O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhado 145 Comentários

Hands-on do Samsung Galaxy Note 8: de volta ao topo

A Samsung finalmente lançou um novo dispositivo da série Galaxy Note. Muita gente achou que a linha estava condenada após o fracasso comercial do Note 7, mas isso está longe de acontecer na realidade. Com o Note 8, a empresa líder do mercado está tentando recuperar a confiança dos usuários de produtos grandes, os chamados phablets. Aparentemente, a empresa está indo na direção certa com o novo smartphone.

Samsung Galaxy Note 8 – Data de lançamento e preço

O Galaxy Note 8 chegará ao mercado em meados de setembro. Ao menos na Europa, os clientes que comprarem o dispositivo no lançamento levarão para a casa a dock DeX gratuitamente, que transforma o smartphone em um PC. Outra característica interessante é que o Note 8 chega em uma versão dual-SIM, pouco comum em alguns mercados.

As cores disponíveis são: Midnight Black, Maple Gold, o novo Deep Sea Blue e Orchid Gray. A disponibilidade do produto, das cores e acessórios dependerá de cada mercado. Até o momento, contudo, a Samsung não se pronunciou sobre o lançamento no Brasil.

Samsung Galaxy Note 8 – Desenho & Qualidade de Construção

Se você já está familiarizado com o visual dos Galaxy S8, então não irá estranhar o Note 8 e sua construção. O visual característico da série está presente no dispositivo. Isso é algo positivo, pois temos a superfície frontal com bordas curvas e o formato de tela infinito que o tornam bastante elegante. Tivemos acesso ao modelo de pré-produção e ficamos bem empolgados com o resultado. O modelo tem espessura de 8,6 milímetros e pesa 195 gramas, que é um peso notável durante seu manuseio.

Os botões do Note 8 estão posicionados no mesmo lugar do Galaxy S8. Não há um botão físico de home na parte frontal, visto que o sensor biométrico está na traseira e o escaner de íris está à direita do flash de LED. Assim como nos S8, a posição escolhida pela Samsung para a biometria é questionável tendo em vista que o Note 8 é um aparelho ligeiramente maior. Até eu que tenho mãos grandes tive dificuldade de alcançar o sensor facilmente. 

iphone 8 gold black
Note 8 na core preto e dourado / © AndroidPIT

Do lado esquerdo, abaixo dos botões de volume, temos o botão que aciona a Bixby. Atualmente, a assistente pessoa funciona em inglês ou coreano, mas é esperado que novos idiomas sejam adicionados até o final deste ano. Um dia antes do lançamento do Note 8 a Samsung disponibilizou a Bixby em 200 países.

Uma característica importante no dispositivo é a certificação IP68 que está presente no aparelho em si e também na S Pen, que custava ficar de fora dessa proteção.

iphone 8 bottom
Conexões e saídas inferiores / © AndroidPIT

No geral, o Galaxy Note 8 é um dispositivo bem construído, elegante e moderno. No entanto, existem alguns pontos em seu visual que podem agradar uns e decepcionar outros, já que design é algo subjetivo. O novo telefone é bastante confortável de segurar e manusear, mas o visual já não empolga mais no que diz respeito a inovação. O modelo preto passou despercebido, enquanto o azul escuro agradou alguns editores do site. Eu optaria pela cor dourada que é mais chamativa e elegante, mas aí é questão de gosto.

Samsung Galaxy Note 8 – Tela

A tela do Galaxy Note 8 tem 6,3 polegadas. Seu predecessor, o Galaxy Note 7, veio com um painel de 5,7 polegadas que era grande. Agora, contudo, devido ao design compacto com o chamado display infinito temos uma mudança de proporção que passa despercebida. A resolução é de  2.960 x 1.440 pixels e o painel é o Super AMOLED. Por padrão, o dispositivo vem configurado com a resolução Full HD+, mas basta ir até o menu do visor e ajustar a resolução.

iphone 8 front off
Tela AMOLED com função Always-On-Display / © AndroidPIT

Com relação a qualidade, temos o mesmo padrão de cores e contraste dos Galaxy S8 e Galaxy S8+. Segurar o Note 8 pela primeira vez é algo bastante empolgante, pois é bastante surpreendente o trabalho feito com o tamanho da tela e o corpo do modelo. O aspecto da tela é de 18.5:9 e está se tornando bastante usual para tarefas como ler sites e utilizar o recurso de multi-janela.

O recurso Always-On-Display está presente e, assim como acontecia no Note 7, é possível fazer anotações a partir da tela de bloqueio com a S Pen. O visor pode exibir notas que você fez permanentemente.

Samsung Galaxy Note 8 – Características Especiais

Usar o recurso multi-tarefa no Note 8 é algo bastante interessante, visto que o tamanho avantajado do painel e a caneta S Pen tornam algumas tarefas mais produtivas. Usar esse modo pode ser bastante útil para copiar coisas do navegador para o e-mail ou para outros apps.

Com relação a segurança, o Galaxy Note 8 vem equipado com vários mecanismos de proteção. O mais seguro, segundo o fabricante, é o escaner de íris, seguido do desbloqueio facial, que captura o rosto do usuário com a ajuda da câmera frontal. A terceira solução é o sensor biométrico, que está um pouco desconfortável no lugar onde está posicionado.

iphone 8 apit gif
Anotações com a S Pen na tela bloqueada / © AndroidPIT

As funções da caneta S Pen evoluíram bastante, e isso é bom. Notas com até 100 páginas podem ser criadas a partir da tela de bloqueio, enquanto páginas individuais podem ser fixadas na tela. Outro recurso novo é a opção de criar GIFs com a caneta e enviá-los para outros contatos rapidamente. Existe também uma comunidade voltada para artistas digitais e que podem compartilhar seus trabalhos feitos com a S Pen.

O Galaxy Note 8 foi projetado para ser uma ferramenta de trabalho e produtividade. Dessa forma, o dispositivo não poderia deixar de oferecer suporte ao DeX, a dock da Samsung que o transforma em um PC. A dock, aliás, foi refinada e agora suporta monitores grandes e mais aplicativos.

Samsung Galaxy Note 8 – Software

A Samsung entrega o Note 8 com Android 7.1 e, obviamente, o modelo deve receber o Android 8.0 Oreo em algum momento, mesmo que isso aconteça no ano que vem. Sobre o Android, a interface da fabricante está mais conversadora, eficiente e com recursos consistentes. É claro que iremos explorar o software do dispositivo com o review final. Fique ligado!

Samsung Galaxy Note 8 – Performance

O Note 8 chega com um conjunto de processamento altamente competitivo. O processador é o Exynos 8895 com oito núcleos, fabricado em processo de 10 nanômetros e pode atingir a velocidade máxima de 2,3GHz. A memória RAM é de 6GB, logo, ninguém sentirá falta de desempenho ao usar o aparelho. Como de costuma, a Samsung irá comercializar uma versão com Snapdragon 835 em alguns países, embora não existam muitas diferenças em cada versão.

iphone 8 gold back
Câmera traseira com sensores duplos / © AndroidPIT

Samsung Galaxy Note 8 – Áudio

O Samsung Galaxy Note 8 não é uma referência em qualidade sonora em termos de alto-falante, então não é interessante compará-lo com outros modelos e tecnologias do mercado. Na caixa, contudo, a empresa envia um fone de ouvido de alta qualidade da AKG.

Samsung Galaxy Note 8 – Câmera

Na parte traseira do Note 8 encontramos um dos grandes diferenciais do modelo. Pela primeira vez, a Samsung está apostando em um sensor duplo em um topo de linha. Ambas as câmeras contam com estabilizador de imagem óptico e 12 megapixels, mas a abertura da lente e a distância focal é diferente. O sensor grande angular tem abertura f/1.7 e dual-pixel autofocus (AF), enquanto o secundário funciona como zoom óptico duplo com abertura f/2.4.

iphone 8 back
O Note 8 e sua câmera dupla / © AndroidPIT

O efeito bokeh pode ser visto ao vivo, ou seja, você não precisa bater a foto e esperar para que o efeito de profundidade seja ativado. Ao capturar uma foto com esse efeito, o software da câmera salva uma cópia da imagem com a grande angular inalterada. Nos testes preliminares o software funcionou bem, dependendo das condições do plano de fundo. Assim como muitos outros pontos do nosso hands-on, a câmera será melhor explorada com a versão final do review.

Samsung Galaxy Note 8 – Bateria

A bateria do Note 8 não impressiona, mas ao menos temos a confirmação de que ela foi projetada em um tamanho compatível com o dispositivo e aprovada em testes internos de segurança. São 3.300mAh, cerca de 200 mAh a menos que o Galaxy S8+. É válido ressaltar aqui que temos uma bateria maior em comparação com o S8+ e ainda um espaço extra no hardware que é o compartimento da S Pen. Carregamento rápido da bateria com ou sem fio estão presentes.

Samsung Galaxy Note 8 – Especificações Técnicas

Dimensões: 162,5 x 74,8 x 8,6 mm
Peso: 195 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 6,3 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2960 x 1440 pixels (522 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 7.1.1 - Nougat
Interface: TouchWiz
RAM: 6 GB
Memória interna: 64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Samsung Exynos 8895
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 5.0

Veredito preliminar

Com o Galaxy Note 8, a Samsung está entregando um modelo tecnicamente superior em comparação com muitos concorrentes do mercado. Existem outros phablets no mercado, como o Huawei Mate 9, mas a ausência de uma caneta stylus torna o uso do dispositivo menos atraente. O Note 8 é ideal para aqueles que buscam por tela de qualidade, desempenho rápido e recursos da S Pen.

A marca não está inovando ou arriscando muito com esse lançamento, mas essa cautela é compreensível devido aos problemas do modelo anterior. A sensação ao manuseá-lo pela primeira vez é ótima. No review final traremos mais detalhes e desvendaremos todos os recursos do Note 8.

Quais foram suas primeiras impressões sobre o Note 8?

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wenderson Nunes Dos Santos há 3 semanas

    Eu vejo o povo tacando o pau na traseira dos Lg da vida por causa da câmera aí lança o note 8 da Sammy com a traseira feiona o povo aplaude de pé, fala sério. Tá muito escroto essa traseira sem falar no sensor de digital...

  • Lordney há 3 semanas

    O preço vai superar a feiura da traseira.

  •   75
    Sidney há 3 semanas

    Sandro, geralmente concordo com você, mas dessa vez tenho que discordar em quase tudo. Eu posso comprar o Note 8 se quiser (quando lançar), mas mesmo assim, hoje compraria o S8+. Para mim o Note 8 decepcionou. Não é mimimi, é opinião. E, continuando a minha opinião, nem o S8+ nem o Note 8 valem eu me desfazer do meu S7 Edge. É questão de racionalismo. Para que trocar um aparelho muito bom por um um pouca coisa melhor gastando muito dinheiro?

  • Giordano Santiago há 3 semanas

    O comentário do sandro é de uma estupidez quase patológica.

  •   75
    Sidney há 3 semanas

    Danilo, eu também gosto muito dos celulares top da Samsung, tanto que tive toda linha Galaxy S, ia comprar no Note 7 e acabei comprando o S7 Edge por motivos óbvios. Porém, como admiro a marca, acho que tenho todo direito de criticar. O lançamento do Note 8 foi uma grande decepção para mim. Esperava uma bateria maior que a do S8+ e 128 G de armazenamento. Não vou pagar algo em torno de 5.000,00 em um aparelho como esse. Desculpe, mas as opções de mercado são inúmeras e entregando o mesmo por muito menos. Basta ver o S8+ que é pouca coisa inferior em alguns quesitos e superior na bateria. Hoje você já encontra por 2.800,00. É muita diferença de preço para pouca diferença de hardware.

145 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi