O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 9 Compartilhado 25 Comentários

Samsung Galaxy S8: dicas e truques para otimizar o uso do aparelho

O Galaxy S8 é o atual carro-chefe da Samsung e, para que você possa tirar o máximo proveito do seu novo smartphone, listamos algumas dicas e truques de uso que servem tanto para o Galaxy S8 quanto Galaxy S8+.

Dicas e truques para o Galaxy S8/ S8+: atalhos

Recursos de tela Economia de energia Outros
Como ativar a "Tela Edge" Como diminuir o tempo de tela Como usar a função "seleção inteligente" para criar GIFs
Como desativar o recurso "Always On" Como controlar o brilho da tela  
Como ativar o filtro de luz azul Como otimizar a bateria usando a função "Modos Desempenho"  
  Como suspender um app e impedir o uso da bateria em segundo plano  

Galaxy S8/ S8+: como ativar a "Tela Edge"

Um dos melhores mix de recursos da série Note e Edge da Samsung foi adicionado à versão original do Galaxy S8. O recurso conhecido por "Tela Edge" oferece heranças da S Pen e funções da tela dual-edge aos Galaxy S8 e S8+. Como ambos os modelos possuem as laterais curvas do display, é possível usar a aba lateral para acesso rápido de aplicativos, tarefas, contatos e mais.

Por padrão, a Tela Edge já vem ativada nos novos flagships, mas caso você não a tenha ativada, acesse Configurações > Visor > Tela Edge > ativar.

tela edge galaxy s8
A Tela Edge permite acessar recursos do sistema de forma rápida / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como usar a função "seleção inteligente" para criar GIFs

O recurso de seleção inteligente inclui funções avançadas de captura de tela. Isso permite criar e cortar imagens quadradas ou redondas, adicionar notas ou marcadores, e imediatamente dividi-los ou salvá-los. Além disso, os vídeos podem ser convertidos e divididos em GIFs animados usando a seleção inteligente.

galaxy s8 gifs selecao inteligente
Usando o recurso Seleção inteligente é possível fazer GIFS ou capturas de tela / © AndroidPIT

Este é um ótimo recurso para  melhorar as postagens de mídia social ou as mensagens do WhatsApp. Primeiro, encontre um vídeo que você realmente deseja usar como um GIF - o YouTube é sempre um bom ponto de partida. Em seguida, basta seguir estas etapas:

  • Deslize o dedo a partir da aba lateral do Galaxy S8 para abrir os recursos da Tela Edge e navegue até "Seleção inteligente" e selecione "Animação";
  • Aumente ou diminua a área que deseja capturar no GIF ao redimensionar a caixa de seleção;
  • Selecione 'Gravar' enquanto o vídeo estiver sendo reproduzido e a ferramenta deverá capturar o vídeo/GIF.

À medida que o GIF está sendo gravado, um contador de tempo e um indicador de tamanho de arquivo. Depois disso, você poderá editar o GIF adicionando desenhos, por exemplo, mas não poderá cortá-lo usando a ferramenta de edição, infelizmente.

Galaxy S8/ S8+: como ativar o filtro de luz azul

O Filtro de Luz Azul permite reduzir o esforço ocular ao limitar a quantidade de luz azul emitida pela tela. Aliás, este é um recurso que já está presente no linha Galaxy S desde o update para o Android Nougat.

Para ativá-lo é simples, acesse os atalhos rápidos ou Configurações > Visor > Filtro de Luz Azul > ativar filtro. Nos ajustes, ainda é possível personalizar a opacidade e agendar o filtro para horários determinados.

filtro azul galaxy s8
Descanse os olhos do brilho da tela do smartphone com o filtro de luz azul / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como desativar o recurso "Always On"

Com a integração do Android 7.0 Nougat ao software da Samsung, o recurso Always On tornou-se muito mais funcional, pois, além de mostrar quais notificações você recebeu, ao clicar duas vezes sobre estas somos encaminhados direto para a mensagem em questão.

Contudo, apesar do baixo consumo de energia, muitos usuários não utilizam tal recurso, e como o Always On vem configurado por padrão, resolvi compartilhar duas dicas sobre este recurso. A primeira é como desativá-lo por completo: para tanto, acesse Configurações > Tela de Bloqueio e Segurança >  Always On Display > Desativar função.

Always on display galaxy s8
Configure o Always On Display de forma limitada / © AndroidPIT

A segunda dica, a qual uso configurada no meu Galaxy S8 é limitar o recurso entre 7h e 23h, pois assim, a noite, não atrapalha o meu sono. Para mudar isso, acesse Configurações > Tela de Bloqueio e Segurança >  Always On Display > Desativar a opção: exibir sempre > Definir agenda.

Galaxy S8/ S8+: como diminuir o tempo de tela

Há algum tempo escrevi sobre um dos grandes segredos para economizar energia no seu smartphone e esta mesma dica vale para o Galaxy S8. Limitar o tempo que a tela permanece ligada é um excelente método para aumentar a duração da bateria. Assim, se você não trabalha usando o smartphone o tempo todo, repense o tempo de tela que usa. A configuração de duração da luz de fundo padrão para o Galaxy S8 pode ser de 15 segundos.

Você pode ajustar as configurações de tempo limite acessando Configurações> Visor > Duração de Luz de fundo > selecione 15 segundos.

duracao luz fundo
Economize bateria do Galaxy S8 usando o tempo limite de tela ativada / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como controlar o brilho da tela

Em conjunto com a dica acima, aproveite para  diminuindo o brilho da tela do aparelho  usando as configurações de atalhos rápidos, pois em em ambientes escuros poderá otimizar ainda mais a bateria do seu smartphone. Primeiro, certificar-se de que o brilho automático esteja desativado, visto que tudo relacionado ao ajuste do brilho consome muita bateria. Para tanto, acesse Configurações > Visor > Brilho automático > desativar opção.

brilho tela s8
Desabilite a opção de brilho automático e controle a luminosidade da tela manualmente / © AndroidPIT

A partir daí, controle o brilho da tela a partir da barra de atalhos rápidos. Por mais simples que limitar o modo de repouso e o brilho do display do seu Galaxy S8 possa parecer, no fim do dia você notará a diferença entre se preocupar com isso e não.

Galaxy S8/ S8+: como otimizar a bateria usando a função "Modo Desempenho"

O recurso "Manutenção do Aparelho", adicionado à TouchWiz com a atualização do sistema para Android 7.0 Nougat, também é oferecido nos Galaxy S8 e S8+ e traz os "Modos de Desempenho" como uma solução para a economia de energia.

Durante o tempo que estou com o aparelho, o tempo de uso do Galaxy S8 variou de 6h24min até 9h47min, podendo chegar até 12h dependendo da configuração de desempenho do dispositivo. Abaixo, você confere o resultado dos testes de benchmark de bateria do Galaxy S8.

benchmark battery S8
À esquerda, o S8 estava configurado no Modo Entretenimento: à direita, no Modo Otimizado (resolução de tela WQHD+)  / © AndroidPIT

O Galaxy S8 possui 3.000mAh de capacidade de bateria, enquanto o Galaxy S8+ 3.500mAh. Com telas de 5,8 e6,2 polegadas, respectivamente, os dois aparelho precisavam de uma solução inteligente para entregar uma boa autonomia de energia. A Samsung viu no software uma boa alternativa e, assim como temos nos Galaxy S7 rodando com Android Nougat, a nova geração oferece até quatro modos de desempenho:

  • Otimizado (recomendado) - Este é o modo com o qual o Galaxy S8 sai de fábrica. Ele faz um balanço da duração da bateria e resolução da tela para uso diário. Pode ser usado com até três resoluções de tela: HD+ (1480x720), FullHD+ (2220x1080), WQHD+ (2960x1440). A economia de energia estará diretamente relacionada à resolução da tela;
  • Jogo - Melhora a experiência de jogos fazendo com que os jogos sejam executados de forma mais eficiente. Também pode ser usado nas três resoluções citadas no modo otimizado, mas por padrão é FHD+.
  • Entretenimento - Configura músicas e vídeos para som de alta qualidade (UHQ), melhora imagens para máxima qualidade através do potencializador de vídeo. Pode ser usado nas três configurações de resolução, mas por padrão usa WQHD+;
  • Alto desempenho - Utiliza todo o potencial de tela do Galaxy S8, brilho e resolução máximos.
modo desempenho galaxy s8
Cada modo desempenho possui um perfil de consumo de energia / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como suspender um app e impedir o uso da bateria em segundo plano

Com o Android Nougat, a opção de suspender aplicativos passou a impedir que os mesmos utilizem a bateria quando em segundo plano. Isso significa que estes apps não podem receber atualizações ou enviar notificações. No entanto, isso acontecerá quando você abri-los novamente.

Para fazer isso, basta pressionar longamente o dedo sobre o app em questão e, ao abrir a caixa de opções, opte por "Suspender". Isso vai colocar o app para dormir.

suspender apps galaxy s8
Pressionando longamente um aplicativo em uso, é possível suspender o consumo de energia e dados em segundo plano / © AndroidPIT

Mas lembre-se, para fazer isso, claro, o app deverá estar rodando em segundo plano, caso contrário a opção não irá aparecer.

Estas são algumas das dicas e truques para o Galaxy S8 e S8+. Este artigo será atualizado com novas sugestões com base na utilização dos aparelhos e no feedback dos nossos leitores.

E aí, você tem alguma outra dica que queira compartilhar com os leitores do site?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    há 5 meses

    Henrique, tenho que discordar de ti, pelo menos no que se refere ao S8. O fato da tela ser mais longa faz com que a Tela Edge seja usada com mais frequência. O engraçado é que as telas mais funcionais não vem configuradas por padrão, como a Manutenção do Aparelho. Penso que é o usuário é que torna os recursos funcionais, logo, se você conseguir sair do padrão, vai encontrar algumas coisas legais na tela Edge, além de, claro, um bom uso para o consumo de mídias.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 5 meses

    Nada contra as funções Edge, mas praticamente 97% do usuários do S6 Edge, S6 Edge+, S7 Edge, S8 e S8+ não usam ou nunca vão usar. Tanto que muitos que compraram o S6 e S7 Edge/Edge+ depois quiseram as versões Flats do mesmos, pricipalmente pela fragilidade da tela Edge. Outro dia um amigo meu que tem o S7 Edge ficou surpreso quando lhe mostrei as funções Edge. Ele disse que nunca tinha visto e nunca havia ouvido falar delas até aquele momento.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 5 meses

    Sim Camila. Mas falo do fato de muitos desconhecerem as funções e acabarem não as utilizando. As funções Edge em si são bacanas, mas é aquilo, o usuário desconhece e fica com elas lá sem qualquer uso, só acumulando poeira, que nem o Telegram em muitos casos por falta de ter com quem conversar. Não duvido que muitos nem vão utiliza-las, já que a famosa galera que compra só pra ter WhatsApp, Facebook e ostentar o aparelho por aí é grande.

25 Comentários

Escreva um comentário:

  • Menina sabe que eu adoro a tela edge? Eu uso apenas para capturar a tela em diferentes formatos. Amo muito isso, aliás. Gosto de usar o celular no máximo, afinal, é como aquela comparação tosca: você ter uma Ferrari e andar só de 50km/h.
    Todavia, em casos excepcionais, uso e abuso da economia de bateria, que é uma senhora ajuda em casos de necessidade.

    Aliás, esse foi meu primeiro comentário no site. Espero que o primeiro de muitos. :)


  • Em relação as Notificações na Tela Edge, não foi mencionando, mas creio que tem um elevado consumo de energia também, já que luzes se acendem na tela quando notificações são recebidas, o que acham? Convém desativá-las?


  • Com certeza o Samsung S8 é um dos grandes celulares do momento. Gostei muito de saber um pouco mais sobre esse dispositivo. Quero, se conseguir, comprar um ainda esse ano. Estou monitorando bastante alguns sites de cupons de desconto como esse que oferece ofertas para compras nas lojas Americanas saveme.com.br/cupom-desconto/americanas indico!


  • O smartphone mais bonito que já vi, quando sair o s11 eu compro um


  • Camila a bateria de 3.000 do S8 normal dura um tempo bom ?


    • Sai do s6 edge para o s8, a bateria é 20x melhor, uso o dia inteiro com localizador e 4g ligado, tempo de tela da 5h30 ~ 6h, tempo total 18 ~ 20h de uso!


    • Victor, depende do uso do aparelho e do modo desempenho que você estiver usando. Algumas vezes acho impressionante, mas outras deprimente. Quando você exige mais, a bateria é pior, mas isso é lógico.


  • Antes de ler essas dicas queria ter primeiro dinheiro pra comprar um...... Mentira hehehe, quero é um Mi6 ceramic 😝


  • Legal esse artigo, muito bom mesmo!!


  • Sera que rola de algum dia sair materia em um aparelho com super amoled com tema totalmente escuro e papel de parede escuro a diferença de gasto de bateria para um super amoled com tema e papel de parede comum ?? Seria uma boa


  • Oii Camila, tudo bem? Uma curiosidade, na última foto que fala sobre Suspensão de Apps aparece a tela do dispositivo e tem seu papel de parede de prédios e tals. É de algum jogo? Se for, qual jogo é?


  • Henrique P.
    • Blogger
    há 5 meses Link para o comentário

    Nada contra as funções Edge, mas praticamente 97% do usuários do S6 Edge, S6 Edge+, S7 Edge, S8 e S8+ não usam ou nunca vão usar. Tanto que muitos que compraram o S6 e S7 Edge/Edge+ depois quiseram as versões Flats do mesmos, pricipalmente pela fragilidade da tela Edge. Outro dia um amigo meu que tem o S7 Edge ficou surpreso quando lhe mostrei as funções Edge. Ele disse que nunca tinha visto e nunca havia ouvido falar delas até aquele momento.


    • Henrique, tenho que discordar de ti, pelo menos no que se refere ao S8. O fato da tela ser mais longa faz com que a Tela Edge seja usada com mais frequência. O engraçado é que as telas mais funcionais não vem configuradas por padrão, como a Manutenção do Aparelho. Penso que é o usuário é que torna os recursos funcionais, logo, se você conseguir sair do padrão, vai encontrar algumas coisas legais na tela Edge, além de, claro, um bom uso para o consumo de mídias.


      • Henrique P.
        • Blogger
        há 5 meses Link para o comentário

        Sim Camila. Mas falo do fato de muitos desconhecerem as funções e acabarem não as utilizando. As funções Edge em si são bacanas, mas é aquilo, o usuário desconhece e fica com elas lá sem qualquer uso, só acumulando poeira, que nem o Telegram em muitos casos por falta de ter com quem conversar. Não duvido que muitos nem vão utiliza-las, já que a famosa galera que compra só pra ter WhatsApp, Facebook e ostentar o aparelho por aí é grande.


      •   62

        eu gostaria que mais app de terceiros pudessem interagir com a tela Edge até então somente aplicativos da Samsung possuem essa capacidade

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi