O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
12 Compartilhado 112 Comentários

O root está com os dias contados?

Ando constatando uma coisa nos últimos meses: Android após Android, está cada vez mais difícil conseguir acesso root nos smartphones. Isso porque as fabricantes vêm adicionando funções tão úteis nos aparelhos que, em alguns casos, ele é desnecessário. Logo, faço a pergunta: o processo de root está com os dias contados?

O root é cada vez menos necessário. Por que?

Quero começar o texto dizendo que sou um dos maiores aficcionados pelo mundo do root; e dos três aparelhos que tenho hoje (HTC One, LG G2 e Xperia Z2), dois deles estão devidamente rooteados. Apenas o Z2 escapou. Por enquanto. 

O telefone da Sony só escapou porque ele traz tudo o que eu preciso até o momento. E isso me fez pensar que o mundo do root está destinado a desaparecer. Claro, isso não vai acontecer no mês que vem ou daqui um ano. Mas, talvez, daqui a cinco anos. Seria uma verdadeira lástima, considerando que é justamente o root que abriu vários caminhos para o Android evoluir. 

androidpit nexus 5 bootloader 1
Rootear está se convertendo em algo cada vez menos necessário. / © ANDROIDPIT

Tão inspirador é este mundo com suas ROM´s, seus módulos e seus aplicativos especializados, que muitos fabricantes buscaram formas de incorporar essas características a seus softwares de fábrica. E isso faz com que o usuário rooteie cada vez menos seu smartphone. E, paradoxalmente, é essa evolução das fabricantes (que beneficia muito os usuários, que fique claro) que está matando o root lentamente. 

Android coloca cada vez mais dificuldades para rootear nossos smartphones

Ainda que isso não seja exatamente uma surpresa, está cada vez mais difícil rotear um smartphone Android. Isso não faz com que o Google seja o vilão, que quer apenas submeter sua vontade a todos.  A única coisa que a empresa quer é blindar cada vez mais o seu sistema frente aos ataques de crackers, principalmente agora, com a chegada do Android Pay

Quando conseguimos acesso root ao nosso smartphone, deixamos o telefone bastante vulnerável, mas, claro, isso depende também de como usamos essa vantagem e se esse sacrifício compensa ou não. Talvez o usuário queira rootear seu aparelho para, justamente, deixá-lo mais seguro. Ou apenas desinstalar o bloatware que muitos fabricantes nos empurram goela abaixo.  

O root faz com o Android seja aperfeiçoado. E, ironicamente, é isso que está causando seu fim

Seja qual for o motivo, devemos ser conscientes de que, momentaneamente, estamos expondo nossos dados a alguém com más intenções e muito conhecimento técnico. E é por isso que o Android fica cada vez mais forte contra o root. Para evitar a exposição desnecessária. 

Mas ainda há esperança

Antes da chegada do Android Pay, a solução para os amantes dos flashes indiscriminados é o Systemless root, que te dá o que quiser, sem tirar o sistema de pagamento do Android. Sim, talvez você tenha que sacrificar algo com este novo método de root, mas ele está em evolução e tenho certeza que os desenvolvedores farão com que o sistema de estabilize.

Se não fosse pelos desenvolvedores que se especializaram em ROM´s e aplicações root, o Android ainda estaria bastante engessado. E é muito possível que eles ainda consigam fazer algo capaz de atrair de volta os usuários (novos e veteranos) para realizar o processo de rootear seu smartphone. 

meilleures applications android root xposed images 00
A infinidade de módulos já é motivo suficiente para rootearmos nosso smartphone / © ANDROIDPIT

E isso fará com que as fabricantes voltem a ficar atentas para otimizar seu novo software e adicionar as melhorias necessárias; de forma que, de novo, os desenvolvedores desafiem a si mesmos a seguir inovando. É um looping infinito benéfico para todos.  

E você acha que o root está a caminho da extinção? Ou estou exagerando em minhas previsões?

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • FUNKY DESEMPREGADO C. 8/abr/2016

    android sem root não é android

  • Leandro Marques 9/abr/2016

    Não é impossível viver sem root, mas você sempre vai "esbarrar" em algo que vai te fazer precisar dele....

  • Léo Walk 9/abr/2016

    Graças ao Root, eu dei um novo fôlego ao velho Galaxy Pocket que tinha aqui na gaveta do meu quarto. Pra evitar assaltos quando saiu a noite na cidade, resolvi recauchutar esse pequeno smartphone pra coisas básicas como Facebook, WhatsApp, YouTube, Emails.etc. E deixo pra usar o titular durante o dia mesmo. Santo Root...rsrsrsr...

  • Tairo P. 9/abr/2016

    O ideal seria que o próprio Android passasse a trazer uma opção de ativar o root. Assim como já faz a MIUI há muitos anos.

  • Deco Portella 9/abr/2016

    O root não vai morrer enquanto as fabricantes não atualizarem regulamente todos seus dispositivos por pelo menos 2 anos completos. Enquanto isso, mesmo quem não precisa de funções e modificações vai rootar pra ter a nova versão.

112 Comentários

Escreva um comentário:

  • No caso da motorola root é necessário para poder reiniciar o cel sem modo de segurança,mudar a fonte do aparelho e tbm fazer o led de notificação piscar em várias cores ele só não é necessário para Samsung, LG,asus e Sony


  • Root é desnecessário em 99,999% dos casos/pessoas, mas quem sabe da possibilidade o faz por algum motivo específico.
    Jailbreak nos iPhone sim, é imprescindível por vários motivos, mas o Android é naturalmente "liberal" para várias coisas e várias funções disponíveis sem precisar apelar.


    DETALHE IMPORTANTE: há muito apps hoje em dia que não executam caso o aparelho tenha sido "rooteado", exemplo são alguns sobre internet banking, Telecine Play e outros que não me lembro.


    • é por isso mesmo que or root está importante: os bancos e empresas queriam controlar tudo. O root devolve o poder á gente. Si meo banco fizeste isso, não mas seria meo banco.


  • Root hj....Root amanha...Root para sempre ! ha ha


  • Necessário por si só, para a grande maioria dos usuários, o root nunca foi. O sistema sempre funcionou perfeitamente bem, sem ele.

    Ao invés de "necessário" ele é e sempre será uma ferramenta *útil* para uma parcela menor desses usuários.


  • Root teria de ser possível em qualquer Android


    • O problema não é exatamente o root requerido pelo usuário, mas sim o fato de que a mesma brecha que o permite pode ser usada por aplicativos maliciosos obterem silenciosamente direitos de root e usar isso para ultrapassar as proteções normais do sistema.

      A única forma de lidar com o problema é apenas o permitir através de um processo mais burocrático e/ou até difícil, que exija mais de uma interação física com o aparelho (ou até o fluxo maluco de antigos aparelhos HTC, no qual vc precisa pedir um código de desbloqueio em um site).

      Isso aporrinha bastante os usuários que querem fazer o root, mas é o único jeito decente de proteger os usuários que não sabem ou não querem fazer.


  • Ninguém é obrigado a engolir o bloatware das fabricantes ou interfaces com recursos inúteis. Se eu gasto $2000 em um telefone, não vou usar só para whatsapp e jogos, muito menos com os seus 674 apps de fábrica pesando tudo, mas sim para extrair o máximo que ele pode oferecer (AOSP, custom kernel, mods), mas isso, só com root.


    • Eles até deveriam vir sem o bloatware, em primeiro lugar. Vc não deveria ter de fazer root apenas para resolver esse problema. Pleiteie isso com o seu fabricante.


    • Se você tem grana ( que não seja parcelado em 10x ou 24x

      Então meu querido, compre de fora com o sistema de fabrica sem esses MONTE de apps de sua operadora, e ou loja especifica ;D

      Se não, então não chore MAS ... deixa pra lá ... é normal de brasileiro chorar mesmo ....


  • Se houvesse forma de fazer sem root as muitas [boas] coisas que so se faz com root... Por exemplo,
    há programas que só funcionam no cartão SD com root. Se root, só na memória principal.
    Recuperar as senhas de wifi armazenadas no telefone, por ex, só com root.


    • O lance dos cartões foi resolvido nas novas versões do Android. Agora vc pode optar por formatar um cartão SD como meio de transferir arquivos (e formata com FAT) ou como extensão do armazenamento interno (e formata com EXT).

      No segundo caso, o app funciona no cartão como se ele estivesse no armazenamento interno, sem crise. Nenhum root necessário.

      (já recuperar SENHAS de rede no dispositivo não deveria ser permitido nem com root, e certamente não é algo seguro de se permitir fazer)

      Acho que esse é um exemplo do que o artigo quis dizer, as razões para fazer o root estão cada vez menos numerosas.


  • Fazia root quando usava Samsung, pois precisava desativar aquele monte de lixo que a Samsung empurra para seus clientes. Após conhecer a linha Moto, nunca mais sequer cogitei fazer root nos meus aparelhos.


  • Não uso deste meu Galaxy Nexus! Hoje com o Nexus 6 não senti necessidade ainda =)


  • Android = root :)


  • Já usei bastante root e custom roms nos meus smartphones anteriores, mas não pretendo usar nunca mais. É algo instável, as ROMS tem bugs, com root o app do banco que eu faço pagamento via NFC fica bloqueado por falta de segurança, módulos do Xposed que travava, ou fazia dar uns bugs loucos e a duração da bateria ia pro espaço (eram módulos confiáveis, mesmo usando Greenify).


  • Usava root no meu LG L1, depois no meu MOTO G2, mas agora que comprei um MOTO X2, não vejo necessidade de fazer root, pra mim ele é ótimo sem root, atende todas minhas necessidades


  • Nenhuma fabricante vai dar a liberdade ao usuário que o Xposed oferece. Fora a infinidade de Apps e funções que se pode fazer com um aparelho rooteado, não tem limites! Todos os aparelhos que eu tive fiz Root, o grande problema do Root é que as fabricantes não dão garantia para aparelhos rooteados!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi