O que fazer quando o seu smartphone não reconhece o cartão SIM
O fato do celular não reconhecer o cartão SIM é um problema até bastante comum entre os usuários de dispositivos móveis,seja Android ou iOS. E, para piorar, a origem do bug pode ser muito diferente de caso para caso. Contudo, existem algumas soluções para driblar o não-reconhecimento do chip SIM. Confira abaixo.
1. Verifique se o cartão SIM ou a bandeja não estão danificadas
A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o seu cartão SIM está funcionando corretamente. Para isso, basta colocá-lo em outro dispositivo para descobrir se o mesmo responde. Agora, para verificar se o problema não está na bandeja do SIM card do seu dispositivo, basta colocar o chip de outra pessoa no seu smartphone. Se mesmo assim o mesmo não for reconhecido, estaremos diante de um problema no telefone.
O cartão SIM pode ser trocado diretamente com a sua operadora. Não é muito comum que este item apresente problemas, mas, eles podem acontecer, gerando mau contato com o aparelho.

O problema no slot pode ser resolvido com uma delicada limpeza no mesmo. Contudo, o problema quase sempre está no contato feito entre o slot e a placa interna do dispositivo nesses casos. Existem algumas soluções caseiras que melhoram isso, como colocar um pedaço de papel no SIM para que o mesmo fique mais firme internamente. Porém, não indicamos que você tente resolver. Logo, entre em contato com o fabricante e relate o problema.
2. Desative o sinal de celular
Essa opção irá corrigir eventuais problemas que estejam acontecendo na rede da operadora. Para isso, você precisará acessar um menu usando o discador do seu smartphone. Digite a seguinte sequência: * # * # 4636 # * # *. Procure pela opção que diz respeito a desativação do sinal. Desative o mesmo e aguarde pelo menos um minuto para ativá-lo novamente. Reinicie o telefone e cruze os dedos para que o SIM volte a funcionar.

3. Verifique se o IMEI do celular está correto
Verifique se o número do IMEI do seu aparelho é o correto. Para isso, digite a sequência *#06# e aguarde até que o número IMEI seja exibido. S ele estiver diferente das informações que estão na caixa do aparelho, leve-o até a assistência autorizada do fabricante ou contate o suporte técnico do mesmo.

4. O que fazer quando o IMEI não confere
Se você tiver algum problema com o IMEI, siga os passos abaixo para tentar resolver esse problema. A maioria dos smartphones da Samsung, por exemplo, começam com a sequência "0049". Se você algum modelo da linha Galaxy e notou algo diferente, siga os passos abaixo:
1. Flashear um novo firmware
Para resolver o problema do seu Galaxy, basta reinstalar o firmware padrão da Samsung. Mas você precisará encontrar a versão compatível com o seu dispositivo. Utilize o site SamMobile para isso e também faça o download do programa Odin no seu computador.
Faça o backup de suas informações e siga os passos abaixo (válido para qualquer aparelho Galaxy):
- Reinicie o seu modo de download (Download Mode). Para isso, desligue o aparelho e ligue-o pressionando o botão de volume menos+home+energia;
- Conecte-o no seu computador, abra o Odin e aguarde o reconhecimento do aparelho;
- Descompacte o firmware que você baixou no SamMobile;
- Na caixa AP, vá até a pasta descompactada e selecione o arquivo com a mesma sigla AP;
- Faça o mesmo procedimento nas caixas BL, CP e CSC;
- BL na caixa, que se inicia com BL (se necessário).
- Em CP, a CP começando com (se necessário).
- CSC, o ficheiro que começa com CSC (se necessário).
- Certifique-se que a caixa repartição não esteja ativada;
- Pressione iniciar e aguarde o fim do processo.
2. Processo complicado (ROOT)
Se você é novo no mundo Android, certamente não entenderá muito os próximos passos do artigo. Eles funcionam a partir de um celular com root. Comece instalando os apps abaixo:
Depois disso, siga os passos abaixo:
- Coloque o telefone em modo de avião;
- Procure o arquivo "Nv_data.bin" e remova "nv_data.bin.md5", que você os encontrará na pasta / data.
- Copie Nv_data.bin de / / em / data / rádio / fábrica;
- Alterar as permissões da pasta pressionando-a por alguns segundos;
- Digite os seguintes comandos no aplicativo que você baixou:
- chmod 700 /factory/nv_data.bin
- chown radio.radio /factory/nv_data.bin
- chmod 700 /data/radio/nv_data.bin
- chown radio.radio /data/radio/nv_data.bin
Reinicie o telefone com o modo de avião desativado. Assim que ligado, verifique se o número do IMEI foi modificado e corrigido.
5. Tente fazer um reset de fábrica
A falta de comunicação entre o slot e a placa do celular pode acontecer por causa de uma simples atualização no sistema, ou também por conta de problemas no firmware. Para resolver possíveis problemas no software realize uma restauração no sistema indo até: Configurações> Backup> Restaurar dados de fábrica.
Espero que você tenha conseguido resolver os problemas com o SIM do seu telefone.
olha estou quase 3 meses sem meu moto g 4 por causa disso deixei com uma pessoa que entende pq ja arrumou outros celulares meus esse nao e o primeiro mas esse deu problema no chip nao reconhece nenhum chip ja resetou e fez de tudo e nada
Boa noite! Informação, nunca é de mais! Utilizei o código informado aqui, como o meu celular não liberava o SIM, e observei que ele estava configurado para uma rede nova. Configurei o mesmo para "CDM/GSM auto", sai da tela, desliguei e liguei o aparelho, pronto, rede no celular novamente. Muito obrigado pela informação constada aqui no SITE. Código usado * # * # 4636 # * # *
Eduardo, muitíssimo obrigada!! Resolvi seguir seu feedback e ele me ajudou a fazer funcionar meu chip!
Leve numa Conserta Smart, técnicos especializados e honestos: não mentem que tem que trocar placa, carburador, rolamento, ou a rebimboca da parafuseta.
Já passei por perda de imei no meu antigo S3, ao instalar uma ROM stock, mas dei sorte, por ter feito um backup do imei antes e salvei no one drive; daí, foi só restaurar.
Eu estava na ressurrection remix 13.0, instalei a stock rom no meu moto e 2014 XT1022 e os sim cards pararam de ser reconhecidos. ja testei as roms antigas de antes mas nao resolveu. :(
Meu S6 Edge deu ruim quando fui mandar uma rom alternativa, zerou o IMEI e não consegui voltar, levei na Samsung e queriam me vender uma nova placa por 80% do preço de um S6 novo, acabei levando na feira dos importados de BsB e o cara fez algum rolo que alterou o IMEI do meu celular por outro, tá funcionando, mas ele disse que não rola de atualizar porque vai voltar a ficar zerado. Ainda bem que tô no 6.0.1, mas ficarei P da vida quando rolar o 7 pro S6 e não poderei colocar.
Aconteceu com meu s7 edge, porém o cara que colocou imei novo disse que podia resetar, mas tinha de remover a minha conta e o fiz e zero novamente , não sei o que fazer
PESSOAL SE NAO ESTIVER PEGANDO PODE SER SUJEIRA, qualquer tecnico pode abrir e dar uma limpada por uma pequena quantia, ou se for de confiança até cobrar nada pelo serviço simples, evitem qualquer tipo de dor de cabeça mexendo em software, isso é problema de HARDWARE
Uma dúvida, com todas essas informações, um celular roubado e que tenha sido bloqueado não pode voltar a funcionar?
Se for isso, acho que é mais um desserviço do que útil.
Os "donos" dos nossos celulares sempre acham um jeito de fazê-los funcionar novamente.
.
Se o IMEI estiver corrompido:
- Usar o app Chamelephon disponível na Play Store (precisa de root)
- Flashear a stock rom (Pelo menos no meu cel funciona assim, uso o Sp Flash Tools e resolvido)
Fui colocar o meu chip nano com moldura no meu S5, na hora o chip caiu e só a moldura entrou fui tirar, e travou forcei saiu parou de funcionar será que eu quebrei ou só entortou algo?
acontece muito isso... deve ter quebrado ou amassado aquelas garrinhas onde o chip da o contato
Já aconteceu isso comigo, danifiquei os contatos do chip, o celular foi pro saco. Não valia a pena, tinha que trocar a placa.
Alguns aparelhos requerem só a troca dos contatos.
Mas antes de fazer todas essa belas dicas citadas na matéria, tome um belo suco de maracujá natural, pra ficar bem calmo e não passar raiva a ponto de querer jogar o smartphone na parede! ^^
Concordo plenamente, brother Deivis
Sensacionais dicas, muito boas mesmo.
Formidável brother!