O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 6 Compartilhado 33 Comentários

Samsung, Motorola e LG dominam o top 10 das marcas mais buscadas no Brasil

Você já parou para pensar no quão limitado, em termos de variedade, é o mercado de smartphones do país? Muitos dispositivos são lançados todos os anos pelas mesmas marcas, e poucas demonstram algum interesse em fazer algo diferente por aqui, incluíndo as chinesas. Algo que demonstra bem essa falta de diversidade é o top 10 que falo a seguir.

Existe mercado. Essa expressão é bastante conhecida por quem acompanha sites de tecnologia que cobrem o mundo dos dispositivos móveis. Sempre que um modelo chega com um hardware inferior, preço agressivo ou característica pouco usual, essa é a reposta que muitos executivos e empresas nos dão para justificar lançamentos e estratégias que quase sempre destoam das reais necessidades dos usuários.

Acontece que, de fato, existe um mercado bastante diferente daquele que nós que conhecemos tecnologia temos em mente. Fora da nossa bolha existem milhares de consumidores de buscam smartphones por inúmeras razões diferentes. Boatos nas redes sociais, publicidade bem feita e mitos sobre algumas marcas contam como fator decisivo para escolha de um novo produto para várias pessoas. Nem sempre o hardware é levado a sério em todos os seus aspectos, pois muitos daqueles que compram um novo celular em lojas físicas, por exemplo, não sabem qual é a diferença entre memória RAM e interna.

O levantamento feito pelo site Zoom, comparador de preços, mostra a falta diversidade no top 10 dos produtos mais buscados pelos consumidores no portal. Olhando para ele é fácil entender porque as empresas apostam tanto em determinadas linhas de smartphones:

  • 1⁰ Motorola Moto G5 (XT1672)
  • 2⁰ Samsung Galaxy J7 Prime (SM-G610M)
  • 3⁰ Motorola Moto G5 (XT1683)
  • 4⁰ LG K10 2017 (M250DS)
  • 5⁰ Lenovo Vibe K6 (PA540051BR)
  • 6⁰ Motorola Moto Z2 Play (XT1710)
  • 7⁰ Samsung Galaxy J5 Prime (SM-G570M)
  • 8⁰ Samsung Galaxy J7 2016 Metal (SM-J710)
  • 9⁰ Samsung Galaxy A5 2017 (SM-A520F)10⁰
  • 10⁰ LG K10 (K430TV)

A Samsung é líder global em vendas de produtos, e não seria diferente no país onde as linhas intermediárias da marca fazem um sucesso enorme. A Motorola, por sua vez, conseguiu emplacar inúmeros modelos em conjunto com a Lenovo, assumindo a segunda posição no mercado nacional.

Ao contrário do que pensam muitos fãs da marca, em termos de mercado, a chinesa Lenovo está fazendo um ótimo trabalho este ano com os modelos Moto G, Z e Vibe. Segundo a própria empresa, durante o lançamento do Moto Z2 Force, o crescimento apenas no primeiro semestre de 2017 foi de 51%, consolidando a linha Moto G5 como a mais vendida e buscada desde o seu lançamento. Inclusive, o levantamento do Zoom corrobora com essa informação.

Por fim, o fato mais curioso: a LG. A empresa conseguiu emplacar o mesmo modelo duas vezes neste ranking, apesar de serem gerações diferentes. O LG K10 foi o modelo mais popular em meados de outubro de 2016, se mantém na lista dos mais buscados e conseguiu adicionar sua segunda geração ao ranking. A marca sul-coreana não investe em modelos que custam entre R$ 1.500 e R$ 2.500 desde o início de 2016. Mas, parando para pensar, dá até para entender a estratégia da LG, visto que o K10 está bem colocado entre os mais buscados a quase um ano.

Qual smartphone deveria aparecer nesse top 10? Qual é a sua marca favorita?

Fonte: Zoom

6 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis há 1 mês

    Nenhuma surpresa nessas pesquisas. Esses são os smartphones mais buscados e vendidos no Brasil devido ao seu preço.

  • Marcio S. há 1 mês

    Deve ser porque não são os mais procurados (comprados), mas sim só, digamos, "desejados". Aliás a situação financeira da maioria está comprometida com coisas mais úteis.

  • David CD há 1 mês

    Engraçado que o j3,e o J5 2015, que são os smartphones que mais vejo por aí, não figuram na lista, estranho hein. Ou seja o mais pesquisado não significa que seja o mais vendido.

  • Jofran Martins há 1 mês

    Pra que diabos o povo "lascado" brasileiro iria procurar smart top de linha se não iria poder pagar?

  • Felipe de Carvalho há 1 mês

    Pelo que entendi, o ranking se refere as pesquisas, não necessariamente as vendas. Logo, talvez a presença de tantos aparelhos parecidos da Samsung, se dê em razão da confusão imposta ao consumidor, por conta dos diversos modelos similares no mercado.

    Ou seja, nas vendas, a presença da Samsung no topo do ranking permanece, porém menos expressiva.

33 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi