Review do Galaxy S7 Edge - dispositivo é relançado na cor Azul Coral

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 1
© nextpit

Ler em outras línguas:

Em 2015, a Samsung renovou a linha Galaxy S e, dentre algumas decisões, acabou removendo serviços como o suporte para cartão microSD e a certificação de resistência à água. Ainda assim, tanto o Galaxy S6 quanto o Galaxy S6 Edge Plus responderam às expectativas da companhia. Em 2016, a fabricante sul-coreana voltou atrás e optou por trazer novamente a expansão da memória e a certificação de resistência à água.

De acordo com os executivos da empresa, a possibilidades de oferecer desta vez um slot para cartão microSD foi proporcionada pelo pequeno aumento das dimensões dos dispositivos da linha. Assim, tanto o Galaxy S7 quanto o Galaxy S7 Edge são uma real evolução dos modelos do ano passado. Neste review do Galaxy S7 Edge você confere como as melhorias no hardware e no software do dual-edge da Samsung deixaram o que era bom ainda melhor.

Atualização: A Samsung acaba de anunciar o Galaxy S7 Edge em uma nova cor: Blue Coral ou apenas Azul Coral. Confira os detalhes na seção "Desenho e Qualidade de Construção".

Samsung Galaxy S7 Edge

Prós

  • Excelente pegada
  • Excelente qualidade da tela
  • Botão flutuante Game Tools
  • Velocidade de foco da câmera
  • Abertura f1.7
  • Suporte para cartão microSD
  • Resistência à água

Contras

  • Uso do cartão microSD como memória interna
  • Uso do sensor de impressão digital na chuva
  • Alto-falante mono
Samsung Galaxy S7 Edge
Samsung Galaxy S7 Edge
Samsung Galaxy S7 Edge: Todas as ofertas

Samsung Galaxy S7 Edge – Data de lançamento e preço

A Samsung anunciou no dia 17 de março, o preço do Galaxy S7 Edge no Brasil. A edição de 32 GB chegou pelo preço sugerido de R$ 4.299,00. O aparelho já é vendido nas cores prata, dourada e preta, e chegou às lojas nacionais na primeira semana de abril. Para saber como comprar o aparelho agora, acesse o tópico "Onde comprar" ao final deste review.

O Galaxy S7 Edge foi apresentado durante o MWC 2016, em Barcelona, junto com o Galaxy S7.

Samsung Galaxy S7 Edge – Desenho & Qualidade de Construção

Uma das diferenças entre o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge está no tamanho da tela: são 5,1 polegadas do primeiro contra 5,5 do segundo. Contudo, mesmo com uma diferença de 0,4 polegadas, o aparelho é surpreendentemente compacto.

Em relação aos modelos dual-edge anteriores, o S7 Edge está mais bonito, oferece uma excelente pegada, removeu quase que por completo a protuberância da câmera e trouxe as mesmas curvas da parte frontal à parte traseira. Para se ter uma ideia, a protuberância traseira da câmera passou a ser de 0,46 mm e é praticamente inexistente.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 3 review
O Galaxy S7 Edge possui 3.600 mAh de bateria, mas ainda assim é elegante / © ANDROIDPIT

Em resumo, o dispositivo é lindo. O material usado é de primeira qualidade: o dispositivo chega ao mercado com a moldura em alumínio e usa o mesmo Gorilla Glass 4 nas partes frontal e traseira. Isso significa que teremos uma proteção extra em relação a riscos no vidro, mas isto não o torna inquebrável. Essa ainda é uma exclusividade do Moto X Force.

A protuberância traseira da câmera passou a ser de 0,46 mm e é praticamente inexistente
AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 13
A tela do Galaxy S7 Edge é 2,5D / © ANDROIDPIT

No Galaxy S7 Edge, temos as bordas metálicas mais estreitas nas laterais do que nas bordas superior e inferior, como você pode ver na foto. Isso, sinceramente, quebrou aquela similaridade que tínhamos entre o os novos Galaxy e o iPhone.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 2
Na parte inferior temos a entrada para os fones de ouvido, a porta micro USB Type B, um microfone e o alto-falante / © ANDROIDPIT

Na parte superior encontramos o slot para os cartões nano SIM e micro SD. Ao abri-lo, temos uma bandeja para colocar ambos os cartões. A memória do aparelho pode ser ampliada até 200 GB via microSD.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 4
A bandeja do Galaxy S7 Edge possui entrada para cartão micro SD e cartão SIM / © ANDROIDPIT

Na parte inferior, temos o alto-falante, exatamente igual ao S6 Edge+, a porta micro USB e o conector para os fones de ouvido. Sinceramente, acho um erro a Samsung continuar investindo no alto-falante na parte inferior, pois com a qualidade da tela do S7 Edge o mínimo aceitável seriam duas colunas de áudio na parte frontal.

Para se ter uma experiência com áudio estéreo, apenas usando os fones de ouvido. Não me leve a mal, também não gosto de alguém do meu lado no metrô usando o alto-falante do celular, mas em casa gostaria de poder não usar fones de ouvido.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 10 review
O sensor de impressão digital do Galaxy S7 Edge é rápido, mas não reconhece o toque com a mão ou o aparelho molhado / © ANDROIDPIT

Assim como vimos nos modelos anteriores da linha, o Galaxy S7 Edge também utiliza o botão da home como leitor de digitais. A configuração deste recurso é rápida e ele funciona bem. Contudo, o Galaxy S7 Edge possui a certificação IP68 e é resistente à água. Isso significa que você pode usar o aparelho por cerca de 30 minutos a uma profundidade de 1,5 metro.

Quando meu dedo está molhado, ou o aparelho em si, o leitor de digitais não funciona

Contudo, isso deveria significar também o bom uso do aparelho em dias de chuva. No entanto, a experiência que tive foi diferente: quando meu dedo está molhado, ou o aparelho em si, o leitor de digitais não funciona. O que é uma pena. Especialmente se você estiver em casa, cozinhando, e sua mão estiver molhada, o aparelho não vai desbloquear ao posicionarmos o dedo sobre o leitor. A solução neste caso é usar o Smart look e fazer o dispositivo reconhecer locais confiáveis para desbloquear o recurso de segurança.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 17
A protuberância da câmera é quase invisível / © ANDROIDPIT 

Em relação à escolha da Samsung por lançar o modelo dual-edge de 5,5 polegadas em vez do de 5,1 polegadas, como no ano passado, creio que foi realmente inteligente, pois as diferenças ente o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge são muito pequenas. Se a empresa ainda está pensando em lançar a versão "Plus" deste dispositivo, certamente fará mudanças importantes; do contrário, será praticamente um re-anúncio deste dispositivo.

androidpit samsung galaxy s7 edge vs s7 4
Sim, o Galaxy S7 Edge é apenas um pouco maior que o Galaxy S7 / © ANDROIDPIT

Galaxy S7 Edge cores

Com o encarramento das vendas do Galaxy Note 7, a Samsung parece estar investindo em outro modelo de tela grande em uma tentativa de diminuir as perdas no quarto trimestre de 2016. Assim, o Galaxy S7 Edge parece ser a melhor opção da fabricante sul-coreana.

Assim, a Samsung anunciou que, a partir de hoje, o modelo na cor azul coral será distribuído em diferentes regiões ao redor do globo. Assim, além das atuais cores: Black Onyx, Gold Platinum, White Pearl, Silver Titanium e Pink Gold, teremos o Blue Coral.

blue coral galaxy s7 edge 1
Um smartphone bonito, agora em nova cor / © Samsung Singapore

Claro que disponibilizar o Galaxy S7 Edge em uma nova cor não vai nos fazer esquecer do que aconteceu com o Galaxy Note 7, ou mesmo irá substituir o modelo da série Note. Contudo, se você ainda está contando com a compra do Galaxy S7 Edge até o final do ano, pode optar por mais uma variante de cor.

Vale lembrar que a cor de um modelo pode torná-lo mais caro e, como a Samsung Brasil ainda não se manifestou em relação à chegada da variante Blue Coral ao país, não é possível dizer se este modelo será mais acessível que aqueles que já estão no varejo nacional. Entrei em contato com a assessoria da fabricante no país e, assim que tiver uma resposta, este artigo será atualizado. Enquanto isso, responde aí a enquete abaixo:

Você escolhe seu smartphone levando a cor em consideração?

Samsung Galaxy S7 Edge – Tela

O S7 Edge herdou a resolução de seu antecessor e não deu o tão esperado salto para o 4K. O que por um lado é realmente frustrante para um dispositivo lançado sob a ideia da revolução da realidade virtual. Contudo, a tela do S7 Edge não deixa nada a desejar em qualidade quando o assunto é o uso do aparelho no dia-a-dia.

O contraste, saturação e nitidez são sinônimos deste display

O aparelho vem com um display SuperAMOLED, de 5,5 polegadas e, claro, o que o torna exclusivo são as bordas laterais curvas. A resolução WQHD de 2560 x 1440 fica em uma densidade de 534 ppp (pixel por polegada quadrada).

O contraste, saturação e nitidez são sinônimos deste display e, a saturação da tela é uma das melhores em um dispositivo com tela AMOLED. Os ângulos de visão são muito bons também, com a possibilidade de identificar o que está na tela mesmo com o dispositivo estando em um ângulo entre 80-85º.

O que chama a atenção é que a Samsung realmente colocou o brilho no máximo. Isso incomoda quando estamos em um ambiente escuro, especialmente quando você está lendo em casa, à noite. Contudo, houve uma significativa melhora no uso do dispositivo durante o dia, quando estamos a caminho do trabalho. Logo, entre um e outro, fico feliz pela vantagem de poder enxergar melhor a tela sob a luz do sol, visto que sempre se pode aumentar e diminuir o brilho manualmente.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 11 review
A tela do Galaxy S7 Edge faz com que toda mídia dê a impressão de ter melhor qualidade / © ANDROIDPIT

Agora, o fato de termos as bordas da tela curvas nas laterais realmente oferece uma experiência melhor no Gear VR, pois, quando usamos o Galaxy S7 em comparação, é possível notar as bordas laterais.

Samsung Galaxy S7 Edge – Características Especiais

Game Launcher

Pela primeira vez, tive a impressão de que a Samsung trouxe algo realmente especial aos seus smartphones em relação às funções de software. O Game Launcher funciona como uma central para jogos, adiciona automaticamente seus games à uma pasta específica e passa a indicar jogos relacionados àquilo que, aparentemente, você gosta.

game launcher configuracao
Logo acima das capturas de tela das configuração, temos o jogo minimizado e acessível a partir de um botão flutuante / © ANDROIDPIT

Mas o que é mais legal no Game Launcher são as suas funcionalidades, tal como opções para salvar bateria enquanto você joga, optar por não receber alertas enquanto você joga, acessar os games mais populares, os vídeos em destaque e, o mais interessante de tudo, ativar o botão flutuante "Game Tool".

O S7 Edge é, junto com o S7, o primeiro smartphone compatível com o Vulkan

O Game Tool é algo que usa alguns recursos do Google Play Games, como poder gravar as partidas dos jogos e compartilhar com outros usuários. A ferramenta é realmente útil, especialmente para quem usa o smartphone para jogar e não tem paciência para as teclas capacitivas que acabam sendo ativadas sem querer durante uma partida, prejudicando assim a experiência com o jogo.

galaxy s7 edge game tool
O Game Tool é funcional e pode ser acessado por um botão flutuante / © ANDROIDPIT

O Galaxy S7 Edge é, junto com o Galaxy S7, um dos primeiros smartphones compatíveis com o API Vulkan. Essa API foi feita para complementar as tecnologias já existentes como o OpenGL e OpenGL ES. O objetivo é que em um futuro próximo a Vulkan se torne padrão para a criação de soluções gráficas em 3D, tanto em PC quanto em dispositivos mobile.

Claro, essa API não é exclusividade da nova linha Galaxy S, mas mostra o quanto a Samsung está empenhada em fazer com que a experiência em games seja muito melhor.

Adaptador USB para substituir a falta do UBS Type-C

Todos sabemos que a Samsung investiu em uma apresentação de tirar o fôlego no evento unpacked do Galaxy S7 Edge. Para surpreender quem participou do lançamento, a fabricante fez uso do seu gadget de realidade virtual, o Gear VR.

Confesso que a experiência com vídeo em 360º foi muito boa e que o S7 Edge é perfeito para tanto. Mas você já imaginou o que aconteceria se a empresa mudasse o slot micro SD Type-B para Type-C? Teria que reformular todos os seus acessórios e, com isso, o Gear VR.

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 edge data transfer 1
Transferir dados de um aparelho para o outro é fácil usando o adaptador que a Samsung resolveu colocar no kit do dispositivo / © ANDROIDPIT

Pensando nisso, e sabendo que a única alternativa provavelmente seria oferecer uma experiência parecida com aquela que temos, por exemplo, nos Nexus 5X e Nexus 6P, a Samsung colocou no kit do dispositivo um adaptador microSD com lados microUSB e USB para que você possa conectar o seu Galaxy S7 Edge a qualquer outro dispositivo com porta microUSB.

Assim, você compartilha arquivos de forma rápida: baixei toda a galeria de imagens do Samsung no meu Xperia Z2 em questão de minutos e, de quebra, ainda carreguei o S7 Edge por alguns instantes.

Samsung Galaxy S7 Edge – Software

O Galaxy S7 Edge vem com Android 6.0.1 Marshmallow de série e a TouchWiz, que não mudou muito em relação ao Galaxy S6 Edge+ e o Galaxy Note 5. A skin da Samsung, como sabemos, foi reformulada no ano passado, ficou mais leve, removeu bloatware e otimizou recursos similares integrando-os por associação por cores. Contudo, o sistema ainda ocupa pouco mais de 7GB da memória interna; assim, lembre-se, dos 32GB, você terá aproximadamente 25GB disponíveis.

A aba Tela Edge não me faria necessariamente optar pelo Galaxy S7 Edge

No Galaxy S7 Edge, temos um sistema que traz as novidades do Android 6.0 Marshmallow à TouchWiz, e a mudança na disposição e layout da barra de notificações e atalhos rápidos melhorou. Problemas anteriores com o uso da RAM foram solucionados e não tive problemas com o uso de apps em segundo plano.

AndroidPIT Camilas Samsung galaxy s7 edge diary 3
A experiência com a TouchWiz não me incomoda, o sistema está definitivamente mais inteligente / © ANDROIDPIT

Em relação aos aplicativos embarcados do smartphone, temos sete apps exclusivos da Samsung, cinco da Microsoft, e, claro, os apps do Google, Facebook e WhatsApp. Temos ainda outros 25 apps pré-instalados. Contudo, o sistema se mostrou bem inteligente, pois ao começar a usar o S7 Edge, não estava aparecendo nem o Game Launcher nem o aplicativo padrão para o uso com o Gear VR. 

Você terá aproximadamente 25GB disponíveis

Entretanto, ao baixar meu primeiro jogo, automaticamente o sistema ofereceu a opção de ativar o Game Launcher. O mesmo aconteceu ao colocar o aparelho no Gear VR: automaticamente me foi pedido através de um comando de voz que fizesse o download dos serviços do Oculus. Ao retirar o aparelho do óculos de realidade virtual, a tela já estava configurada para o download do software.

Tela Edge

A função "Tela Edge" é dedicada aos modelos de dual-edge e permite que, ao deslizar o dedo a partir de uma aba na tela da direita para a esquerda ou vice-versa, tenhamos a chance de acessar uma lista de serviços. O serviço ficou conhecido pela função de ligação no passado, que ainda existe e oferece a chance de adicionar até cinco contatos favoritos, identificados com cores diferentes, uma espécie de atalho para os principais contatos da sua agenda.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge review
O recurso tela edge teve algumas mudanças, mas sinceramente, pode ser descrito como um acesso rápido aos recursos do aparelho ou de navegação / © ANDROIDPIT

Contudo, a Samsung ampliou a gama de funções da Tela Edge e agora é possível adicionar duas colunas em vez de apenas uma e colocar um número bem maior de recursos. Assim, você pode adicionar seus sites favoritos, mas terá que usar obrigatoriamente o navegador padrão da fabricante como referência. Isso permite acessar informações rápidas, como o que existe de novo no AndroidPIT, por exemplo.

As novas funções são bacanas, pois ficam facilmente acessíveis a partir de uma aba lateral, mas, sinceramente, o que torna o recurso das laterais curvas da tela significativo é mesmo a experiência com vídeos e jogos. Assim, apenas a aba Tela Edge não me faria necessariamente optar pelo Galaxy S7 Edge em detrimento ao Galaxy S7.

Always On

A possibilidade de ter informações 24 horas disponíveis a partir do recurso Always On já está disponível neste modelo. A questão é que a função é realmente invasiva. Você acaba tendo a impressão de que existe sempre uma notificação aparecendo na tela. Nem uma das três opções disponíveis me agradou: trata-se de calendário, relógios e uso de imagens.

androidpit samsung galaxy S7 edge clock
O Always On pode ser funcional, mas incomoda durante as 24 horas do dia / © ANDROIDPIT

Outra coisa que me chama a atenção é que você não pode interagir com a notificações, ou seja, está lá, aparece para você, mas não é possível clicar nela e lançar o app relativo ao alerta. Neste sentido, o Ambient Display me parece um recurso muito mais funcional, pois aparece apenas quando movimentamos o aparelho ou passamos a mão sobre ele.

O Always On não afeta o consumo de energia significativamente, especialmente em uma tela como a do Galaxy S7 Edge que é SuperAMOLED. Um sugestão para a Samsung na próxima edição seria desabilitar o serviço automaticamente quando chegamos em casa, pois dormir todos os dias com o celular em cima do criado-mudo não é simplesmente possível para mim, é para você?

Samsung Galaxy S7 Edge – Performance

O Galaxy S7 Edge é embalado pelo processador Exynos 8890. A CPU é desenvolvida pela Samsung, e vem com oito núcleos, quatro deles funcionando à velocidade máxima de 2,3 GHz e outros quatro de até 1,6 GHz. Segundo a Samsung, a CPU e a GPU são 30% e 64% mais potentes, respectivamente, do que no Galaxy S6. Quando olhamos para o resultado de benchmark Metal e Multicore do Vellamo, percebemos que no primeiro, que mede o máximo de performance em uma operação, a frequência da CPU está durante grande parte do tempo em overclock, ou seja, 2,6GHz.

Cheguei a ter mais de 50 aplicativos rodando em segundo plano

Assim, levando em consideração que o que a maioria dos aplicativos do Android utiliza apenas dois núcleos do processador quando em execução, o Galaxy S7 Edge entrega o tempo todo a máxima performance.

galaxy s7 performance nucleo
O tamanho dos círculos significa o tempo em que o aparelho passa em determinada frequência  / © ANDROIDPIT

Isso, claro, no papel. Na vida real, no dia-a-dia, tive ocasiões em que o software não me deu dor de cabeça alguma: rodava liso, sem travamentos ou atrasos. Contudo, no dia em que baixei na sequência quatro jogos pesados, como o Need for Speed No Limits, o Asphalt 8, o Real Racing 3 e o Gods of Rome, praticamente 4GB de dados, e passei a jogar um a um na sequência, tive experiência com congelamentos.

Contudo, é preciso dizer que minha colega, Sophia Neun, instalou o Need for Speed No Limits e o Real Racing 3 em seu Galaxy S7 Edge e não teve os mesmos problemas. Os problemas que tive com o Need for Speed No Limits podem estar relacionados também à conexão com a internet.

Não é possível usar o cartão microSD como memória interna

Além disso, o problema com o fechamento de aplicativos em segundo plano que tornou-se um problema no Galaxy S6 Edge Plus não está presente no S7 Edge. Cheguei a ter mais de 50 aplicativos rodando em segundo plano e nenhum problema de atrasos do sistema:

galaxy s7 edge memoria apps segundo plano
59 apps abertos em segundo plano e o sistema rodando fluido / © ANDROIDPIT

Abaixo, você confere uma tabela com os resultados de diferentes benchmarks do Galaxy S7 Edge:

Vellamo - metal Vellamo - multicore AnTuTu Geekbench 3 - single core Geekbench 3 - multicore
v3.2.3 v3.2.3 v6.1.1 v3.3.2 v3.3.2
2.163 pontos 3.424 pontos 131.202 pontos 1.883 pontos 6.173 pontos

O dispositivo que estou testando possui 32GB da memória interna e 4GB de memória RAM. Nele, estou usando um cartão SD de 120GB da Samsung, com o padrão mais alto da categoria. O fato da fabricante oferecer novamente a opção de memória expansível é ótimo para o armazenamento de fotos e outras mídias. Agora, não se confunda, não é possível usar o cartão microSD como memória interna.

galaxy s7 review armazenamento interno
Sim você pode alterar o local onde um aplicativo será armazenado, mas isso não significa que ele realmente está inteiro lá / © ANDROIDPIT

Olhando para os exemplos acima e abaixo, você vê que, mesmo após mover um jogo de 1,22GB da memória do dispositivo para a memória externa nas capturas de tela acima, embaixo temos o armazenamento portátil ocupado por apenas 492MB. Além disso, quando busco por aplicativos na memória do dispositivo, o Asphalt 8 consta entre eles, em Configurações > Armazenamento > Memória do dispositivo > Espaço utilizado > Aplicações.

galaxy s7 review armazenamento interno micro sd
Compare o tamanho do game em "Armazenamento" (esquerda) e o tamanho do arquivo em "Armazenamento portátil" (direita) / © ANDROIDPIT

A Samsung nos Estados Unidos afirmou ao site Arstechnica, em fevereiro, que decidiu não usar o Adaptable Storage, pois acredita que "os usuários querem um cartão microSD para transferir arquivos entre o telefone e outros dispositivos (laptop, tablet, etc), especialmente as fotos e vídeos que foram gravados com a câmera".

Ainda de acordo com a fabricante, o uso incorreto deste recurso pode fazer com que o cartão seja apagado na primeira vez que o mesmo é inserido em outros dispositivos. "Este comportamento pode surpreender muitos usuários de forma negativa, e nós não queremos que eles percam seus arquivos". No link abaixo, você confere mais detalhes sobre a questão:

Por fim, o que você tem que ter em mente é que, assim como no Lollipop, mesmo que o Galaxy S7 Edge esteja rodando com Android 6.0.1 Marshmallow, o uso do microSD que temos é o mesmo que tínhamos no Galaxy S5, por exemplo. Logo, não pense que ter um cartão micro SD de 120GB em um aparelho de 32GB, irá lhe trazer 152GB de memória interna no fim das contas.

Samsung Galaxy S7 Edge – Áudio

Aparentemente, a Samsung ainda não conseguiu evoluir no quesito 'alto-falante de qualidade'. Apesar do áudio do speaker ser alto, isso não significa necessariamente que seja bom. Tocar álbuns do Spotify em casa ou ambientes fechados não é um problema em 75% do volume, mas depois disso, dependendo do estilo da música, o áudio apresenta ruídos.

A Samsung ainda não conseguiu evoluir no quesito 'alto-falante de qualidade'

O pior é que a Samsung investiu realmente neste dispositivo para o consumo de mídias: colocou uma tela excelente no aparelho e uma central para jogos. Contudo, na maior parte das vezes acabei tampando o alto-falante durante jogos ou ao assistir a vídeos em casa. Para ter uma qualidade melhor de som, é possível usar os fones de ouvido, que oferecem áudio estéreo; contudo, acabam atrapalhando na hora na jogabilidade.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 2
O alto-falante do Galaxy S7 Edge está na parte inferior do dispositivo / © ANDROIDPIT

Assim como vimos nos modelos Galaxy S6 Edge Plus e Galaxy Note 5, entre outros, a Samsung oferece um equalizador de áudio para o Galaxy S7 Edge, que pode ser usado para otimizar o som de vídeos e músicas que não usam o player da Samsung, com o Spotify, por exemplo. Assim, com os fones de ouvido (via cabo ou Bluetooth) é possível perceber uma melhora nos efeitos de áudio, mas não faz milagres.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 6 review
Os fones de ouvido vem na caixa do aparelho, bem como o adaptador para carregamento rápido e o adaptador USB / © ANDROIDPIT

No kit do Galaxy S7 Edge temos um fone de ouvido incluído e, com ele, duas proteções em tamanhos diferentes, assim, não precisa sofrer se a sua orelha é pequena. No aparelho não temos Rádio FM, ou seja, você terá que usar o streaming de rádios e isso inclui usar o seu plano de dados.

Em relação á qualidade das ligações, o speaker do telefone é bom; o microfone consegue captar bem a voz e deixar de lado os ruídos do ambiente em que a pessoa que recebe a sua ligação está. O tamanho do dispositivo não interfere na qualidade do áudio ou na captação da sua voz.

Samsung Galaxy S7 Edge – Câmera

A câmera do Galaxy S7 Edge é um dos grandes destaques do aparelho. O novo sensor com abertura de f/1.7 faz um excelente trabalho em condições de luz precária, e o fato de termos pixels maiores auxilia na nitidez das imagens nestas mesmas condições. O resultado é realmente impressionante: pude usar a câmera para fazer imagens à noite e, mesmo sem poder enxergar direito na tela o que estava prestes a fotografar, depois de capturada, a imagem oferecia um grande número de detalhes.

A câmera do Galaxy S7 Edge mantém as cores, a riqueza de detalhes e rapidez de foco

Apesar da câmera do Galaxy S7 Edge possuir uma resolução menor que a do Galaxy S6 Edge Plus, o sensor usa a tecnologia dual-pixel 12MP. Isso significa que todos os pixels do sensor de imagem possuem dois fotodiodos em vez de um. Assim, o sensor é capaz de focar de forma rápida. Para se ter uma ideia, quando o objeto de foco muda rapidamente de posição, como um carro em movimento, por exemplo, o foco é refeito quase que instantaneamente.

Em números absolutos, a Samsung afirma que o Galaxy S7 Edge faz fotos 95% mais brilhantes e com 56% mais luz que os modelos anteriores da linha. Como este teste não foi feito em um laboratório, não posso dizer com precisão se estes números estão corretos. Porém, analisando as imagens capturadas com a câmera do Galaxy S7 Edge, certamente temos um grande melhora neste sentido.

A câmera frontal tem uma abertura de f/1.7 e se mantém em 5MP. Será que as câmeras do S7 serão as novas rainhas do mercado? Abaixo, você confere algumas imagens feitas a partir da câmera principal do aparelho:

Todas as imagens capturadas com o Galaxy S7 Edge podem ser vistas em tamanho real nesta galeria no GoogleFotos.

20160223 125538
Imagem capturada pela câmera do Galaxy S7 / © ANDROIDPIT
20160223 130027
Modo macro da câmera do Galaxy S7 Edge / © ANDROIDPIT

Os controles da câmera são bem intuitivos: basta deslizar os dedos sobre a tela para acessar os modos da câmera e a galeria de imagens. Para sair da galeria e ir direto para a câmera, basta um deslize de dedo na tela esquerda para a direita. A captura das imagens também é feita de formas variadas, especialmente para o uso da câmera frontal, com sensor de 5MP e abertura de f/1.7. Para tanto, podemos usar o toque na tela, os botões de volume, o sensor de batimentos cardíacos e o gatilho padrão da câmera.

galaxy s7 review camera modos
Os modos da câmera do Galaxy S7 Edge oferecem desde o uso manual da câmera a colagens / © ANDROIDPIT

Os modos da câmera

Existem alguns modos de câmera que vale a pena mencionar neste review. A Panorâmica agora oferece também o recurso de foto em movimento; assim você pode mostrar as imagens na tela do celular com uma maior riqueza de detalhes.

Outros dois recursos de vídeo são o "Intervalo" (time-lapse) e "Movimento lento" (slow motion). O Intervalo é o conhecido modo com efeitos de lapso de tempo, quando a câmera captura diversas fotografias e passa a exibi-las de forma sequencial, mostrando o tempo passando de forma acelerada. Já o Movimento lento usa três velocidades diferentes, tais como 1/2, 1/4 e 1/8. Você também pode escolher qual parte do vídeo vai ficar mais lenta.

galaxy s7 review camera modo lento
O modo movimento lento oferece três velocidades / © ANDROIDPIT

A câmera frontal também oferece modos para correção e destaque de determinadas parte do rosto em selfies ou fotos em grupo. A representação das cores oferece uma excelente saturação, tanto em fotos quanto em vídeos, e o pós-processamento das imagens feitas com a câmera frontal é satisfatório.

Por fim, o que mais chama a atenção na câmera do Galaxy S7 Edge é a manutenção das cores, a riqueza de detalhes, a rapidez de foco e a excelente saturação das cores.

Samsung Galaxy S7 Edge – Bateria

O Galaxy S7 Edge vem com uma bateria com capacidade de 3.600 mAh, sem uso de módulos ou acessórios. Se compararmos este dispositivo com o primeiro modelo, o Galaxy S6 Edge, estamos falando de um aumento de 1.000 mAh a mais de bateria. Isso é possível devido a alguns fatores, entre eles o aumento do tamanho da tela, mas, em especial, pelo fato da Samsung ter utilizando uma nova tecnologia de baterias maleáveis de fabricação própria, podendo assim aproveitar os furos dentro do aparelho.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 8 review
Estes dois acessórios podem ajudar a carregar a bateria / © ANDROIDPIT

O S7 Edge traz a tecnologia de carregamento rápido e também sem fio. Pude efetuar meus testes apenas com o adaptador e o cabo, mas ainda assim o processo foi bem rápido; quando o aparelho estava em 5%, precisou de 1h e 16m para chegar a 100% de carregamento. Assim, se você estiver com pressa, não vai ter que se preocupar se carregar o aparelho por apenas 30 minutos. Este foi o tempo que demorei para carregar de 5% para 43% a bateria.

A bateria do Galaxy S7 Edge dura praticamente 24 horas

Além disso, a Samsung manteve os seus conhecidos modos de economia de energia, mas claro, usando estes recursos você terá uma limitação de uso do aparelho nestes casos. Aliás, o software do Galaxy S7 Edge foi todo otimizado para salvar energia. Quando lançamos o Game Launcher, por exemplo, temos a opção de "Economia de energia durante jogos".

Sinceramente, preferi ficar a maior parte do tempo com essa opção desativada, pois queria os quadros e a resolução em níveis normais, mas caso você precise, a opção "Economizar energia" ainda entrega uma experiência bem boa e, de quebra, consome menos energia.

galaxy s7 edge economizar bateria
Logo que você abre o Game Launcher, encontra a opção "Economia de energia durante o jogo" / © ANDROIDPIT

Abaixo, você tem um exemplo do uso do Galaxy S7 Edge por praticamente 24 horas. Das 21h de domingo até às 17h de segunda-feira, o aparelho saiu de 100% para 20% da capacidade de energia. O aparelho chegou a 5% às 20h e 42min, sendo que tive que rodar três vezes o benchmark AnTuTu por conta de um update do aplicativo. Isso consumiu 30% da bateria no dia; logo, o aparelho teria aguentado muito mais tempo sem este teste de benchmark.

galaxy s7 edge bateria consumo
Este foi o meu consumo de bateria de domingo para segunda-feira / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy S7 Edge – Especificações Técnicas

Veredito Final

A Samsung voltou atrás e acertou. Infelizmente, quem comprou os modelos de 2015 pode acabar frustrado sabendo que a volta da resistência à água e do cartão micro SD fazem sim a diferença. O aparelho é bem desenhado, e possui um recurso de software que, por mais que a maioria dos usuários não goste de jogos, é um dos nichos do Galaxy S7 Edge.

Em comparação ao Galaxy S7, existem pouca diferenças, que basicamente seriam o tamanho da bateria, do aparelho e das bordas laterais. Mas, em relação à experiência de uso, o Galaxy S7 Edge é melhor para assistir vídeos e navegar entre as galerias de imagem. Além disso, usando recursos de acessórios como o Gear 360 e Gear VR, pensando daqui a dois anos, este dispositivo ainda vai proporcionar qualidade no seu uso.

Entre o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge, ficaria definitivamente o último

Se você me perguntar com qual smartphone ficaria, se com o Galaxy S7 ou com o Galaxy S7 Edge, minha resposta seria definitivamente com o último. Além de trazer todos os recursos do carro-chefe da Samsung, traz funções extras e possui uma tela um pouco maior. A diferença de preço entre os dispositivos é de 500 reais, e isso, com certeza me faria optar pelo S7 Edge.

E você, o que achou o Galaxy S7 Edge? A Samsung acertou em trazer recursos removidos da versão anterior?

Samsung Galaxy S7 Edge – Onde comprar

Já é possível adquirir o Samsung Galaxy S7 Edge no varejo nacional. Abaixo, você encontra onde comprar o Galaxy S7 Edge em lojas online agora mesmo:

 

Ir para o comentário (530)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
530 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • RODRIGO BATISTA 20
    RODRIGO BATISTA 03/08/2019 Link para o comentário

    Saiu hj atualização de segurança do mês de julho para galaxy s7 e s7 edge ZTO


  • Bruno Rodrigues 1
    Bruno Rodrigues 14/11/2017 Link para o comentário

    Realmente é um ótimo smartphone, ótima construção, tela e desempenho. Mas peca em 32gb de armazenamento e qualidade de áudio, mesmo com fones de ouvido. É possível encontrar intermediários no mercado com maior armazenamento e áudio de alta resolução, como o Zenfone 3.


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 25/06/2017 Link para o comentário

    Fiquei 1 ano e 15 dias com o GALAXY S7 flat até a chegada do GALAXY S8. A samsung me solicitou minha presença em uma de suas lojas para ver de perto o tão esperado S8 com tela infinita, acompanhei de perto um novo designer sem botão home e com leitor digital atrás, em fim, não me surpreendeu muito com apenas 10% mais rapido que o S7, mas quem já fez a compra fala que na
    Não chega aos 10% e sim entre 7 a 9 %, sendo assim optei em fazer sim um up, adquiri o GALAXY S7 EDGE.
    É similar ao S7 flat? Não muito mais surpreedente, com 4" a mais uma bateria show de mais 3.600 mAh, tive uma senssação de levesa, e resolvi esperar pelo S9.
    Estou na linha S desde o lendário S2, adiquiri esses demais S3, S4, S5, S7 e agora S7 EDGE e posso dizer que avanço em.


  • 5
    Luís Antonio Rojas vega 31/05/2017 Link para o comentário

    Tô feliz acabe de adquirir ele .


  • 5
    Luã Phillip Nogueira de Bessa 22/05/2017 Link para o comentário

    Eles bem q podiam atualizar o review. Lançou o lindo Galaxy S7 Edge Black Piano com 128Gb internos. Uma obra-prima. É o mais lindo que já vi.


  • Roger S. 32
    Roger S. 30/01/2017 Link para o comentário

    Meu sonho de consumo esse ano. Difícil é achar película pra uma tela dessas...


    • Muraque O. 37
      Muraque O. 25/06/2017 Link para o comentário

      Pelicula em gel!!!


  • 5
    Rodrigo 10/11/2016 Link para o comentário

    essa cor do note 7 é top, só perder pro S7 edge injustice edition, esse é o mais cabuloso. sem mais


  • 5
    Rodrigo 10/11/2016 Link para o comentário

    a cor do note 7 que eu queria, triste


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 03/11/2016 Link para o comentário

    Sacanagem essa cor é top e só foi lançada agora. E quem ja comprou? Sacanagem mesmo.


  • 76
    Conta desativada 02/11/2016 Link para o comentário

    Minha opinião sobre o S7 Edge depois de comprá-lo: é de longe, mas de longe mesmo, o melhor smartphone que eu já tive. Eu sou hard user e ele é muito mais do que eu preciso. Resumindo, estou contente pra c* com o aparelho. Na escala de 1 a 10, é 11.

    Alex HenriqueRudolf DonaldConta desativadaConta desativada


    • 82
      Conta desativada 02/11/2016 Link para o comentário

      Empolgado hein Steven rs
      Eu estou mais é frustrado, apesar de o S7 ser um excelente aparelho, queria por as mãos no Note 7...

      Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 02/11/2016 Link para o comentário

        Calma que o Note 8 vem aí e eu já estou esperando para comprar.

        Conta desativada


  • Pedro Marcello 23
    Pedro Marcello 01/11/2016 Link para o comentário

    Pra mim o Galaxy S7 edge / S7 flat são lindos , hardwares de boa , câmeras de qualidade fantástica porém seu preço desanima , a Samsung vem melhorando até o galaxy s7 ( antes do fiasco Note 7) além de que trás inovaçoes atraentes para o consumidor e até mesmo a junção do Galaxy S5 e Galaxy S6 flat/edge ( me refiro ao galaxy S7 por obter design e alguns outros aspectos dos antigos flagships da fabricante),deu uma renovada na Samsung ,espero que o S8 seje lançado em um preço mais enconta e que chegue com tudo para que o erro do Note 7 tenha apenas servido como aprendizado...

    Lucas Bolseiro T.Conta desativada


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 01/11/2016 Link para o comentário

    Qual o problema da Samsung em lançar todas as cores ao mesmo tempo?
    A pessoa compra o celular de uma cor e depois de meses a fabricante lança outra cor que a pessoa gosta. Pode ser frustante para quem compra.

    Alex HenriqueRodrigojefferson estevesConta desativada


    • 76
      Conta desativada 02/11/2016 Link para o comentário

      Eu fiquei muito tempo procurando o preto que estava esgotado. Quando resolvi que iria comprar qualquer cor que tivesse na loja, escutei a vendedora perguntando: "só tem o preto, pode ser?". Concordo que eles deveriam lançar todos de uma vez, mas isso parece ideia que veio depois de um tempo. Alguém falou que o azul ficaria legal e eles abraçaram a ideia.

      Lucas Goulart F.


      • Lucas Goulart F. 46
        Lucas Goulart F. 02/11/2016 Link para o comentário

        Poderiam pensar um pouco mais rápido.

        Conta desativada


    • 2
      Lucas Santos 02/11/2016 Link para o comentário

      Mas esse azul coral é a cor oficial do note 7, já que não foi lançado, a Samsung optou por colocar a cor no S7.

      Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 01/11/2016 Link para o comentário

    O dispositivo é bem interessante e bonito, porém é bem frágil, principalmente essas bordas arrendondadas, que é fácil de trincar e para trocar a tela, é dinheiro de comprar um novo.

    Lucas Goulart F.Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 02/11/2016 Link para o comentário

      Tem toda razão. Eu coloquei uma capa super reforçada no meu. Ficou grande e pesado, mas não me importo. Não quero arriscar porque ele é muito leve e fácil de cair da mão.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.