O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 9 Compartilhado 67 Comentários

Linha Galaxy S possui função "FaceTime" à la iOS?

Neste feriadão, um amigo me ligou de longe e fez a piadinha "pena que você não tem um iPhone, né? Se tivesse poderíamos conversar pelo FaceTime". Sem entrar muito no mérito de que usuário de Android conhece pelo menos três opções para videochamadas melhores que o FaceTime, percebi quase sem querer que o Galaxy S5 possuia a opção no discador do aparelho. Depois, verifiquei que toda a linha Galaxy S também trazia o recurso. Porém, para minha frustração, a função não funciona propriamente. Ao que tudo indica, uma das grandes responsáveis por isso pode ser a sua operadora de telefonia móvel.

galaxy s 2345 3
A videochamada está disponível no discador dos Galaxy S, mas não funciona! / © AndroidPIT

É claro que existem diferentes opções para fazer videochamadas usando um dispositivo Android, entre elas estão o Hangouts, Skype, Viber, Line ou Facebook Messenger (em combinação com o Skype). A questão aqui é por que um serviço nativo da Samsung não funciona entre dispositivos de mesma linha da fabricante, como os Galaxy S, mesmo quando conectados à internet?

Ao que tudo indica, o problema está ligado ao plano de dados do usuário, pois a operadora pode oferecer ou não a cobertura para videochamadas. Na grande maioria dos casos, apenas voz está coberto para ligações a partir do discador do aparelho, porém, um recurso como o da Apple pode usar a conexão wi-fi do usuário para completar a chamada com vídeo, já nos Galaxy S2, Galaxy S3, Galaxy S4 e Galaxy S5 isso não funcionou, mesmo havendo conexão sem fio.

Galaxy S3 Galaxy S2 discador
A opção para videochamadas direto do discador está presente também no Galaxy S3 (esquerda) e no Galaxy S2 (direita)! / © AndroidPIT

Assim, a única conclusão que posso chegar é a de que a Samsung oferece um serviço que não funciona propriamente e, ao mesmo tempo, os usuários possuem uma limitação vinda das próprias operadoras de telefonia móvel e, como se pode perceber na imagem abaixo, isso não ocorre apenas com as operadoras brasileiras, visto que na Alemanha também não foi possível completar este tipo de ligação.

Galaxy S5 Galaxy S4 discador
Videochamadas no Galaxy S5 (esquerda); videochamadas no Galaxy S4 (direita)! / © AndroidPIT
Video chamada Samsung
O aparelho tenta fazer a chamada e segundos depois o usuários recebe uma mensagem de problemas na conexão! / © AndroidPIT

Segundo divulgado pela Teleco, em 2009, para que um usuários possa realizar videochamada, se faz necessário que os celulares sejam compatíveis com a tecnologia 3G e possuam as especificações necessárias para o serviço. No caso da linha Galaxy S, ambos os aparelhos possuem antena 3G e são compatíveis com a função de ligação com vídeo. Assim, a conclusão que posso ter é a de que ou o serviço aparece como disponível e, infelizmente, não está ou as operadoras limitam tal função, como é possível acompanhar no fórum do Brasil Droid.

Entrei em contato com as principais operadoras do país e ainda aguardo uma declaração sobre a cobertura dos serviços de videochamada no Brasil. Desta forma, este artigo ainda será atualizado.

Atualizado as 16h12min (horário de Brasília) - Em declaração a TIM afirma que:

A TIM esclarece que não há nenhuma restrição ao serviço de videochamadas para clientes que utilizem aparelhos da linha Galaxy S. O usuário precisa estar em uma área de cobertura com as tecnologias 3G ou 4G, além de ter contratado um pacote de dados ou estar conectado a uma rede Wi-Fi para poder utilizar o serviço.

Atualizado dia 30.04.2014, 10h10min (horário de Brasília) - Em declaração a Oi afirma que:

A rede da  Oi oferece total suporte a  vídeo-chamadas realizadas por terminais móveis utilizando  aplicativos específicos para este fim (como Skype, Viber e Facetime) na rede de dados móvel 3G, 4G bem como no WiFi.  Conexões de vídeo-chamadas utilizando a rede comutada móvel não são suportadas.

E aí, você já teve sucesso usando a opção de videochamadas de um celular da linha Galaxy S? Quais eram as configurações do seu dispositivo e a sua operadora de telefonia móvel? 

9 Compartilhado

67 Comentários

Escreva um comentário:

  • Sou Carioca. Tenho um Galaxy S3 I9300 (operadora Tim pré-pago), meu filho um Galaxy S2 Lite (operadora Claro pré-pago) e meu colega de trabalho um Galaxy Note 3 (operadora Tim controle). Fiz vários testes de videochamada, em que o wifi e os dados móveis estavam desabilitados em todos os aparelhos, com sucesso. Apenas não há o recurso de videoconferência.


  • Ja uso a um bom tempo a vídeo chamada Uso entre aparelhos samsung (S3 neo , S2 , S4 , S5 ) Resumindo toda linha Galaxy com câmera frontal e que possui a rede 3g pela operadora Tim , O meu plano é Tim beta , a forma de tarifação deste plano é pela chamada no dia , é um pre-pago que vale a pena passo horas e horas na vídeo chamada com meus amigos , mais realmente é necessário estar numa rede 3g em ambos .


    a qualidade da chamada é relativa a região que você esta usando , vale lembrar que mesmo usando a rede 3g a vídeo chamada não consome o seu pacote de dados .


  • Eu consegui fazer com meu S3 e minha operadora é a Vivo. Nao vejo nenhum que consegue superar o facetime, infelizmente. Inclusive o Hangout no Wi-fi nao se compara ao Facetime.


  • fiz o teste hj do meu s5 liguei para um s3 mini e deu certo operadora claro MS, mais tanto no wifi e rede 3g fui tarifado pela operadora


  • eu ja consegui ... do meu antigo s2 para o até então novíssimo s3 do meu irmão... ficamos bom.tempo.conversando apenas para testa.. e deu muito certo... com bom som e imagem.. nn me lembro de ter tentado novamente... usavamos apenas 3g.. o meu da vivo e o dele da claro..


  • acabei de fazer e deu certo aqui no meu Note 2 liguei pra minha mulher ela tem um S3 e funcionou direitinho; depois que desliguei descontou 1.20 em creditos.


  • Olá a todos! Realizo video chamadas sem problemas pelo meu S3, usando a Vivo, o problema é o valor da tarifa para o serviço, a qual é bastante alta.....


  • No meu, quando eu tinha, funcionava perfeitamente.... Q coisa.


  • Só um palpite (já que meu aparelho pifou a 1semana e vou flashea-lo), será que não tem que ser também com a mesma operadora entre os dois usuários?


  • Quem da TIM respondeu )"...ou estar conectado a uma rede Wi-Fi para poder utilizar o serviço.") não faz a menor ideia do que seja uma videochamada.
    Videochamada só funciona na rede 3/4G e vários equipamentos Android suportam videochamada.


  • Já usei muito a vídeo chamada no meu Galaxy S3, ele funciona normalmente na VIVO BAHIA, não precisei ativar nada. E não é só na linha Galaxy S, já liguei para um Omnia normalmente (Com Windows Phone, da Samsung)


  • Tenho um galaxy s3 mini, sou cliente tim beta. uso a video chamada tranquilamente e nunca tive problemas e sem conecção com a internete 3G nem wi-fi, tem até print no meu instagram (helder__pereira) de uma video chamada com um amigo!


  • BOA NOITE PESSOAL ESTIVE LENDO O ARTIGO TENHO 2 APARELHOS DA LINHA GALAXY S EM 2 OPERADORAS DIFERENTES AQUI NO PARAGUAY O MEU S2 PELA PERSONAL E O MEU S4 PELA TIGO AMBOS APARELHOS NAO COMPREI DAS OPERADORAS E INFELISMENTE TANTO MEU S2 COM O CHIP PERSONAL QUANTO MEU S4 PELA TIGO EM NENHUM DOS 2 APARELHOS DAS 2 OPERADORAS NAO CONSEGUI COMPLETAR O SERVIÇO DE VIDEO CHAMADAS SOMENTE CONSIGO PELA VOZ MESMO NO VIBER E NO FACEBOOK MENSENGER


  • Alguém poderia ir à uma loja ou ver certo como tem e o que tem que ter para funcionar certo isso. Pois tá estranho isso.


  • camila não precisa de dados tenho certeza absoluta pois uso sem dados ok.



  • Gostaria de compartilhar um video no youtube com vcs sobre como eu faço video chamadas pela operadora vivo. O video é feito com um galaxy s4 e s3. Meu plano é ilimitado, 60 minutos para fixo e outras operadoras +9,90. Eu até esqueci ligado o wi-fi no s4 no qual eu efetuei a ligação, mas obeservem que no s3 estava desligado. Os dois aparelhos estão com root. Acredito eu que esse bloqueio é feito pela operadora. O meu está funcionando talvez por um erro da operadora.


  • ao que pude perceber 2 coisas estão vigorando ai. uma é a particularidade de cada operdadora. e outra deve ser configuração no dispositivo. me recordo vagamente de mexer em algo assim e ver que parece que precisa configurar conta, ip e ativar o serviço. algo assim. mas lembro de forma muito vaga.


  • cansei de esperar e optei por fazer cadastro no vono voip


  • Tenho o Galaxy s3 e minha irmã o Galaxy s4 - Fazemos chamadas de vídeo perfeitamente de um para o outro.
    Utilizamos a Vivo como operadora

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi