O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
12 Compartilhado 106 Comentários

Sarahah: mais uma desculpa para não sermos honestos?

Quem nunca usou ou já teve vontade de usar um aplicativo que envia mensagens anônimas? Todo ano um ou outro app é lançado com esse objetivo e vira fenômeno mundial, mesmo que instantaneamente. Do Formspring lá em 2009 até o mais recente, o Sarahah, a pergunta que sempre me vem à mente sobre a proposta desses apps é a seguinte: por que as pessoas precisam se apoiar nessas ferramentas para serem honestas?

Nas últimas semanas publicamos um artigo aqui no site sobre os trolls da internet, ódio gratuito e sobre como é difícil - ou quase impossível - pensar numa web livre deles. No campo dos aplicativos de mensagens anônimas tivemos um belo exemplo sobre como o uso dessas ferramentas podem contribuir com o cyberbullying, que foi o Secret. O caso do Sarahah é um pouco diferente, mas vale a reflexão de qualquer forma.

Diferente do Formspring, do ASKfm, do Kiwi e do Curious Cat - que é uma febre nos Estados Unidos -, o Sarahah foi criado pra uso empresarial no Oriente Médio, e em árabe seu nome significa "honestidade". O que torna o app diferente dos mencionados é que a troca de mensagens é 100% sigilosa, ou seja, cabe ao usuário divulgar ou não o conteúdo recebido anonimamente em suas redes sociais.

Aqui no Brasil, o app se tornou um fenômeno no Google Play mas com outra finalidade, que foi a de enviar mensagens ao crush, aos amigos e, obviamente, dar aquela cutucada básica nas pessoas que não temos muita afinidade. Seu fundador, Zain al-Abidin Tawfiq, disse recentemente que muitas pessoas gostariam de receber de forma anônima recados positivos e também saber o que os outros pensam sobre elas.

Acontece que as palavras "honestidade" e "anonimato" não caminham juntas no ambiente social-virtual. O que mais existe na internet são perfis com identidades falsas e anônimas, logo, penso que não deveríamos esperar pelo lançamento de um novo aplicativo para começar a expressar nossos pensamentos e opiniões. O Sarahah não deve ser levado como uma desculpa para seremos mais ou menos honestos com os outros.

O Sarahah não deve ser levado como uma desculpa para seremos mais ou menos honestos com os outros

Acredito que o sucesso desses aplicativos que trocam mensagens anônimas só reforça uma teoria: as pessoas querem saber o que os outros pensam sobre elas. Isso acontece pois existe pouca verdade circulando pelas redes sociais, nos aplicativos de mensagens e em qualquer outro ambiente onde o anonimato pode ser usado como fachada.

Poucos usuários estão dispostos a expor suas verdades, e prova disso é o excesso de ferramentas que tentam camuflar nossa essência, como os famosos filtros que removem supostas imperfeições do rosto. Portanto, caro leitor, se você quer falar a verdade para alguém dentro ou fora da internet, meu conselho pra você é: vá em frente! Não espere que um aplicativo crie condições ou o ambiente necessário para que você possa se expressar honestamente.

Você usou o Sarahah? O que achou do app?

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

106 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi