O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
22 Compartilhado 152 Comentários

Review do Samsung Galaxy On7: o intermediário perdido em meio à linha Galaxy

A linha Galaxy On foi inaugurada no Brasil e já possui seu primeiro integrante, o Galaxy On7. O novo dispositivo é vendido somente na internet e em lojas selecionadas pela Samsung, fazendo jus à sua nomenclatura "On" de online. Mas será que este dispositivo possui características que o diferenciam das demais linhas da gigante sul-coreana, como a Galaxy A, Galaxy J e Galaxy E? Confira o que achamos do Galaxy On7 no review a seguir.

 

Avaliação

Prós

  • Acabamento
  • Cores da tela
  • Bateria
  • Câmera

Contras

  • Sistema sem cronograma de update
  • Preço acima da média

Samsung Galaxy On7 – Data de lançamento e preço

O Galaxy On7 chega ao Brasil custando R$ 949,00 em uma única versão com 4G dual-SIM. A Samsung está comercializando o dispositivo em duas opções de cores, são elas: dourada e preta. Os usuários poderão adquirir o Galaxy On7 com exclusividade no site da Samsung e em alguns varejistas online. Confira ao final deste review nossa seção de compras com as melhores ofertas para o Galaxy On7.

Samsung Galaxy On7 – Desenho & Qualidade de Construção

Não existem muitas diferenças entre o Galaxy On7 e os demais dispositivos intermediários da Samsung, incluindo até o Galaxy S5 em alguns pontos. O fabricante optou por utilizar o tradicional policarbonato em toda a estrutura do Galaxy On7, com exceção da parte traseira do dispositivo.

Na traseira temos um plástico emborrachado com textura que imita o couro, como já vimos em dispositivos mais antigos da linha Galaxy, como o Note 4, por exemplo. A pegada do dispositivo é muito confortável e seu manuseio não é desagradável devido à suas dimensões exageradas.

on7reviewteaser
Acabamento frontal do Galaxy On7. / © ANDROIDPIT

De modo geral, pode-se dizer que não houve um planejamento visual diferenciado para essa nova linha de dispositivos, visto que o Galaxy On7 é uma mistura de Galaxy J5 com Galaxy Grand Duos e um toque final dos antigos topos de linha da empresa. O dispositivo é bem construído, principalmente se olharmos para outras linhas intermediárias da Samsung.

Um aspecto que chama atenção quando pegamos o dispositivo é sua espessura de apenas 8,2 milímetros que, por sinal, é distribuída uniformemente em toda a sua superfície. Algumas características visuais da linha Galaxy permaneceram intactas, como o visual tradicional quadrado com cantos arredondados, por exemplo, além dos botões capacitivos e o de home físico.

traseiragalaxyon7review
Acabamento traseiro do Galaxy On7 imitando textura em couro. / © ANDROIDPIT

A tampa traseira pode ser removida pelo usuário, assim como a bateria do dispositivo. A Samsung não trouxe uma bandeja híbrida para o micro-SIM, ou seja, existem dois slots posicionados em lugares diferentes na parte interna do dispositivo, assim como uma entrada individual para o cartão microSD.

tampagalaxyon7review
Parte traseira do Galaxy On7 com bateria removível. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy On7 – Tela

A Samsung apostou em uma tela HD (720 x 1280 pixels) de 5,5 polegadas para a versão nacional do Galaxy On7, no entanto, no mercado chinês o mesmo dispositivo é vendido com a resolução Full HD. O painel TFT contribui para que os pixels não fiquem evidentes pela baixa resolução, no entanto, a tecnologia da tela em nada lembra o painel Super AMOLED encontrado em outros modelos da marca.

O vidro é protegido por Gorilla Glass 4, que o torna mais resistente contra riscos cotidianos. O ângulo de visão é excelente, o contraste e as cores são bem balanceados. 

telaon7galaxyreview
Tela HD do Galaxy On7. / © ANDROIDPIT

A legibilidade em ambientes com forte iluminação é boa. As cores são balanceadas assim como o contraste. A tela do Galaxy On7 é boa para jogos e filmes, entretanto, os mais detalhistas em resoluções irão notar que e possível ver alguns pixels entre gráficos, textos e ícones.

Samsung Galaxy On7 – Software

O Galaxy On7 sai de fábrica rodando com o Android Lollipop 5.1 em conjunto com a interface do usuário TouchWiz. A skin da Samsung segue as mesmas diretrizes visuais que encontramos no Note 5, por exemplo, com novos ícones e cores em tons pasteis entre os contextos do sistema. 

O serviço My Knox, ambiente virtual voltado para a privacidade e segurança do usuário, vem pré-instalado no dispositivo junto com outros utilitários da Samsung, como a loja Galaxy Apps e um aplicativo de suporte ao usuário. A Samsung nos informou que a maioria dos aplicativos antigos da empresa já não são enviados em dispositivos recentes, como o ChatOn e o Milk.

galaxyon7softwarereview
Interface TouchWiz do Galaxy On7. / © ANDROIDPIT

Com relação ao update do sistema, Renato Citrini, gerente sênior de dispositivos móveis da Samsung, informou que ainda não existem planos para levar o Galaxy On7 ao Android 6.0 Marshmallow.

O software presente no Galaxy On7 roda sem congelamentos e engasgos, embora as animações da TouchWiz sejam um pouco lentas.

O sistema acompanha 37 aplicativos pré-instalados e sem duplicidade, como dois navegadores da internet e dois tocadores de música. Existe um equilíbrio entre os apps da Samsung e os do Google, curiosamente, o Galaxy On7 acompanha um app de recarga de celular.

softwaregalaxyon7reviewmulti
Elementos do sistema Android e da interface TouchWiz no Galaxy On7. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy On7 – Performance

O Galaxy On7 é embalado pelo processador Snapdragon 410, quad-core de 1,2 GHz, com 1,5 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno. A GPU que equipa o modelo é a Adreno 306, capaz de rodar jogos casuais com bom detalhamento gráfico, além de todas animações da TouchWiz. O multitarefa começa a interferir na performance do sistema a partir de 11 aplicativos em segundo plano, no entanto, não tive problemas sérios de congelamentos de tela ou reinício repentino do sistema.

O jogo Asphalt 8, por exemplo, não roda em nível máximo com boa fluidez, visto que é possível notar quedas de quadrados e ligeiros engasgos entre os efeitos gráficos. Aplicativos sociais, como o WhatsApp e o Facebook rodam sem problemas, entretanto, o consumo de bateria aumenta consideravelmente quando esses aplicativos são executados com mais frequência. O Sonic Dash foi outro jogo que se comportou de forma estranha, mas, outros títulos, como o Subway Surfers e Clash of Clans rodaram sem problemas.

Existe uma certa limitação no desempenho do sistema, principalmente em atividades que requerem mais processamento em multitarefa. Acredito que esse incômodo possa ser ocasionado pelas exigências da TouchWiz somadas às funções do Android Lollipop 5.1. A interface da Samsung está consideravelmente polida e enxuta, no entanto, o armazenamento limitado e os 1,5 GB de memória RAM não contribuem muito para uma experiência otimizada com o software.

Abaixo, você confere o resultado de alguns dos testes de benchmarks populares do mercado:

antuturesultgalaxyon7
Samsung Galaxy On7: resultado do AnTuTu. / © ANDROIDPIT
geekbenchtresgalaxyon7
Samsung galaxy On7: Resultado do Geekbench 3./ © ANDROIDPIT
vellamogalaxyon7
Samsung galaxy On7: Resultado do Vellamo. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy On7 – Áudio

O Galaxy On7 é desprovido de boa experiência sonora. O dispositivo possui uma pequena saída de áudio posicionada ao lado de sua câmera traseira. O speaker é mono e possui agudos bem pronunciados e graves ligeiramente fracos. A reverberação em superfícies planas é baixa e a imersão durante a reprodução de jogos e vídeos é mínima. 

Samsung Galaxy On7 – Câmera

A câmera traseira do Galaxy On7 é de 13MP, com alguns recursos interessantes para usuários mais avançados, como o Modo Pro, que oferece controle manual sobre todas as funções da câmera, incluindo ISO e abertura do obturador. A câmera frontal está com o software mais otimizado com comparação com o sensor traseiro, oferecendo recursos voltados para a selfie.

A qualidade das imagens é satisfatórias para um modelo intermediário, com nível de nitidez e fidelidade de cor aceitáveis.

O sensor frontal oferece um modo de embelezamento que vem ativado por padrão, com opções para afinar o rosto, aumentar os olhos, corrigir o tom de pele e imperfeições da face. A câmera frontal de 5 MP possui 85 graus de abertura para selfies individuais e 120 graus para selfies em grupo, permitindo que mais pessoas ou cenas sejam enquadradas em uma única foto. Além disso, a Samsung oferece a captura automática quando o sensor reconhece que o usuário fechou e abriu a mão.

Confira o resultado obtido em meu teste através da galeria de fotos abaixo:

Samsung Galaxy On7 – Bateria

A bateria do Galaxy On7 possui 3.000 mAh e autonomia para 12 horas em uso moderado. A tela TFT do dispositivo contribui um pouco para o consumo energicamente eficiente, claro, com alguns truques no software. Como a TouchWiz é uma interface exigente, deixei os serviços de localização, sincronização automática e Bluetooth desativados na maioria do tempo. Assim,consegui bater a marca de aproximadamente 12 horas de uso.

superiorgalaxyon7
Bateria do Galaxy On7 possui boa autonomia e está dentro da média dos intermediários. / © ANDROIDPIT

Com esses serviços ativados e maior consumo de jogos e vídeos - que não foi muito o meu caso - essa autonomia pode cair para 6 horas e meia. Ainda sim, essa marca está dentro da média para um intermediário. Confira abaixo meus números com o Galaxy On7:

Wi-Fi/ YouTube Aprox. 7 horas
Wi-Fi/ WhatsApp Aprox. 11 horas e 30min
4G/ Facebook 6 horas e 30min

Samsung Galaxy On7 – Especificações Técnicas

Dimensões: 151,8 x 77,5 x 8,2 mm
Peso: 172 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (267 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.1 - Lollipop
Interface: TouchWiz
RAM: 1,5 GB
Memória interna: 8 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.1

Veredito Final

O Galaxy On7 me parece uma versão ligeiramente inferior da linha Galaxy J, com preço acima da média e especificações que não surpreendem. O armazenamento de 8 GB é inaceitável para um dispositivo que custa R$ 949,00, visto que o desempenho do sistema depende bastante da memória interna para rodar bem. A estratégia de comercializá-lo somente pela internet não é uma novidade, visto que o Galaxy Grand Neo Duos também é vendido com exclusividade no site da empresa e em varejistas online selecionados.

O Galaxy On7 é um dispositivo perdido em meio à congestionada linha Galaxy, camuflado entre alternativas com preços mais atrativos, como o Redmi 2 Pro, o Moto G 2015 e o Quantum GO. Particularmente, acredito que esse dispositivo seria mais viável por menos de 700 reais. Entre seus pontos positivos se destacam a câmera com boa acuidade visual, a bateria de boa autonomia e o acabamento com design preciso.

E aí, o que você achou do Galaxy On7?

Samsung Galaxy On7 – Onde comprar

Abaixo, você confere nossa seleção com as principais ofertas para o Galaxy On7. Lembrando que este dispositivo é vendido com exclusividade na loja online da Samsung e nos sites da B2W (Americanas, Submarino e Shoptime). Confira as ofertas a seguir:

 

 

 

22 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Franco L. 8/dez/2015

    Vou dizer algum q nunca pensei que fosse dizer mas a maioria dos aparelhos samsungs nao precisam de updates sabe pq? pq tipo oq uma versao nova de android traz? novos recursos correto? porem os aparelhos da samsung ja vem com tanta coisa q na maioria das vezes tudo que e novidade na nova versao do android os aparelhos da sammy ja tem a anos por isso n vejo mtt necessidade em updates constantes no android puro eu ate entendo ja q ele geralmente n vem com nada tanto q a primeira coisa q fiz foi parti pra uma cm mas nos aparelhos da sammy eu n vejo mtt necessidade de atualizaçoes nao

152 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu estou olhando celulares para comprar, da samsung de preferência. E eu queria saber se ele é resistentes a quedas. Porque eu já comprei dois J3 que quebraram o display (o primeiro por causa de uma queda, e o segundo estava na bolsa e simplismente estava quebrado quando eu o tirei de lá) Se alguém tiver uma indicação de um celular bem resistente para me indicar, eu estou precisando.


  • Comprei um Galaxy On7 pro meu filho. Ele tinha um Iphone 4S e pra ser sincero o menino nem reclamou. A tela é imensa, coloquei um cartão de 32, cabem musicas, fotos e vídeos. O YouTube roda legal, o Clash Royale e o Clash of Clans rodam bem tbm. Paguei 650,00. Bom custo benefício.


  • comprei um desses e um Oukitel U20 Plus, nesse paguei 340,00 contra 678,00 do On 7, vamos ver qual dos dois é melhor quando chegar vou fazer a comparação, mas com certeza o Oukitel u20 Plus vai ser bem melhor!


  • comprei um desses e um Oukitel U20 Plus, nesse paguei 340,00 contra 678,00 do On 7, vamos ver qual dos dois é melhor quando chegar vou fazer a comparação, mas com certeza o Oukitel u20 Plus vai ser bem melhor!


  • não recomendo, é um péssimo celular, trava muito, e além disso, a play store não abre, e quando abre aparece que a conexão expirou, porém minha internet está normal, só não funciona nesse celular, inclusive eu já reconfigurei meu moden e roteador para tirar minhas dúvidas, e restaurei o celular 3 vezes, e nada mudou.. o galaxy On 7 é péssimo... Alguém pode me ajudar?


  • Ótimo smartphone,tenho um e comigo ele não trava,e eu uso vários apps,jogo clash of clans direto e mesmo assim não descarrega rápido,no uso moderado consigo ficar 13:00 usando na bateria,mais nesse caso eu só uso whatsapp e jogo clash of clans,mais pra mim é um ótimo aparelho 😎😉


  • Alguém aí já teve o aparelho para dar um feedback verdadeiro? pelo que vi, todos estão falando mal somente pelas especificações. De repente, para uma pessoa que não tem muita habilidade com o smartphone já está de bom tamanho, não acham? Aguardo respostas.


  • Descoberto a intenção da Samsung!

    Fontes internas da Samsung recentemente vazaram informações relacionadas a linha galaxy, e uma delas e um tanto curiosa...

    1- Origem do nome galaxy, e missão Samsung.

    -Nos da Samsung, escolhemos o nome galaxy não apenas para passar algo grande, como o universo, a nossa missão em si e produzir um modelo para cada galáxia existente no espaço, 1 modelo para cada tipo de pessoa, assim iremos monopolizar o mercado de smartphones, caso alguma pessoa precise de um novo aparelho, poderá escolher o que se satisfará, isso sem trocar de marca, beneficiando não só a Samsung, mas também ao consumidor final, que já esta familiarizado com a marca e também terá um suporte mais preciso e dedicado sobre seu aparelho.


    (Eu li direito? 1 modelo pra cada galáxia?)


  • Eu comprei um On 7 por 677 reais achei legal, superou minhas expectativas, recomendo pra quem conseguir o aparelho pagando menos que 700 reais, acima desse valor tem aparelhos com configurações melhores como linha J e outras marcas.


  • Essa pasta escrito samsung tem todos os bloatwares já colocados? fica mais fácil de desinstalar.


  • Acho caro pelo valor cobrado atualmente!!


  • Comprei um On 7 em Dez 15 e funcionou 10 dias, apagou a tela, levei para a Assistência Técnica L.S. em Santana-SP, esperei 10 dias corridos ou 7 dias uteis para vir uma peça da Sansung, hj 13/01 liguei a Assistência e fiquei sabendo que tal peça não existe mais e dentro de 5 dias alguém da Sansung vai me ligar e combinar se eu quero outro aparelho ou reembolso em cache. Absurdo o aparelho acabou de ser lançado e não existe mais peça de reposição. no final das contas vou ter que esperar ate 15 dias para resolver meu problema. Sansung NUNCA MAIS.


  • Alguém sabe me dizer se o Samsung Galaxy On5 vai chegar ao Brasil?

    Não tem muita diferença, mas a tela dele é menor e eu não sou apegado a telas grandes como a do On7.


  • A Samsung vai acabar com os recursos do planeta só com essa cambada de modelo que eles criam a cada mês 😂


  • A câmera dele tem estabilização digital? No review do Bondfaro disseram que não tem. Alguém sabe me informar?


  • Eu comprei no Shoptime por R$ 686,00!


  • Por R$650 esse celular vale a pena?


  • Isso ai é o galaxy grand prime com uma tela de 5,5. HD. e 13mp de câmera... Pode ver eu tinha um grad prime e é identico!

    CAV


  • o maior concorrente dele é o próprio Galaxy j5 que está custando o mesmo preço e perde somente no tamanho da tela, empata nas câmeras com exceção da frontal que tem flash e ganha por ter tela super amoled e 16gb de memória interna.... aliás, o Asus Zenfone 2 Laser mandou um abraço... bota esse on7 no bolso


  • Na Samsung é assim, sobrou peças em estoque é só juntar fazer algum modelo e colocar no mercado porque vende, principalmente se for no Brasil.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi