O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 99 Compartilhado 119 Comentários

Qual outra plataforma móvel você usaria em conjunto com o Android?

Se você pudesse usar um segundo sistema operacional no seu smartphone Android, como uma espécie de dual boot, por qual outra plataforma móvel você optaria?

Antes de responder a nossa enquete deste sábado, confira abaixo um pouquinho sobre cada sistema operacional mencionado na pesquisa. Mas antes, vou clarificar o que significa dual boot. A primeira coisa que você deve saber é que o conceito de dual-boot vem de multi boot que, de acordo com a Wikipedia é um sistema que permite a escolha de um entre vários SO instalados num mesmo computador quando o mesmo é ligado. Como na maioria dos casos você possui apenas dois sistemas operacionais, ele é chamado então de dual boot.

iOS

Android M iPhone 6 2
Já imaginou um smartphone capaz de rodar iOS e Android ao mesmo tempo? / © ANDROIDPIT

O iOS praticamente não precisa de apresentações, certo? Essa é a plataforma móvel da Apple e roda em dispositivos como iPhone, iPod touch, iPad e Apple TV. Apesar da Apple não permitir que o iOS seja executado em hardware de terceiros, é possível achar lançadores para Android que emulam muito bem as características interface de usuário do iOS e mesmo ROMs customizadas que oferecem uma experiência parecida.

Windows Phone

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 UI
Ou você prefere Android + Windows Phone. / © ANDROIDPIT

O Windows Phone é o sistema operacional da Microsoft desenvolvido para smartphones e tablets. De todos as plataformas móveis, acredito que esta seja a que mais se diferencia das restantes. A interface do WP é dividida por "Tiles" ("telhas" em português) e a experiência de uso do software para dispositivos móveis acabou influenciando diretamente na Windows para PC.

Tizen

Tizen OS MWC 2014
A Samsung corre pela beirada com o Tizen, mas ele é muito parecido com o Android em todos os casos. / © AndroidPIT

A Samsung, em parceria com a Intel e Panasonic, desenvolveu o Tizen, um sistema operacional com uma interface muito parecida com a do Android em conjunto com a TouchWiz. A estratégia aqui é clara: obviamente as empresas envolvidas não querem perder a clientela fiel, já bem acostumada com as funcionalidades do Android.

Sailfish (Jolla)

jolla sailfish teaser
O Sailfish é recente, mas já possui suporte de muitos desenvolvedores. / © Jolla/AndroidPIT

No começo do ano, ex-engenheiros da Nokia se juntaram e formaram a companhia Jolla, que fabrica smartphones com sistema operacional próprio. O CEO da Jolla declarou a intenção da companhia de tornar o Sailfish disponível para download em smartphones que rodam outro SO de fábrica. Como a maioria dos sistemas operacionais móveis, o Sailfish é open-source, baseado em Linux, tem suporte para apps web nativos para Sailfish. O Sailfish é um pouco diferente dos gigantes Android e iOS, mas possui uma interface bem limpa e fontes grandes em alguns menus.

FireFox OS

mozilla firefox os apk teste
Usando um Android, já é possível ter uma experiência com o FireFox, mas ainda não é como dual-boot. / © ANDROIDPIT

Assim como o Android, o Firefox OS é um sistema aberto, a diferença é que 40% do código dele é desenvolvido por voluntários e a base do software é HTML5. Uma das supostas vantagens do Firefox OS é a segurança e a proteção da privacidade dos usuários. Aliás, como os apps para Firefox são basicamente construídos em Java Script e HTML5, o que significa que você pode rodar o app no sistema operacional móvel do Mozilla e no seu navegador Android.

Ubuntu

Ubuntu Touch: dual boot para Android

bq ubuntu 04
O Ubuntu já roda liso, mas ainda poucas fabricantes oferecem suporte à plataforma. / © ANDROIDPIT

O Ubuntu para celulares é um projeto muito interessante e ambicioso. A Canonical, desenvolvedora do software, não pensa apenas em levar o popular sistema operacional Linux para smartphones, mas também permitir que, ao conectar o smartphone a um monitor, a um teclado e a um mouse, tenhamos um computador completo que pode ser carregado no bolso e utilizado a qualquer momento, em qualquer lugar. 

Ao contrário da maioria dos smartphones com Android, telefones Ubuntu não possuem botões ou ícones que aparecem na tela. Em vez disso, a operação e a navegação é feita através de gestos: deslizando o dedo de baixo para cima, por exemplo, aparecerá um menu relacionado ao contexto. Deslizar o dedo da direito para a esquerda permite alternar entre aplicativos abertos e da esquerda para a direita abre um menu de atalho para aplicativos usados ​​com frequência.

Qual outra plataforma móvel você usaria em conjunto com o seu Android?
99 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

119 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi