O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

14 Compartilhado 53 Comentários

Será que o Sailfish OS pode ameaçar o duopólio Android/iOS?

Durante o MWC 2017, o CEO da Jolla, Sami Pienimäki, confirmou uma parceria com a Sony. Assim, 2017 será o ano para a empresa colocar o sistema operacional Sailfish como competidor direto do Android e do iOS, especialmente em regiões como a China e a América Latina. Os frutos deste trabalho já estão prontos para ser colhidos agora que temos a confirmação da primeira parceria.

Em alguns países, a Jolla não ficou muito conhecida e não teve muito sucesso. Mas isso não é importante neste momento. Na Finlândia, sua terra natal, a empresa está desenvolvendo a parte de software deste novo projecto. A parceria de longo prazo, apresentada sob o título "Sailfish China Consortiums", possui um plano de cinco anos e deve garantir o financiamento da empresa por este período.

Jolla afirma fornecer o primeiro sistema operacional regionalmente restrito

A Jolla está atualmente vendendo uma plataforma de software que, à primeira vista, é muito semelhante ao Android. O plano é aproveitar a limitação dos sistemas da Google e da Apple. Ambos os sistemas operacionais, Android e iOS, podem ser seguros, mas dão aos desenvolvedores pouca (ou nenhuma) capacidade de ter influência sobre ele. As duas companhias também não fornecem qualquer visualização sobre o que está acontecendo nos níveis mais profundos do sistema.

Opinion by Eric Ferrari-Herrmann
O Sailfish OS pode ser capaz de quebrar o atual duopólio da Google e da Apple.
O que você acha?
50
50
676 participantes

A Jolla afirma fornecer o primeiro sistema operacional regionalmente restrito. Em outras palavras: todos os dados permanecem no país do comprador. No entanto, os clientes da Jolla, ou seja, fabricantes de dispositivos que querem usar o Sailfish OS, devem desenvolver as próprias alterações do kernel deste sistema operacional. É um projeto Open Source no qual aplicativos usados em dispositivos rodando Sailfish OS na Rússia, também devem trabalhar em dispositivos rodando com o Sailfish OS no Brasil.

AndroidPIT xperia x sailfish os 124639
O Xperia X rodando o Sailfish OS / © AndroidPIT

Falando em aplicativos, a Jolla continuará com seu ecossistema no qual apps Android e arquivos APK podem ser instalados e executados, contudo, alguns clientes podem optar por não usar esse ecossistema em suas versões do Sailfish OS.

Ainda não está claro se o sistema operacional Sailfish pode contribuir com algo que vale a pena para o mercado de smartphones. Um exemplo disso é o fato de termos a remoção do apoio a APKs na Rússia, isso nos mostram que a Jolla ainda não escolheu uma posição. Dispositivos rodando com o Sailfish ainda são neutros e seu ecossistema está longe da versão final. Isto também é evidenciado pela falta de interoperabilidade entre dispositivos.

AndroidPIT xperia x sailfish os 124924
LG Urbane rodando com o Sailfish OS  / © AndroidPIT

Embora a Jolla prometa entregar um sistema que pode ser usado desde a sua TV, smartphone, smartwatch e, no futuro, outros dispositivos, o cliente ou o fabricante do dispositivo em si devem ser responsáveis por sincronizá-los. Vamos ter que ver se essa questão pode ser deixada nas mãos de uma empresa terceirizada. Se esta nova abordagem funcionar, no entanto, o Sailfish OS pode ser capaz de quebrar o atual duopólio da Google e da Apple.

Você acha que o Sailfish OS poderia competir com o Android?

14 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vinicius Guerra há 8 meses

    Quando surgiu o Windows Mobile, eu fui até um entusiasta do sistema, cheguei a comprar o Lumia 730, antes dei um Lumia 630 de presente. Mas aí fui vendo que a própria Microsoft não ajudou a desenvolver o sistema juntamente com os desenvolvedores, ai, se tornou um sistema vazio, embora o sistema tivesse até um bom acerto. E também como sempre gostei da Nokia como empresa mobile, acreditei nesse projeto. Hoje é difícil encontrar alguém usando Lumia por ai, a não ser Fóruns exclusivos sobre o sistema.

    Com relação a Sailfish, também tenho a mesma impressão, é muito difícil mudar algo já consagrado, a não ser que traga novidades, que seja revolucionário, mas de um modo geral, as pessoas não mudam de sistema como trocam de camisa, vira algo como já estabelecido. '' Para que mudar, se o sistema atual ou serviço me atende? ''.

    O Android mesmo, é conhecido mundialmente, até nas lojas que vendem aparelhos, quantas vezes já cansei de ver várias pessoas perguntando ao vendedor, se o sistema era aquele do robô verde? Quando um produto, sistema, vira algo consagrado, assim como Coca-Cola, é chover no molhado, quem gosta, continua consumindo, dificilmente muda de produto, a não ser que a pessoa queira algo diferente, mas mudar algo já estabelecido como sucesso, vira a grande receita. Ai cabe a empresa, no caso do Google e da Apple, continuar aprimorando os seus produtos. O cliente exigente, ele quer sempre mais, já o cliente comum, é mais maleável, embora tenha também as suas exigências.

  • Deivis Schuman há 8 meses

    Se o Windows Phone que é de uma gigante, não "vingou", esse tal ai não boto fé mesmo!

