O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 21 Compartilhado 110 Comentários

Memória RAM importa! Estes são os smartphones que não param no meio do caminho

A memória RAM é um componente importantíssimo para o desempenho dos principais gadgets do mercado, principalmente os smartphones e tablets. Se foi o tempo em que dispositivos com 1 GB de RAM nas especificações de um aparelho enchiam os olhos do consumidor. Com o desenvolvimento de processadores com tecnologia de 64 bits, o avanço de forma geral dos equipamentos eletrônicos e a demanda por maior capacidade de smartphones de trabalharem com vários apps abertos ao mesmo tempo fez crescer a necessidade da memória RAM.

Hoje em dia adquirir um dispositivo com apenas 1 GB de memória RAM é praticamente inaceitável, sendo 2 GB o mínimo para se ter um desempenho razoável. Com 3 GB de memória RAM já entramos no seguimento top de linha, mas que já se mostra pouco para alguns aparelhos que pretendem abusar do multitarefa, caso do Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+, que chegaram ao mercado com 4 GB de RAM. Abaixo você confere os principais dispositivos disponíveis no Brasil que se destacam neste quesito.

Apenas 1 GB de memória RAM em um smartphone moderno é praticamente inaceitável.

Zenfone 2

O aparelho da Asus foi o primeiro a chegar ao mercado com 4 GB de memória RAM, prometendo desempenho espetacular e com preço bastante razoável. Embora o aparelho tenha sido apresentado em janeiro de 2015, as outras fabricantes não seguiram a tendência de utilização de módulos de 4 GB, sendo que somente no segundo semestre foram apresentados novos aparelhos com a mesma capacidade do Zenfone 2.

asus zenfone 2 front display screen
Zenfone 2 / © ANDROIDPIT

Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+

Os dois dispositivos da Samsung são os que possuem os chips de memória RAM mais avançados do mercado mobile, com 4 GB e tecnologia LP-DDR4. Isso porque a Samsung tem os aparelhos com os seus principais dispositivos para o consumo de conteúdo multimídia e produtividade.

samsung galaxy note 5 vs galaxy s6 edge camera
Galaxy S6 Edge+ e Galaxy Note 5 / © ANDROIDPIT

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge

Quando foram lançados no início de 2015 os primeiros aparelhos da Samsung com design em metal e vidro vieram com 3 GB de memória RAM, que era a tendência para 2015, mas como já citamos acima, a própria empresa sul-coreana já possui dispositivos com módulos de 4 GB, que também devem equipar o futuro Galaxy S7.

s6heroes
Galaxy S6 Edge e Galaxy S6 / © Samsung

Sony Xperia Z3+ e Xperia Z5

Os dois aparelhos da Sony possuem 3 GB de memória RAM, que aliado ao processador Snapdragon 810 prometem desempenho excelente. Porém no caso do Xperia Z3+, o conjunto não conseguiu se livrar dos problemas de superaquecimento.

sony xperia z5 vs sony xperia z3 display
Xperia Z5 e Xperia Z3+ / © ANDROIDPIT

LG G Flex 2 e LG G4

Ambos os aparelhos da LG possuem 3 GB de RAM, porém o LG G4, aliado ao processador Snapdragon 808, conseguiu tirar um maior proveito do conjunto toda, entregado uma excelente experiência ao usuário final, tanto para a execução de games quanto para a execução de tarefas simultâneas.

LG G4 VS LG G2 FLEX 1 12
LG G4 e LG G Flex 2 / © ANDROIDPIT

Motorola Moto X Style e Moto X Force

Como não poderia ser diferente, os dois principais aparelhos da Motorola em 2015 seguiram a tendência e vieram com 3 GB de memória RAM, que aliado à leve customização do Android feita pela empresa entrega excelente desempenho para o usuário final.

costasmotoxstylexforce
Os dois principais lançamentos da Motorola em 2015 vieram também com 3 GB de RAM / © ANDROIDPIT

Como visto acima, 3 GB de RAM esteve ótimo para 2015, mas em 2016 um aparelho top de linha que não vier ao menos com módulos de 4 GB pode ficar para traz em comparação com seus principais concorrentes, e não seria imprevisível que alguma empresa como a Samsung viesse com módulos de 5 GB em seus lançamentos do segundo semestre do ano que vem.

A aí, qual dos aparelhos acima é o seu preferido?

21 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Douglas Charles Cunha 13/dez/2015

    Difícil querer comparar um sistema que só roda em um aparelho. Aliás, o sistema é feito para o aparelho. Aliás, sistema e aparelho são feitos pela mesma empresa. Se o iOS precisasse de hardware mais poderoso para rodá-lo, seria incompetência da Apple.
    Um exemplo de que o Android poderia ser igual foi o Moto X 2013 à sua época de lançamento. Tinha um hardware modesto comparado com os demais aparelhos da época, inclusive iPhone, mas entregava uma super experiência e desempenho ao usuário.

  • Vinicius Da Silveira 12/dez/2015

    Ao invés de pensar em mais memoria ram, mais gigahertz, mais nucleos de processador, mais mega pixels e mais resolução. O que acham de dar mais prioridade a otimização do android com o hardware dos aparelhos? O Android pode ser mais otimizado e pode sim ser rodado com fluidez em um aparelho com 512mbs de ram dual-core, ou 1gb de ram, não importa a versão que seja do android, basta focar na otimização que é sim possível, mas é um pouco mais trabalhosa. Se levarmos o fato de que as fabricantes de smartphones android não aproveitam nem 80% do que o hardware de seus aparelhos tem a oferecer, um pouquinho de otimização já seria o suficiente para os celulares continuarem cada vez mais baratos e ao invés de investir absurdamente em coisas que agora são inúteis como telas em 2k, ou 4k em Smartphones, seria melhor pra todos investir em resistência e duração de bateria, porque é isso que falta nos smartphones atuais.

  • Victor Lima 12/dez/2015

    a Samsung tem a interface que acaba com metade desses 4 de RAM aí...

  • Fellipe Paz 13/dez/2015

    Douglas nem é isso o sistema da Apple roda os apps direto o Android emula os apps numa máquina virtual e ainda usa Java que tem um grande problema o Garbage collection que faz com que um app leve 3X RAM no processo de fecha dele do que o de abertura então resumindo ele precisa de muito mais RAM pra fazer o mesmo que o ios

    E outra o hardware que Apple usa não é nem um pouco fraco aquele processador e um dos melhores do mercado mobile a diferença é que Apple não precisa de números como vários núcleos, frequências de operação altas com intuito de atrair consumidor (eles já tem a maçã pra isso) então mechem em outros fatores mais inteligentes como o arquitetura pra efeito de comparação o A7 usa a arquitetura Clyclone que faz 6 transcrições por ciclo já a qualcomm utiliza a já defasada Krait que faz apenas três transcrições por ciclo trazendo pra um parâmetro simples e o mesmo que dizer que um núcleo do processador da Apple faz o trabalho de dois núcleos de um processador da qualcomm e ainda utilizando metade do clock do da qualcomm

    Apple nunca usou hardware simples não nem a Motorola com o moto X 2013

  • Igor 12/dez/2015

    As pessoas confundem o sistema de gerenciamento do Windows com o do Android. No windows, se você tiver 8Gb de ram, o sistema vai usar memória confirme a necessidade dos programas em aberto, ou seja, você só vai ver 100% de memória usada ou se você abrir um mar de programas ou se tiver pouquissima memória ram. No android o gerenciamento é outro. O que ele puder manter de programa na memoria pra facilitar a abertura, ele o fará. Por isso é comum você ver o android com 80% da memória usada. Seja 1 Gb, seja 4 Gb. Eu tenho um note 2 e 2gb já ajuda muito (mesmo com a famigerada touchwiz).

110 Comentários

Escreva um comentário:

  • Comprei um Smartphone Twist Mini s430 em 13/07/2017, logo que instalei o App Whatsapp e mais o App Shutapp, o aparelho começou a travar constantemente, entreguei na assistência técnica em 21/07/2017 informando o problema, o aparelho foi devolvido com o mesmo problema, Whatsapp leva em torno de 30 segundos para responder, o Playstore leva 3 minutos para responder, bateria começa a se esgotar mais rapidamente e demais funções do aparelho começam a travar quando conectado a internet, houve casos em que ele reiniciava sozinho após muito tempo de processamento, entregue novamente o aparelho para assistência técnica em 21/07/2017 o aparelho foi enviado para a fábrica e lá fizeram alguns testes e disseram que não existem "problemas", só a partir da segunda vez que acabei por descobrir que este aparelho realmente não possui "defeito", ele foi fabricado com apenas 512mb de memória RAM, sendo que deve ter no mínimo 2gb de memória RAM (aceitável) agora eu fico me perguntando como que pode uma empresa como A Positivo lançar um smartphone com apenas 512mb de memória RAM? Não pensam no prejuízo que isto pode causar ao consumidor final?


  • Moto G 2014 + Bootloader desbloqueado + TWRP + Android AOSP 5.1.1 + Root + Xposed + Coolify + Greenify + Kernel Auditor = A ótimo smartphone.


  • A velha receita da Apple...casar perfeitamente hardware e software...daí temos um sistema bem otimizado ;)


  • Tenho o meu Nexus 4, e com 2GB de RAM e Android puro, estou mais do que satisfeito...

    E quem disse que a SONY produz aparelhos Google Play Edition™, ou NEXUS™, pra ter gadgets com Android PURO? 👌


  • a unica coisa boa do plasticofone 2 da asus é ter 4gb de ram e só....


  • Tenho um Note 3, ele tem 3GB de Ram. Sair de um aparelho de 1GB de Ram para 3GB é outra vida. Rodo diversos apps, jogos, multi janela e ele não trava. Meu próximo aparelho terá no minimo 4GB de Ram.


  • Haja memória RAM. kkkkkk

    Atualizando de DDR3 para DDR4 está ótimo.

    DDR4 alcança níveis maiores de velocidade, frequência e consome menos energia que DDR3, além de ocupar menos espaço.

    Certeza que um aparelho com 2 GB DDR4 tem uma performance superior a um aparelho com 4GB DDR3.

    A Apple tem feito isso muito bem com os aparelhos dela, "economizando" recursos, inserindo arquitetura x64 (em 2012 se não me engano), inserindo DDR4 e 1GB de RAM em seus aparelhos e desenvolvendo o SO para o HW. Uma pena ser aparelho de "elite", muito caro no Brasil.


  • Galaxy s3 pode ser um celular velho para os tempos de hoje, mais ai chamar ele de merda e porque vc não conhece a história do Android. Um celular q marcou uma nova etapa em mobili.


  • meu Note 4 Exynos N910C tem 3GB de RAM, não tenho do que reclamar.


  • A Xiaomi é muito sagaz em preparar seu software em cima do hardware necessário, a minha utilização do Redmi 2 é plenamente satisfatória.
    Já tive Motorola, Samsung, LG, Sony, entre vários outros e não ha via obtido tal grau de satisfação, ainda mais levando em consideração o preço.


  • Sony com android puro na foto ????
    isso procede ?


  • Meu desculpe, mas meu S3 com 1GB de ram nunca me deixou na mão.


  • Pode não ser o principal, mas é um item importante, eu tive experiência com muitos aparelhos e sinceramente, é absurda a diferença de empenho em um aparelho com 3 gigas de RAM, vc sente o sistema fluir bem, sente mais leve, e consegue jogar jogos com tranquilidade, sem se preocupar com travamento, Meu primeiro aparelho que ultrapassou 1 de RAM foi o LG optimus g, depois dele nunca mais quis saber de aparelhos com menos de 2 gigas de RAM, Hj vejo as grandes marcas entupindo aparelhos de recurso com 1 giga de RAM, e sinceramente só lamento, pq pra mim é grana jogada fora.


  • Faltou o Z3 aí com 3 GB de RAM


  • 2GB de RAM é mais que o suficiente para uso diário em redes sociais etc.. Basta otimizarem o software e não seguir os caminhos da Samsung que enchem o aparelho de bloatware e não use uma interface tão pesada e ruim como a touchwiz.


  • Só quem teve um Galaxy Y ou Galaxy Ace com 250mb de RAM, sabe que a memória RAM faz muita, mas muita diferença mesmo

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações