O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

25 Compartilhado 40 Comentários

Review do Samsung Galaxy Alpha: belo aparelho com pequenas falhas

O Samsung Galaxy Alpha é, até o momento, o smartphone Android mais bonito da Samsung. A moldura de alumínio foi uma ótima escolha, mas será que o aparelho também se mostra bem-sucedido no uso prático? Veja a resposta no nosso teste.

Avaliação

Prós

  • Design e acabamento
  • Performance

Contras

  • Bateria fraca
  • Ausência de entrada para microSD

Samsung Galaxy Alpha – Desenho & Qualidade de Construção

Parece exagero mencionar um detalhe de design - a moldura de alumínio - como um dos destaques do Alpha, mas nunca é demais repetir: tanto para o tato quanto no visual, o Galaxy Alpha é o mais bem-sucedido smartphone Android da Samsung. Ele é fino, leve e tem uma aparência nobre. Suas dimensões são adequadas para a diagonal da tela, e não há desperdício de espaço. Com isso, o Alpha é ideal para ser usado com apenas uma mão.

Samsung Galaxy Alpha 14
O aproveitamento de tela no Alpha ainda é maior do que no S5. / © ANDROIDPIT

A parte traseira removível, como no Galaxy S5, é feita de plástico emborrachado, agradável ao toque. Na parte frontal encontramos o típico botão de início da Samsung abaixo do display, e ele conta com um escaner de impressão digital. Os botões de volume (na lateral esquerda) e o de energia (direita), igualmente com acabamento em alumínio, tem um ponto de pressão bem adequado.

Samsung Galaxy Alpha 2
A moldura de metal dá um visual fantástico ao aparelho. / © ANDROIDPIT

Na parte inferior encontra-se o alto-falante mono, um microfone e a entrada para microUSB. Na parte de cima estão outro microfone e a entrada para fones de ouvido. A nova moldura faz com que o aparelho “pare de pé”, possibilitando autorretratos com temporizador.

Samsung Galaxy Alpha 11
Na parte inferior estão o Micro UBS e o alto-falante mono. / © ANDROIDPIT
Samsung Galaxy Alpha 3
A parte traseira do Galaxy Alpha é de plástico emborrachado como no Galaxy S5. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Alpha – Tela

A tela do Galaxy Alpha mede 4,7 polegadas e tem uma resolução de 1.280 x 720 pixels. Com a densidade de pixels de 313 ppi, o Alpha está abaixo do padrão dos modelos de ponta atuais. Essa diferença também se nota na prática, a olho nu, principalmente se compararmos com as telas do Note 4 ou do Galaxy S5.

samsung galaxy alpha teaser
O Display do Galaxy Alpha é regular. / © ANDROIDPIT

A nitidez, contudo, é mais do que suficiente, e um efeito positivo da resolução menor é a economia de bateria. O brilho máximo também é menor do que de outros modelos Android de gama alta, e além disso podemos notar um leve tom amarelado na tela. A visibilidade em ângulos inclinados é muito boa, e o contraste é forte e agradável, como usual em displays de AMOLED.

Samsung Galaxy Alpha – Características Especiais

Como no Galaxy S5 e no Note 4, o Galaxy Alpha também conta com um escaner de impressão digital abaixo do botão de início. Além disso, o Alpha chega com um sensor de frequência cardíaca na parte traseira, com o qual se pode medir o pulso em conjuto com o aplicativo S Health.

Samsung Galaxy Alpha – Software

Samsung Galaxy Alpha Deutsch 3
O Software do Galaxy Alpha é idêntico ao do Galaxy S5. / © ANDROIDPIT

O Galaxy Alpha vem com a última versão do Android, o KitKat 4.4.4, com atualização praticamente certa para o Android L. A interface TouchWiz tem a mesma aparência e as mesmas funções da encontrada no Galaxy S5: o acelerador de download, o modo de baixo consumo de energia, a função de multijanelas, a caixa de ferramentas para o acesso rápido aos apps mais usados, etc. A tecnologia do escaner de impressão digital parece ainda não estar otimizada, e precisei de várias tentativas para desbloquear o aparelho.

Por fim, a Samsung também integrou seus serviços exclusivos ao Alpha: um navegador próprio, a plataforma de saúde S Health, o calendário S Planner e o Studio. Vários bloatwares podem ser desinstalados sem problema.

Samsung Galaxy Alpha – Performance

O Galaxy Alpha não é nenhum monstro de performance, mas para o uso cotidiano, ele cumpre sem problemas o seu trabalho. A navegação pelo menu, a tela de início e a gaveta de aplicativos são bastante fluidas. Os aplicativos são iniciados sem demora, e a passagem de um serviço a outro também é bem rápida.

Num teste com o jogo Asphalt 8: Airborne, acoteceram pequenos engasgos e atrasos, de resto não tenho outras críticas. Os resultados dos testes de benchmark AnTuTu comprovam o bom desempenho: com mais de 48.00 pontos, o Alpha joga na primeira divisão do Android.

Samsung Galaxy Alpha – Câmera

O Galaxy Alpha tem uma câmera com resolução máxima de 12 megapixels em formato 16:9. O software é idêntico ao do Galaxy S5, e o sensor também é o mesmo. Outros extras do carro-chefe da série S não podiam faltar ao primeiro Alpha, como a prévia HDR em tempo real. As fotos são tiradas rapidamente, sem atrasos de software.

Samsung Galaxy Alpha 9
A câmera do Galaxy Alpha faz boas fotos. / © ANDROIDPIT

Em meu teste, o Alpha fez boas fotos com o modo HDR, com bela luminosidade e contraste eficiente. Uma desvantagem são as poucas opções de configuração e a ausência de um modo automático. Além disso, o foco fica lento com pouco luminosidade. Apesar disso, para instantâneos e uso cotidiano, a câmera do Alpha é uma boa escolha.

galaxy alpha kamera foto 2
Uma foto à luz do dia com o Galaxy Alpha... / © ANDROIDPIT
galaxy alpha kamera foto 1
O mesmo motivo com o modo HDR do Galaxy Alpha. / © ANDROIDPIT
galaxy alpha kamera foto 3
A câmera tem um bom contraste... / © ANDROIDPIT
galaxy alpha kamera foto 4
... além de uma boa representação de cores. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Alpha – Bateria

Este é o calcanhar de Aquiles do Galaxy Alpha: uma bateria com menos de 2.000 mAh é inaceitável para um aparelho de gama alta. Apesar disso, seu desempenho revelou-se melhor do que o esperado. Durante um dia de trabalho, a bateria perdeu, em 8:30 horas, mais ou menos 70% de energia. A tela ficou acesa por 3:48 minutos, duas contas do Google eram sincronizadas em segundo plano, joguei algumas rodadas de Asphalt 8: Airborne, tirei fotos e realizei testes de benchmark, além de testar o navegador e o Google Maps.

samsung galaxy alpha review 6
A bateria parece grande, mas é de apenas 1860 mAh. / © ANDROIDPIT

Preço e disponibilidade

O Galaxy Alpha chegou ao varejo nacional pelo preço de R$ 2.199,00 (no Submarino). O dispositivo já aparece no site oficial da Samsung, mas sem informações sobre disponibilidade em lojas físicas ou preço sugerido.

Samsung Galaxy Alpha – Especificações Técnicas

Dimensões: 132,4 x 65,5 x 6,7 mm
Peso: 115 g
Tamanho da bateria: 1860 mAh
Tamanho da tela: 4,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1280 x 720 pixels (217 ppi)
Câmera frontal 12 megapixels
Câmera traseira 2,1 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4.4 - KitKat
Interface: TouchWiz
RAM: 2 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Samsung Exynos 5 Octa
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Galaxy Alpha é um bom smartphone, que dá pouca margem a críticas. Mesmo quem até agora não gostava de aparelhos da Samsung poderá mudar de ideia com o seu design bem-cuidado e a aparência nobre. No quesito software, o Alpha não fica nada a dever ao Galaxy S5, e a experiência é de carro-chefe. Suas desvantagens são a ausência de entrada para microSD (até agora o padrão para smartphones da Samsung), bem como a pequena capacidade da bateria, que poderia ser maior para um dispositivo dessa categoria. Quem não se importar com essas limitações terá no Galaxy Alpha um belo smartphone.

25 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Pedro Auter 5/set/2014

    o iPhone não precisa de hardware potente, pois como a Apple faz tanto o hardware quanto o software, ela consegue casar da melhor maneira possível para eles, fazendo que, mesmo tendo um hardware inferior do Note 4 ou GS5, consiga aguentar tarefas pesadas. O que eu acho errado, é querer comparar hardware de um, com o do outro, pois são empresas e sistemas operacionais totalmente diferentes. Não sou applelover, tenho Android e tenho aparelhos com iOS na minha casa e gosto dos dois :)

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações