O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 7 Compartilhado 60 Comentários

Review do Samsung DeX: bom, porém caro!

Um smartphone capaz de ser usado como PC é o sonho de muitas pessoas. Mas isso seria realmente possível? A Samsung aposta nisso com a estação DeX. Para provar se a fabricante sul-coreana foi bem sucedida na tarefa de substituir o computador pelo smartphone, usei o Samsung DeX por um dia inteiro fazendo as vezes de celular e PC. O resultado deste teste você confere agora.

Samsung DeX: preço e disponibilidade

O Samsung DeX foi anunciado como um acessório para os Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus. A estação está disponível no varejo nacional a partir do dia 12 de maio, por R$ 649,00.

Samsung DeX: instalação

A instalação do Samsung DeX é simples: com um cabo HDMI conectamos um monitor, TV ou projetor. O mouse e o teclado estão conectados via USB de alimentação ou USB sem fio. Através de uma conexão USB Type-C, é possível conectar o Galaxy S8 ou o Galaxy S8+ à estação. Aguarde a tela ser passada para o monitor, e pronto, o DeX estará conectado. 

Caso você não ligue à estação um monitor ou projetor, o Galaxy S8 vai utilizá-la como um simples carregador e você poderá usar o aparelho normalmente. Algo que chamou minha atenção é que a resolução máxima da tela está limitada à Full HD.

AndroidPIT samsung dex dock 4098
O DeX também pode ser usado como uma estação de carregamento / © AndroidPIT

A tela do smartphone fica preta e permanece desligada enquanto o DeX estiver em execução. Quando o botão de energia é pressionado enquanto o smartphone estiver configurado no modo PC, a tela do telefone não é ativada, apenas desligaremos o monitor conectado à estação. Depois de remover o Galaxy S8 da estação, ainda demora um tempo até que o aparelho reaja novamente. 

Samsung DeX: desktop, navegador e apps

O ambiente de trabalho é muito familiar e é quase igual ao do Windows. A barra de controle mostrada na parte inferior inclui, da esquerda para a direita, os botões do menu principal do Android, os aplicativos abertos recentemente, as notificações, a hora e o calendário. Novas notificações aparecem brevemente no canto inferior direito e podem ser consultadas novamente mais tarde. Como no Windows, o calendário e o relógio também podem ser abertos clicando nos botões dedicados. 

Minha principal ferramenta é o navegador. Em vez do navegador da Samsung, utilizei o Chrome para este teste. Na verdade, tudo o que é realmente importante pode ser feito sem problemas, desde a pesquisa para escrever um artigo, até editá-lo usando o sistema de gerenciamento de conteúdo do AndroidPIT. Algo que deve ser dito é que, apesar de estar no modo PC, alguns sites detectaram o Galaxy S8 + DeX como um smartphone, outros mostram a versão otimizada para PC. Sinceramente, não tive nenhum problema usando o Chrome no DeX, embora a rolagem das páginas não seja tão suave como de costume. 

AndroidPIT samsung dex dock 4094
Se você utilizar periféricos conectados via cabo, uma pequena confusão será criada / © AndroidPIT

A princípio, todos os aplicativos do Android executados no Galaxy S8 podem rodar no DeX. Porém, nem todos foram ajustados à tela grande. Por exemplo, as configurações do sistema, o ES File Explorer ou o Riptide GP não abriram no modo de janela. Não é algo sério, mas chama a atenção. O interessante é que a Samsung afirma que o ES File Explorer (bem como outros aplicativos) é um serviço otimizada para para uso em conjunto com o DeX. No entanto, este não é o caso.

Algo prático são os atalhos de teclado que já são conhecidos do PC, tais como o Ctrl-C e o Ctrl-V para copiar e colar, ou Alt-Tab para alternar entre aplicativos em execução, o que torna a jornada de trabalho suficientemente mais confortável do que o esperado.

Quando se remove o Galaxy S8 da estação DeX, o smartphone exibirá uma mensagem de aviso sobre o fechamento dos aplicativos em execução, bem como a perda do conteúdo que não havia sido salvo. Nos meus testes com o DeX, todas as aplicações ainda estavam abertas quando voltava à ligar o Galaxy S8 à doca, mesmo depois de 24 horas. Mas não confie nisso, pois muitos aplicativos são reiniciados e não existe o salvamento automático de arquivos.

Samsung DeX: emails, mensagens e telefone

O aplicativo do Gmail em tela cheia se revelou muito útil no DeX durante os meus testes. Todos os programas de mensagens funcionaram bem através de DeX. WhatsApp, Threema, Telegram, Skype ou Facebook Messenger, tudo rodou sem o menor problema. Mesmo o bom e velho SMS chega sem problemas à tela grande.

O que é absurdo é o que acontece quando realizamos uma ligação: só se pode responder a uma chamada quando o Galaxy S8 estiver emparelhado com um fone de ouvido Bluetooth. Isso é algo que a Microsoft já resolveu com o Continuum, pois neste caso o smartphone permanece ativo o tempo todo e pode ser usado para fazer chamadas de telefone ou até mesmo simular teclado e mouse. 

