O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 min para ler 126 Compartilhado 80 Comentários

Samsung Galaxy S8 vs Xiaomi Mi MIX: telas gigantes, performances tão distintas?

Com 83,6% e 91,3% de aproveitamento da parte frontal do dispositivo para a tela, respectivamente, tanto o Galaxy S8 quando o Mi MIX são belos exemplos de smartphone voltado para o consumo de mídias. Mas até que ponto podemos comparar estes dois aparelhos?

Neste comparativo, estou usando a variante de 6GB de memória RAM e 256GB de ROM do Mi MIX, enviada pelo GearBest. Bem como o modelo de 4GB de RAM e 64GB de ROM do Galaxy S8.

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Design

À primeira vista, o Galaxy S8 é mais elegante, menor e pode ser usado confortavelmente com apenas uma mão. Mesmo a variante Plus da série high-end da Samsung parece um smartphone muito menor quando colocado lado a lado com o Mi MIX.

O carro-chefe da Samsung possui 5,8 polegadas de tela e proporção de 18:9,5, o que o torna mais comprido e permite ter mais conteúdo no display em comparação com dispositivos que possuem a proporção de 16:9. Além disso, o S8 é todo anguloso graças ao Display Infinito. 

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5781
Galaxy S8 (esquerda); Mi MIX (direita) / © AndroidPIT

O Mi MIX é quadrado e, não fosse pela borda na parte inferior, teríamos apenas tela, mais nada. O curioso é que mesmo sem espaço na parte superior do display para segurar o aparelho, jogar e assistir a vídeos no YouTube são ações que fazemos de forma bastante confortável. Claro, isso vai depender da sua experiência com displays com tamanho (bem) acima da média.

Com uma tela de 6,4 polegadas, e 1.400mAh a mais de bateria do que o S8, o dispositivo da Xiaomi é bem mais pesado, são 209 gramas contra as 155 gramas do Galaxy.

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5775
Devido às laterais curvas, o Galaxy S8 (em cima) é muito mais anguloso e do que o Mi MIX (embaixo) / © AndroidPIT

Sem dúvidas, em comparação com outros modelos que temos no mercado, estes dois smartphones parecem mais frágeis devido ao fato de serem feitos quase que 100% de vidro. Enquanto o Galaxy S8 foi construído com Gorilla Glass 5 e metal; já o Mi MIX é feito de cerâmica, possui variantes com acabamento em ouro e não usa a proteção Gorilla Glass na tela. Dentro da bolsa, sem proteção, no entanto, ambos os aparelhos se mostraram resistentes nestes dois últimos meses.

Agora, uma característica exclusiva do Galaxy S8 em relação ao Mi MIX é a certificação IP68 de resistência contra água e poeira. Poxa, Xiaomi!

Os dois modelos possuem um microfone e um alto-falante na parte inferior da moldura e a porta USB Type-C, no entanto, o Mi MIX tem o minijack na parte superior e o S8 na inferior. Por experiência, prefiro a entrada dos fones de ouvido na parte inferior, pois não me atrapalha quando estou usando a tela e ouvindo música tanto quanto se o fio dos fones estivesse vindo da parte de cima. Mas isso é uma questão de gosto, certo?

AndroidPIT Xiaomi mi mix 2574
A câmera frontal do Xiaomi Mi MIX está posicionada na parte inferior da tela / © AndroidPIT

Por fim, como o Mi MIX só possui a borda inferir, a Xiaomi teve que ser criativa e, por isso, possou o sensor da câmera para o canto direito inferior. Logo, fazer uma selfie com este smartphone exige uma revisão do padrão, ou seja, devemos virar o aparelho de cabeça para baixo. Aliás, não apenas a câmera mudou de lugar, como o alto-falante para ligações.

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Tela

Tanto no Galaxy S8 quanto no MI MIX, o ponto alto é a tela, isso por causa do design quase sem bordas e as laterais curvas da tela. No entanto, olhando para as características do display do Galaxy S8, como resolução WQHD+, tecnologia AMOLED e HDR, proporção 18:9,5 e densidade de aproximadamente 570ppi, é inegável que o high-end da Samsung é superior neste quesito.

O Mi MIX tem a resolução incomum de 2.040 x 1.080, mas que, devido ao uso padrão dos botões de navegação na parte inferior da tela, acabamos tendo a clássica resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels). Porém, a partir das configurações da MIUI, esses botões podem ser escondidos quando não estiverem em uso. caso este seja o seu caso, então voltamos à resolução 2.040 x 1.080 pixels.

Infelizmente, jogos e livros não tem suporte para essa resolução, apenas a interface do usuário e os aplicativos pré-instalados funcionam com este formato. Isso também ocorre com a maioria dos aplicativos de terceiros usados em tela cheia no Galaxy S8, pois o suporte para o aspecto 18:9,5 ainda está em desenvolvimento.

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5602
MI MIX (esquerda); Galaxy S8 (direita) / © AndroidPIT

Contudo, para conseguir entregar esses 91,3% de aproveitamento para a tela, a Xiaomi teve que adaptá-la e é aqui que o Mi MIX fica mais interessante do que o Galaxy S8. 

Mo lugar dos alto-falantes, a fabricante chinesa usa um sistema acústico piezoelétrico. Isso significa que o DAC (digital-to-analog converter) vibra um componente piezoelétrico de cerâmica instalado dentro no Mi MIX contra uma moldura de metal. Nossos ouvidos então captam essas vibrações em forma de som.

Xiaomi Mi MIX piezoelektrische Lautsprecher
O clássico speaker para ligações dá lugar à alta tecnologia / © Xiaomi

Mas devido a possível dispersão de som pelo ambiente, indico o uso de fones de ouvido se você tiver que fazer ligações em ambientes barulhentos.

Além disso, a Xiaomi teve que repensar também o sensor de proximidade do Mi MIX. Tais sensores desligam a tela quando estamos segurando o aparelho junto ao ouvido durante as chamadas. Para recompensar a falta deste componente, a Xiaomi usou uma técnica diferente: um sensor ultra-sônico. Este, está localizado abaixo da tela e detecta, com segurança, quando objetos estão perto da tela, desativando a mesma quando necessário.

Logo, a tela do Galaxy S8 pode ter melhor brilho e saturação de cores, no entanto, a do Mi MIX permitiu o uso de novas tecnologias e inova em diferentes segmentos.

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Software

Se você nunca usou a TouchWiz ou a MIUI então ambas as interfaces serão complexas para você. Apesar dos dois softwares serem baseados no Android, cada um oferece uma experiência distinta.

O software do Mi MIX é baseando no Android Marshmallow, mas roda a última versão da MIUI 8. Como a Xiaomi consegue entregar um sistema operacional muito parecido com aquele da última versão do Android, não se tem a impressão de que algum recurso está faltando. 

No caso do modelo que tenho comigo, o GearBest oferece o aparelho com a ROM internacional instalada e, desta forma, já temos os apps do Google ao abrir a caixa do modelo. Porém, nem sempre isso acontece, tenha isso em mente. Um dos destaque do software do Mi MIX é o Quickball, um recurso que torna mais fácil manusear e utilizar o aparelho com uma mão. O Quickball é uma opção que fica na barra de navegação e oferece inúmeras funções de início rápido.

Sinceramente, você não importa um aparelho como o Xiaomi Mi MIX e vai se preocupar com o software. Por isso, vou direto ao ponto, a MIUI exige atenção dos usuários, em especial por causa das permissões dos apps, visto que esta é uma consequência da cultura chinesa, que não permite, por exemplo, o uso dos serviços da Google no país, como a Play Store. Logo, para não deixar de receber notificações de aplicativos da Google, por exemplo, você terá que verificar as permissões dos apps religiosamente, a cada instalação.

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5791
O Active Display pode ser usado no Mi MIX via app de terceiros / © AndroidPIT

Já a Experience UX da Samsung é bem mais padronizada para o mundo ocidental, contudo, nem por isso menos complexa. O sistema operacional do Galaxy S8 pode ser entendido quando entramos no menu de configurações do sistema, existe uma série de opções e, quanto mais opções você deseja ter, mais sobre o sistema terá que compreender.

A Samsung possui um sistema de backup e segurança mais maduro do que o Android puro. Claro, a empresa faz uso de tudo aquilo que o Android proporciona, no entanto, trabalha em recursos exclusivos para competir entre as gigantes, como a Apple. Desta forma, além de uma série de aplicativos com os quais você está acostumado, também terá que se acostumar com opções de downgrade dos recursos do aparelho para obter uma autonomia de bateria maior, por exemplo, algo que poucas fabricantes oferecem hoje em dia e que serve muito bem para diferentes momentos.

Aliás, caso você não saiba disso, corre o risco de pagar super caro pelo Galaxy S8 e usá-lo por um ou dois anos com a resolução Full HD+ achando que é WQHD+.

A Samsung oferece uma série de extras, tais como o Samsung Cloud, Pasta Segura, Samsung Pay, Samsung Flow e assim por diante, uma série de serviços exclusivos que funcionam muito bem integrados com outros aparelhos, em especial aqueles desenvolvidos pela própria fabricante, como smartwatches, Gear VR, Gear 360 ou Smart TVs.

Além disso, ambos os modelos oferecem a opção de uso do Assistente Virtual da Google, mas apenas a Samsung está oferecendo (de forma ainda muito limitada, no entanto) o Assistente Bixby.

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Performance

O Xiaomi Mi MIX é um smartphone de outubro de 2016, é embalado pelo processador Snapdragon 821 e possui 6GB de memória RAM. Em outras palavras, é um verdadeiro monstro ainda em 2017. O Galaxy S8 é um smartphone high-end, com processador de 10 nanômetros e completamente competitivo para o ano, o Exynos 8895, e possui 4GB de memória RAM.

Olhando para o resultado de benchmark destes dois modelos, posso dizer que ambos estão no mesmo nível de desempenho, independente do ano de lançamento dos seus componentes ou da quantidade de memória RAM.

samsung galaxy s8 vs xiaomi mi mix comparativo
PC Mark 2.0 benchmark: à esquerda o resultado do Galaxy S8; à direita o resultado do Mi MIX / © AndroidPIT

Deixando de lado, no entanto, os resultados teóricos e partindo para fatos empíricos, posso dizer que ambos os aparelho possuem uma ótima performance, não vão deixar você na mão quando o assunto é performance. O multitarefas é rápido, lançar aplicativos também e o número de aplicativos gerenciado em segundo plano é realmente suficiente. Provavelmente a segunda geração do Mi MIX venha a superar o Galaxy S8 em desempenho, o que não seria uma surpresa visto que o modelo de negócio da Xiaomi permite à empresa oferecer um hardware mais robusto a um custo menor.

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX – Especificações Técnicas

  Samsung Galaxy S8 Xiaomi Mi MIX
Dimensões: 148,9 x 68,1 x 8 mm 158,8 x 81,9 x 7,9 mm
Peso: 152 g 209 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 4400 mAh
Tamanho da tela: 5,8 polegadas 6,4 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED LCD
Tela: 2960 x 1440 pixels (568 ppi) 2040 x 1080 pixels (361 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels 16 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat 6.0 - Marshmallow
Interface: TouchWiz MIUI
RAM: 4 GB 4 GB
6 GB
Memória interna: 64 GB 128 GB
256 GB
Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Ainda não disponível. Qualcomm Snapdragon 821
Número de núcleos: 8 4
Velocidade máx. Ainda não disponível. 2,35 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Áudio

Em relação ao áudio, ambos os modelos possuem alto-falante mono, mas a Samsung oferece os fones de ouvido na caixa, já a Xiaomi não. E não são fones de ouvido qualquer, são assinados pela AKG, cada um destes fones custaria o equivalente a 100 dólares, cerca de 315 reais em uma conversão direta. Em outras palavras, a qualidade dos fones é boa.

Além disso, o Galaxy S8 sai na frente em relação ao Mi MIX por causa do suporte para Bluetooth 5.0. Este recurso permite a saída de áudio dupla, que conecta dois alto-falantes Bluetooth ou mesmo dois fones de ouvido ao aparelho ao mesmo tempo, só o Galaxy S8 e o Galaxy S8+ oferecem isso neste momento.

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5771
A diferença aqui é o minijack do Galaxy S8 / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Câmera

Tanto o Mi MIX quanto o Galaxy S8 são ótimos aparelhos para fazer fotos. Contudo, o Galaxy S8 é melhor. Assim como o Mi 5 oferecia uma ótima experiência de câmera, quando comparado ao Galaxy S7 ficava entre os coadjuvantes.

Ambos os modelos oferecem um sensor na câmera traseira e, enquanto Galaxy S8 tem uma lente com resolução de 12MP e abertura f/1.7 na câmera traseira, o Mi MIX tem 16MP e abertura f72.0. Logo, em condições de baixa luminosidade, o Galaxy S8 consegue oferecer mais detalhes.

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5784
Os dois smartphones possuem apenas uma lente na câmera principal / © AndroidPIT

Entretanto, devido ao design, é a câmera frontal do Mi MIX que merece mais destaque nesta comparação.  Como disse anteriormente, a câmera frontal do Mi MIX foi movida para a borda inferior do dispositivo, mas como a Xiaomi possui um aplicativo próprio para a câmera, este consegue girar o telefone a 180 graus e ajustar o aplicativo. Assim, você pode evitar distorções nas selfies ao virar o aparelho.

Nos links abaixo, você confere o resultado do teste das comeras dos dois aparelhos:

samsung galaxy s8 pic
Imagem capturada com o Galaxy S8 com iluminação natural e em ambiente interno / © AndroidPIT
mi mix pic 2
Imagem capturada com o Xiaomi Mi MIX com iluminação natural e em ambiente interno / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Bateria

Acima mencionei que o Mi MIX possui 1.400mAh a mais de capacidade de bateria que o Galaxy S8, logo, com uma tela com resolução Full HD, mesmo com 6GB de RAM e um processador anterior, a autonomia é ainda surpreendente. Para obter o mesmo tempo de uso do Mi MIX, o Galaxy S8 precisa ter suas características diminuídas, como a resolução da tela para, pelo menos, Full HD. Isso é possível graças ao Modo Desempenho.

Contudo, o Galaxy S8 conta com carregamento rápido e sem fio, o que possibilidade usar o aparelho por mais tempo com apenas 10 ou 15 minutos de carga. O Mi MIX já não oferece essa opção.

AndroidPIT samsung galaxy S8 vs xiaomi mi mix comparison 5773
A bateria maior faz do MI MIX um smartphone maior / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi MIX - Veredito final

Por fim, estou usando ambos os aparelhos nos últimos dois meses e, sinceramente, não consigo responder qual deles é o melhor. Sinto o Galaxy S8 mais confortável nas mãos, mas o Mi MIX possui tecnologias tão inovadoras que me fazem quase menospreza a obviedade do Galaxy S8.

Assim como a tela e a câmera do S8 são melhores, a autonomia de energia e o software do Mi MIX também sobressaem sobre o smartphone da Samsung. Enfim, estes são dois aparelhos excelentes, em especial a versão do Mi MIX que estou testando, com 6GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que, claro, estão niveladas com o Galaxy S8 em relação ao desempenho do hardware.

Porém, olhando para o preço de ambos os modelos, não tenho dúvida de que importar o Mi MIX é a melhor opção, mesmo que você tenha que esperar quase 50 dias para receber o aparelho, visto que este tem que ser importado da China. No GearBest, o Mi MIX pode ser encontrado agora por R$1719.13. Já o Samsung Galaxy S8, que pode ser comprado no Brasil, custa cerca de 3.089,90 à vista.

E você, o que acha?

126 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Moisés há 2 meses

    Drop test dos 2 por favor..
    Quero ver qual sobrevive a uma queda de 20cm.

  • Moisés há 2 meses

    Sharp criou este design feio em 2014 e nunca leva os créditos.
    😧

  •   75
    Sidney há 2 meses

    Do S8 nem vou falar porque ele é um aparelho quase perfeito, só faltou o sensor biométrico ser em outro lugar. Porém, tenho sempre receio com aparelhos chineses. Todos sabemos o processador, a memória, a câmera e alguns outros componentes que fazem parte desses aparelhos. Porém, eu fiz o colegial técnico em eletrônica e lembro que a cada projeto, quando ia na Santa Ifigênia (rua de eletrônicos de São Paulo) comprar os componentes, nós podíamos escolher os de boa qualidade que custavam uma bala e os de má qualidade que eram menos de 1/10 do preço. E isso incluía capacitores, resistores, transístores, entre outros componentes. Um aparelho não vive só de processador ou de RAM, ele tem diversos componentes internos. E a minha pergunta é se todos são de boa qualidade dentro de uma aparelho chinês que custa menos da metade de um da Samsung ou mesmo da Apple. Eu imagino que a Samsung use os de boa qualidade, mas não sei quanto a esses chineses. Não estou dizendo que os chineses são ruins, mas que eu tenho dúvidas quanto a isso, e respeito a coragem do pessoal que importa.
    Não me apedrejem. Essa é a minha dúvida, mas seria muito bom ter essa resposta, não acham?

  • Deivis Schuman há 2 meses

    O S8 é o colírio pra os olhos de todos amantes de Android!
    Basta apenas chegar e olhar a vitrine com vários smartphones. Nenhum chamara a atenção tanto quanto ele!
    Só esse ponto de comparação já é suficiente pra escolher o S8!

  • Soterio Salles há 2 meses

    Entre os dois eu fico com o Mi Mix... Já comprei um mesmo por 1600, só esperando chegar.
    Mas o S8 é melhor.

80 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi