Samsung S9: trilhando o caminho para o S10

IMG 7570
© nextpit

Sem grandes anúncios dos seus principais concorrentes, a Samsung tomou para si a Mobile World Congress, e também a cidade de Barcelona, na Espanha. Mas diferentemente do que se poderia se esperar de uma Samsung neste cenário, o que vimos foi uma apresentação grandiosa, com o ultravioleta colorindo a tudo e a todos na Fira Barcelona, mas bem mais pé no chão do que em outros anos. Talvez você e nem os colegas de profissão tenham reparado, mas desta vez não teve nenhum "one more thing": as estrelas da noite foram o S9 e o S9+ e apenas eles.

A Samsung sabe, assim como a Apple soube, que a décima edição de um smartphone precisa ser memorável e que, neste caso, o melhor é não gastar toda as fichas ou subir a régua da expectativa um ano antes. Ainda assim, a Samsung fez um bom trabalho no Galaxy S9 e no Galaxy S9+ (como vocês lerão nos nossos hands-on), especialmente porque finalmente deu ao irmão maior uma personalidade. E, de quebra, mais exclusividade ao S9. 

A palavra aqui, para mim, é constância. Pois de nada adianta inovar um ano e no outro decepcionar a indústria ou, pior, frustrá-la como algumas fabricantes já fizeram. Desde que decidiu transformar a linha S no seu carro-chefe e brigar de frente com a Apple, a Samsung vem trabalhando arduamente para não apenas chegar no mesmo nível do iPhone, mas para criar algo seu. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo não é tarefa fácil e várias vezes eles erraram o alvo.

Tem vezes que eles apenas correm atrás do prejuízo, como no caso dos AR Emoji anunciados com o S9 e S9+. É muito legal criar emojis com o próprio rosto, mas já vimos isso antes e não apenas na Apple. Tem outras vezes que eles erram e logo corrigem, como fizeram com o leitor de impressão de digital que ficava ao lado da câmera no S8 e S8+ e agora está embaixo, bem mais acessível. E tem vezes que eles são certeiros. Neste ano, por exemplo, a Samsung conseguiu aprimorar a tecnologia de slow montion da Sony e trouxe para os seus novos aparelhos um recurso de super slow montion que não apenas entrega mais tempo, seis segundos, mas detecção de movimento e outras funções como a de fazer GIFs com trilha sonora a partir desses vídeos ou mesmo um wallpaper animado.

IMG 7551
O AR Emoji é a versão da Samsung para o Animoji/ © NextPit

Tela Edge, a inovação da Samsung

A câmera, que se tornou tão boa quanto a do iPhone com o passar dos últimos anos foi o primeiro trunfo e, como vimos acima, evolui a cada geração, mas a inovação veio mesmo com a tela Edge – na minha humilde opinão. Em 2015, ela se tornou uma característica da série S; em 2016, foi alçada ao posto de assinatura dos topos de linha; até que chegamos em 2017, ano em que a tela Edge foi totalmente incorporada ao design dos aparelhos, resultando na tela infinita – a Infinity Display.

O conceito de um smartphone sem bordas como os da Samsung só foi possível porque lá atrás a empresa experimentou dobrar a tela. No início, a tela Edge era estranha, bem estranha: quem lembra do Note Edge? Entretanto, com o tempo, se transformou em uma característica ergonômica dos aparelhos até finalmente mostrar a que veio e se tornar não apenas útil para uma melhor pegada do smartphone, como também parte do design do produto.

Com as câmeras, a Samsung vem fazendo um trabalho de mais longo prazo ainda, e essa nova câmera Dual Pixel de 12 megapixels e uma abertura variável de f/1.5 a f/2.4 deverá confirmar um trabalho de anos da fabricante sul-coreana. Samsung Experience no lugar da velha e feia TouchWiz, Bixby, uma inteligência artificial para chamar de sua, e vários recursos legais de software como a Pasta Segura que se originou do MyKnox sugerem que a Samsung não apenas está no caminho certo, como se tornou aquilo que lá atrás se propôs a ser: a concorrente da Apple e de seus iPhones no mundo Android.

IMG 7535
Tela Edge infinita: a carta na manga da Samsung / © NextPit

E seguindo essa constância, é bem possível e bem provável que a Samsung chegue em um Galaxy S10 tão bem resolvido que consiga não apenas inovar de novo, como desta vez ultrapassar a Apple. É óbvio que nesse trajeto a Samsung cometeu erros, sendo o Note 7 o maior deles, quase imperdoável para fãs como eu que ainda veem no Galaxy Note 7 o produto perfeito – até o tom de azul foi certeiro –, mas também aprendeu com eles. Tanto que não se atreveu a pular um número e lançar um S10 no mesmo ano que seu concorrente, algo que considero uma decisão bem acerta para quem acabou de passar por maus bocados por apressar a criação e a produção de um novo produto. 

IMG 7586
Cor ultravioleta é um acerto do S9 e S9+ / © NextPit

Se o S9 soa para você pouco inovador, pense nele como uma atualização, ou melhor, uma consolidação, como a Apple faz com a sua linha S. Perceba que finalmente a Samsung teve coragem de transformá-lo em um produto único, com configurações básicas únicas – apenas com variações de memória e de chip de acordo com o mercado – e dar ao S9+ uma oportunidade de brilhar com sua tela maior, suas configurações agora próprias – 6 GB de RAM – e sua câmera Dual Pixel, com abertura variável, mas que também é dupla, uma vez que há uma segunda lente. 

A expectativa frente ao S9 e S9+ parece ter sido cumprida. Agora é aproveitar e esperar o Galaxy S10.

O que você achou dos lançamentos?


*A jornalista Emily Canto Nunes viajou para a MWC à convite da Samsung.

Artigo seguinte
100 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • RODRIGO BATISTA 20
    RODRIGO BATISTA 15/03/2018 Link para o comentário

    Certamente o s9 é o celular a ser batido. As outras marcas terão de se desdobrar...
    Mas bem que poderia lancar uma versão com tela flat...
    Por isso escolhi o s7: pela tela flat e pelo preço


  • FUNKY DESEMPREGADO C. 22
    FUNKY DESEMPREGADO C. 28/02/2018 Link para o comentário

    se a samsung trazer o chipset snap 845 pelo resto do mundo,é pq provavelmente ela vai larçar um port desse aparelho com windows 10 ARM 64(ja que esse chipset é compativel com windows),ninguem se pronunciou sobre isso,mas a ideia nao pode ser descartada,ate pq ja teve port do xiaomi mi4 que saiu do android pro windows


  • Lipe M. 24
    Lipe M. 28/02/2018 Link para o comentário

    Acho q o próximo passo vai ser biometria na tela, e que não tenha nada de notch na tela, aquilo é horrível.


  • RODRIGO BATISTA 20
    RODRIGO BATISTA 27/02/2018 Link para o comentário

    Há muitas razões para comprar o Galaxy S9 se você precisa de um novo smartphone em 2018. Mas se você puder esperar, há um aparelho Galaxy sendo desenvolvido que vai impressionar a todos mais uma vez. Apenas pode levar uma ou duas gerações até que ele chegue.


  • Fabrício Borges 7
    Fabrício Borges 27/02/2018 Link para o comentário

    ainda tô satisfeito com meu s7 edge. rsrsrs

    Rogerio Silvafelippe duarteThiago19


    • Rogerio Silva 7
      Rogerio Silva 01/03/2018 Link para o comentário

      Ainda mais por causa dos preços destas gerações seguintes... (s8, s9...)... kkkk


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 27/02/2018 Link para o comentário

    Quem falar que não teve inovação no S9 merece um socão! Inovações que não fazem grande falta, mas teve!

    Marcelo Neri


  • Arnaldo C N. 15
    Arnaldo C N. 27/02/2018 Link para o comentário

    Ja era esperado que o S9 não superaria as expectativas do antecessor S8 assim como o S8 fez com o S7 (tela maior mesmo tamanho/camera dupla/sem botão fisico tela etc). A impressão que me pareceu do S9 foi um upgrade de tecnologia de uma tendencia de mercado. Acredito que esteja cedo para falar do futuro S10, mais se for para estimar um lançamento superior ao X da apple, eu apostaria numa tela 99% da frente, speakers stereos dual, cameras frontais embutidas na tela com reconhecimento de sensibilidade e impressão digital... seria demais

    Conta desativada


    • 11
      Conta desativada 27/02/2018 Link para o comentário

      O S9 é o mesmo S8, porém com a câmera melhorada.


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 27/02/2018 Link para o comentário

    'a câmera que se tornou tão boa quanto do iPhone' nunca prestou a câmera do iPhone

    Daniel MarquesSidneyDeivis Schuman


    • Daniel Meurer 19
      Daniel Meurer 27/02/2018 Link para o comentário

      Olha, você pode não gostar de iPhone. Eu entendo completamente, também não gosto. Mas dizer que a câmera do aparelho é ruim é exagero. Esse é um quesito que a Apple esteve à frente do Android por MUITOS anos. Até o iPhone X chega muito perto do Pixel em muitos quesitos.

      Vamos parar de ser fanboys aqui, pois a câmera da Apple é ótima.

      felippe duarte


      • 15
        felippe duarte 28/02/2018 Link para o comentário

        Pra mim as câmeras da Apple só não eram melhores que da Nokia, porém do Galaxy s5 pra frente a Apple começou a tomar uns exculaxos, mas de fato falar que a câmera dos smarts da Apple sempre foi ruim e fanboiolagem.

        Rogerio Silva


  • David CD 80
    David CD 27/02/2018 Link para o comentário

    Realmente, só faltou as concorrentes estenderem um tapete vermelho para a Samsung. Não houve um lançamento digno de concorrente de um galaxy S9.
    Por essa e por outras que digo que facilitam demais a vida da Samsung. Nem mesmo na era symbiam a Nokia não tinha uma vida tão fácil como a Samsung.

    Rogerio SilvaAgnaldoSidneyConta desativadaDeivis SchumanMarcelo Neri


    • 54
      Conta desativada 27/02/2018 Link para o comentário

      Verdade. E assim caminha, vamos ver até quando.


  • Guilherme 26
    Guilherme 27/02/2018 Link para o comentário

    Só esperava menos bordas inferiores nesse aparelho.

    Soterio Salles


    • Soterio Salles 57
      Soterio Salles 27/02/2018 Link para o comentário

      Acho que eles mantiveram as bordas pra entregar um design mais simétrico, seria legal se o alto falante de baixo fosse nessa borda aí teríamos uma experiência de som mais legal.

      SidneyMarcelo NeriErnesto Koji Nakazawa


    • 15
      felippe duarte 28/02/2018 Link para o comentário

      Pra que?


  • Sidney 72
    Sidney 27/02/2018 Link para o comentário

    Nesse artigo eu vi bastante referência que a Samsung ainda está tentando alcançar a Apple. Isso é muito estranho, pois são dois aparelhos distintos e fica muito difícil comparar, pois os dois entregam experiências de uso ótimas dentro de seus nichos que são diferentes.

    Lipe M.Neto CastroAgnaldoMarcos PauloLeandroConta desativadaDeivis SchumanMarcelo NeriLéia M.David CD


    • 11
      Conta desativada 27/02/2018 Link para o comentário

      Discordo, caro amigo. Desde o primeiro Iphone, o conceito de smartphone(celulares inteligentes) mudou e todas as outras marcas que tinham teclado físico,por exemplo, passaram a copiar a Apple com toch na tela, SO, mídias, enfim, dentre outros recursos. Portanto, sob o ponto de vista histórico, não são trabalhos tão distintos, de tal modo que o que o que se ver hoje é aprimoramento do que a Apple fez com o lançamento do 1 Iphone. Acho que devemos respeitar mais a Apple, não só pelo que o Iphone representou em termos de revolução na comunicação, mas também pelo que ela ainda faz.

      Leandro


      • Jerry Wendel 33
        Jerry Wendel 27/02/2018 Link para o comentário

        Errado. Apple tem marketing. Não criou nada, apenas usou o que tem de melhor. Marketing. IPhone só tem de bom uma coisa. Ela trava pouco. Tirando isso tudo nele é pior que nos Android top

        Neto CastroDaniel MarquesDeivis Schuman

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.