Se retirarmos o Galaxy S8 da estação para atender a uma chamada, corremos o risco de, em primeiro lugar, perder o conteúdo dos aplicativos que não ainda não foram salvos e, em segundo lugar, também perder a chamada, pois o celular deve leva um tempo para mudar do modo PC para smartphone.

Samsung DeX: Microsoft Office

O Galaxy S8 vem com os seguintes aplicativos do Office: Excel, PowerPoint e Word. A interface destes está bem adaptada para a tela grande. Aqui, a Microsoft tem uma certa vantagem por causa do Continuum, que, em princípio, funciona da mesma maneira que o Samsung DeX. 

No entanto, isso também traz desvantagem: os aplicativos do Office só podem ser usado em tela cheia no DeX se o usuário tiver uma assinatura paga para o Office 365. Isso é informado ao usuário durante a inicialização. Quem não é um cliente do Office poderá simplesmente ler os documentos, mas não editá-los ou salvá-los. 

AndroidPIT samsung dex dock 4075
No caso do Office 365, você tem que pagar se quiser usá-los em tela cheia / © AndroidPIT

Isso ocorre por que a Microsoft decidiu, há alguns anos, que os aplicativos do Office seriam gratuitos apenas em dispositivos com telas menores do que 10,1 polegadas. Com a criação de soluções como o Continuum ou o DeX isso não mudou, e a Microsoft vai obrigá-lo a pagar para usar tais aplicativos em telas maiores. Do ponto de vista comercial, isso é, claro, compreensível, embora os usuário não gostem muito.

Como alternativa, no entanto, temos os serviços equivalentes disponíveis através do Google Drive, ou seja, Docs, apresentações e planilhas. A princípio, estes também trabalham com o DeX e o Galaxy S8, embora tenha vivenciado alguns problemas para uso dos mesmos em tela cheia durante meus testes.

Somada a isso, os aplicativos do Google, no caso de documentos maiores, especialmente tabelas, carreguem de forma lenta. De qualquer forma, usando os aplicativos da Microsoft ou os do Google, você não terá uma experiência de edição de documentos tão boa quanto usando um PC convencional. 

Samsung DeX: performance

O desempenho global do Samsung Galaxy S8 também é bom em combinação com DeX. No entanto, as aplicações abrem de forma um pouco mais lenta do que o normal e não são tão fluidas, embora conseguissem oferecer ainda um bom desempenho no final das contas. Os jogos também são bem executados pelo DeX e, geralmente, podem ser gerenciados com o teclado sem problemas (caso o desenvolvedor tenha adaptado o jogo para tanto). Porém, nem todos os games possam ser jogados na íntegra no modo de tela cheia.

AndroidPIT samsung dex dock 4091
A ventilação da estação funciona muito bem / © AndroidPIT

Uma pequena surpresa: o Samsung Galaxy S8+ não aqueceu muito durante este teste. É verdade que o resfriamento ativo da estação permanece ligado, mas dificilmente se ouve o ventilador. Aparentemente, a Samsung encontrou uma boa solução para equilibrar desempenho, dissipação de calor e a refrigeração dos tubos de aquecimento do smartphone, das superfícies de vidro e do resfriamento da doca.

Samsung DeX: conclusão

No final, não cheguei a trabalhar um dia inteiro com a Samsung DeX, mas apenas algumas horas. O desempenho não foi precisamente o problema, mas sim uma série de pequenas coisas: não é possível receber chamadas sem um fone de ouvido, não pude utilizar de fato os programas do Office, me fez muita falta de um programa de edição de imagem, e o risco de perder o conteúdo por remover o smartphone da doca acabaram por ser demais para mim.

No entanto, o Galaxy S8+ não deixou impressão negativa nos meu teste conjunto com a estação DeX. Tanto é que, usar este acessório ocasionalmente para ver fotos ou filmes em uma tela maior, ou mesmo jogar ocasional, é muito bom. 

Entretanto, o preço da doca é um pouco caro demais. Pagar R$649,00 (mais o preço do Galaxy S8) é bastante, acima de tudo por que você não recebe sequer um cabo HDMI ou uma segunda fonte de alimentação, simplesmente a doca de plástico. Penso que por este preço, não haverão muitos interessados.

Você realmente precisa de soluções como o DeX ou o Continuum? Você pagaria este preço para ter o Samsung DeX?

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luiz de Sá há 5 meses

    Nem no mundo Android isso é mais novidade, em 2011 o Atrix da Motorola já vinha com uma proposta desse tipo, e antes do Android a Palm também já havia tentado algo similar.
    Essa idéia é boa, mas só para o mercado corporativo. Não é prático para um consumidor comum, porque não existe Dock pra se conectar em todos os lugares que se vá, e ter que ficar carregando acessórios (dock, monitor, teclado, e mouse) seria um incomodo!

  • Luiz de Sá há 5 meses

    Marcelo, essas adaptações podem ser boas para o mercado corporativo, não para um consumidor comum.

  • Marcelo Neri há 5 meses

    Exato Luiz! Mesmo assim é difícil a turma usar, pois trabalho em um grande banco e raramente alguém usa esses recursos por lá.

  • Luiz de Sá há 5 meses

    Pois é, Marcelo, você mesmo percebe que nem todo o mercado corporativo adere a essas implementações.
    Concordo com o comentário do Ricardo Garcia mais abaixo... Deveria haver um padrão de docks para que essas adaptações se tornassem populares, e não algo proprietário!

  • Andreu Vasconcelos há 5 meses

    Bela tentativa Samsung, mas duvido que isso irá vingar. Nunca um equipamento com Android irá chegar nem próximo de um PC em termos de produtividade. Android é só pra lazer msm, nesse ponto ele é imbatível.

60 Comentários

Escreva um comentário:

  • Acho válida a ideia. Imagina daki um tempo a Xiaomi lançar um compatível com todos os android's e com qualidade e liberdade superior ao disponível hj. Imagina só. O seu cel servindo para desbloquear esses dex e fazer sua assinatura virtuais, corporativas e bancárias?


  • Não sei se alguém pensou nisso também mas eu acho que a interface desse dock deveria ser adaptadas para se tornar o padrão nos tablets dá Samsung. A produtividade e utilidade de um tablet iria aumentar muito, considerando que poderíamos facilmente acoplar um teclado e mouse via bluetooth... Fora que a portabilidade séria show também.


  • Olá Pessoal!

    Uso um Lumia 950 XL e queria saber como funciona o Samsung Dex e encontrei esse Review, que é muito bom por sinal. Pela que eu li o Samsung Dex ainda está engantinhando assim como o Windows Continuum, mas o segundo te da mais opções como por exemplo, no meu Lumia 950XL eu não preciso da display dock para usar o continuum, basta eu conectar com a minha smart tv e tenho acesso a tudo sem nenhum fio via miracast e usar mouse e teclado bluetooth, e se precisar posso colocar hd externo com um adaptador para usb-c. posso fazer ligações ou usar a câmera no celular e usar outros aplicativos na tv sem esquentar, a menos que vc queira jogar um jogo pesado ai a história muda kkk
    Assim tbm como eu posso escolher entre usar o modo continuum ou fazer espelhamento da tela do aparelho, isso é muito bom principalmente para jogos que usam sensores, da pra usar o aparelho como um joystick, não é um Nintendo Swift mas também não está muito diferente.

    Isso são coisas que eu espero que esse aparelho tenha, pelo preço q é cobrado é muito caro mesmo. Meu sistema operacional não é o mais utilizado mas está se refinando muito rápido.

    A ideia que eu quero passar é que vcs usuários do Android e Sansung consigam passar esse feedback a elas, vcs só tem a ganhar com isso, mesmo com as limitações do sistema dá pra se fazer varias coisas, a ideia é realmente substituir o computadores, ser completos, e quanto mais fabricantes inovarem nisso mais barato fica (por conta da concorrência) e assim mais pessoas terão acesso.


  • Acredito que ainda não seja o recurso definitivo, mas é o primeiro sistema que funciona relativamente bem, claro que limitado, mas é uma tendência sem volta ! Uso cada vez menos meu notebook em casa e caso tivesse essa opção com certeza usaria quando fosse conveniente !


  • Eu espero que o preço caia drasticamente logo logo. Bem como apareçam Docks genéricas com a mesma qualidade.


  • É caro dependendo do perfil de usuário. Por R$649 você não compra um celular bom o suficiente pra fazer coisas mais pesadas e muito menos um notebook pra consumo de mídia e navegar na internet. De fato o DeX não vai muito além das tarefas simples, mas a ideia de carregar um notebook básico dentro do celular já vale seu preço. Pra produtividade ele cai como uma luva. Acho que vale o preço sim pelo o que ele oferece.


  • Essa base Samsung DeX é o mesmo carregador sem fio?


  • Bateu uma nostalgia ao ler essa matéria e lembrar lá de 2011 em que o Atrix tinha o lapdock como acessório que o transformava em um computador bem mais útil é fácil de usar do que o que a Samsung lançou em 2017 HAHAHAHHAHA.
    Saudades dessa época em que a Motorola era foda é ainda mandava no jogo....


  • A grande questão desses Smartphones/PCs não é nem o desempenho, ou compatibilidade, mas sim a utilidade. Será que as pessoas querem isso? Precisam disso? Ha espaço no dia a dia das pessoas para essa tecnologia? Eu acho que não. Isso parece mais uma daquelas tecnologias que volta e meia a indústria quer empurrar goela abaixo dos consumidores, mas é de pronto recusado.


  • Cara, fui numa loja da Samsung para ver como o S8 é... O maior erro que cometi. Usar o aparelho é uma maravilha. Já estou buscando formas de vender o meu S7 Edge e adquirir o S8.


  • Bela tentativa Samsung, mas duvido que isso irá vingar. Nunca um equipamento com Android irá chegar nem próximo de um PC em termos de produtividade. Android é só pra lazer msm, nesse ponto ele é imbatível.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi