O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 25 Compartilhado 93 Comentários

Comprovado: trocamos o computador pelo smartphone para acessar internet!

De acordo com o IBGE, pela primeira vez o acesso pelo smartphone ultrapassou a conexão à internet via computador. Essa também é a realidade na sua casa?

Os dados revelados esta semana são parte da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) e são referentes ao ano de 2014.

A conexão por celular estava presente em 80,4% das casas brasileiras com acesso à internet. É a primeira vez que o acesso por smartphone ultrapassa a conexão por PC. Em 2013, a conexão pelo celular tinha uma proporção de apenas 53,6%. Já o PC recuou de 88,4% para 76,6%.

É a primeira vez que o acesso por smartphone ultrapassa a conexão por PC

Essa proporção tem ainda mais destaque nas regiões Norte e Nordeste. No Amapá, por exemplo, a conexão por PC estava presente em apenas 2,1% enquanto o acesso por celular chegava a quase 50% das casas conectadas.

A conexão por PC é mais presente em estados do Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o acesso pelo computador segue na frente. 

Com essa mudança, quem saiu ganhando foram as operadoras. De 2013 a 2014, o uso da banda larga móvel teve um aumento de 19,3%, chegando a 62,8% das casas com acesso à internet.

Não há dúvidas de que o smartphone se tornou preferência nacional. No entanto, a queda nas vendas de aparelhos no ano passado pode refletir em números diferentes do que mostrado nessa pesquisa - lembrando que os dados foram coletados em 2014.

Se tem uma coisa que podemos tirar de lição é que, com essa enxurrada de novos clientes, as operadoras estarão cada vez mais pressionadas a investir em infraestrutura. Não tem para onde correr.

Você ainda utiliza o computador para acessar a internet quando está em casa ou o smartphone dá conta do recado?

25 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lukas A. 8/abr/2016

    eu troquei o app do androidpit pelo navegador para acessar o site, mais intuitivo e tem material design...

  • Fellipe Paz 8/abr/2016

    Bom essa mudança se dá pela praticidade de acesso que um Smartphone gera eu por exemplo uso ele pra todas as atividades simples agora atividades relacionadas à trabalho tá muito longe de chegar perto

  • Phelipe B. 8/abr/2016

    Os Smartphones podem até serem em maior número para acesso à internet se formos comparar com os Desktops, mas os pequeninos estão longe de substituírem PC.

93 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi