moto E2 tem.
    Dá pra pegar um Quantum GO por um pouco menos.


  • Infelizmente a LG ainda não aprendeu a fazer aparelhos intermediários com bom custo x benefício :/


  • R$1.300 por um celular intermediário com Snap 410?
    Ha.


  • É, LG... Intermediários não é com você, definitivamente.


  • aparelho fraco pro preço


  • O dobro do preço de um Redmi 2 Pro para ter uma tela que não faz falta alguma e alguns pixels a mais na câmera. Não convence!


  • Uma conhecida comprou um na loja, o aparelho é bonito e agradável, mas chegou na hora errada, pois concorria com o Moto G 2015 mas chegou levemente atrasado, e agora está com preço entre um K5 e um G4 Plus, ambos superiores. Essa segunda tela não convence o dinheiro gasto de modo errôneo, e ela mal usa, devia ter pego um X Play, pq se tem uma coisa que ela reclama é da bateria.


  • Samsung mandou lembranças pra essa traseira aí desse LG X Screen


  • hardware de moto g4 play,que piada,ainda mais com esse preço

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi