Quais as vantagens e os riscos de termos um telefone 100% feito pelo Google?

AndroidPIT Google collectibles
© nextpit

Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas no mundo da Tecnologia é a possibilidade do Google desenvolver um smartphone com a sua marca. Ao contrário da linha Nexus, este teria 100% de “pureza”, com a Big G controlando todo o processo, ou seja, hardware e software, a exemplo do que a Apple faz com o iPhone desde sempre. 

Mas, se por um lado a perspectiva de ter um “Google Phone” – ou Pixel Phone, como andam dizendo -  faz os fãs do Android salivarem, por outro, o projeto embute riscos que podem comprometê-lo. Analisamos os prós e contras de um smartphone do gênero. Veja se você concorda.

As vantagens 

O problema das atualizações finalmente será resolvido

Maior problema do Android, devido à enorme fragmentação de aparelhos, um  “Google Phone” acabaria de vez com este (sério) ponto fraco da plataforma. Afinal, o Google eliminaria o intermediário (as fabricantes) na hora de implementar os updates e poderia fazer isso diretamente. 

androidpit Kitkat vs Marshmallow
Um smartphone 100% Google acabaria com o problema das atualizações / © ANDROIDPIT

Com um cronograma regular de atualizações do Android, o dispositivo pode eliminar eventuais brechas - de segurança e funcionamento - com mais rapidez, além  trazer um sistema operacional mais estável e ágil na hora de trazer novidades. 

Integração otimizada das ferramentas do Google

Ainda que a integração das ferramentas do Google já funcione bem na linha Nexus, um eventual “Google Phone” aperfeiçoaria esse processo. 

Além da possibilidade de oferecer maior estabilidade nos produtos já existentes (YouTube, Gmail, Docs, Drive, Spaces, etc), o usuádo aparelho poderia ter acesso mais rápido a novidades desenvolvidas pelo Google, como o Assistant, o Projeto Tango ou o Allo, mesmo que eles estejam em um estágio “meio beta, meio pronto”. 

AndroidPIT allo app 3
Um "Google Phone" permitiria um acesso mais rápido a novidades como o Allo / © NextPit

Essa sensação de exclusividade pode ser um bom chamariz para atrair mais usuários, principalmente os chamados early adopters, que gostam de contar com novas tecnologias em primeira mão. E também seria uma bela vitrine mostrar do que as suas ferramentas são capazes quando estão livres das amarras das fabricantes. 

Integração perfeita entre hardware e software

Um dos principais argumentos dos usuários do iPhone para não trocá-los por um smartphone Android é: o telefone da Apple simplesmente funciona. Mesmo não oferecendo nem um décimo da liberdade do SO do Google, o aparelho da Maçã é amigável, estável e funcional. E isso se deve em grande parte à integração entre hardware e software, que a Apple controla com mão de ferro. 

AndroidPIT nexus devices
A linha Nexus é a que melhor se aproxima da perfeita integração entre hardware e Android / © NextPit

Ter em mãos este mesmo controle permitiria ao Google e seu “Google Phone” uma experiência semelhante ao que os usuários da Apple têm com o iPhone. Atualizações rápidas, hardware funcionando sem amarras, sistema operacional e aplicativos funcionando de forma redonda. Enfim, um smartphone que “simplesmente funciona”. 

Será que com isso ele seria capaz de atrair usuários da Maçã? 

Os problemas

Conflitos com as fabricantes parceiras

A Samsung já levantou a bola de que estaria ressuscitando o Tizen para alguns de seus produtos. A Huawei também já vazou que também estaria desenvolvendo um sistema operacional próprio. E há ainda os rumores de que o Google quer abandonar o elemento open source para o Android. Coincidência?

O fato é que onde há fumaça, há fogo. E as fabricantes parceiras do Google já estão criando os seus “planos B” caso surja um smartphone 100% Google que possa roubar o mercado delas. Afinal, competir com a mesma empresa que fornece o sistema operacional para seus produtos não parece ser uma ideia das mais atrativas. 

AndroidPIT flagship smartphones 4033
Além da Apple, o Google pode comprar briga com suas atuais parceiras / © ANDROIDPIT

Com isso, teríamos um mercado de smartphones mais fragmentado, com opções diversas de sistemas operacionais. Se por um lado, o usuário pode ter mais opções, por outro, ele teria de se adaptar a uma plataforma inteiramente nova, depois de já ter usado o Android por tanto tempo. Ele teria essa disposição?

Além disso, será que Google e Samsung, por exemplo, estariam dispostas a entrar em uma queda de braço envolvendo o sistema operacional mais usado do mundo contra a líder global do mercado mobile?

Falta de experiência do Google em hardware

Quando o assunto é hardware, o Google não prima exatamente pela experiência. Ao contrário da Apple, que faz isso a vida inteira, e até mesmo a Microsoft, que produziu periféricos bem competentes, além das linhas Xbox (videogame) e Surface (tablets), a Big G tem um currículo bem mais fraco nesse setor.

Basicamente, a empresa tem quatro produtos conhecidos e voltados ao consumidor final. O Chromecast foi uma aposta muito bem sucedida, com mais de 30 milhões de unidades vendidas mundo afora, mas, bem ou mal, é um hardware de desenvolvimento relativamente simples.

AndroidPIT chromecast
O Chromecast foi uma aposta bem sucedida do Google / © NextPit

Já o Google Glass foi o oposto. Desenvolvido com pompa e circunstância, o óculos inteligente do Google nunca achou o seu público-alvo. Além disso, a empresa não encontrou um modo de tornar o dispositivo acessível e ele chegou ao mercado custando US$ 1.500, valor que espantou de vez possíveis interessados. Lançado em maio de 2014, o gadget foi abandonado pela empresa no começo de 2015. Fiasco total.

Google Glass
Já o Google Glass foi um fiasco monumental/ © NextPit

Por fim, os recém-lançados Chromebook Pixel (notebook) e o Google Home (assistente pessoal) ainda são incógnitas. Ou seja, para produtos mais complexos, ainda falta lastro ao Google. 

Mas há um bom sinal de que um eventual “Google Phone” pode seguir o bom caminho do Chromecast: o Google já tem as patentes necessárias para ter um dispositivo diferenciado, já que a empresa foi dona da Motorola e ficou com uma boa parte delas, antes de revendê-la para a Lenovo. Além disso, Rick Osterloh, ex-CEO da Motorola, foi trazido de volta à companhia, depois de ficar alguns meses na fabricante chinesa. 

Preço

Um dos motivos do iPhone ser mais caro que os seus concorrentes está justamente no fato da empresa não abrir mão de controlar o desenvolvimento tanto do hardware quanto do software. Claro que isso resulta em um smartphone mais redondo, mas também impacta bastante no preço final do aparelho. E não há razões para acreditar que o Google conseguiria mudar isso com seu Google Phone. 

Controlar o processo de desenvolvimento de hardware e software envolve ter equipes de engenheiros dedicadas a cada um, além do processo de negociação com fabricantes de componentes, com as fábricas de montagem dos produtos, como a Foxconn e ainda gastos bem altos com marketing para promover o aparelho. 

apple iphone 6 nexus 5 back camera brand
Será que o Google terá fôlego para bancar um smartphone 100% desenvolvido por ele? / © ANDROIDPIT

No atual cenário, isso fica a cargo das empresas parceiras como Samsung, LG, Lenovo, entre outras. Mas, no caso de um eventual Google Phone, tudo ficará por conta do Google, como já acontece com a Apple. Ou seja, os gastos aumentam consideravelmente. 

Portanto, não iluda: a não ser que o Google esteja disposto a assumir prejuízos para ganhar escala de usuários, um smartphone 100% seu sairá caro.

E você estaria disposto a comprar um smartphone “100% Google”? 

Ir para o comentário (100)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
100 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ilma R. 34
    Ilma R. 15/09/2016 Link para o comentário

    Um Google Phone?
    To dentro!
    "A minha felicidade vai ser um crediário nas casas Bahia"


  • themeron kalgash 13
    themeron kalgash 04/07/2016 Link para o comentário

    É o Windows Phone fazendo história...


  • Marcelo Bastos 9
    Marcelo Bastos 04/07/2016 Link para o comentário

    Posso falar em função da experiência que tive usando Android, depois WP, depois voltando pro Android, WP novamente e iOS a mais de um ano tanto no iPhone como no iPad:
    - Uma pena a Microsoft não ter levado o WP a sério pois com o alcance que já possui através do Windows poderia dominar o mundo. Mas agora já era;
    - O iOS não é perfeito mas o maior problema hoje é realmente o preço dos produtos. O meu 5s e o meu iPad Air me atendem a ponto de me fazer usar o meu note apenas em situações mais complexos ou quando o iPad está sem bateria. Só que não sei até quando terei grana pra sustentar esta experiência com o iOS;
    - O meu segundo momento com o Android foi ótimo com o primeiro Moto X. Entro toda hora no site da Motorola ou em sites de tecnologia pra ter mais informações sobre o Moto G4 Plus. Se fosse por impulso, já teria comprado. Mas pesa contra dois fatores: o receio quanto a demora nas atualizações (a Lenovo promete que vai mas não promete que será rápido) e a falta de um bom tablet com Android que seja um bom "parceiro" do smartphone.
    Resumo: Quem estaria mais próximo de me atender melhor? Google caso estes rumores se confirmem...


  • Douglas C. 14
    Douglas C. 02/07/2016 Link para o comentário

    Mas porque insistir que ficaria tudo a cargo do Google? Quem disse que ela não teria parceiros para o hardware? Até onde eu sei, os hardware dos produtos da Apple são todos feitos com parceiros, e não por ela mesma.


  • Walace Fagundes 7
    Walace Fagundes 01/07/2016 Link para o comentário

    Pode ser benéfico outros fabricantes pesquisarem outros sistemas, como a samsung talvez faça.

    mas samsung, depois do galaxy s3
    NUNCA MAIS !


  • Rafael Dantas 24
    Rafael Dantas 01/07/2016 Link para o comentário

    É, nesse "fantabulástico" mundo da tecnologia fica complicado agradar tudo mundo. Um Google Nexus 100% seria algo interessante. Mas sabe o que seria ainda mais interessante? O Google disponibilizar imagens com sua versão "Android Puro" para serem instaladas. Assim o usuário teria essa escolha.
    Um dos grandes problemas de hoje, além da fragmentação do Android, é esse "monopólio" do OS Móvel. iOS ou Android. Não temos muito pra onde correr. Windows Mobile? Nem a Microsoft acredita mais nele! Tizen? Quem aqui já ficou na mão por conta de acreditar na Samsung que atire o 1° Galaxy.
    O lance é esperar. Quem sabe não surge algo interessante...


  • Nanderson Tavares Ormindo 44
    Nanderson Tavares Ormindo 01/07/2016 Link para o comentário

    Se analisarmos pelo fato da frequência de atualizações, e pela integração perfeita entre software e hardware (que na minha opinião está longe de ser). É reconfortante sim ter um gadget 100% google. Mas por outro lado, ficará como uma exclusividade e um pouco parecido com a Apple que fabricam aparelhos para uso exclusivo se seu software e daí começam as limitações ao usuário.

    Mas também, esse artigo está meio que uma estratégia da google, sobre aquela situação do fim do código aberto sacaram? A Google começa a fabricar smartphones exclusivos para seu SO, daí o surgimento de novas atualizações do Android até que o SO se torne fechado como o IOS e o Windows. As demais fabricantes pra não ficarem para trás começam a partir para novos SOs ou até mesmo tirar alguns do "túmulo", como a idéia da Samsung em trazer de volta o Tizen.

    Se pararmos pra analisar direitinho, são rumores em cima de rumores, até que se torne realidade. É so encaixarmos um artigo com o outro e chegaremos a essas conclusões.


  • 8
    Augusto Lara 01/07/2016 Link para o comentário

    Pelo visto as empresas querem se dividir e fazer seus próprios produtos (software e hadware) sem o dedo de terceiros. Bom por um lado é bom, no caso do Google as atualizações irão chegar mais rápido, o aparelho vai se comportar melhor, não irá ter tanta customização como a Samsung faz. Bom quero ver aonde isso vai dar.

    Nanderson Tavares Ormindo


  • 45
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    O pior é se vier algo tipo Moto G3 custando R$ 3500..
    Vale lembrar das muitas coisas que faltam ao iPhone como : radio fm, ip68, nfc ( nao so apple pay), som stereo, tela full hd( só tem no plus), bateria de autonomia boa...
    Se a Linha Nexus tem vindo mais de 500 dólares, sendo a Google entrando com o android puro e o fabricante com o aparelho e sem personalização de UI... Um 100% google pode vir caro como o iPhone.
    Pesquisa, desenvolvimento, montagem etc.. Fora o que ela gastaria para começar..
    A linha Nexus é inespressiva no mercado, deve vender menos que WP.

    Nanderson Tavares Ormindo


  • 45
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    Simples de resolver, basta os fabricantes abandonarem o android e exigir a retirada das funçoes que foram copiadas de suas interfaces e absorvidas pelo android puro.
    Tipo multi- janela que a LG usava, Doze que tenta copiar o stamina da Sony etc....


  • 9
    Edilson Gomes 30/06/2016 Link para o comentário

    Se a Google lançar um aparelho assim, eu toparia adquirir um. Acredito que valeria a pena, porque ela é muito justa com clientes possuidores de aparelhos de recursos mínimos.


  • Paulo José 20
    Paulo José 30/06/2016 Link para o comentário

    As fabricantes deveriam deixa o Android puro para os clientes em seus sites. Assim quem gosta é só ir lá e baixar!!!
    Agora claro tudo otimizado, aí sim seria bom demais!!!
    E não precisaria a Google fazer cell nenhum!!!!


    • 45
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      Ai vem sem as funçoes que eles colocam ..
      Qual a vantagem em ter um de 3000,00 que traz o mesmo que um de 600,00.. Muda tela e cam.

      CAV


  • themeron kalgash 13
    themeron kalgash 30/06/2016 Link para o comentário

    gostaria de um nexus! estou satisfeito com o meu motorola g4+!


  • 14
    Josenildo 30/06/2016 Link para o comentário

    O Android eo que é hoje por ser open source, se deixar de ser pode até acabar na mesma situação do WP


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 30/06/2016 Link para o comentário

    Se for mais caro que os demais nem comprarei. Se for mais barato ou mesmo preço aí sim!


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 30/06/2016 Link para o comentário

    Parece um mundo perfeito, sem TouchWiz, sem Zen UI, em suma, sem o lixo das fabricantes.


    • Artur Cardoso 18
      Artur Cardoso 02/07/2016 Link para o comentário

      E sem seu comentário!!!


  • 10
    Josue Damasceno 30/06/2016 Link para o comentário

    risco de ter um dos melhores telefones em mãos. rsrs


  • 14
    Bruno Bornia 30/06/2016 Link para o comentário

    Tenho minhas dúvidas se realmente o preço seria maior. Pensem bem, ao contrário de todas as outras fabricantes, o negócio principal do Google não é hardware, logo ela não precisa lucrar com isso. O retorno viria através das propagandas e serviços agregados nesses aparelhos.

    Mickael FernandesJonny E.Tiago HastenteufelFelipe SantosirareupFranklin Gonçalves PereiraLucas Goulart F.Murilo Romanatto


    • Jonny E. 37
      Jonny E. 30/06/2016 Link para o comentário

      Temos que ter esperança né KKKKKKKK


  • 99
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    Na verdade estou mais curioso do que preocupado com o futuro das marcas que usam Android
    Com a chegada do Google Phone...

    Guilherme SanchezRobson LeonardoirareupLucas Goulart F.Murilo Romanatto


    • 21
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      2

      Conta desativada


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 30/06/2016 Link para o comentário

    Um smartphone 100% Google, só precisaria de 2GB de RAM, um processador Snapdragon 617, GPU 405, acompanhado de uma memória interna de 32GB. Isso seria um bom dispositivo e não sairia os olhos da cara...kkkkk...muitos vão falar: "Oxe, 2GB de RAM é pouco!!!" Discordo, pois um aparelho feito pela big G seria semelhante a um Iphone, como o próprio Rui falou na matéria. Totalmente otimizado entre hardware e software. Mas claro, que sempre vão existir os topo de linha e nesse caso, as configurações poderiam aumentar. Tenho certeza que em breve vamos ter mais noticias sobre isso!!!

    Mickael FernandesairtonRobson LeonardoJonny E.irareupAndré V.Lucas Goulart F.Murilo Romanatto


    • 31
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      Ou seja, o que tu "quer" seria praticamente um Moto G 4 com outro nome e design? rs

      Lucas Goulart F.Léo Walk


      • Léo Walk 58
        Léo Walk 30/06/2016 Link para o comentário

        Exatamente!!! kKKKkkkkkk...

        Jonny E.


      • Murilo Romanatto 12
        Murilo Romanatto 30/06/2016 Link para o comentário

        Mas ninguém fala mal de um Iphone com 2gb de memória, pq o bixo trabalha bem pra cario.

        O que as pessoas olham são números até muita gente comprar e dizer que é foda.

        Ja tive 3 Nexus (Nexus X, 4 e 5), Motorola (X 2014), Iphone (5s) e agora um Galaxy S7.

        Na boa, o celular é foda, mas prefiro Nexus pq roda muito melhor do que todos eles, meu S7 roda igual meu Moto X, só tem uma câmera e tela fodona.

        Conta desativadaLucas Goulart F.


    • 45
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      O iPhone precisa de pouco para rodar bem, mas custa o olho da cara, pode acontecer o mesmo.
      Tipo ser um Moto G que custa 3500,00...


    • 🌚Izaki🌝 16
      🌚Izaki🌝 02/07/2016 Link para o comentário

      Claro q n vc ta doido????? n é só processador e sim as otimizações q fazem nos apps para aquele processador a google n otimiza tanto os apps dela ou da store dela cmo os do IOS ex disso: temos o FB, instagram, TT, WP, fb messenger se vc for comparar todos esses apps cm o do IOS o tanto de espaço ocupado pelos apps na memoria ram e o desempenho do processador vc percebe q n é tão sugado igual ao android


  • Mateus Savez 13
    Mateus Savez 30/06/2016 Link para o comentário

    Mas isso não acabaria com a popularidade do android? hmmm


  • 93
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    A Samsung está no papel dela ficando incomodada com a possibilidade, pois quer manter a liderança do mercado. Mas passou da hora de existir um concorrente de peso, principalmente no Brasil, já que Sony e LG não são concorrentes há um bom tempo da Samsung e Motorola incomoda pouco! Vejo espaço para os dois públicos, quem gosta de customização vai comprar Samsung, Sony, LG e etc, e quem gosta da versão pura vai comprar Google e Motorola! Na verdade o mercado gosta é de ficar acomodado, e tá na hora de uma sacudida geral!!!


  • 45
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    Realmente como outros falaram, os fabricantes ajudaram o android ser o que é hoje.
    Funçoes hoje no android puro foram copiadas dos fabricantes.

    Conta desativada


  • 35
    Maicon Bruisma 30/06/2016 Link para o comentário

    Olha, eu acharia legal, mas não esperaria a mesma integração entre hardware e software como tem no iphone. A Apple faz seu sistema, faz seu hardware e encaixa os dois, a Google já começa com o problema do android em relação à ram, ai tem os apps que pioram essa relação, ai fazer um hardware em especial pode fazer com que muitos apps não funcionem bem, aliás, que funcionem pior do que funcionariam com hardware conhecido com ARM ou x86. É muito complexo. Pra se ter uma idéia, o Project Ara teria SoC ARM ou x86 da Intel, mas o android seria o mesmo, com suas devidas otimizações, mas não fugiria do que um Nexus propõe, no final das contas.


  • 45
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    Preferiria ter um s7 que deve parar no O ou P, do que um Gphone que receba até o R. Ainda mais com android puro e se por fora for tipo um Moto G em design e materiais.

    Conta desativada


  • 45
    Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

    Basta verificar as vendas da linha Nexus. Não acredito que seja relevante no mercado.
    O iPhone faria mesmo sucesso mesmo sem a excelente política de atualizações, pois ele veio na época certa e fez sucesso nos EUA. Em outros países o sucesso é mais por ser Apple do que ele oferece.
    Tentaram uma variante mais "popular" o 5c que trazia carcaça plástica e cores chamativas. Foi um fracasso.
    Se a linha Nexus sendo terceirizada, os últimos vieram com alto preço, mais de US$ 500 e não se comparam com os tops de outras marcas.
    Sendo 100% google corre o risco de ser caro como o iPhone.
    Google terá de pagar por componentes e montagem.


  • Josival Sousa 29
    Josival Sousa 30/06/2016 Link para o comentário

    Maioria dos usuários que compram o Nexus primam pela atualização, correto? Então vamos lá, hj em dia tecnicamente um aparelho Nexus tá recebendo de 2 a 3 versões de Android (de forma oficial disponibilizada pelo Google). E atualmente cada versão é lançada uma vez por ano (me corrijam se estiver errado), pois bem, creio quê o que iria definir o SUCESSO ou FRACASSO do Google com seu smartphone próprio seria o INTERVALO DE LANÇAMENTO entre um aparelho e outro e NÃO o TEMPO DE SUPORTE do Sistema Operacional, haja visto que a maioria dos usuários Nexus usufruem bastante tempo de seus dispositivos e com um smartphone by Google não seria diferente. (ponto de vista)


  • Yure S. 35
    Yure S. 30/06/2016 Link para o comentário

    Se a Google quer ter sua própria linha de celular por conta do android, eu acredito que é uma "sacanagem" por parte dela, afinal se hoje o android evoluiu tanto é graças as Dev´s e as roms das fabricantes que sempre fizeram um algo a mais e acaba integrando ao android Puro, a Google poderia forçar as fabricantes em contrato a liberar versões atualizadas do seu SO para os aparelhos lançados no ano e ai por ver seu trabalho quase sendo usufruido por poucos está tomando as rédeas da situação.

    Torço muito pelo Tizen ou por qualquer outro SO que venha a dar concorrência e traga melhorias para o usuário final e tira a google da zona de conforto já que o android não traz novidades consideráveis já tem 2 anos.

    Sinto pelos Dev´s que se matam de trazer inovações e não são reconhecidos.


    • Lewis Carlsen 26
      Lewis Carlsen 30/06/2016 Link para o comentário

      Windows Phone, Web OS e Firefox OS tinham chance... resta o SailFish


  • 15
    gleibson 30/06/2016 Link para o comentário

    seria otimo


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

    Podem me chamar de louco, mas se o Google "fechar o Android", ele corre sérios risco de afundar e até mesmo deixar de existir!

    David CDConta desativada


    • 93
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      Deivis seu louco!!!

      Lucas Goulart F.Deivis SchumanDavid CDConta desativada


    • David CD 80
      David CD 30/06/2016 Link para o comentário

      Deivis, seu louco! (2)
      Kkkkkkk

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

        Brother DVD e Brother Marcelo Neri!
        Esses são do alto escalão da fanfarra!


  • Lewis Carlsen 26
    Lewis Carlsen 30/06/2016 Link para o comentário

    Não sei hein... vale a máxima "todo império tem seu auge e seu declínio" apesar de tudo parecer tranquilo e favorável para a Google, sinto que essa será sua ruína, pois os riscos envolvidos são gigantescos. Se o trabalho não for bem executado as fabricantes tradicionais podem se rebelar e sabe-se lá o que pode ocorrer. A Samsung já tem uma base de SO, o Tizen e muitas outras podem se unir para criar algo maior. Talvez seria melhor que a Google se juntasse às grandes fabricantes e produzisse Nexus com cada uma, seria o surgimento dos GPhones e o Nexus passaria a ser um modelo Mega Premium, acima do iPhone. Essa é a minha opinião, respeito as outras, mas acho que não seria muito bom... e outra: a Google quando era dona da Motorola, o bom custo benefício vinha da infraestrutura, sozinha já é outros quinhentos. Mas estou sendo bem pessimista e acho que exagerei no texto...ops


  • 73
    Jairo rios 30/06/2016 Link para o comentário

    Compraria sem pestanejar ,só não entendo o porquê ele deveria sair caro é so a Google lanca um low end , um middle end e um high end , attenderia a todos

    Lucas Goulart F.


    • 45
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      Pelo mesmo motivo que não tem iphone barato


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 30/06/2016 Link para o comentário

    isso me faz lembrar aquela época que tínhamos vários sistemas prioritários nos celulares...

    Gabriel


  • João Renato 29
    João Renato 29/06/2016 Link para o comentário

    Pra ter relevância no mercado eles terão que mudar muito seu sistema. Pois o Android puro é feio e sem graça.

    Conta desativadaConta desativadaDenys M.


    • 93
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      João, feio ou não a Motorola tem feito sucesso por causa deste Android quase puro, então tem muito gente te provando o contrário! O fato de você achar feio não breca o crescimento SO puro.

      Ader MarceloLucas Goulart F.David CDYure S.


      • Yure S. 35
        Yure S. 30/06/2016 Link para o comentário

        Android Puro é feio, insosso e sem cor, o sucesso da motorola se deve ao fato de usar android puro ser mais barato e era fato que a motorola não tinha bom SO próprio, travava, demorava mil anos para ser atualizado (MOtorola D3 demorou anos para receber o Kitkat) e ela pega fama na conta da google, a motorola é boa para atualizar versão do Android, mas para dar Suporte mensal ela não faz isso. Moto Maxx sofreu meses sem atualização, Moto X 2013 sofreu meses sem Lollipop e quando veio, ainda estava bugado.


      • 93
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Yure, esqueceu de acrescentar o na 'minha opinião', o que é feio pra você pode não ser para outros! Discordo do que foi dito sobre a Motorola.

        Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 45
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Sucesso da linha Moto é maior no Brasil, principalmente o preço do moto g

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Realmente os preços são um ponto importante, ainda mais nessa crise.


    • 82
      Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

      Concordo João. O visual ñ é dos melhores, na minha opinião claro!

      Yure S.


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 29/06/2016 Link para o comentário

    Não sei como já não lançou o seu próprio dispositivo.


  • Danilo Delmiro 12
    Danilo Delmiro 29/06/2016 Link para o comentário

    Eu não tenho dúvidas de que a Google vai desenvolver sua própria marca de smartphones android! Tá mais do que na cara que ela tinha esta pretensão há anos atrás... Se você analisar bem o texto desta matéria, tudo faz sentido. Eu só espero que se caso isso realmente chegue a acontecer, que a Google tenha bastante sorte, por que vai ser um verdadeiro tsunami paras as outras fabricantes (que dependem do android como SO) como para os consumidores e desenvolvedores (que vão ter que adaptar os aplicativos do android em outras inúmeras plataformas que irão surgir). Vamos ver o que o futuro nos aguarda para os próximos capítulos desta novela...!

    Conta desativada


  • Diego Correia 14
    Diego Correia 29/06/2016 Link para o comentário

    Eu não acho que a Samsung teria coragem de abandonar o Android 100% pra ir pro Tizen, acredito que grande parte dos consumidores compram um Samsung justamente por ser Android..

    Conta desativadaLeandro Da Silva Alves


    • Yure S. 35
      Yure S. 30/06/2016 Link para o comentário

      Concordo em partes, Samsung tem clientes que vão pelo preço em sua maior parte, qual fabricante tem o portifolio mais extenso que a samsung? quando vc vai em uma loja (magazine luiza, saraiva, ricardo eletro, ponto frio, Fast Shop) quantos aparelhos tem a preços competitivos e quantos são samsung e quantos são de outras operadoras?

      J1, J2, J3, J5, J7
      A3, A5, A9
      Gran duos, Gran prime
      Galaxy S5, S6, S7

      O publico da samsung não é por causa do android é pq ela tem uma gama de aparelhos para o cliente escolher

      Conta desativada


  • 47
    Conta desativada 29/06/2016 Link para o comentário

    Sei lá viu, mas pelo menos na minha cabeça, isso poderá destruir o Android.

    Yure S.Conta desativadaDeivis SchumanDenys M.Luiz Carlos Magno Coelho


    • 32
      Luiz Carlos Magno Coelho 29/06/2016 Link para o comentário

      Exatamente como aconteceu com a Microsoft, fez concorrência com as fabricantes parceiras e viu uma debandada que arruinou sua plataforma mobile!

      Yure S.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 29/06/2016 Link para o comentário

        Luiz, mas neste caso o número de usuários Android nem se compara com Windows! Era fácil para as fabricantes abandonarem o SO da Microsoft e não fazia diferença no faturamento.

        Yure S.


      • 47
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Mas Marcelo faz sentido o que Luiz comentou justamente por este ponto:

        Hoje em dia há uma universalização de apps e não de sistemas. As empresas estão criando novos sistemas, mas com capacidades de executar aplicativos de vários outros sistemas, assim a existência das lojas de aplicativos para androids não estão com sua existência ameaçada, mas o sistema sim.
        Com isso veremos outros sistemas rivalizando com o robozinho verde e isto poderá tornar o Tizen em uma grande ameaça real ao sistema da Google.
        Talvez a mudança para um consumidor da Samsung seja até melhor, pois eles terão um sistema construindo com uma integração a nível Apple e capaz de executar aplicações do Antigo sistema.
        (Temos que lembrar e levar em conta que a Samsung domina 60% do mercado mundial de smartphones com Android)

        Yure S.Denys M.


      • 93
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Elerson, acho que o Tizen pode não ter essa relevância toda, pois alguns anos atrás a Samsung tinha lançado o Bada lembra? Pois é, nem ela apostou no seu SO e o abandonou! Quem garante que não fará de novo, frustando um monte de consumidores. Tudo bem que a Samsung seja o maior cliente da Google, mas a Samsung Mobile só é gigante por causa do Android!

        Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 47
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Marcelo ao citar o Bada você esta ignorando a variável evolutiva do mercado. Na época em que o Bada foi lançado, o Android estava em fase de crescimento exponencial, hoje em dia existe apenas o aumento no crescimento do Android sem ser exponencial. A Samsung não foi boba, ela tinha lançado seu sistema apenas para ver onde ele poderia chegar, pois nesta mesma época ela mantinha uma grande aposta em smartphones Android. E para agravar ainda mais, o Bada nem era compatível com aplicativos Android. Já o Tizen, além de ter a possibilidade de ser mais rápido e manter toda a identidade visual da Samsung, o sistema esta sendo trabalhado para ser totalmente compatível com estes apps. O que faz um bom sistema hoje, é sua velocidade e aplicações, sem isto o sistema pode ser considerado morto. O Tizen já se mostra promissor em números de vendas na Índia, com 60 milhões de dispositivos vendidos.
        Não estou afirmando que isto irá acontecer, mas é uma possibilidade, e até mesmo a Huawei já percebeu esta possibilidade e já esta criando um sistema proprietário. As empresas não irão abandonar o Android enquanto não tiverem uma força solida em mãos. A Google criar seu próprio smartphone poderá ser ótimo, como também poderá dar e nada e ser um baita fracasso.

        Este é só um pensamento que tenho.
        :-D

        Yure S.


      • Yure S. 35
        Yure S. 30/06/2016 Link para o comentário

        Com a experiencia que a Samsung adquiriu e sejamos francos, muitas coisas que existem hj no android puro foi graças a ela, A o tizen tem potencial pra engolir o android em poucos anos


      • 93
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Elerson respeito sua opinião, mas nunca vejo a Samsung apostando forte no seu próprio sistema. Da mesma forma que teve smartphones com Windows, vai ter com Tizen, mas a sua base maior sempre será o Android! Se tem uma empresa responsável direta pela fragmentação do Android é a Samsung, então apoio e muito que a Google tenha sua linha de smartphones.

        Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 47
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Mas vai que este seja o motivo para ela investir pesado Marcelo.
        ;-D

        Vamos ver onde esta historia vai parar.


      • 93
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Tudo bem Yure, mas a Samsung só melhorou o que já existia! Gostaria de ver ela abandonar o Android e fazer o Tizen ter a mesma força. A relação Google e Samsung sempre foi boa e lucrativa pra ambas!


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Penso da mesma forma brother! Achei que era o único que tbm imagina isso!
      Acho um risco!

      Yure S.Conta desativada


      • Yure S. 35
        Yure S. 30/06/2016 Link para o comentário

        Se o android é o que é hj é graças a Samsung, Sony, LG e outras que implementaram recursos que foram incorporados no Android Puro, ameaça ao android é a própria google com a falta de inovações, fica esperando novidades dos fabricantes e Dev´s para incluir no seu sistema.

        Conta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

        Bem verdade isso que vc disse brother Yure!

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 30/06/2016 Link para o comentário

        Verdade, e até pra copiar eles demoram, olha o exemplo do multijanela...

        Yure S.Conta desativada


      • David CD 80
        David CD 30/06/2016 Link para o comentário

        Yure. A Sony não cooperou em quase nada. A interface da Sony é praticamente um Android puro. Não tem recurso algum da marca.


      • 47
        Conta desativada 01/07/2016 Link para o comentário

        DVD acredito que ele se referiu a interface antiga da Sony, na época do mediascape.


  • 93
    Conta desativada 29/06/2016 Link para o comentário

    Eu compraria com certeza e acho que tem muito consumidor que gostaria de experimentar também, principalmente quem fica a ver navios no quesito atualizações! A fragmentação do Android somente vai acabar se a Google assumir todo o processo, do contrário vamos continuar vendo aparelhos serem lançados com SO defasados e atualizações prometidas que nunca chegam. Não acho que fabricantes abandonariam o Android, mas trabalhariam com o próprio SO também. O lucro que as empresas tem com Android não seria ignorado e nenhum executivo seria louco de romper com a Google!

    Danilo Delmiro


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 29/06/2016 Link para o comentário

    risco de eu ficar querendo um

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Haahahahahahaa!

      Victor Lima


  • 30
    Lordney 29/06/2016 Link para o comentário

    Não custa tentar, potência e as vantagens são maiores do que as desvantagens. Quantos aqui não suspiram por um nexus, imagina um gphone... haha

    MychelBrazzaliDanilo Delmiro


    • Danilo Delmiro 12
      Danilo Delmiro 29/06/2016 Link para o comentário

      Ostentação no futuro:
      - Ei, por gentileza, poderia me emprestar seu celular?
      - Celular não, gPhone! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      Lordney


      • 30
        Lordney 29/06/2016 Link para o comentário

        Vários videos no YouTube com a tag "o que tem no meu gPhone" haha

        Danilo Delmiro


    • 93
      Conta desativada 29/06/2016 Link para o comentário

      Verdade Lordney!

      Lordney


  • Lucas Ribas 2
    Lucas Ribas 29/06/2016 Link para o comentário

    Eu sou a favor, mas como já foi comentado aqui, o problema seria o nosso velho Brasil. Taxas e mais taxas desse nosso Governo corrupto, onde existe 1 pra ajuda e 10 pra atrapalha. Mas quem sabe a Google possa pensar no usuário, e dar um Golpe nessa falcatrua. Mas a ideia é sensacional, um Smartphone próprio, sem as Empresas externas poluindo o Sistema Operacional.

    Gabriel


  • 8
    wesley 29/06/2016 Link para o comentário

    Eu acho melhor a ideia de fazer outro SO, q tal "Google Now Sistem"

    LordneyCristiano Silva


    • 30
      Lordney 29/06/2016 Link para o comentário

      Um novo so seria bom também


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Mas mesmo ela fazendo um novo SO será que não acabaria matando o Android ou o novo SO?


  • Igor Arusa 33
    Igor Arusa 29/06/2016 Link para o comentário

    Prefiro o Google deixar essa coisa de lado! Mas focar em acordos mais sólidos, como atualizações!
    Isso por si só traz muitas vantagens indiretas aí Android e por consequência ela mesma.
    Deixa a brigar rolar solta entre as fabricantes pra deixar o mercado crescer por pressão do próprio mercado!
    Mas eu acho que a Google tem que dar um jeito na fragmentação!

    Deivis SchumanDanilo Delmiro


    • 93
      Conta desativada 29/06/2016 Link para o comentário

      Igor, acho que um dos motivos da Google pensar na sua própria linha de smartphones, é justamente cansar de pelejar com as fabricantes, ou seja, está desistindo de brigar e vai resolver o problema com mão de ferro!


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Até concordo contigo brother!
      Faz sentido!


  • 26
    Christofer Braga 29/06/2016 Link para o comentário

    Final do ano talvez compre um nexus 5x e espero que seja pelo menos atualizado até 2018 pelo menos!!!


    • David CD 80
      David CD 29/06/2016 Link para o comentário

      Difícil hein. Nexus 5, de 2013 durou até 2015. Parou no 6.0. E o nexus 5x é de 2015, então é difícil.


  • David CD 80
    David CD 29/06/2016 Link para o comentário

    O triste, é que para chegar no nosso país, tem que haver um sucesso em vendas muito significativo, para que a Google, invista em países emergentes.
    Vamos ter que aguardar por um bom tempo, esses smartphones 100% Google.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Será que até a Google vai fazer isso brother DVD?


      • David CD 80
        David CD 30/06/2016 Link para o comentário

        Olha Deivis, não coloco minhas fichas nem na vinda do próximo nexus, imagina esse smartphone próprio da Google.
        Me lembro que quando o nexus 5 chegou em 2014, aparelho este que foi lançado no final de 2013, e só chegou em 2014, ele chegou pelo preço de 1500 no varejo, ao vivo, e mesmo assim não vendeu.
        Por isso a motorola não trouxe o nexus 6 em 2014, e a LG não trouxe o nexus 5x.


  • 12
    victor 29/06/2016 Link para o comentário

    Eu acho q tá td tão bom assim, Android vs IOS, simples, pratico, vários tipos de experiências, n precisava fragmentar tanto . -'


  • MychelBrazzali 9
    MychelBrazzali 29/06/2016 Link para o comentário

    Nexus é Nexus, nada contra outras fabricantes, até porque já usei várias e sei de suas qualidades, mas ter um smartphone 100% puro é outro nível, ainda mais se for totalmente controlado pela google. Atualizações mensais deixam os usuários com um ar de estarem mais seguros..

    Conta desativadaDeivis SchumanDanilo DelmiroLordney


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Ai vai de gosto brother! Eu mesmo já usei puro e modificado pelas fabricantes!
      Eu prefiro modificado!

      Conta desativadaMychelBrazzali


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 29/06/2016 Link para o comentário

    Desde que com preço atrativo, compraria na hora.

    Conta desativadaDanilo DelmiroConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Esse é o X da questão brother!

      Conta desativada


  • Antonio Júnior 16
    Antonio Júnior 29/06/2016 Link para o comentário

    Seria legal até ter um Smartphone 100% Google como opção, mas o legal do Android é ter várias fabricantes com experiências diferentes do sistema, na minha opinião. Acho que se ficasse somente os Nexus em parceria com as fabricantes com o Android puro, estaria de bom tamanho.

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/06/2016 Link para o comentário

      Tbm penso da mesma forma brother!

      Antonio Júnior

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.