  • José Luís Silva há 8 meses

    Não é somente lançar uma nova plataforma, e pronto, já é uma concorrente das demais; tem que vê a aceitação do público, a interface, pontos positivos e negativos.

  • Bill Machinne há 8 meses

    Sem chance.
    O Android está se fortalecendo a cada dia, ela já está quase passando o Windows nos desktops

  • Jofran Martins há 8 meses

    Como os desenvolvedores de aplicativos são uns mercenários, e os usuários são uns cabeças duras, esses novos SO´s que por ventura venham a surgir vão todos morrer na praia, assim como o sistema da Microsoft.
    É uma triste realidade.

53 Comentários

Escreva um comentário:

  • Seria ótimo se surgisse uma terceira força no cenário mobile. Entre TIZEN e Sailfish, prefiro o sistema da Jolla. Mas será que eles tem força pra encarar a empreitada? A Sony não anda lá muito bem das pernas, seria melhor se tivessem fechado parceria com alguma grande chinesa.


  • A Mozilla tentou, tentou, e nem sequer encostou. Não creio que ocorra agora.


  • ninguém derruba o monopólio do IOS é do robozinho, Samsung até sonha, mas ia perder uma gama de clientes mundo afora apaixonados pelo Android personalizado com touchwiz.


  • Parei de ler ainda no primeiro parágrafo, quando li que, firmando parceria com a Sony, o SO ficará em pé de igualdade com Android e iOS...
    Sr. redator, se o Sailfish quer tentar algo contra Android e iOS, tem que chegar junto de fabricantes que tenham vendas significativas de smartphones! Tipo Motorola ou Samsung!


  • o android não tem futuro o futuro é windows 10, sem puxa sartinha para nem dos lados.


  • Quem sabe um dia


  • Quando o symbian dominava 90% do mercado, qualquer um pensava ser impossível haver outro O.S. que pudesse dominar em seu lugar, nenhum império dura pra sempre.
    Eu tenho um JollaC, é excelente!


  • piada do ano.


  • Eu achei tudo muito atraente: interface totalmente harmoniosa e diferenciada, uma maneira excelente como você interage com o software, combinada com a fluidez do mesmo... Acredito que se a Jolla tornar o Sailfish popular um dia, não penso duas vezes em utilizá-lo como plataforma padrão. Pra mim, será uma ótima alternativa para substituir sistemas medíocres que "mantém o usuário em um cativeiro" na experiência de uso, como o Android em si, além de se tornar uma opção interessante ante iOS e Windows Phone, e até mesmo o Tizen, da SAMSUNG.

    Acho que o mundo tecnológico precisa de algo totalmente inovador para causar um "choque de impressões" nos usuários, e acredito que se a Jolla compilar o Sailfish da maneira certa, realmente irá causar esse choque.


  • No começo sempre é mais difícil, mas nada é impossível. Será bem vindo um novo sistema, assim teremos mais liberdade sobre qual utilizar. Smartphone deveria ser igual a PC, livre pra suportar qualquer sistema e não respectivamente aquele ou aquele modificado. Show!


  • acho muito difícil superar


  • Acho que o sistema não pode ser subestimado, mas se o Windos Phone não vingou, acho difícil esse pegar.

    CAV


  • É esperar para ver.


  • Firefox, ubuntu OS(achei foda), windows phone, tizen( que foi apenas para os relogios, mas incialmente era a ideia da samsung era migrar a porra toda) e outros muitos tentaram, gosto do android, mas acredito que esse SOs só irao vingar mesmo quando oferecerem a opção de instalar em aparelhos que já possuem android(como a microsoft disse que aconteceria com o SO deles, fiquei feliz por poder fazer no meu S4 na epoca, mas acabou que eram apenas ideias futuras que nao aconteceram). Gosto do android e gostaria que aumentasse mais as atualizações de todas as marcas e melhorassem no geral isso seria otimo ao inves de lotar o mercado de coisas que irão "revolucionar" por 2 semanas, a roda ja foi inventada, agora ela precisa de pessoas que melhorem ela.(nao estou dizendo que nao precisam de SO novos, ate pq a concorrencia é a melhor coisa pra nós, mas que eles venham quando ja se extraiu tudo que o SO tem pra oferecer e mesmo estando bom ainda tem mais pra oferecer e ser otimizado)


  • Adoro o Windows. Já tive o Lumia 820, o 730 e o 930. O 930 ainda tenho. Celular com 3 anos e roda td liso, fluido igual quando comprei e atualizado! Se fosse um android já estaria bugado. Na verdade, não acredito que exista algum android que rode liso. Eu já tive S2, Note2, S5, Moto G2, Redmi2 Pro, Moto Z e Zuk Z2. O Moto z dá leg direto. Carisma é algo que não dá pra entender. Veja o Facebook. Sempre teve problema e todo mundo adora. Vai entender né.. O Windows não caiu nas graças


  • Para um novo SO vingar
    ele tem que reinventar.
    se for pra ser um SO "parecido" com o ANDROID/IOS
    o mercado não vai migrar
    não faz sentido


  • Seria bom se quebrasse esse duopólio! Acredito que o WP só não foi capaz porque a MS fez muita cagada!


  • Se o Windows Phone que é de uma gigante, não "vingou", esse tal ai não boto fé mesmo!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações