Se o seu intermediário pode fazer tudo, então vale a pena comprar um top de linha?

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9655
© nextpit

Chegamos ao maravilhoso ponto em que não é preciso gastar mais de dois mil reais para ter um smartphone que funcione. Sim, e apesar de você, leitor do AndroidPIT, ser uma pessoa que se preocupa com desempenho, design, qualidade de câmera e outros, saiba que a maioria das pessoas só quer um aparelho que funcione.

Foi-se o tempo em que ou você gastava uma fortuna, ou teria um aparelho que não presta, que mal e mal roda o WhatsApp e que vive te deixando na mão. Os intermediários de hoje, por pouco mais de mil reais, já fazem tudo o que um topo de linha faz, com praticamente a mesma qualidade de desempenho, câmera e, às vezes, até bateria melhor.

AndroidPIT lenovo moto g5 plus 0971
O que de essencial não tem como fazer em um Moto G5 Plus? / © NextPit

Por menos de mil reais, você também já pode ter aparelhos decentes, perfeitos para, chuto eu, uns 85% da população, que precisa mesmo é de Facebook, WhatsApp, uma câmera razoável e a reprodução de uns joguinhos por mais de 15 horas por dia.

Os intermediários não têm nenhum destaque incrível, como câmera sobrenatural, hardware que roda todos os jogos, design feito em vidro resistente com titânio, som para animar toda uma festa ou tela que tem brilho ótimo até no sol do meio dia com definição para ver com boa dose de realidade em um óculos VR. Eles simplesmente funcionam bem.

E não precisamos ficar apenas nos aparelhos que vendem por aqui. Sabemos que aparelhos "xing ling" são hoje em dia uma minoria, e que os celulares dos países asiáticos também já atendem qualquer pessoa por menos de mil reais, uma vez que não são vendidos oficialmente por aqui e não sofrem com a alta tributação do país.

AndroidPIT samsung galaxy j7 0899
Galaxy J7: certeza que você conhece alguém que tem um / © NextPit

Intermediários não estão na lista de "melhores" em quase nada, mas entram no top 5 de aparelhos com melhor custo benefício, e certamente na lista de melhores que o bolso de muitos podem pagar. Esses aparelhos tampouco são o alvo dos sites e canais de tecnologia, uma vez que os procurados e os que mais interessam em matéria de novas funções são os topos de linha.

"Esse aparelho funciona bem", "a bateria dele é razoável, dura umas 15 horas", "a câmera faz fotos boas", "o Bluetooth e o WiFi não têm reclamações, funcionam", "você consegue rodar apps de redes sociais e mensageiros sem problemas". São frases que podem ser ditas sobre intermediários, mas quanta audiência isso gera? Qual curiosidade atiça?

Mas, no final, o que vende é a linha Galaxy J, é o Zenfone 4 Max, é o Moto G, é o LG K alguma coisa. Ou, ainda, os que vendem são os aparelhos lançados meses atrás, já que agora não custam mais tão caro e estão a preços mais justos. Tudo o que eles mais precisam é estarem com uma versão razoavelmente recente do Android e rodarem os apps mais pedidos.

AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3396
iPhone e Galaxy Note: excessivamente caros / © NextPit

Por isso, é cada vez mais difícil justificar o gasto elevado nos smartphones mais comentados, nos mais caros, nos topos de linha. Há público para eles? Com certeza, são os chamados "power users", o "early adopters", os entusiastas de tecnologia. Muitos dos que lêem o AndroidPIT se encaixam nessas categorias. Mas não somos nem de longe a maioria.

E esse não é um artigo para reclamar, é um artigo que convida você a perceber e celebrar uma verdadeira revolução móvel! Sim, todo smartphone com acesso à Play Store pode ter os mesmos apps que qualquer outro aparelho, embora não rode muito bem alguns se for muito velho, ou não passe todos os jogos.

Os apps são as peças que permitem às pessoas trabalharem, fecharem negócios, se conectarem a entes queridos que estão longe, conhecer novas pessoas, aprender idiomas, assistir filmes, consumir e produzir conteúdo e conhecimento. Os celulares mais baratos rodam os apps mais populares, mesmo que não tão fluidos.

AndroidPIT on the phone 0442
Para mandar mensagens de áudio no WhatsApp, sua mãe não precisa de um S8 / © NextPit

Um bom exemplo é um Galaxy J7 ou um Moto G5 Plus. Não são melhores em nada, mas cabem no bolso de muita gente. É o tipo de smartphone que meus pais usam, que seus pais usam. Com o uso certo, podem deixar pessoas felizes por alguns anos.

E isso é bem bacana, não é? :)

E você? Concorda com essa ideia? Ainda consome topos de linha?

Ir para o comentário (107)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
107 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    akemibot 29/05/2018 Link para o comentário

    Faz um tempinho que o artigo foi postado, mas continua bem atual. Eu estava em um dilema recentemente entre comprar um intermediário ou um topo de linha do ano passado, quando me deparei com esse post. Analisei minhas condições e também necessidades, e preciso dizer que ambos são fatores que variam muito de pessoa pra pessoa. Concluí que vale mais a pena eu comprar um topo de linha do ano passado (S8+, sendo que recentemente foi lançado o S9, então o preço decaiu bastante) do que um intermediário novo (cujo preço nem diferencia tanto) que em dois anos o desempenho vai estar ruim e que logo eu me encontraria pesquisando um novo celular, sendo que investindo em um topo de linha, eu teria o melhor das configurações atuais e, portanto, minhas necessidades seriam supridas por três ou quatro anos tranquilos... entende? Eu sei que o ponto do artigo é outro, mas creio que se encaixa um pouco. A questão é saber pesquisar e ter paciência. Se você quer comprar um S9 futuramente, espere o preço abaixar e o seguinte ser lançado, mas se tem pressa e nem tanto dinheiro no bolso, compre um intermediário. Pelo menos é esta minha visão atualmente.


  • 10
    Macgyver Freitas 07/12/2017 Link para o comentário

    Concordo em grande parte, se antes comprar um intermediário era sinal de aparelho aquém das expectativas, agora tem por exemplo a opção de um Zenfone 3, que é oq recomendei pra minha mãe comprar, 1200 em 10x, boa camera, 4gb/64gb de RAM/ROM, Android 8 já confirmado. Faz tudo que um top faz, e faz bem. Top de linha hoje é para entusiastas, mas nem de longe é uma necessidade.


  • Marcos F. 20
    Marcos F. 04/12/2017 Link para o comentário

    Eu acho engraçado quando esse é o tema. Eu sou simplesmente viciado em tecnologia e faço DE TUDO NO MEU CELULAR. Instalo launchers para testar, pacotes de icones, jogos pesados como Mortal kombat X e Real Racing 3, instalo apps que rodam em segundo plano para customização, e meu moto G5s aguenta! Ai fico vendo gente comprando celular de 3000 reais para cima para ficar jogando Candy Crush. Minha amiga fez isso comprando o iPhone 7, e ainda vem falar comigo que quer o 7 Plus porque não gosta de celular pequeno e quer uma bateria maior. Da vontade de tacar o iPhone dela dentro do vaso de raiva de ouvir uma coisa dessas! KKKKKKKKKKK (E ela ainda acha que comprando um iPhone vai conseguir uma bateria boa...)


  • 7
    Marcus Vinicius Oliveira 02/12/2017 Link para o comentário

    Acho que tem que realmente analisar a necessidade de cada um. Tem gente que realmente precisa de aparelhos que entreguem uma boa performance, tem gente que necessita se exibir na frente dos amigos. Eu não vejo necessidade nenhuma de comprar de um aparelho de mais R$1.000,00 para ficar em redes sociais e alguns jogos, eu uso o Moto G5 normal e ele me atende completamente. Claro que dá vontade de ter um topo de linha, mas eu sei que seria desperdício nas minhas mãos, além do medo de ser assaltado a qualquer momento. Respondendo a pergunta, o meu intermediário pode fazer tudo que eu preciso e eu não acho que valha a pena comprar um topo de linha. Excelente matéria!


  • 11
    Bruno 01/12/2017 Link para o comentário

    Já falei algumas vezes aqui , e repito, intermediário no Brasil não compensa, eles chegam próximos ao valor de um top do ano passado, e com certeza terá mais longevidade que um intermediário da vida.

    Fabiano Novaes Ferreira


  • Wanderson Perin 18
    Wanderson Perin 01/12/2017 Link para o comentário

    99% das fotos de família que temos hoje são geradas usando um smartphone... Eu me preocupo com isso... Por isso câmera pra mim é fundamental

    Sergio T.


  • Wanderson Perin 18
    Wanderson Perin 01/12/2017 Link para o comentário

    Câmera... Tire uma foto noturna com um S7 EDGE, e tire uma com um intermediário...depois me fale.

    Sergio T.


    • Paulo Henrique 23
      Paulo Henrique 01/12/2017 Link para o comentário

      a do Edge é imbatível .


  • 85
    Conta desativada 01/12/2017 Link para o comentário

    Para o meu uso diário eu sinceramente estaria bem servido com um intermediário, mas prefiro que sobre processamento em um aparelho, do que falte quando precisar. Além disso tops de linha tem uma vida mais longeva que intermediários e aparelhos de entrada....


  • DogNinja 32
    DogNinja 30/11/2017 Link para o comentário

    Como é bom comprar um smart top por menos de 2 mil reais...obrigado Oneplus.
    Chupem Samsung,Lg, Sony, Apple, etc...
    😉

    Sergio T.Wesley Goes


    • 85
      Conta desativada 01/12/2017 Link para o comentário

      E olha que para o padrão de importação de tops de linha, a Oneplus ainda é um pouco caro. Mas se comprar com as opções que temos aqui, é imbatível....

      Conta desativada


  • 8
    Jose Antonio 30/11/2017 Link para o comentário

    Só importar, terá um TOP com preco de intermediario...kkk

    Daniel Gonçalez


  • José Senhorinho 3
    José Senhorinho 30/11/2017 Link para o comentário

    Maravilha eu falando de mim, só não uso um top de linha por causa do meu trabalho,q é muito perigoso pois só trabalho em altura, mais não despenso um celular rápido e com câmera boa pq uso muito no meu trabalho,pô inguanto estou gostando do meu moto X4!!!👍👍👍


  • Beijamin Ar 2
    Beijamin Ar 30/11/2017 Link para o comentário

    Bom, todo mundo já falou diversos pontos de vista e eu acrescentar o meu não faria diferença porque diversas pessoas já o fizeram. Entretanto gostaria de comentar o 4° parágrafo, que comenta sobre a alta tributação. Isso é um fato, mas será que é só alta tributação que tá deixando os valores absurdos dos aparelhos? Será que é difícil falar que de fato há uma política de as empresas colocarem valores extremamente alto no Brasil? A apple foi mais cara de pau ainda e colocou um preço escroto no mundo inteiro, mas, é claro, vamos jogar a culpa exclusivamente num inimigo comum que é o fisco.

    Longe de parecer esquerdista mimizento, mas eu fico com a sensação que mesmo que se um dia a gente consiga colocar um sistema anarcocapitalista no Brasil, vão colocar os preços altos e vão falar que é consequência de um período longo de governo cobrador de imposto e os trouxas vão engolir.


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 30/11/2017 Link para o comentário

      O que eu acho é que a empresa coloca o preço que ela quiser. Vai da pessoa querer pagar ou não, é a lei da oferta e da procura. Tanto é que os intermediários estão aí fazendo sucesso, e os topos de linha já são para os que querem algo específico ou querem status, ostentar, essas coisas.

      Creio que o consumidor possa ajudar a regular o mercado. Se comprarem menos iPhones, não tem como uma empresa sustentar a linha de produção desse produto. Por isso, espero contribuir com um artigo assim, mostrando que não precisa pegar o mais caro, um intermediário já faz muito bem o trabalho.

      Quando as pessoas perceberem que não precisa fazer o iPhone ou o S8 em 24x pra ter um ótimo desempenho pra tudo o que ela precisa, o preço tende a cair. O próprio S8 já caiu bastante e vi o S8+ por 2200 na BF. Acho que devemos ajudar a regular, porque as empresas não vão fazer isso por vontade própria. Já o governo, poderíamos agir de forma semelhante, mas aí é outro papo.

      Conta desativadaConta desativadaConta desativadaMarcus Vinicius OliveiraSergio T.Conta desativadaDenisEduardo Reis


      • André Pereira 25
        André Pereira 30/11/2017 Link para o comentário

        Voce tá certa Stella e é ate bom materias como essa porque a principio as pessoas so vao ter olhos pros tops pq são os mais falados, o resto uma porcaria, vao gastar baita grana e nao irao usar nem 10% dos recursos do aparelho. Os usuarios e/ou consumidores precisam desse leque de informações.

        E penso e ate ajo assim... Eu compro onde eu alcanço, se eu gastei mais no S7 por exemplo é pq comprei pra ficar uns bons anos com ele. Não sou de ficar comprando aparelho todo ano até pq acompanhar o ritmo de mercado dos mobiles é loucura! Haja grana... rsrsrs

        Conta desativadaEduardo Reis


      • 8
        Arnaldo Calado 30/11/2017 Link para o comentário

        Não não. O cara compra um premium de quase 5 mil reais porque ele não quer passar raiva mesmo. Kkk


      • Diego Santos 7
        Diego Santos 01/12/2017 Link para o comentário

        Stela, mas a longo prazo??? Por exemplo, eu comprar um S8 hoje (Ou qualquer top de linha) é garantia que ele ficará atual por mais tempo em relação a software e hardware??
        Por exemplo: a vida útil de um J5 pro é o mesmo do S8?


  • Francisco Israel da Silva 12
    Francisco Israel da Silva 30/11/2017 Link para o comentário

    Desde que o usuário defina bem oque quer fazer no smartphone, muita gente compra carroça e quer apostar corrida com ferrari, e quando perde reclama da marca ou modelo. Fora isso acredito que os tops de linha de hoje só quem realmente quer ter nas mãos o ultimo modelo da marca x ou y vai comprar, os intermediários e até alguns de entrada mais básicos andam servindo muito bem pro dia-a-dia.

    Marcus Vinicius OliveiraStella Dauer


  • 33
    Luiz Henrique 30/11/2017 Link para o comentário

    Sempre optei pela linha de intermediários pelo seu custo x benefício. Os de entrada têm pouco espaço, os tops de linha têm uma adição de preço que, para mim, não compensa o benefício. Além disso, por mais que hoje eu tenha condições de comprar um celular "melhor" não compensa o risco de ser furtado e perder todo o dinheiro "investido".

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaMarcus Vinicius OliveiraSergio T.Eduardo ReisStella Dauer


    • 7
      Marcus Vinicius Oliveira 02/12/2017 Link para o comentário

      Concordo plenamente!

      Luiz Henrique


  • Rafael Silva 13
    Rafael Silva 30/11/2017 Link para o comentário

    "Mas o seu uso é do nível de um G5 Plus, não de um Note 8 ou iPhone X ou 8 Plus." Acho que tentar colocar um uso de smartphone em determinada categoria é furada.


    Ele pode ter a melhor camera do mundo, mas quando você enviar a foto pelo WhatsApp irá perder a qualidade, a não ser que você queira enviar em forma de documento, mesmo assim acho que perde a qualidade. Logo, NINGUÉM usa 100% do que ele oferece. Seja ele um smartphone de 700-9,000 reais.

    Essa limitação pode ser do próprio sistema ou de outros aplicativos. Vulgo Snapchat (vive travando nos Android/falta de qualidade nas fotos) e Instagram Stories (sofre o mesmo efeito Snapchat).

    No final quem tiver disposto a pagar por algo vai comprar independente do que ele oferece.

    Stella Dauer


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 30/11/2017 Link para o comentário

    pra mim vale... com certeza

    Stella Dauer


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 30/11/2017 Link para o comentário

    Tenho um Moto G3 que tem uma boa autonomia de bateria, uma boa câmera, resistente a água e esta com o Android sempre na ultima versão! Ou seja isso é tudo que eu preciso, mas se eu pudesse é claro que eu queria ter um Galaxy Note 8!

    Stella Dauer


  • 8
    Arnaldo Calado 30/11/2017 Link para o comentário

    É incrível as pessoas falarem que um intermediário faz tudo que um top de linha faz. Que tem que ver a necessidade, que um Galaxy Y me atende, pra que vou comprar um premium se um intermediário vai abrir um whatsapp, Facebook e uns joguinhos e por aí vai. Para os que são mais difíceis de entender do porquê um cara paga mais de 4 mil num celular, Vamos partir para um outro lado. Porque eu vou comprar um tênis de 900 reais se um de 100 me atende? Esse de 100 tem solado, cadarço, palmilha, tem até amortecedor,ou seja, tudo que o de 900 tem.... Mas daí vc vai na loja e pede o de 100 e um de 900 para experimentar. Coloca no pé. Vc vai sentir a diferença na primeira pisada. O de 500 vai lhe mostrar leveza, impulso a correr, cores lindas, macio, além de lhe proporcionar um prazer de estar usando uma coisa boa que talvez os outros não notem mas vc sente isso. Vc vai andar até melhor. Kk... Agora, vc tem a grana, ou não tem, e vc faz uma prestação pra comprar um tenis de 900. Mas porqueeeee....??? Se vc pode sair com o de 100 a vista e tbm não vai sair calçado? Sim, mas ele não é o melhor. Tem tudo que o de 900 tem? Huuummm... Sim... Mas não tem, com toda a certeza, a qualidade que o de 900 tem e esse de 100 não vai lhe passar a sensação de prazer que o de 900 lhe passaria. Assim é um top de linha. Não consigo hoje usar absolutamente nenhum intermediário porque quem já está acostumado a usar sempre um top de linha, sabe que um intermediário não vai lhe proporcionar o prazer de ter o melhor celular nas mãos. Que ele vai lhe dar o melhor do que tem no mercado em termos de tecnologia. Que sua câmera vai se sobressair diante de todos que estão fotografando com seus celulares básicos. Que sua tela irá dar torcicolo em muitos em sua volta. Que recursos disponíveis no seu aparelho são apenas seu. Que vc não passará vergonha com travamentos, lags e lentidão. Que tudo que vc tem no seu aparelho é o melhor disponibilizado no momento. E pra vc ter isso, fazer disso uma realidade, vc não poderá ter com apenas 1500 reais. Porque com 1500 reais vc será apenas um usuário que acha que seu aparelho faz absolutamente tudo que o do aparelho do seu colega de trabalho que custou mais de 4 mil reais. Deu pra entender? E me dirigindo apenas pra uns que dizem aqui sobre custo-benefício, que tem que avaliar o custo-benefício, ... Que quem é Power user, quem sempre tem um top de linha, jamais pensa em custo-benefício. Só no benefício mesmo. Porque quem pensa em custo-benefício, compra um meia boca que vai abrir zap e face tranquilamente.

    Eduardo Reis


    • Diego Santos 7
      Diego Santos 01/12/2017 Link para o comentário

      "Porque com 1500 reais vc será apenas um usuário que acha que seu aparelho faz absolutamente tudo que o do aparelho do seu colega de trabalho que custou mais de 4 mil reais. Deu pra entender?"
      Apenas curiosidade... o que que um top de linha faz que um intermediário não faz? Tipo A5 2017 x S8 .....
      Lógico que há especificações técnicas superiores no S8,(fotos por exemplo) mas essa evolução é usada???
      Não tenho nada contra ter um top de linha, apenas acho que a necessidade é atendida por um intermediário(Premium).. já o desejo não...
      Eu necessito de um carro.. um Ford KA me atende perfeitamente, mas quero/desejo um Golf...
      Creio que quem tem um top de linha o tem satisfazer um ego. Nada contra... da mesma forma que quero um Golf. Mas necessidade mesmo.. . Não vejo como haver.


  • André Pereira 25
    André Pereira 30/11/2017 Link para o comentário

    É daquele discurso de que "se o aparelho satisfaz o que vc precisa" vai investir outro melhor pq?

    Mudar só se for depois de 4... 5 anos aí é bom dar um upgrade de celular, fora isso enquanto os recursos do celular te satisfazer e ennquannto nao receber aviso de memoria insuficiente continue com o que tem e segue a vida!

    Meu irmao por exemplo, migrou de um iPhone 5S pra um Galaxy S8 Plus (agora a familia Samsung tá completa!) pq o iPhone ja tava lento e travando (pros que defendem o iOS, o SO apesar de longos anos de suporte, chega um ponto que os modelos antigos começam a sofrer com o peso do SO. não é exclusivo só com o Android)


  • Carlos Fagundes 12
    Carlos Fagundes 30/11/2017 Link para o comentário

    Depois de muita consciência hoje compro um FlagShip do ano anterior, vale mais a pena

    Sergio T.Joaquim netoJuliano Olivetti


    • Sergio T. 20
      Sergio T. 01/12/2017 Link para o comentário

      Eu também, amigo. Comprei um s7 edge neste ano, e que smart!
      Pra mim, de longe, o melhor custo benefício do momento.
      E, pelo visto, vou continuar com esta prática nos próximos anos quando for trocar de smart.


  • 31
    Vinicius Da Silveira 29/11/2017 Link para o comentário

    Eu tenho uma pergunta boa, que daria um ótimo tema para um artigo. La vai: "Aquele seu top de linha antigo ainda consegue fazer tudo sem problemas, então vale a pena substitui-lo por um intermediário novo?"
    Hum... Não pega bem, porque vai contra a política de incentivar o consumo, mesmo sabendo que o mercado ta estagnado e hoje só vemos mais do mesmo.

    Juliano Olivettibruno cardoso


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 29/11/2017 Link para o comentário

    É aquela máxima, cada um sabe do seu próprio bolso e de suas necessidades. Há pessoas que usam um dispositivo da marca da maçã mordida só para fazer ligações, sabendo-se que qualquer aparelho faz isso. Outros passam o dia rodando com jogos pesados em seus smartphones. Então vai da necessidade e da condição de cada um. É importante o uso da razão, ver a melhor relação custo benefício, que agrade nas funções e no preço. Já usei muitos tops, na época que só eles executavam várias tarefas ao mesmo tempo. Mas hoje, estou usando um que foi top no ano passado e numa promoção imperdível e que satisfaz minhas necessidades.

    Sidney


  • Sidney 72
    Sidney 29/11/2017 Link para o comentário

    É uma colocação bem interessante. Eu me encaixo nos power users e de vez em quando nos early adopters, como foi meu caso esse ano. Mas minha filha queria um celular e tasquei-lhe um Moto G5 que atende ela perfeitamente. Até meu S5 antigo atenderia, mas ainda uso ele. Só não concordo em uma coisa. O G5 não serviria para a minha mãe. É muito avançado. Ela só pode usar dumbfones e ainda me liga pra perguntar como fazer algumas coisas...kkkkkkkk

    Conta desativadaJuliano OlivettiDavid CDNeto Castro


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 29/11/2017 Link para o comentário

    Artigo absolutamente correto! Hoje um intermediário supre todas as necessidades de forma satisfatória. Inclusive alguns já estão vindo com 4GB de RAM + 64 GB de armazenamento :)
    Por ser entusiasta, ainda me mantenho na linha snapdragon 8.., mas admito que é por puro capricho.

    Sergio T.Diego SantosSidney


  • 13
    Rogério Veríssimo de Aquino 29/11/2017 Link para o comentário

    Perfeito este artigo. Não vejo o menor cabimento de se pagar até quase R$ 8.000,00 em um celular, quando por bons 1.200,00 se pode comprar um Moto G5S Plus que como diz o artigo não se sobressai em nada. Mas faz bem o que promete. Acho uma insanidade os preços pedidos nos celulares top no Brasil.

    Lígia B.bruno cardosoSidney


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 29/11/2017 Link para o comentário

    Acho que vai mais do gosto! Acabamento, algumas funcionalidades a mais, câmera etc... esses mimos! Quem teve um top sempre vai querer outro top! E vamos dizer que um intermediário Samsung por exemplo a linha A em questão de câmera nunca vai ter o desempenho de um S ou Note por exemplo! Mesma coisa a LG não vai ter a mesma qualidade de câmera a linha K ou Q da linha G! Não posso falar de outras marcas porque faz muito tempo que não uso! Eu gosto de fotos então a câmera é uma coisa importante pra mim que só acho nos tops! Menos no Sony que deixa muito a desejar em câmeras! Falo porque ja vi câmeras de tops da Sony com fotos abaixo do esperado pra categoria! Pós processamento ruim!

    Sergio T.SidneyRudolf DonaldConta desativada


  • 26
    KARALBPIN 29/11/2017 Link para o comentário

    Uso desde o início do ano um A9 que pode ser comprado hoje por uns 1.300 reais e que me atende em todas as minhas expectativas relacionadas ao uso de um celular. Então porque comprar um Note 8 por exemplo que me custaria uns 4.000 reais?

    Sergio T.Sidney


    • Sidney 72
      Sidney 29/11/2017 Link para o comentário

      Concordo 100%. Mas para mim não atenderia. Hoje já não consigo trabalhar sem as funcionalidades da SPen. Mas vai de cada um.

      Conta desativada


  • marcelo m. 29
    marcelo m. 29/11/2017 Link para o comentário

    muito legal o artigo , os consumistas piram

    Lígia B.Stella DauerLucas Leite


  • Everson Garcia 17
    Everson Garcia 29/11/2017 Link para o comentário

    Tenho um Moto Z2 Play. E estou muito feliz com ele. Adoro tecnologia, mas minha condição financeira não me permite ser um Power user. Eu gostaria de ter um topo de linha. Quem não? Mas já que não tenho, me contento com o intermediário que me atende muito bem e claro continuo babando pelos aparelhos dos sonhos.

    Sergio T.Lígia B.SidneyConta desativada


    • Sergio T. 20
      Sergio T. 01/12/2017 Link para o comentário

      O Moto z2 play é ótimo. Já tive um e recomendo demais. Diria até que a única diferença perceptível para mim, comparando com um smart premium, seria a Câmera.


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 29/11/2017 Link para o comentário

    Até hoje, continuo com o meu bom e velho Moto x1 (2013), apesar que ainda neste ano eu o troco.

    Sidney


  • Leandro Oliveira 7
    Leandro Oliveira 29/11/2017 Link para o comentário

    Estou no momento com um LG G3 e estou de olho em um Zenfone 3 64gb parcelado. Andei olhando uns importados na mesma faixa de preço (já contando com a taxação) e gostei muito do Zuk Z2 pro. Vocês que já estão acostumados com importação, teriam algumas dicas pra mim, mero iniciante? Agradeço desde já!


    • 2
      Betinho 05/12/2017 Link para o comentário

      depende do que você procura em um smartphone (bateria, câmera e etc)...o zuk z2 é bastante potente com uma construção mais simples na carcaça e não esqueça que vai ter que trocar de ROM pois ele vêm com shop ROM e as duas ROMs stocks dele(Chinesa e Indiana) não têm suporte ao idioma português, porém as Custom ROMs têm como a ViperOS, LineageOS , RR e etc


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 29/11/2017 Link para o comentário

    Um aparelho de entrada hoje faz quase tudo que um top faz, mas a diferença é a velocidade né!?

    SidneyConta desativada


  • Luiz Soares 12
    Luiz Soares 29/11/2017 Link para o comentário

    meu xiaomi mi a1 ta aqui pra comprovar

    bruno cardosoSidneyLucas Bordião


    • Lucas Bordião 13
      Lucas Bordião 29/11/2017 Link para o comentário

      O meu chega essa semana!!! Ansiedade matando hahahaha

      bruno cardosoSidney


    • Carlos Fagundes 12
      Carlos Fagundes 29/11/2017 Link para o comentário

      Ai não né pai, seu A1 dá banho em muito intermediário.

      kkk


  • Fernando N. V. 30
    Fernando N. V. 29/11/2017 Link para o comentário

    Eu não abro mão de qualidade. Prefiro não arriscar e comprar sempre o top de linha. Não quero passar raiva.

    Sidney


    • Ralf Alencar 34
      Ralf Alencar 29/11/2017 Link para o comentário

      Também penso assim cara, sem contar que um intermediário funciona de forma média, ou seja ao longo do tempo ele funcionara de forma básica, e isso irá demorar para acontecer com um top de linha.

      Sidney


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 29/11/2017 Link para o comentário

      Ja li relatos e mais relatos de S8 com problemas!

      Conta desativadaSidney


      • Sidney 72
        Sidney 29/11/2017 Link para o comentário

        Vixi... S8 com problema? Espero que o Note 8 não tenha.

        Conta desativadaNeto Castro


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 29/11/2017 Link para o comentário

        Ja sim! Problemas que podem acontecer! Vai da sorte! Esses dias mesmo li sobre um S8 com problema na placa! Um caso aqui outro ali! Coisas isoladas, não é uma epidemia! Acontece! Espero que não aconteça com nenhum de nós! Alguns problemas eu acho que é mal uso!

        Conta desativadaSidney


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 29/11/2017 Link para o comentário

    Pra mim só top mesmo. Sou do tipo que não gosta de passar raiva porque algo que eu queria fazer não deu certo por falta de hardware capaz...
    Por exemplo, não uso a câmera pra ficar o dia todo tirando fotos mas quando preciso dela é pra fazer "aquela foto" então é aí que um top de linha faz a diferença.

    Sergio T.SidneyConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • André Quadros 5
      André Quadros 29/11/2017 Link para o comentário

      Concordo totalmente. Só me falta economizar hoje para passar raiva amanhã, além de ter um aparelho de meia-vida reduzida. Hoje ainda existem opções importadas "top de linha" com preço de celular intermediário, como o OnePlus 5. Por menos de 2000 você tem seu top de linha para te suprir bem por alguns anos.

      SidneyConta desativada


      • Soterio Salles 57
        Soterio Salles 30/11/2017 Link para o comentário

        Eu compro top de linha mas não pago fortuna não. Procuro um por bom preço senão fico com o que já estou.
        Sempre planejo bem a troca de smartphone assim não fico no vermelho à cada compra kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Sergio T.Conta desativada


  • Adriano D. 15
    Adriano D. 29/11/2017 Link para o comentário

    Na boa, juro que não entendo o povo que fica indignado com as pessoas que pagam caro num aparelho supostamente sem precisar de todos os recursos que o tal aparelho oferece.
    E como se estivesse usando o dinheiro do cara para comprar o que ele julga inútil a você.
    COMPRA QUEM QUER!!! PAGA CARO QUEM QUER (não necessariamente quem pode)!!!
    Se o cidadão quer um iPhone X, que até no mercado americano é caro, para usar no Whatsapp e tirar foto somente, qual o problema nisso? Se o cidadão quer um Note 8 para anotar a lista de compras e não esquecer de comprar leite (a gente vê muito isso nos reviews), qual o problema nisso?? O dinheiro gasto é DELE, SÓ DELE!!!
    Enfim, vá cuidar desse T.O.C de cuidar das escolhas alheias e seja feliz com a SUA escolha.

    Arnaldo Calado


  • 3
    Bruno Boaventura da Silva 29/11/2017 Link para o comentário

    O melhor celular é aquele que você pode comprar sem ter que dar a alma em troca.Tô aqui de boa com meu moto x style, comprado de segunda mão. Kkkkkkkkkkk

    Lígia B.job Marques


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 29/11/2017 Link para o comentário

    Comprando um intermediário, você vai ficar com aquele gostinho de quero mais, sempre saberá que algo irá faltar no seu aparelho, seja mais poder de bateria, uma câmera de melhor qualidade, um design premium, um processador mais atual... etc.
    As vezes comprando um top chinês vale muito apena também, os preços são comparáveis aos intermediários lançados no Brasil.
    Estou me referindo aos modelos atuais, é simples, se fizer uma enquete. Qual você escolheria??
    MOTO Z2 PLAY × ONEPLUS 5T
    Vamos analisar aparelho × aparelho, sem birras de importações e garantia nacional.

    Tiago HastenteufelSidneyConta desativadajoaoConta desativadaStella DauerConta desativada


  • 62
    Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

    Bom, vamos lá, na minha modéstia análise, acredito que qualquer modelo intermediário hoje, atende a maioria das necessidades das pessoas. Sempre fui e sou um usuário, cliente exigente, mas sei ser justo e crítico no ponto certo. Esse ano precisei aposentar meu velho de guerra, um Samsung Galaxy Y Duos que ia completar 5 anos de uso. Usava como quebra galho e passei a usá-lo como aparelho principal. Já estava bem defasado, e não baixava mais aplicativo. Pois bem, fiquei aguardando a compra de um novo modelo, na lista tinha iPhone SE, A5 2017, J5 Pro e J5 Prime. Optei pelo J5 Prime, por quê?

    O aparelho, mesmo sendo quad core, 1.4, 2 GB de RAM, câmeras razoavelmente boas, principalmente a traseira. Dá conta do recado e muito bem, roda jogos razoavelmente pesados, claro sem exagero e com sobra para o dia dia, meu uso normal, a bateria com 2400 mAh faz 2 a 4 dias de uso leve a moderado, sim, isso mesmo. Esse Exynos é bem econômico, e chega próximo a 40.000 pontos no Antutu, não sendo nenhum colosso em performance, mas muito competente em seu uso, ai pergunto, para que gastar mais?

    Analisei os prós e contras, inclusive, o 4G dele é tão bom quanto os outros, veio com Android 6 bem otimizado e receberá o 7, quem sabe ainda esse ano. Ou seja, há realmente necessidade de gastar R$2.000,00 ou mais, e encher a boca para falar que tem iPhone X, S8 e etc, se um J5 Prime, aparelho '' humilde '' perto dos outros que não deixa nada a desejar? Essa é a questão, paguei R$650,00 a vista e estou muito satisfeito. E aqueles preconceituosos que torciam o nariz quando comprei e mostrei a alguns amigos ainda falaram.'' O aparelho é bom mesmo e não trava. ''

    É aquela velha máxima que eu costumo dizer, não preciso de um Mercedes, para ser feliz, um bom Etios, Corolla, Versa, entre outros, dá e sobra. Nós como consumidores, clientes de fato, precisamos analisar, aquilo que realmente queremos e precisamos. Se você achar fraco o J5 Prime, escolha outro um pouco melhor, mas hoje em dia, aquele abismo entre modelos e até categorias, já não existe mais, pois ele tem tudo que um usuário precisa e realmente usa. quem faz uma análise criteriosa, não compra errado e nem rasga dinheiro.

    Conta desativadaTiago HastenteufelLígia B.André PereiraDavid CDConta desativadaStella DauerConta desativadaConta desativada


  • 7
    Alonzio Amaral 29/11/2017 Link para o comentário

    Eu só compro aparelhos com 1 ano de lançamento. São ótimos e o preço é "mais justo", vamos dizer.

    Lígia B.Conta desativadaStella Dauer


  • 99
    Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

    Se meu intermediário pode fazer tudo que uso diariamente, então não vale a pena ter um top.

    Conta desativadaConta desativadaTiago HastenteufelSidneyConta desativadaDanielStella DauerConta desativadaDavid CD


    • David CD 80
      David CD 29/11/2017 Link para o comentário

      Penso quase que desse jeito aí brother Cláudio. Só que um top de linha é bem vindo para mim kkkk Tenho vontade de pegar um top de linha. Pois tenho uma satisfação em usar o que há de mais recente no mundo mobile.

      Conta desativadaTiago HastenteufelSidneyDanielStella DauerConta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

        Somos dois CD.
        Uso intermediários há um bom tempo, mas tenho sentido falta de ter um top de linha novamente, de preferência um OnePlus ou Xiaomi!

        Conta desativadaSidneyConta desativadaDanielDavid CDConta desativada


      • 99
        Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

        Brother CD, também já usei top de linha e tenho vontade de ter um outra vez, mas por enquanto um intermediário está me satisfazendo rsrs

        Conta desativadaSidneyDanielDavid CDConta desativada


      • David CD 80
        David CD 29/11/2017 Link para o comentário

        Eu iria de OnePlus brother Marcelo. Eu também brother Cláudio, já usei top de linha. Mas tô com um singelo j7, e tá quebrando mó galho. Só sinto falta de uma câmera melhor.

        Conta desativadaSidneyConta desativadaDanielConta desativada


      • Daniel 70
        Daniel 29/11/2017 Link para o comentário

        Oneplus, ótima opção e custo benefício.

        Conta desativadaTiago HastenteufelDavid CDSidneyConta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

        OnePlus é meu sonho de consumo!

        Conta desativadaTiago HastenteufelDavid CDSidneyConta desativadaDaniel


      • André Pereira 25
        André Pereira 30/11/2017 Link para o comentário

        É sempre bom ter um top mas compre pensando no upgrade pq se for por satisfação posso te dizer que no maximo vai durar 2 anos, depois o suporte acaba.

        Conta desativada


  • 24
    claudio 29/11/2017 Link para o comentário

    s7 hj tá menos de 2k e eh top....💣

    Conta desativadaSidney


  • 10
    Carlosf10 29/11/2017 Link para o comentário

    Concordo, os intermediários de hoje em dia são muito bons para uso cotidiano, hoje em dia para usuários comuns e que não tem dinheiro sobrando para gastar 4, 5, ou até R$ 7.000 em um iPhone X, os intermediários resolvem as necessidades sem problemas.

    Conta desativadaSidneyjob Marques


  • 24
    Rommel Sena 29/11/2017 Link para o comentário

    A pouco tempo eu comprei um Moto G5s Plus e, com exceção da câmera, o aparelho me surpreendeu. A bateria durava quase dois dias, o sistema rodava lisinho e o acabamento era de muito qualidade. Saí dele justamente por causa da câmera, peguei um Xiaomi Mi6 e dele troquei por um Oneplus 3T. Pretendo importar o 5T e, enquanto for compensatório, continuarei assim. Não dá pra nenhum intermediário daqui concorrer com o custo benefício dos tops chineses trazidos por importação.

    Conta desativadaSidneyConta desativadajob Marques


    • Rodrigo Silva 13
      Rodrigo Silva 29/11/2017 Link para o comentário

      Sobre a camera do moto g5sp uso uma o app de câmera do Oneplus 5 fica top

      Lígia B.Sidney


      • Anderson Kennedy 2
        Anderson Kennedy 29/11/2017 Link para o comentário

        Onde tu achou mano? Pode tá passando ele pra mim baixar ?

        Sidney


      • 24
        Rommel Sena 29/11/2017 Link para o comentário

        No site apk mirror tem pra download, vc procura por oneplus e baixa o último app de câmera

        Lígia B.Sidney


    • 93
      Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

      Concordo Rommel.

      SidneyRommel Sena


  • 73
    Jairo rios 29/11/2017 Link para o comentário

    Ainda sou da opinião , que se tivesse que comprar um.gadget no mercado nacional, eu preferiria um high end do ano passado, normalmente apresentam um custo x beneficio melhor do que um.midle end do ano.

    SidneyConta desativada


    • Carlos Fagundes 12
      Carlos Fagundes 29/11/2017 Link para o comentário

      Depois de um tempo sendo Early Adopter estou adotando essa política, pegando um flagshio do ano passado.

      Top!


  • Paulo Monti 12
    Paulo Monti 29/11/2017 Link para o comentário

    Bom dia. A grande maioria, com raras exceções, mesmos os chamados heavy users, não utilizam 100% das funcionalidades de seus gadgets. Nesse caso, smartphones. A troca incessante se da mais por modismo. Parabéns Stella pelas matérias. Um abraço e sucesso! :)

    SidneyStella Dauer


  • Roger S. 32
    Roger S. 29/11/2017 Link para o comentário

    Meu telefone com Snapdragon 625 e 3gb de ram é um intermediário, mas sem dúvida me atende perfeitamente até o momento. Paguei 700 reais importando, com taxa e tudo. Mas é claro, se pudesse pagar mais em um telefone, optaria por um top de linha...

    SidneyDanielStella DauerConta desativada


    • 93
      Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

      2

      SidneyDaniel


  • Daniel 70
    Daniel 29/11/2017 Link para o comentário

    Essa escolha é bem pessoal e vai da opção de um usuário. Tenho comprado tops de mais com a proposta de ficar com o aparelho pelo menos dois anos.

    SidneyConta desativada


    • 93
      Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

      E principalmente um custo benefício melhor Daniel, não dá pra pagar 1500 reais em um intermediário de 2017.

      SidneyDaniel


      • Daniel 70
        Daniel 29/11/2017 Link para o comentário

        Exatamente Marcelo, sigo essa mesma linha de raciocínio!

        SidneyConta desativada


    • Carlos Fagundes 12
      Carlos Fagundes 29/11/2017 Link para o comentário

      Idem, já fui fanático, não mais, já fui Early Adopter, não se justifica.

      Hoje compro flagahip do ano passado, vale demais a pena!


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 29/11/2017 Link para o comentário

    Um intermediário de respeito é aquele que lhe atende com um bom gerenciamento de RAM, boa memória interna e uma boa bateria, fora isso se não tem não adianta dá murro em ponta de faca, se tem grana sobrando vai de flagship mesmo...

    Sidney


  • 47
    Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

    O problema é que hoje em dia os intermediários estão com preços encostando nos top... Vai de cada um, eu prefiro os top por satisfação pessoal e por gostar de usar recursos que um top pode oferecer... Acho que cada um sabe do que precisa, e há vários intermediários que irão te atender muito bem

    Sidney


    • 93
      Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

      Verdade Lewis, depois que criaram os intermediários premium a diferença ficou pequena para alguns tops de linha, principalmente os de 2016.

      Sidney


  • 84
    Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

    Vai do usuario , Pra mim vale a pena enquanto q eu o encontre no preço q estou disposto a pagar ..

    meu intermediario faz tudo sim mas tudo de forma mais lenta e com desempenho nitidamente pior

    SidneyConta desativada


  • 20
    Igor 29/11/2017 Link para o comentário

    Possui por bastante tempo um topo de linha (GNote II). Fui trocar de aparelho e vi que pra adquirir um topo de linha atual gastaria bem mais do que o que gastei na época. Acabei comprando um Moto Z Play por conta da bateria e valeu a pena. A linha SD 6xx é muito boa. Como eu já disse em outras matérias, em termos de tarefas cotidianas, um moto Z play e seus similares, fazem bem o seu papel. Pra quem não pode e/ou não quer, gastar acima de 3k com um aparelho, vale a pena.

    SidneyAder Marcelo


  • celso brambilla 12
    celso brambilla 29/11/2017 Link para o comentário

    mot g 5plus ....819,00 a vista em promoção ....querer mais o que....roda tudinho

    SidneyAder Marcelo


  • AC&MM 72
    AC&MM 29/11/2017 Link para o comentário

    Eu, particularmente, de todos os aparelhos da Motorola entre os tops e os intermediários, eu prefiro os intermediários ou intermediários "premium" (que de premium não tem nada, é só nome), como o Moto Z Play, por causa da capacidade da bateria que é muito melhor do que a do top de linha Moto Z. E isso vale tanto para a primeira geração quanto para a segunda da linha Z.
    Entre os da linha G, eu ainda prefiro o Moto G4 Plus, embora muitos digam que ele é problemático, mas nunca tive problemas com nenhum dos 5 que tive.
    Samsung, por enquanto, ainda não me chamou a atenção pra ter que usar um dessa marca.

    Ader MarceloConta desativadaDanielStella Dauer


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 29/11/2017 Link para o comentário

    Se eu fosse milionário, com certeza teria o melhor smartphone de 2017. Só que não ficaria trocando o mesmo todo ano!!! Seria o meu smartphone definitivo pra ficar comigo até quebrar ou simplesmente algum ladrão roubar de mim, nisso eu já compraria o melhor dispositivo de 2018...rsrsrsrs...

    Como essa não é a minha realidade, então o meu limite pra gastar em um smartphone novo é de mil reais. Acima desse piso, pra mim não vale a pena e complicaria o meu orçamento...rsrsrsrs...

    SidneyConta desativadaDanielStella Dauer


  • 20
    Bruno Monin 29/11/2017 Link para o comentário

    Sabemos que grande parte da população usa o celular pra coisas básicas de comunicação: Facebook e Whatsapp. Os que não precisam e tem topos de linha, temos duas vertentes: tem grana ou parcela um topo de linha por status.

    Saí de um A7 2016 pra um S8+ pela performance de câmera.

    SidneyDanielStella Dauer


  • 13
    Valter Schulz 29/11/2017 Link para o comentário

    Na minha opinião também acho desnecessário investir tanto em smarts tops, o problema é que não se pode, por exemplo, trocar só a câmera, e o smart que tem a câmera que almejamos tem um valor elevado demais, e só tem naquele modelo, não tem em um modelo mais abaixo com a mesma câmera, então infelizmente se quisermos uma câmera melhor temos que levar o conjunto completo, e isso sai caro.

    SidneyStella Dauer


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 29/11/2017 Link para o comentário

      Os modulares de verdade seriam uma mão na roda pra isso...

      Denys M.Léo WalkSidneyConta desativada


  • 19
    job Marques 29/11/2017 Link para o comentário

    Incrível como se maqueiam as distorções praticadas aqui ,pra que possam parecer benefícios. A realidade é que devido uma política predatória de preços e impostos o brasileiro médio e privado sim, de excelentes marcas e inovações ,ou vc acha que um mercado dominado por 5 ou seis marcas ,não oferece privilégios a vários setores? Muito bem assumindo que não produzimos coisa alguma nesta área ( pelo menos descente , relevante) seria obrigatório a pluralidade de marcas e uma flexibilidade nos impostos,visto que os gagdets são hj fundamentais na economia moderna e relações de trabalho/ comércio. Mas o que temos ? uma convergência criminosa da mídia tradicional o governo e as majora do varejo que lucram com o desconhecimento ou a impossibilidade de todos importarem seus aparelhos , que lá fora possuem entregam preços justos e conjunto honesto e atual. Aqui ficamos com versões capadas , vejam o finado Lumia 630 ,em todo mundo e até na Índia tinha 1 giga de RAM e opções de cores ,aqui chegou mutilado e restrito ao preto branco .( pra incentivar a venda de tampas ) sem mencionar o preço que aqui foi quase o dobro . Este apenas um.exemplo pontual,mas observe os Motos e tantas outras marcas, sem mencionar a própria Google que não cogita trazer seus maravilhosos Pixels pra cá . Estarrecedor!!! uma mercado gigantes de várias toneladas de consumo ,amarrado a um banquinho .kkkk depois dizem que isso aqui é um ambiente democrático....


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 29/11/2017 Link para o comentário

      Uooou, não democrático, distorções, convergência criminosa da mídia... Muito teoria da conspiração, não? Democrático é sim, porque sua opinião, mesmo que ofensiva a mim, é largamente permitida aqui.

      Não celebro a revolução apenas no Brasil, o artigo trata do mundo todo, seja o país mais ou menos evoluído. Há anos países africanos estão mudando sua economia graças aos celulares mais simples.

      E, apesar de concordar com você em alguns pontos que fala sobre a indústria, isso é o que temos para hoje, e acho que apenas ficar reclamando no site não é a solução. O que escrevo aqui é pura e simples tecnologia, não tratei do viés econômico ou político. Eu sou uma entusiasta de tecnologia, e é isso que celebro aqui.

      Pode até ser que escreva sobre o mercado e sua situação tarifária ou predatória em outra ocasião, mas não é esse o ponto aqui. Nem sempre esse deve ser o ponto.

      Agradeço sua opinião e peço que na próxima tente não inferir coisas as quais não pode provar.

      Conta desativadaSergio T.Jackson BatistaTiago P.Julliano LobãoConta desativadaConta desativadaTiago HastenteufelAlexandre S.Gabriel CastelucciAndré Pereiraviktor santosSidneyJonny E.Conta desativadaAder MarceloConta desativadaGustavo HanemannConta desativadaDavid CDDouglas 2Bruno SalutesEzequiel Guerreiro Da Luz


      • 19
        job Marques 29/11/2017 Link para o comentário

        não particularizado ,e aliás como já manifestei sempre acho seu texto coeso e equilibrado . A crítica nem.foi a este site ( O mais honesto e democrático ,entre muitos ) talvez seja apenas um.contraponto por ver mais do mesmo no nosso varejo .mas claro o foco sempre será a tecnologia .

        Conta desativada


      • 47
        Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

        Exatamente Stella, acho que os amantes de tecnologia sabem de todas as mazelas, corrupção e impostos que torturam o Brasileiro... Mas nem por isso deixamos de adquirir um produto do qual amamos.... Tem gente que paga 50mil em um vestido de festa, outros pagam 50 mil num relógio... Vai de cada um.... Como eu amo o mundo de smartphones sempre tenho o top do ano por satisfação pessoal e por querer desfrutar de todos seus recursos.... Esses discursos capitalistas deveriam ser feito na hora de se votar.. Coisa que o Brasileiro não aprendeu ainda...

        Conta desativadaTiago HastenteufelSidneyConta desativadaGustavo HanemannDavid CD


      • André Pereira 25
        André Pereira 30/11/2017 Link para o comentário

        Pelo texto, esse user é daqueles que comprara a Black Friday daqui com dos EUA e fica choramingando pq as pessoas compraram no dia e ele nao.

        E calma job, esse site é só de informações de tecnologia de mobiles Android e nao economia de mercado dos mobiles... Keep calm!

        Conta desativadaConta desativada


  • Adriano D. 15
    Adriano D. 29/11/2017 Link para o comentário

    Respondendo a pergunta no titulo da matéria: Depende!
    Se você tem o celular como um hobbie então cada um compra o que quer, no valor que quiser, troca de ano em ano. O que vale é a satisfação pessoal. E isso é pessoal!!!
    Se você pensar no celular como instrumento de trabalho ai deve pensar no custo-beneficio. Todos fazem a mesma coisa no final das contas. E ai se puder economizar é sempre melhor.
    Não critico quem compra Android caro ou Apple. Cada um satisfaz sua vontade de consumo da maneira que lhe convêm.

    SidneyDanielStella Dauer


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 29/11/2017 Link para o comentário

      Certamente, Adriano! :D

      Sidney


  • David CD 80
    David CD 29/11/2017 Link para o comentário

    Verdade seja dita. Há pessoas que um galaxy pocket já serve, e estão por aí com um s8. Vai entender...

    SidneyConta desativadaDanielStella Dauer


    • 84
      Conta desativada 29/11/2017 Link para o comentário

      Eu acho massa as pessoas q compram iphone ou top de linha android pra usar redes socias e se vc indicar um intermediario falando q pro uso dela ele é mais q suficiente a pessoa ainda reclama falando q quer um top ehauehauhea

      Ter um top e nao usa nem 80% do q ele pode fazer é dinheiro jogado fora sinceramente

      SidneyAder MarceloConta desativadaConta desativadaDavid CD


    • David CD 80
      David CD 29/11/2017 Link para o comentário

      Pode crê brother Franco. E ainda acham ruim indicar um smartphone mais modesto. Mas a grande maioria não precisa de um top de linha.

      SidneyConta desativadaAder MarceloConta desativada


    • 85
      Conta desativada 01/12/2017 Link para o comentário

      Aprendam, brasileiro é apaixonado por status. Não é jogar dinheiro fora comprando um smartphone que não usam nem a metade do que oferece, é gastar para mostrar para os outros que pode ter (as vezes até não Kkkkk, se endivida só pra fazer de conta que pode)....


  • Ezequiel Guerreiro Da Luz 25
    Ezequiel Guerreiro Da Luz 29/11/2017 Link para o comentário

    sou um entusiasta de celulares, consumo muitas mídias através do celular, mas neste ano de 2017 acho que os lançamentos extrapolaram os valores isso para quase todas as fabricantes. virei fã numero um dos Intermediários... Uso hoje um Moto Z play... e viva a bateria 3510Mah...

    Conta desativadaSidneyConta desativadaDanielStella Dauer

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.