O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhado 67 Comentários

Review do Samsung Galaxy J7 Prime: um intermediário promissor

Enfim, Galaxy J7 Prime. Este dispositivo me chamou muita atenção quando lançado, durante a semana da Black Friday 2016. Tive a oportunidade de testá-lo por um mês e, a seguir, você confere como foram os meus dias com o dispositivo, e se realmente minhas expectativas foram correspondidas. Afinal, esse é o intermediário com o melhor custo/benefício da Samsung?

Avaliação

Prós

  • Acabamento
  • Câmera
  • Performance

Contras

  • Tela sem cores vívidas
  • Falta o sensor de luminosidade
  • Bateria sem carregamento turbo

Samsung Galaxy J7 Prime – Data de lançamento e preço

O Galaxy J7 Prime foi lançado em dezembro de 2016 por R$1.499,00. O dispositivo está disponível no varejo nas cores preta, rosa e dourada. Ao final deste review, você encontrará algumas ofertas para o modelo em algumas lojas online.

Samsung Galaxy J7 Prime – Desenho & Qualidade de Construção

O visual do Galaxy J7 Prime chama bastante atenção. O botão físico de início, característico da série, está presente, e também funciona como sensor biométrico. Ao redor temos os botões capacitivos.

androidpit galaxy j7 prime review front side
Visual do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

O J7 Prime, apesar das características visuais tradicionais, traz consigo um design mais atualizado, que inclui o alto-falante no canto superior direito e o corpo feito em alumínio em processo unibody. Os modelos mais recentes da marca entregam algumas dessas características, como seu irmão Galaxy J7 Metal, e os novos Galaxy A.

galaxy j7 prime review back side
Parte traseira do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

Algo que me chamou atenção na construção do modelo foi a presença de dois slots, uma para o nano-SIM e outro para o segundo nano-SIM e também para o cartão microSD. Visivelmente, a Samsung se esforçou para trazer a opção dual-SIM sem limitações, como vemos em bandejas híbridas.

galaxy j7 prime slot sim review
Slots do microSD e cartões SIM / © AndroidPIT

De modo geral, o Galaxy J7 Prime tem linhas retas, corpo compacto, levando em conta o tamanho da sua tela e, como mencionei acima, acabamento em alumínio que passa uma boa sensação de resistência. O modelo enviado para testes é o dourado, que pessoalmente não me agrada, mas é uma cor bem interessante e que está mais para um tom bege claro.

O sensor traseiro da câmera não é proeminente em relação à parte traseira do J7 Prime. Os botões de volume e de energia estão posicionados nas laterais parte superiores do aparelho, mas em extremidades opostas. 

galaxy j7 prime detals review
Botão físico de início / © AndroidPIT

Com relação a parte frontal, o vidro recobre toda essa região do aparelho e conta ainda com as famosas bordas 2.5D, que basicamente unem o painel com as laterais. Ainda sobre a traseira, temos o logo da Samsung ao centro.

Samsung Galaxy J7 Prime – Tela

O Galaxy J7 Prime vem com um painel TFT LCD, que é uma raridade entre os atuais modelos da linha Galaxy, contando inclusive com os intermediários da própria série Galaxy J. A resolução do painel de 5,5 polegadas é a FullHD (401ppi), com cores equilibradas e não muito intensas, como aquelas que temos nos painéis AMOLED da marca. O contraste também é regular.

samsung galaxy j7 prime review apit
Tela FullHD do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

É um painel TFT de qualidade, as cores não são lavadas e o ângulo de visão não é muito limitado. A tecnologia Super PSL (Plane to Line Switching) tenta fazer um trabalho semelhante ao do IPS nesse sentido, aumentando a visibilidade da tela quando visualizada por diferentes ângulos.

Essa técnica muda a organização dos pixels e a forma como eles emitem luz por suas laterais, reforçando o ângulo de visualização sem perdas significativas nas tonalidades das colorações e no brilho. Isso de fato funciona bem, tornando a tela 'ok', mas não perfeita.

galaxy j7 prime screen tres review apit
Detalhes da tela do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

De modo geral, podemos comparar a tela do J7 Prime com a do Moto X Play, que conta com um painel parecido. A tela do J7 Prime sofre dos problemas convencionais de um painel LCD, como altos níveis de reflexos em ambientes com forte iluminação e brilho não muito alto.

Ainda com relação ao brilho, aqui vale uma ressalva: o aparelho não conta com sensor de iluminação. A ausência deste me fez falta em vários momentos, visto que o utilizo em meus aparelhos pessoais. Contudo, é possível se acostumar com essa ausência em poucos dias de uso.

Samsung Galaxy J7 Prime – Software

Saindo de fábrica com Android 6.0.1 Marshmallow, o Galaxy J7 Prime traz consigo uma versão bem interessante da TouchWiz. Completa e cheia de recursos, o software segue o padrão que a marca passou a adotar há cerca de dois anos, com poucos bloatwares pré-instalados (apps desnecessários de terceiros e da própria Samsung) e dando mais visibilidade a recursos de customização.

touch wiz galaxy j7 prime
Interface do usuário do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

Infelizmente, o modelo novo já está na fila de atualizações para o Nougat, que, por sinal, segue sem previsão para o mesmo. Segundo a Samsung, existem planos para atualizá-lo, mas não há nada definido até o momento.

galaxy j7 prime screen one
Interface TouchWiz do J7 Prime / © AndroidPIT

Samsung Galaxy J7 Prime – Performance

Temos um hardware que condiz com um modelo intermediário, e que dá conta de tarefas cotidianas sem o menor problema. O Galaxy J7 Prime é embalado pelo processador Exynos 7870 de oito núcleos a 1,6GHz, acompanhado da placa gráfica Mali-T830MP2, além de 3GB de memória RAM. Poucos modelos que custam até R$1.500,00 investiram nessa capacidade de RAM, o que é um ponto positivo para a Samsung aqui.

Pude acessar redes sociais, e-mails, mensageiros e jogar Asphalt 8 e Need For Speed. É claro que o processamento divide performance com a interface do usuário TouchWiz aqui, logo, precisei ficar de olho no multitarefa em alguns momentos, conforme o rendimento do sistema ficava mais baixo. Isso acontecia com mais frequência quando esses jogos mais pesados eram executados, mas, para tarefas intermediárias o J7 Prime traz ótimos resultados.

galaxy j7 prime screen two review
Botão de início funciona como sensor biométrico / © AndroidPIT

Do total oferecido no armazenamento, aproximadamente 23,9GB estão acessíveis ao usuário, o que eu considero um pouco baixo. Não é exatamente um problema, visto que essa capacidade pode ser mais do que suficiente para muitas pessoas, mas, o espaço consumido entre os serviços do sistema e a interface representam 25% do armazenamento geral. Felizmente, o usuário pode contar com o suporte para microSD até 256GB.

Temos no Galaxy J7 Prime um hardware que condiz com um modelo intermediário

Outra observação que devo fazer com relação ao hardware diz respeito ao sensor biométrico, que é incorporado ao botão de início. Embora seja um leito bom, funcional na maioria dos casos, o reconhecimento da impressão digital se mostrou um pouco lento em alguns momento. Não chega a incomodar, mas espero que a Samsung libere uma atualização que mude isso.

Confira a seguir o resultado do Galaxy J7 Prime nos principais testes de benchmarks do mercado:

  • GeekBench:
    • Multicore: 3.198 - Single-core: 672
  • Velammo:
    • Browser: 3.100 - Metal: 1.110 - Multicore: 1.658
  • AnTuTu: 4.5818

Samsung Galaxy J7 Prime – Áudio

Como mencionado na seção de design, o alto-falante do Galaxy J7 Prime está posicionado na parte superior direita do dispositivo, e se trata de um componente mono. O áudio é ligeiramente baixo, pouco pronunciado nos agudos e nos graves. A intenção de colocá-lo nessa posição me agradou bastante, pois seguro o celular na horizontal de forma com que meus dedos fiquem nas extremidades e na traseira, não na parte superior.

Se você costuma colocar o dedo indicador na parte superior do aparelho quando em modo horizontal, irá se incomodar um pouco nos primeiros dias de uso.

galaxy j7 prime speaker apit
Alto-falante mono do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

O áudio para chamadas é claro, tem bom redutor de ruídos e na caixa do aparelho temos um fone com microfone para chamadas, que podem ajudar ainda mais.

Samsung Galaxy J7 Prime – Câmera

A câmera traseira do Galaxy J7 Prime tem 13MP e lente com abertura f/1.9, enquanto a frontal vem com 8MP mantendo a mesma abertura. Ambos os sensores acompanham um flash de LED, que ajudam pouco quando fotos são capturadas em pouca luz, e também podem fazer alguma diferença nas selfies. Em todo caso, usem-os com moderação.

O software da câmera é bem completo, conta com modo automático, HDR, panorama, fotos sequenciais, modo noturno, modo embelezar rosto e até mesmo o modo Pro. Essa opção, o Pro, permite que o usuário possa ajustar o balanço do branco, o ISO (100 - 800) e a exposição. O menu de configurações traz ainda a opção para uso de grades, timer, temporizador e matriz de exibição. Enfim, um app de câmera completo.

galaxy j7 prime camera test
App de câmera do Galaxy J7 Prime / © AndroidPIT

Os resultados obtidos a partir da câmera frontal e da traseira são satisfatórios. Melhores em ambientes com iluminação adequada e mais comprometidos em ambientes escurecidos. Não recomendo de forma alguma o zoom digital desse aparelho, e outra observação que devo fazer está relacionada ao foco. Em muitos momentos foi difícil fazer foco de objetos, mesmo quando a iluminação estava boa.

Para uma imagem com foco bom e exposição controlada, o usuário terá que ter um pouco de paciência. Talvez, esse seja um problema do autofoco ou de sensibilidade do sensor. Abaixo, você confere o ensaio fotográfico feito com a câmera do Galaxy J7 Prime:

Samsung Galaxy J7 Prime – Bateria

A bateria do Galaxy J7 Prime tem 3.300mAh e não conta com carregamento turbo ou sem fio. Em média, gastei 2h33min para carregá-lo completamente (de 0% para 100%). Executei alguns jogos para testá-lo, usei o Instagram, o WhatsApp e o Gmail durante o dia todo, com sincronização e localização ativados. Com essas tarefas a bateria durou 9h16min.

O brilho esteve a maioria do tempo em 40%, e não utilizo o aplicativo do Facebook ou qualquer outro que envia muitas notificações em segundo plano. Pela noite utilizei em alguns dias o Chromecast por em média 3 horas, o que reduziu a autonomia de 9h16min para 7h23min.

galaxy j7 prime battery test
Galaxy J7 Prime não possui carregamento turbo / © AndroidPIT

Samsung Galaxy J7 Prime – Especificações Técnicas

Dimensões: 151,7 x 75 x 8 mm
Peso: 167 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow
Interface: TouchWiz
RAM: 3 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Samsung Exynos 7870
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,6 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM

Veredito Final

Definitivamente, o Galaxy J7 Prime correspondeu às minhas expectativas. Costumo dizer que ele não é o novo Moto G aos leitores que me perguntaram sobre o modelo, mas sim uma opção interessante para quem procura por hardware competente e um conjunto de recursos condizentes com um intermediário. 

Em alguns países o Galaxy J7 Prime se chamada Galaxy On7 Nxt, mas a Samsung resolveu trazê-lo para o mercado nacional como parte da série Galaxy J. De fato, essa linha de aparelhos tem se mostrado promissora, principalmente os modelos lançados no decorrer de 2016. O J7 Prime é, na minha opinião, o melhor desta série, com custo/benefício imbatível quando comparado os com demais, como o J5 e o J3.

Quando olhamos para o mercado também podemos encontrar um lugar ao sol para o modelo, que é um competidor à altura do Moto G4, do Zenfone 3 Max, do Quantum Fly e também do Lenovo Vibe K6. Todos os esses modelos possuem alguns contras e, no caso do Galaxy J7 Prime, temos a ausência do sensor de luminosidade e a tela TFT, que pode decepcionar quem prefere a intensidade de cor, brilho e contraste do padrão Super AMOLED.

Se para você esses contras são contornáveis, indico a compra deste produto. Agora, se você prefere um software ainda mais enxuto e tela com experiência otimizada, então será melhor olhar para outras opções do mercado que tenham esses requisitos, até mesmo dentro da linha Galaxy J.

Demorou, mas felizmente a Samsung nos trouxe um intermediário com ótimo custo/benefício. O que vocês acham?

Samsung Galaxy J7 Prime – Onde comprar

Abaixo, confira as melhores ofertas para o Galaxy J7 Prime:

 

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Roger S. há 6 meses

    Samsung sem tela Super Amoled pra mim não dá. Até agora não entendi essa da Samsung, até o J5 tem uma tela melhor, na minha opinião.

  • Ronaldo há 7 meses

    O que estragou ele foi essa tela PLS TFT. Pressione um pouco a tela, e verá ela distorcer (parece um monitor lcd de 10 anos atrás) De resto, um bom aparelho!

  • David CD há 6 meses

    Pra mim, ele peca pela falta de carregamento turbo, coisa que pra quem necessita de uma carga extra pra aguentar até o fim da noite faz falta.
    Costumo dizer para as pessoas que querem adquirir um intermediário, que vá de moto z Play, pois já se encontra por um preço bem abaixo do preço de lançamento. E de quebra ainda tem uma bateria que dura bem pela ótima otimização de bateria.
    Enfim, acho que há opções mais válidas para o segmento, porém é inegável a qualidade do j7 prime, mas há melhores, por um preço igual, ou próximo.

  • Victor Lima há 6 meses

    poderia ter carregador turbo

  • Moisés há 6 meses

    Gastaram com bateria, biometria e acabamento. Ai economizaram na tela para baixar o preço.

67 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi