Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

11 min para ler 15 Comentários

Samsung Galaxy S7 e S7 Edge: 11 problemas comuns e suas soluções

O Galaxy S7 e o S7 Edge são dois grandes smartphones. Mesmo já não sendo mais os principais topos de linha da Samsung há dois anos, eles ainda seguem firmes como ótimos smartphones com bom custo benefício. Até hoje, ainda são uma opção na hora de escolher um novo celular. Mas é claro que com todos os benefícios também encontramos problemas. E é exatamente sobre eles e suas respectivas soluções que falaremos neste artigo.

Lembrando que este artigo não deve ser levado à risca por todos os usuários do Galaxy S7 ou do Galaxy S7 Edge. Nem todas as unidades poderão ou irão manifestar tais problemas, contudo, caso o seu dispositivo esteja demonstrando problemas na performance, esperamos que você encontre a solução aqui. Caso contrário, compartilhe com a nossa comunidade outros problemas, não listados no artigo, para que possamos achar as soluções juntos.

E se você ainda não tem o seu Galaxy S7, há boas opções de ofertas no site abaixo. Além disso, nesse mesmo local você encontra diversos acessórios para esses modelos, como cases, carregadores sem fio e muito mais:

Compre aqui o Galaxy S7, Galaxy S7 Edge e muitos acessórios

Tela

Linha da morte na tela

Aparentemente, algumas unidades do Galaxy S7 Edge, e somente deste modelo, chegam de fábrica com uma linha rosa no canto da tela. Em alguns casos, a mesma aprece após alguns dias de uso. Esse tipo de problema não é novidade e também não é um caso isolado do Galaxy S7 Edge. Em uma pesquisa rápida pela internet, encontramos outros modelos com o mesmo problema, incluíndo o Galaxy S6 Edge.

Mais detalhes sobre este problema você encontra no artigo abaixo:

galaxy s7 edge coluna pixel rosa
Defeito linha da morena tela do Galaxy S7 Edge e S6 Edge / © Reclame Aqui

Solução

Qualquer celular pode apresentar linhas verticais ou horizontais na tela, que são conhecidas como pixels presos. A cor, contudo, pode variar bastante, mudando entre branco, verde, azul, vermelho ou magenta. Porém, não é comum que esse defeito seja exibido em um celular novo ou com pouco tempo de uso.

O comportamento dessas linhas também pode variar bastante, ou seja, elas podem piscar ou se movimentar ou rotacionar, tudo dependerá da característica do problema. Algumas surgem com o tempo e indicam que o telefone já está com uma idade avançada, mas outros fatores podem causar este mesmo defeito precocemente. Temperaturas internas elevadas, montagem errada do hardware e até a baixa qualidade do painel podem ser causas da famosa "linha da morte".

A Samsung pode auxiliar nesse caso, bem como nos reparos em produtos que estão dentro da garantia mediante análise. Os telefones para suporte técnico da Samsung Brasil são: 4004-0000 e 0800-124-421.

Problemas na tela

Um dos problemas relatados pelos proprietários de ambos os dispositivos diz respeito à ativação da tela sem que tenha havido qualquer interação por parte do usuário e sem o recebimento de nenhuma notificação. Esse problema pode acontecer por várias razões, principalmente por alguma configuração da tela ou quando alguém ou algo se aproxima do aparelho.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 13
A tela se comporta de maneira estranha / © AndroidPIT

Solução

Para solucionar este problema, você precisará desativar qualquer configuração automática que esteja relacionada a tela como, por exemplo, o brilho. Você também pode otimizar as notificações de aplicativos, fazendo com que apenas aqueles que são realmente importantes possam te notificar. Isso evitará a ativação da tela com muita frequência.

Falha na câmera

Alguns usuários relatam erros ao tentar usar a câmera do Galaxy S7. Aparentemente, quando a mesma é aberta pelo ícone, uma mensagem de erro é exibida informando que a câmera falhou. Segundo relatos, o S7 apresenta mais vezes este problema do que o S7 Edge.

Androidpit s7 tricks 1148
A câmera do S7 também enfrenta problemas / © AndroidPIT

Solução

Aparentemente, este problema é ocasionado pela interação do Smart Stay. Este recurso utiliza a câmera frontal para rastrear os movimentos dos olhos do usuário. Esse processo cria um problema de compatibilidade quando a câmera traseira é acionada pelo usuário. Recomendamos que você desabilite este recurso nas configurações do sistema.

Se isso não funcionar, tente o seguinte processo:

  • Reinicie o aparelho;
  • Se não funcionar, limpe o cache do aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos > Câmera. Depois, clique em "Forçar para parar" e vá até o menu "Armazenamento" e clique em limpar dados e limpar cache.
  • Se isso ainda não surtir efeito, você terá que fazer uma limpeza na partição cache. Para tanto, desligue o aparelho, pressione ao mesmo tempo o botão para ligar o aparelho, o botão físico da Home e o botão para aumentar o volume. Você estará agora no modo Recovery. Usando o botão de volume, vá até "Wipe Cache Partition" e pressione o botão de ligar e desligar o aparelho para selecionar a opção. Depois que o processo terminar, reinicie o dispositivo.

Áudio distorcido e alerta de umidade

Outra função muito boa que a Samsung traz no S7 é o certificado de resistência à água e poeira. Neste caso, ambos os dispositivos podem desfrutar da certificação IP68. Contudo, em ambos a tampa traseira não pode ser removida pelo usuário. Assim, alguns proprietários desses smartphones relataram problemas de distorções no áudio e um aviso de alerta de umidade.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 1
Entradas de fone de ouvido e USB podem ficar danificadas com exposição na água / © AndroidPIT

Solução

Mantenha sempre o aparelho bem seco. Essa orientação é bastante óbvia, mas lembre-se que essas certificações existem para atender momentos de emergências apenas. Caso contrário, com uso frequente, a água poderá se acumular nas portas USB e do fone de ouvido.

Se o seu dispositivo tiver entrado em contato com líquidos recentemente, seque-o bem, especialmente na parte das conexões e aguarde um pouco para ligá-lo novamente. Você pode utilizar uma toalha sem felpas ou um secador frio para isso. Se os problemas persistirem, recomendamos que você coloque o aparelho no arroz para absorção completa da umidade.

Problemas de engasgos e lentidão

Se você estiver tendo problemas com engasgos e lentidões, alguns usuários estão mencionando problemas com um recurso do próprio sistema do Galaxy S7, o “Briefing” ou "Upday" (em alguns casos). Este é um widget para feeds de notícias.

Solução

Para solucionar este problema, simplesmente remova o Briefing da sua tela inicial. Para tanto, pressione a tela em qualquer lugar vazio até que as opções de widgets e papel de parede sejam exibidas. Deslize o dedo da esquerda para a direita na tela da inicial e desative a opção no botão que se encontra do lado superior direito da tela. Pronto, isso deve deixar seu smartphone mais rápido e funcional.

Problemas no MicroSD

O S7 resgatou a característica que faltava no Galaxy S6, o suporte para microSD. Porém, o dispositivo não suporta o cartão de memória como memória interna, apenas como memória removível. Alguns usuários, inclusive, reportam que recebem notificações com avisos de problemas quando o cartão é inserido pela primeira vez.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 REVIEW 6
Formate o microSD antes do primeiro uso / © AndroidPIT

Solução

Recomendamos que você formate o cartão microSD antes do primeiro uso, e você pode fazer isso com o software indicado pela SD Association, o SD Formatter. Se após a formatação você continuar com os mesmos problemas, é melhor recorrer para outro cartão antes que seus dados sejam perdidos definitivamente.

Botões capacitivos não respondem

Há relatos de usuários que enfrentam problemas com os botões capacitivos e o botão físico de home. Aparentemente, o dispositivo que mais sofre com este problema é o S7 Edge.

Solução

A maioria destes problemas podem ser o resultado do mau funcionamento de alguns aplicativos. Para verificar se algum app é causa do problema, será preciso reiniciar o telefone em modo de segurança. Para isso, desligue o dispositivo e ligue-o mantendo o botão pressionado até que o logotipo da Samsung apareça. Em seguida, solte-o e pressione o botão de volume para baixo. Neste modo, você poderá verificar se algum app específico é a causa do problema.

Problemas com o auto-corretor da Samsung

O Galaxy S7 traz por padrão um autocorretor configurado. Assim, quando você estiver escrevendo uma mensagem, o sistema pode automaticamente sugerir palavras sem sentido e, pior que isso, o serviço pode fazer inserções sem que você nem perceba, e aí aquela mensagem legal já não será mais tão bacana assim.

Androidpit s7 tricks 1135
Se o autocorretor está sendo um problema, remova o "Texto Inteligente" ao digitar / © AndroidPIT

Soluções

Acessando Configurações > Idioma e entrada > Teclado Samsung, e remova a opção "Texto Inteligente". Isso fará com que a "substituição automática" já não aconteça mais.

Lembre-se de que você também pode baixar um aplicativo de teclado alternativo na Google Play Store e torná-lo padrão em Configurações > Idioma e entrada > Teclado padrão. Confira algumas das opções na lista que criamos abaixo:

Problemas com os botões de ligar/desligar e volume

Algumas das unidades do Galaxy S7 e S7 Edge apresentam um problema realmente chato relacionado aos botões de ligar/desligar o aparelho e de volume. Do nada, estes param de funcionar, logo ativar a tela usando o botão de energia ou mesmo aumentar ou diminuir o volume não é mais possível.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 4
Os problemas nos botões do Galaxy S7 e S7 Edge estão relacionados ao software / © AndroidPIT

Soluções

Segure os botões de energia e volume para diminuir o áudio ao mesmo tempo, espere alguns segundos e o seu aparelho vai reiniciar. Contudo, apesar dos botões voltarem a funcionar novamente, o problema deverá persistir no futuro.

Entretanto, como os botões funcionam para reiniciar o aparelho, o problema é resultado de um bug no software. Logo, existem grandes chances de você ter um aplicativo de terceiro que esteja interferindo no sistema. Tente desinstalar aplicativos e faça um teste, caso contrário, realize um reset de fábrica e tudo ficará bem novamente. 

Mas preste atenção depois disso, pois se o problema voltar certamente estará relacionado aos últimos aplicativos instalados no aparelho. Além disso, tenha certeza de que seu sistema operacional está atualizado, pois a Samsung sempre envia updates de segurança e corretivos. Para tanto, acesse Configurações > Sobre o dispositivo > Baixar atualização manualmente.

Problemas de conectividade: Wi-Fi e Bluetooth

Muitos usuários relatam problemas relacionados com a rede Wi-Fi e o Bluetooth desses aparelhos. Em alguns casos, a questão é a perda da conexão, enquanto em outros é a perda do sinal, como é o caso do Wi-Fi.

Solução

Mantenha sempre o software do seu aparelho atualizado para a versão mais recente. Além disso, atualize os aplicativos instalados, visto que o problema pode estar ligado a algum app. A antena de Wi-Fi de ambos os S7 suportam 2.4 e 5 GHz. Selecione o padrão de banda 2.4 GHz que, embora mais lento, é mais estável.

Problemas com o superaquecimento do hardware e bateria

O leitor Antônio Ferreira falou nos informou que o dispositivo dele está aquecendo. Isso é normal entre os smartphones hoje em dia devido à potência dos componentes internos, porém, se o hardware superaquece com frequência, aí é preciso tomar cuidado, pois, para além de uma explosão, o problema é o consumo da bateria do aparelho que acaba sendo maior.

Solução 1

A primeira coisa que você deve fazer é identificar em quais situações o aparelho superaquece, se é quando a câmera está ativada, quando você está carregando o dispositivo ou com o uso de aplicativos com gráficos mais complexos, como jogos, por exemplo. Nestes casos, primeiro interrompa o uso do aparelho por alguns minutos caso o calor esteja começando a incomodar suas mãos.

A solução que uso nestes casos é o aplicativo Cooling Master, que serve para prevenir o superaquecimento do dispositivo, monitorando constantemente a temperatura global do aparelho e interferindo nos valores de sistema. É particularmente indicado durante a recarga ou quando usamos um aplicativo muito pesado.

Solução 2

O problema pode estar associado ao aplicativo Gear VR, desenvolvido pela Samsung e pela Oculus VR. Muitos usuários vem reclamando que o app está causando o superaquecimento do aparelho, que pode chegar a quase 100º, de acordo com um tópico aberto no site Reddit.  

A Samsung já liberou um update corretivo para o bug. Logo, tenha certeza de que, se você possui este app instalado no seu celular, o mesmo esteja atualizado com a última versão disponível.

Agora, se você tentou de tudo e, ainda assim o problema do superaquecimento do seu Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge persistir, indicamos procurar uma assistência técnica autorizada da Samsung.

E aí, você já teve algum problema no seu dispositivo?

15 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • ola gente, estou precisando de ajuda. Meu sansung s7 edge deu um pane. Está com a tela congelada. Só aparece: ODIN MODE DOWLOAD SPEED: FAST fAP LOCK: ON sECURE DOWLOAD ENABLED WARRNTY VOTO :0 (0x000)
    dOWLOAD DO NOT TURN OFF TARGET


  • Faz exatamente 1 ano que comprei meu s7 edge... celular muuito top.. valeu a pena.. porém fiquei chateado agr.. do nada, nem o sensor d rotação da tela e nem o de brilho da tela estão funcionando. Celular novo, top como esse, d um padrão acima dos outros.. e da problema assim.. eh muito chato..
    E eu cuido muito bem.. meu anterior foi um da sony, um xperia zq q era bem legal tbm.. fiquei 5 anos cm ele..
    Vim aqui ver se mais alguém teve esse mesmo problema tal.. se tinha soluçao.. mas acho q deve ser problema mesmo.. ja tentei d td.. restaurei pro padrão d fábrica, ja atualizei o android.. e nd..
    To usando d boa.. mas eh chato vc querer ver uma foto ou video e não aproveitar da tela d 5.5", ou está em casa e quando sai na rua, não consegue nem enxergar o botão d brilho da tela..
    Se alguém tiver alguma dica, sugestão.. agradeço..
    Vou tentar ver na assistência da samsung.. quanto fica pra arrumar..ou se tem solução.. tal.. mas deve ser uma fortuna.. mas em fim..
    Se alguém puder ajudar, agradeço.. valew galera..


  • Meu Galaxy S7 Edge queimou a placa após a atualização do Android...graças a Deus ainda estava na garantia e a Samsung fez o reparo sem custo. Se fosse a Apple eles teriam me dado um novo celular.


  • Tenho um S7 Edge Black Edition, e a única queixa que tenho do mesmo é que as vezes, ele não toca ou vibra no recebimento de mensagens, e-mails (notificações). Principalmente do whatsapp. Quando ele resolve tocar, para notificar o recebimento de mensagens ou e-mails, as vezes não toca o som inteiro. Ou seja, se o toque possui 10 segundos, ele toca os 03 primeiros segundos. Já procurei a respeito e não encontrei. Já resetei, de tudo quanto é jeito e nada. No momento está atualizado com Oreo e todo o resto funciona perfeitamente.


  • O único problema do S7 que tive era a memória interna, de apenas 20,5 GB, dos 32 nominais, que deveria ser 64.


  • Uso S7 tem 2 anos e nao deu nenhum desses problemas e olha que uso capa e tudo.

    Sobre o Briefing, é um app inutil, foi desinstalado/desativado logo qdo comecei a usar o S7

    S7 ta firme e forte, com Andoid Oreo


  • Quando eu confirmar algum destes problemas (caso nulo, pois sei cuidar do meu smartphone), eu notifico.


  • O meu esta ótimo bateria durando o Dia ótima potencia do processador ainda mais com o oreo nenhum desses problemas por enquanto


  • MEU TELEFONE ( SAMSUNG GALAXY S7 edge, MODELO SM-G935F ), COLOQUEI O TEMÔMETRO DIGITAL E CHEGOU A 90° CEUSIOS, TENHO TANTA RAIVA PQ PERDI DINHEIRO, COM UM APARELHO SUPER LINDO, MAS QUE SE PARECE UMA BOMBA. HOGE É 18/09/2018. JÁ FAZ 3 DIAS QUE PROCURO UMA SOLUÇÃO NA INTERNET " AUTORIZADA SÓ ENROLA E AINDA QUER DINHEIRO, PARA UMA COISA QUE NÃO CONSEGUIRAM RESOLVER"., JÁ SOMOS 2.877 PESSOAS EM DIREFENTES ESTADOS E VAMOS PROTESTAR CONTRA A EMPRESA SAMSUNG, EM REDES SOCIAIS, RÁDIO E TENTAREMOS EM PROGRAMAS PRINCIPAIS., POR ESSA FALTA DE VALORES COM OS CLIENTES. CARAMBA, SEMPRE INDIQUEI ESSA EMPRESA PARA TODOS QUE CONHEÇO, TODOS MEUS CLIENTES, E FUNCIONÁRIOS DA MINHA EMPRESA SÃO INDICADOS PORMIM A TEREM UM SE POSSÍVEL ATÉ UM LANÇAMENTO DE UMA GALAX. POSSO ATÉ DIZER QUE ESTOU BASTANTE INDIGNADO.
    SÓ LEMBRANDO QUE O CITADO ATO DE PROTESTO SERÁ NA TEMPORADA DE VENDAS ( MÊS DO NATAL ).... SÓ POR OUSADIA DEIXO MEU CONTATO " INSTAGRAM: almir.santos.3950 " Obs:Número de telefone gera trote!

Artigos recomendados