O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 23 Compartilhado 31 Comentários

Confira 5 truques para tirar proveito máximo do seu Samsung!

Adorada por uns, odiada por outros. A interface do usuário TouchWiz faz parte do Android desde que os primeiros smartphones embalados com o sistema do robô verde foram lançados, há quase 9 anos atrás. Desde então, diversas modificações foram feitas pela Samsung para tornar sua interface mais funcional e amigável. Usamos o Galaxy On7 como base para reunir as 5 melhores funções da TouchWiz, que estão presentes em diversos dispositivos da linha Samsung Galaxy. Confira a seguir.

1 - Use o acelerador de downloads para baixar arquivos grandes

O acelerador de downloads surgiu com o lançamento do Galaxy S5, em 2014, e atualmente está disponível em diversos dispositivos compatíveis, como o próprio Galaxy On7 e o Galaxy A5, por exemplo. Essa função permite que um arquivo com o tamanho igual ou superior a 30 MB seja baixado com a ajuda da rede Wi-Fi e móvel simultaneamente.

Para conferir se a versão da TouchWiz presente em seu Galaxy é compatível com esse recurso, vá até: Configurações do sistema> Acelerador de download> Ativado. Quando ativada, essa função exibirá um pop up sempre que um download acima de 30 MB estiver sendo baixado. Caso o usuário aceite, ambas as conexões de dados serão unificadas para tornar o download mais rápido.

aceleradordedowanlaod
O acelerador de download baixa arquivos maiores do que 30 MB usando o Wi-Fi e a conexão de dados simultaneamente. / © ANDROIDPIT

2 - Insira automaticamente o código DDD em contatos do telefone

Muitos usuários realizam chamadas de longa distância, no entanto, nem sempre sabemos qual é o código de área da região a qual iremos telefonar. Para resolver esse problema, a TouchWiz possui um recurso muito interessante chamado "Chamada Certa". Essa função insere automaticamente o código DDD frente ao número que está sendo discado.

recursochamadacertagalaxy
Insira automaticamente o DDD de seus contatos com a função Chamada certa. / © ANDROIDPIT

Pra utilizar o recurso "Chamada certa", siga o seguinte caminho: Configurações do sistema> Gerenciamento de cartão SIM> ative a opção Detecção de código inteligente. Assim, o dispositivo reconhecerá automaticamente o código da operadora de cada cartão SIM inserido no dispositivo - em caso de modelos dual-SIM - e também irá adicionar o DDD correspondente ao número discado.

3 - Melhore a qualidade de som do fone de ouvido

A TouchWiz oferece uma função de som específica para fones de ouvido. Com ela, o usuário pode executar uma etapa de testes sonoros e aprimorar a qualidade do áudio para cada lado do fone de ouvido. Para esta função funcionar é necessário que um headset ou fone de ouvido convencional esteja conectado no dispositivo. Assim, basta ir até as Configurações do sistema> Sons e notificações> Qualidade de som/efeito> Adapt Sound.

adapsoundgalaxy
O Adapt Sound ajuda o usuário a encontrar a melhor qualidade sonora para seu fone de ouvido. / © ANDROIDPIT

Quanto ativado e com o fone de ouvido conectado no seu Galaxy, clique em "teste" e siga as próximas etapas do assistente. O Adapt Sound otimiza a qualidade sonora para ambos os lados do fone de ouvido de acordo com a audição do usuário, que é testada ao longo das 10 etapas do assistente de configuração. Se você utiliza apenas um lado do fone em certos momentos, pode definir para que esse lado fique ligeiramente mais alto.

4 - Torne a operação do sistema mais fácil com apenas uma mão

Os smartphones da linha Galaxy são vendidos em diversos tamanhos de telas, desde os de 3,5 polegadas até os modelos com 5,5 polegadas. Para facilitar a operação do sistema com apenas uma mão, a interface TouchWiz oferece um recurso chamado "Operação com uma mão", que diminui o tamanho de alguns aplicativos presentes no telefone.

operacaoumamaogalaxy
Torne a operação do seu Galaxy mais fácil com apenas uma mão. / © ANDRODIPIT

Para acessar esse recurso, vá até: Configurações do sistema> Visor> Operação com uma mão. Observem que nem todos os aplicativos e menus do sistema alterados, visto que essa mudança é aplicada somente no teclado da Samsung, calculadora nativa do sistema, teclado do telefone e padrão de desbloqueio de tela. Assim, todas essas opção serão exibidas em tamanho menor e acompanhadas por setas, que arrastam o conteúdo exibido para a direita ou esquerda.

5 - Mantenha um aplicativo bloqueado na tela do dispositivo

Quem nunca emprestou o dispositivo para alguém consultar alguma coisa na internet e a pessoa saiu fuçando e suas fotos ou conversas do WhatsApp? A função de "Marcar janelas" permite que um aplicativo pré-selecionado pelo usuário permaneça ativo na tela do dispositivo. Assim, para fechar esse app e acessar todo o sistema o proprietário terá que inserir uma senha.

marcarjanelasativadogalaxy
Bloqueie um aplicativo na tela do seu Samsung e livre-se dos intrusos. / © ANDROIDPIT

A opção de "Marcar janelas" está acessível em: Configurações do sistema> Tela de bloqueio e segurança> Outras configurações de segurança> Avançado> Marcar janelas. Para ativar essa função é preciso definir um código PIN e um desenho para desbloqueio de tela, caso o seu Galaxy ainda não tenha. Após a escolha da senha, basta acessar o multitarefa e selecionar o aplicativo que você deseja ver bloqueado em sua tela através do ícone do alfinete. 

Quando selecionado, o aplicativo ficará ativado e bloqueado na tela do dispositivo. Para sair dele é preciso pressionar a tecla de multitarefa e voltar simultaneamente, no entanto, a tela será bloqueada imediatamente com a senha definida pelo usuário no início da configuração.

E aí, qual dessas dicas você já conhecia ou utilizará a partir de hoje? Não deixe de compartilhar conosco os truques que você mais usa no seu Samsung Galaxy através dos comentários abaixo.

23 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi