O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 63 Compartilhado 105 Comentários

Sete dias com o Nokia 3310: é possível viver sem um smartphone?

Pequeno, resistente e registrado pela Nokia. Com o lançamento do novo 3310, as memórias vieram à tona para todos os antigos proprietários do Nokia 3310. E eu sou uma delas. Depois dos anos de popularidade, será que o dispositivo de teclado físico e jogos como o Snake ainda tem lugar em 2017?

Opinion by Jessica Murgia
Em 2017, não consigo imaginar viver sem um smartphone.
O que você acha?
50
50
539 participantes

O Nokia 3310 chegou à redação em uma pequena caixa. No interior dela, encontramos um celular, um carregador, a bateria (removível, é claro) e um conjunto de fones de ouvido simples. Depois deste unboxing, o próximo passo era testá-lo, certo?

E assim, decidi levar este pequeno dispositivo para me acompanhar durante os meus sete dias de férias. Além de avisar amigos e familiares sobre não poder usar o WhatsApp durante este período (especialmente minha mãe, que quase ligou para a Embaixada da Itália na China para perguntar sobre o meu paradeiro anos atrás), também trouxe o meu Huawei P10 por segurança, só para o caso de ter problemas consequentes da minha abstinência de smartphone.

Segunda-feira: onde coloquei o adaptador do cartão SIM?

Carreguei o novo Nokia 3310 e tentei abrir a tampa traseira. Ao fazê-lo, quebrei um parafuso (que agora está preso ao lado esquerdo do aparelho, próximo á entrada para os fones de ouvido). Logo percebi que as coisas já não eram tão simples como na primeira versão do aparelho. Inseri o microSIM (ou nano SIM com o adaptador que, felizmente, estava em uma pequena bolsa dentro da caixa) e esperei pela animação de início e a introdução para inserir informações como data e a hora.

Contatos? Felizmente, movi os contatos mais importantes para o cartão SIM visto que sincronizá-los junto com minha conta do Google seria apenas parte dos meus sonhos no Nokia 3310. Configurar o Nokia 3310 é trabalho para uma criança, pois, para ser sincera, existem poucas opções disponíveis.

Sem mensagens no WhatsApp, e-mails não lidos, linha do tempo do Facebook ou upload de imagens no Instagram: finalmente um pouco de paz e tranquilidade para aproveitar a paisagem e as pessoas ao meu redor, sem distrações. Comecei minha semana com entusiasmo.

AndroidPIT nokia 3310 0391
Uma selfie à moda antiga com o Nokia 3310 / © AndroidPIT

Terça-feira: luta com a câmera e a internet

O Nokia 3310 tem uma câmera de 2MP, então por que não experimentar? Os resultados deixaram muito a desejar. Estando acostumada às grandes fotos tiradas no meu smartphones, as fotos feitas com o Nokia 3310 são uma piada.

Só precisei de quatro fotos para encher a memória do aparelho, isso que esta usando a resolução padrão de fábrica. Para manter minhas fotos, tive que inserir um cartão microSD, mas, considerando a resolução das fotos, era melhor usar uma câmera extra de qualquer forma. Assim, decidi não deixar o hotel sem minha câmera na quarta-feira! 

Pensei em compartilhar as fotos no Facebook para deixar o pessoal na redação do AndroidPIT com inveja. Na verdade, o telefone permite navegar na internet (mas leve em conta a velocidade, o Nokia 3310 possui rede 2G e precisa de 15 a 20 segundos para abrir uma página) usando o navegador Opera Mini. Com muita paciência, carregou a página e voltei ao passado.

AndroidPIT nokia 3310 0364
Esqueça a tela sensível ao toque com o Nokia 3310 / © AndroidPIT

Entre as páginas da web salvas, aparecem por padrão o Facebook, Gmail e a BBC News. No entanto, para outros sites, você deverá escrever o endereço de URL que deseja e, até se acostumar com a ausência da função de sensibilidade de toque na tela, irá tocar com o dedo na tela repetidamente até se acostumar novamente.

Quarta-feira: o frenesi das mensagens de texto

Resolvi enviar uma mensagem de texto para minha mãe e percebi que esqueci como se usava o teclado T9 para isso. De pensar que, há dez anos, enviava mensagens sem sequer olhar para o teclado e meus pais ficavam maravilhados. Hoje em dia, no entanto, preciso apenas enviar uma mensagens de voz, o que é muito mais fácil.

Para se comunicar, é melhor fazer chamadas: escrever uma mensagem de texto é muito inconveniente. A voz pode soar um pouco robótica, mas a mensagem atinge seu destino sem problemas. Caso você esteja se perguntando, o Nokia 3310 possui um alto-falante. Os fones de ouvido chegam junto com a caixa, são feitos de plástico e oferecem uma qualidade de áudio muito reduzida. Dado o preço do dispositivo, o que mais poderíamos querer?

AndroidPIT nokia 3310 0375
E pensar que, há dez anos, podia escrever uma mensagem sem olhar para o teclado T9 / © AndroidPIT

Quinta-feira: onde estão o WhatsApp e o Google Maps?

Eu decidi fazer uma caminhada pelas ruas de Cuba e o Nokia 3310 me parecia o companheiro perfeito para isso, em teoria: é leve, resistente e se encaixa facilmente no bolso. O aparelho não possui certificação IP67 ou 68 , mas a chuva e a poeira não representam muita ameaça. Infelizmente, o Google Maps não está disponível na tela principal: me senti perdida só de pensar nisso. 

A grande falta que sentia do meu smartphone chegava especialmente nos momentos de marasmo, pois jogar Snake é a única maneira de passar o tempo com o 3310, mas não é como na versão original. É colorido e você pode cortar a cauda da cobra. Eu até matei um tempo com isso, mas senti falta do Crossy Road, que você não encontra na loja de aplicativos do Nokia 3310.

AndroidPIT nokia 3310 0356
A serpente não é o que costumava ser... / © AndroidPIT

De vez em quando, colocava a mão no bolso para tirar o celular e ver se havia alguma notificação, mas sempre me lembrava que, sem Facebook ou WhatsApp, não haveriam notificações a serem recebidas. Por sorte, trouxe um livro comigo, de modo que usar o transporte público não era assim tão chato. 

No entanto, sendo tão dependente de um smartphone como sou, não conseguia para de pensar nas mensagens que estavam esperando por mim no WhatsApp... Zuckerberg, o que você fez comigo?

Opinion by Jessica Murgia
A nova versão do Snake não é tão divertida quanto a original.
O que você acha?
50
50
317 participantes

Sexta-feira: não sei o que é uma tomada

Eu não preciso dizer-lhe que a bateria do Nokia 3310 tem algum suco, certo? Acho que para o dispositivo morrer completamente, seriam necessários muitos dias de uso. Ao mesmo tempo, não chega nem perto de ter a quantidade de serviços que nossos smartphones têm nos dias de hoje. Sem YouTube, jogos de alta definição ou aplicativos exigentes é fácil.

AndroidPIT nokia 3310 0371
Esta é a loja de aplicativos do Nokia 3310 / © AndroidPIT

Sábado: por que a semana pareceu tão longa?

Quando foi a última vez que fiquei tanto tempo sem usar meu smartphone? Faz alguns dias quando frequentei um SPA, mas poucas horas, ou no ano passado, quando experimentei deixar de usar um smartphone por 24 horas. 

No entanto, ter o Nokia 3310 no seu bolso é como não ter um smartphone, pois o aparelho não é um smartphone (nem pretende ser), e é por isso que o Nokia 3310 não pode substituir o meu Huawei P10. É como estar acostumado a ter um assistente pessoal que está sempre disponível para ajudá-lo e ter que deixá-lo para trás. Há aspectos positivos nisso, mas eles não são fáceis de perceber quando estamos imersos no cotidiano.

Eu perdi as notificações, não pude acompanhar notícias online ou capturar a paisagem ao meu redor, não pude enviar uma mensagem de voz instantânea para meus amigos em qualquer lugar do mundo. Eu perdi meu smartphone!

Domingo: de volta à realidade!

Agora pude colocar meu cartão SIM de volta no meu Huawei P10 sem me preocupar em fazer o backup das conversas do Whatsapp. Assim que o smartphone ligou, o WhatsApp bateu: tantas mensagens! Acredito que não preciso dizer que, depois de todo esse tempo sem ter acesso a e-mails, mensagens e notificações, precisei de um dia para colocar tudo em ida, certo?.

O Nokia 3310 seria um ótimo celular de backup, mas uma vida sem um smartphone é impensável

Voltar no tempo foi interessante, mas apenas por um curto período. Em um mundo em que amigos, colegas de trabalho e membros da família estão todos conectados, no qual a comunicação pode ser feita através da web ou canais como WhatsApp, Facebook, Instagram ou Snapchat, significa fazer alguns sacrifícios que não estou disposta a fazer. 

Para mim, isso significa isolamento e me acostumar com os serviços básicos e quase obsoletos novamente. Ter que usar um teclado físico sem a ajuda de uma tela sensível ao toque em 2017 pode ser divertido por algumas horas, mas, no dia a dia, a ausência de plataformas rápidas e fáceis de uso é realmente notável. Para aqueles que não usam o WhatsApp, que preferem ler informações impressas e que prefere chamadas em vez de e-mails ou mensagens instantâneas, usar o Nokia 3310 como celular não será tão difícil quanto foi para mim.

Usando o Nokia 3310 por uma semana foi uma maneira de desconectar, mas também significou ter que carregar minha câmera comigo e ficar desatualizada sobre o que estava acontecendo no mundo ou com os meus amigos.

O Nokia 3310 seria um ótimo dispositivo de backup, mas uma vida sem smartphones, na minha opinião, é inimaginável nos dias de hoje.

Qual é a sua opinião: você abriria mão do seu smartphone pelo Nokia 3310?

63 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

105 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi