O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 Compartilhado 40 Comentários

Review do Samsung Galaxy S4 - "Toda magia vem com um preço!"

O Samsung Galaxy S4 desembarca no Brasil nos próximos dias, mas nós aqui do AndroidPIT já colocamos as mãos no nosso exemplar do aparelho. Ontem, perguntamos aos nossos leitores o que eles gostariam de saber sobre o carro-chefe da Samsung e, na medida do possível, tentei responder todas as dúvidas neste artigo review. Na minha opinião, este é o smartphone com o maior número de funções no mercado brasileiro, porém, isso não faz dele o melhor de 2013!

Avaliação

Prós

  • Funções inteligentes
  • Qualidade da tela
  • Leveza
  • Memória expansível

Contras

  • TouchWiz
  • Falta de foco das funções

Samsung Galaxy S4 – Desenho & Qualidade de Construção

Desde o lançamento do Galaxy S4, fui muito crítica com relação ao desenho do telefone, nem tanto pelo fato de ser de plástico, mas pelas linhas que costumamos ver nos smartphone e tablets da Samsung. Além disso, cinco polegadas de tela me fizeram imaginar uma "geringonça". Porém, confesso que me surpreendi, não é assim tão ruim, pelo contrário, o grip do Galaxy S4 é excelente. Apesar de ser muito similar ao Galaxy S3, podemos dizer que facilmente você esquece do irmão mais velho e identifica uma personalidade bastante forte no GS4.

As diferenças estão nos detalhes: a tira lateral cromada que envolve o aparelho é bem melhor trabalhada, as bordas são menos arredondadas quando as vemos da parte da frente para trás, as bordas da tela são mais finas, a tampa da bateria tem uma textura sutil e, claro, o botão físico da "home, está lá, parece ser a marca registrada da Samsung. Apesar da tela maior, o Galaxy S4 não parece maior que o Galaxy S3, além disso, é um pouco mais estreito, claramente mais quadrado e possui uma linha mais definida. O conjunto oferece um design elegante e uma pegada melhor que a do Xperia Z e que o Nexus 4, que são de vidro, por exemplo. Porém, isso é bastante subjetivo.

galaxy s4 4
A moldura cromada que cerca o corpo de S4 oferece uma linha elegante ao dispositivo. / © AndroidPIT

O material utilizado pela Samsung, como me referi a pouco, é o plástico nada opaco, pelo contrário, dependendo do ângulo é quase cintilante. A aparência de plástico é uma questão de gosto. A tampa da bateria feita de policarbonato fina é muito flexível. O fato é que o plástico realmente oferece mais possibilidade ao dispositivo, como a troca da bateria e o fato de suportar cartão microSD, por exemplo. É como diz o ditado: "toda magia vem com um preço!", no caso da Samsung, o preço é o material.

IMG 8027
Policarbonato e textura malhada: eis um close-up do alto-falante do Galaxy S4. / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S4 – Tela

O display do Galaxy S4 oferece uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), com 441 ppi, alta nitidez e está em pé de igualdade com o HTC One ou o Sony Xperia Z. Enquanto outras fabricantes utilizam telas de LCD, a Samsung oferece a tecnologia Super AMOLED. A tela AMOLED possui alto contraste, cores vivas e é famosa por seus bons níveis de preto. Em comparação direta com a exibição do HTC One, com o GS4 podemos identificar melhor os detalhes no branco, pois a tela do One é muito mais brilhante, o que acaba ofuscando por menores exibidos na tela. Entretanto, quanto aos tons de preto do HTC One, o Galaxy S4 fica para trás.

Quando o assunto é o ângulo de visão do S4, estamos lidando com um smartphone que é top de linha: mesmo com a tela quase na horizontal mantemos o ângulo de visão, as cores não mudam e o contraste é mantido.

dual camera
Á esquerda, toda a desenvoltura do HTC One; à direita, a nitidez de detalhes da tela do Galaxy S4. / © AndroidPIT

Atualizado em 26.04.2013 - Surgiram algumas dúvidas sobre a comparação entre as telas do Galaxy S4 e do HTC One, para esclarecer melhor o que eu disse acima, aqui segue o depoimento do nosso especialista em imagem e vídeo, Toni Jularic, sobre a diferença entre as telas:

O Samsung Galaxy S4 possui forte saturação de cores, enquanto o HTC One possui forte tonalidade de cores. O contraste e a nitidez são praticamente as mesmas. Eu prefiro a tela do HTC One, mas isso é uma questão de gosto, pois apenas um fanboy diria que uma é melhor que a outra.

Display comparison small
Comparação entre a saturação do display do Galaxy S4 e do HTC One - ambos no modo automático./ © AndroidPIT

Obs: Estamos trabalhando em um artigo comparando diferentes displays e tecnologias de exibição.

Samsung Galaxy S4 – Software

O carro chefe da Samsung roda a versão 4.2.2 do sistema Android, possui um conjunto de funções reunidas em apenas um aparelho, um ponto bastante possitivo visto que nenhum outro fabricante oferece o mesmo número de recursos de software. O problema aqui é a UI TouchWiz da Samsung que, a meu ver, não agrega valor nenhum ao aparelho. Em relação ao que tínhamos no antecessor, o menu de configurações foi levemente modificado. Porém, é inegável registrar os aplicativos extras e os recursos que realmente fazem toda a diferença. Aqui se aplica de novo a história de que "toda magia vem com um preço!". Neste caso, o TouchWiz.

Quando perguntamos aos leitores o que eles gostariam de saber sobre o dispositivo, 90% dos que se manifestaram gostariam de saber mais sobre os novos recursos, porém, o Galaxy S4 é uma mina de funcionalidades, por isso, vou me ater às principais. Um artigo com a análise completa das novas "features" será publicado na sequência, por isso, caso você não tenha o seu serviço predileto abordado neste review, não se preocupe.

review 01
Vista familiar: a tela inicial da interface TouchWiz (direita) e o menu de configurações avançadas. / © AndroidPIT

A ideia por trás do Galaxy S4 é o controle do dispositivo através de gestos ao máximo possível, desde movimentos à fala e, assim, tornar a operação mais fácil e intuitiva possível. para isso, temos as opções "SmartScreen": percorrer a tela com os olhos (SmartScroll), a orientação da tela se ajusta ao ângulo de visão do usuário (Smart rotation) ou interromper a reprodução de vídeo quando o usuário não estiver olhando para a tela (Smart Pause).

O SmartScroll é uma função um tanto quanto capciosa, pois com o tempo você começa a entendê-la e a dominá-la. O conteúdo da tela realemte se movimenta quando o usuário inclina a cabeça ou arregala os olhos, porém, fazer a rolagem parar é quase impossível, como disse, você precisará de treino para isso.

O Smart rotation trabalhou contra ela, pois mesmo com meu ângulo de visão na horizontal o smartphone não reconhecida e mantida a tela em modo retrato. Já a Smart Pause é uma inovação que deslumbra o usuário mesmo, se você precisar tirar os olhos da tela, a pausa é imediata, o mesmo para quando você volta a olhar para o dispsitivo. Isso ocorre porque a câmera frontal capta os movimentos, logo, não coloque o dedão sobre ela porque não será nada produtivo, nota 10 para este recurso.

review 02
O S4 oferece inúmeras possibilidades de gestos e controle de voz. / © AndroidPIT

Controlar o dispositivo usando a voz é outro recurso que valoriza o aparelho e funciona muito bem, além de ser muito divertido. As fotos podem ser capturadas através de comandos, por exemplo, como "Click" ou "Sorria". A latência da câmera com comandos de voz é de mais de um segundo, o que pode gerar uma mudança na imagem, o que para alguns casos não funciona. Uma coisa chata, entretanto, foi o controle do despertador por voz, pois pedir para "parar" não significa que "parou". Porém, bato na tecla de que, por ser um novo recurso, precisamos de tempo para dominar a ferramenta.

Já o controle por movimentos é sensacional, o problema é que é o tipo de recurso que você vai usar poucas vezes durante o dia. O Air View permite que você veja as informações como e-mails, mensagens ou a galeria de imagens aproximando o dedo da tela cerca de 1 ou 2 centímetros, uma distância bem pequena acima do display e, ao detectar a aproximação, dá uma "vibradinha" e mostra o conteúdo, funcionando como uma pré-vizualização do mesmo. Este é um recurso bastante conhecido dos usuários do Galaxy Note 2. 

Outro recurso que é fod*, é o Air Gesture. Oferecendo diferentes possibilidades, você comanda seu smartphone sem tocar nele, é uma função relativamente interessante para quem usa o smartphone enquanto trabalha, pois pode atender chamadas, verificar e-mails e ligações. Através da "Visualização rápida", com a tela apagada, o usuário precisa aproximar e passar a mão sobre o dispositvo, em um movimento rápido e ele mostrará na tela de bloqueio informações de status como data, hora, chamadas perdidas e mensagens e o nível da bateria.

review 03
O menu de controle por gestos e a tela no modo de "Visualização rápida". / © AndroidPIT

Agora, falando sério, o S Translator é uma legalzice, algo que dá medo, pois por funcionar tão bem, parece uma descrição do futuro onde não teremos barreiras com o idioma caso não soubermos nos comunicar. Você grava o que uma pessoa tem para dizer no idioma "Português do Brasil" (irônico) e será traduzido apenas para o Inglês, aliás, cada idioma é traduzido apenas para o Inglês. Assim, se você pensa em vir para a Alemanha e usar tal recurso, deve saber Inglês. Porém, olhando para o futuro, esta função tem muito para se desenvolver.

review 09
O dispositivo grava em dois idiomas e repete em voz alta o significado em ambas as línguas. / © AndroidPIT

Finalizando o tópico Software, a Samsung oferece a própria loja de aplicativos e a função multiwindow, ou seja, a possibilidade do usuário usar até dois aplicativos ao mesmo tempo. A tela de 5 polegadas é um convite para esta experiência, que é bastante funcional, visto que você pode utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo.

review 08
A Samsung oferece apps através da própria loja e o recurso multijanelas onde você utiliza até dois destes apps ao mesmo tempo. / © AndroidPIT

Com relação a minha experiência com este mundo de funcionalidades que a Samsung implementou no Galaxy S4 posso dizer que elas estão lá, você as tem, porém, não significa que você precisa relamente delas.

Samsung Galaxy S4 – Performance

O Galaxy S4 vem em duas variantes de processadores no mercado, para este teste utilizei a versão com o processador da Qualcomm quad-core Snapdragon 600 girando a 1,9Ghz, ou seja, um monstro. A velocidade de inicialização do aparelho é de 25 segundos - do momento de pressionar o botão de ligar até o pedido de inserção do PIN. A troca de tela é surpreendentemente rápida e não teve nenhum momento em que o aparelho engasgou. Antes de me aprofundar neste tópico, aqui seguem os testes de benchmark do dispositivo da Samsung:

review 04
Depois deste teste, você precisa de mais explicações? O GS4 só fica atrás dele mesmo! / © AndroidPIT

Quando você pensar no hardware do Galaxy S4, pense em CPU e memória RAM. Onde a CPU é responsável pela matemática algoritmica (cálculo de dados) e a memória RAM é responsável pelo armazenamento temporário de arquivos necessários para rodar aplicativos e programas, bem como multimídia. Logo, quanto mais memória RAM, mais espaço para armazenar arquivos temporários e quanto mais "cores", mais cálculos. Ou seja, é a união que faz a força. O Galaxy S4 possui o maior poder de cálculo matemático, com o maior poder de armazenamento temporário de informação. 

Abaixo, você confere o status da CPU em tempo real enquanto o aparelho é utilizado e as impressões de cada núcleo neste espaço de uso:

review 06
Com um aplicativo de terceiros, você confere a utilização de cada "core" do seu dispositivo em tempo real. / © AndroidPIT

Olhando para a imagem acima, você terá a seguinte leitura:

  • Primeira imagem: baixa frequência, apenas 1 núcleo trabalhando;
  • Segunda imagem: média frequência, núcleos 1 e 2 trabalhando;
  • Terceira imagem: alta frequência, núcleos 1 - 3 trabalhando, com o núcleo 4 trabalhando em apenas 1%

Em termos de jogabilidade, o Galaxy S4 foi uma surpresa. Aqui faço um parênteses, pois nem o Xperia Z ou o HTC One causou em mim tal impressão: jogos pesados como o Dead Trigger, que tem 164MB, rodam como manteiga no carro-chefe da Samung. Em nenhum momento o game engasga, pelo contrário, é rápido e dinâmico. A GPU Adreno 320 contou muito neste quesito.

review 07
 Joguei o Dead Trigger no Galaxy S3 e afirmo, parece outro jogo no GS4. / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S4 – Câmera

A câmera é do S4 está muito à frente das demais fabricantes quando se trata de soluções inovadoras de software. Assim, a Samsung consegui reunir um monte de recursos adicionais ao seu dispositivo principal.

A câmara frontal e a traseira podem ser usadas ao mesmo tempo através da função "Dual Camera". A fotografia mostra o objeto e ainda oferece a opção da pessoa que aperta o gatilho aparecer na imagem. Além da captura de imagens, a captura de vídeo também oferece tal recurso, bem como a possibilidade de parar a gravação do vídeo e dar seguimento depois.

dual camera
A dual camera faz o divertimento da nossa redação. / © AndroidPIT
dual camera teste
A moldura em torno do rosto de quem tira a foto pode ser trocada por diferentes frames. / © AndroidPIT

As fotos também podem acumular nove segundos de som, bem como o recurso do "Zoe" do HTC One. Se eu ligar uma foto com uma imagem, a imagem é mostrada com áudio. Assim, você tem mais referências nas suas fotos como, por exemplo, o momento do gol em um estádio de futebol.

O recurso "Foto Animação" e "Eraser" também proporcionam novos métodos de captura de imagens: a câmera tira uma sequência de imagens e um algoritmo de software separa os pixels não-móveis. As áreas de movimento podem ser então removidas da foto - como uma pessoa estranha na imagem que você não queria que aparecesse na fotografia.

Swype nexus 7 play store
Pessoa na foto... / © AndroidPIT
Swype nexus 7 play store
... imagem editada! / © AndroidPIT

Enquanto a função HDR já não é mais incomum, podemos dizer que o software da Samsung oferece muito bem este serviço. Aliás, em condições normais de uso o Galaxy S4 faz boas fotos para um smartphone. O modo automático funciona de forma confiável, o ruído da imagem é mantido dentro dos limites.

Samsung Galaxy S4 – Bateria

Swype backup
CAPTION – REPLACE ME! / © AndroidPIT

O Galaxy S4 oferece uma capacidade de bateria de 2600 mAh. Entre os smartphone Premium 2013 no Brasil, é a mais alta de todas as que são oferecidas no mercado. Infelizmente, não posso afirmar nada acerca desta característica, pois o tempo que tive de experiência com o aparelho não me permite comentar a este respeito. A única coisa que posso afirmar é que a tela consumiu 75% do gasto energético do aparelho em sete horas de uso.

Atualizado em 26.04.2013 - Vale a pena comentar que enquanto o aparelho está conectado a energia, existe um considerável aumento da temperatura da tela, gerando um acúmulo de calor que se espalha por todo o dispositivo. Descrevo a sensação como perturbadora, por isso, não aconselho a utilização constante do mesmo enquanto carrega ligado diretamente na tomada. A parte boa é que o tempo de carregamento é rápido, menos de uma hora.

Samsung Galaxy S4 – Especificações Técnicas

Dimensões: 137 x 70 x 7,9 mm
Peso: 130 g
Tamanho da bateria: 2600 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1920 x 1080 pixels (441 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.2.2 - Jelly Bean
Interface: TouchWiz
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 600
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,9 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

Como disse anteriormente e volto a repetir: "Toda magia vem com um preço!". O Galaxy S4 é o dispositivo mais inovador e com mais funções que estará presente no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2013, o valor da versão com processador Snapdragon 600 e 4G é de R$2.499 e você terá que engolir a UI TouchWiz da Samsung. Você até tem como driblar a questão de customização do aparelho com uma ROM depois do processo de root, mas o preço não é contornável, pelo menos não nos primeiros meses.

O aparelho possui um processador incomparável? Sim, pois gira mais veloz, faz parte da última geração de chipsets presentes no mercado e, infelizmente, não tem concorrência no Brasil. 

O Galaxy S3 e o Note 2 atualizados para a versão Android 4.2.2 terão grande parte das funções do Galaxy S4? Sim, mas nunca terão o hardware do Galaxy S4. 

Eu compraria o Galaxy S4? Não, pois minha experiência de usuário não precisa de tamanha tecnologia, hardware ou fidelidade à marca. Em 2013, meu foco é o Google Glass, uma experiência que, na minha opinião, vai deixar as 1001 funcionalidades da Samsung no chinelo. E você, vai comprar o Galaxy S4? Qual versão, Snapdragon 600 ou Exynos 5 Octa? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

4 Compartilhado

40 Comentários

Escreva um comentário:

  • s4 a.k.a forno a bateria


  • Eu tive esse smartphone e não tive do que reclamar, mesmo utilizando o SnapDragon 600, não apresentou travamento algum, durante o tempo que permaneci com ele, quase 2 anos.


  • s4 pra sempre hueheueheu


  • Sinceramente , um otimo celular que possui por aproximadamente por um ano e tres meses, mas o perde para marginais que não tem nada a perder, e tiveram a coragem de medizer que iam vender por alguns trocados para comprar droga, eu não me arrependo de ter comprado é um otimo celular


  • Ja tengo o s4 porem ele a dos EUA ATeT sgh-i337 nao ten a lingua portuguesa nosso idioma ta difícil usar as sin me ajudem ele ja esta na versao 4.3 más o idioma so ten 5 e nao ten a do Brasil Ai que tedio ajudem me


  • Olá. Parabéns pelo belo artigo / review!

    Estou nesse mundo Android desde o Samsung Galaxy S2, depois passei pro S3 e agora estou a espera do meu S4 que chegará em alguns dias.

    Agora estou com pouco tempo, mas amanhã direi o quanto essa nova tecnologia móvel me ajuda tanto na vida profissional como na pessoal.

    Abraço a todos.


  • Olá, se eu comprar um S4 4G nos EUA ele funcionará também em 4G por aqui. Ele é flexível a esse ponto? Grato


  • O site de vocês está de parabéns! São muito claros nas explicações, quero ver o vídeos do review! Pena que será tão caro. O único jeito é comprar pela internet já que as lojas físicas são uma facada, mas já que comprei o S3 no lançamento na http://www.cissamagazine.com.br/ vo garantir o meu S4 lá com eles também! Melhor preço entre as online, recomendo.


  •   3

    Iae, rapaziada !!! Tô chegando agora no site, imcoparável a equipe de vocês. É muito massa ver a paixão de vocês quando falam de tecnologia, ainda mais a móvel... Digo isso pq trabalho com PC´s e tô iniciando nas manhas dos Smartfones. Vc finalizou muito bem o Review, Camila : "Eu compraria o Galaxy S4? Não, pois minha experiência de usuário não precisa de tamanha tecnologia, hardware ou fidelidade à marca. "

    No meu caso, sim, pois pretendo iniciar com o pé-direito a minha experiência com essa febre que cresce e se desenvolve num ritmo muito mais violento que outras interfaces mais comuns, e isso é empolgante !!! Snapdragon ou o novo Octa ???? A questão ae é o acrescimo do conhecimento da política de comunicações do País, oq naum eh facil... Queria muito o Octa, eh um monstro, vi o seu Benchmark... Mas pra eu que estou disposto a pagar alto pela minha inserção, vou de snadragon, por causa do cambaleante e pouco acessível 4G ...


  • Gostei do aparelho, mas eu vou ter esse S4 quando estiver no S10. pq está muuuuiiiiito caro. e eu acho que não e só que pensa assim.


  • boas

    uma questao muito importante o s voice vem em portugues?? uma coisa muito importante e o s voice drive queria mesmo saber se vem ou nao ja que tem ai o telemovel na mao vejam sff

    obrigadi


  • Camila Rinaldi, mais ou menos quando sai a outra parte do Review, q qual você se referiu?


  • +Camila agora entendi o q vc quis dizer, o ponto forte da tela do htc acabou sendo uma desvantagem do seu ponto de vista. Não tinha parado pra pensar por este lado.


  • Pessoal,

    Se eu trouxer um S4 dos EUA, não vou conseguir usar o 4G brasileiro, mas terei algum problema em utilizar o 3G por aqui?


  • Pelo que vi até agora, a única coisa dessas funcionalidades que realmente não faz muita diferença é a passar a mão p/ avançar ou retroceder o que está na tela do telefone.

    De resto, a meu ver, todas as outras são bem interessantes e concentradas num único aparelho o tornam inovador.


  •   28

    O fato de eu não ter visto a tela de ambos os dispositivos, me impossibilita de ser enfatico em alguma opinião. Acredito que ambas as telas sejam ótimas. A subjetividade da escolha de qual apresenta melhor os brancos ou os pretos é que faz do assunto tão polemico. Afinal eu nem sei se os outros enxergam o preto como eu.


    Abraço.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações