O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 219 Compartilhado 99 Comentários

A era dos smartphones finos chegou ao fim!

Os smartphones começaram mais espessos, mas logo passaram por uma revisão de tamanho, ficando cada vez mais finos. Como resultado desta reforma, a bateria foi ficando mais fraca ou estagnada. Porém, em 2016 as baterias passaram a aguentar mais tempo e ninguém vem se importando com o fato dos aparelhos estarem um pouco mais grossos.

Em 2014 e 2015, tivemos belos smartphones chegando ao mercado. Aliás, tivemos até fabricantes lutando para produzir o smartphone mais fino do mundo. O resultado disso foram os Ascend P7, da Huawei, e o Xperia Z Ultra, da Sony, com apenas 6,5 milímetros de espessura cada. Mas o grande vencedor foi o Oppo R5, com apenas 4,85mm de espessura.

oppo r5 smartphone fino
Menos de 5 mm não são suficientes para acomodar uma boa bateria / © OPPO

O resultado foi uma bateria com uma vida útil miserável, que superaquecia quando o aparelho era usado para jogos. Ainda bem que ninguém mais produz aparelhos como estes. Os novos dispositivos da Oppo, como o F1 e o R7, já têm mais de 7mm de espessura e uma bateria que dura muito mais.

Não que isso faça deles bons smartphones, mas, pelo menos, o erro de projeto foi eliminado.

AndroidPIT IT Samsung Galaxy s6 edge vs s7 edge 1484
O exemplo do mercado: Galaxy S7 Edge / © ANDROIDPIT

Mesmo nos produtos mainstream, a necessidade de uma bateria maior também chegou. A Samsung fez o Galaxy S7 Edge não só maior, como 10'% mais grosso que o antecessor. Passou de 7 para 7,7mm e a bateria passou de 2.600mAh para 3.600mAh. Como resultado disso, esse componenet do S7 Edge dura até meio dia a mais.

O fato de que a demanda por mais autonomia da bateria é maior do que a de aparelhos mais finos ficou ainda mais clara após o levantamento realizado pelo Huffington Post, em março 2015. Nele, 73% dos mil entrevistados afirmaram querer mais autonomia de bateria, e apenas 12% queriam aparelhos mais finos. Verdade seja dita, estes dados deixam a escolha mais clara que água.

Acredito que no Galaxy S7 Edge, o fato da espessura do aparelho ter aumentado valeu a pena. O Android Authority fez vários testes de bateria com o dispositivo, e verificou que entre os topos de linha do Android, ele é o que possui a maior autonomia.

androidpit samsung galaxy s6 vs samsung galaxy s7 5 new
O S7 Edge é mais grosso, mas isso não parou as suas vendas / © ANDROIDPIT

Aliás, vale dizer que ninguém reclamou da espessura do aparelho e as vendas seguem muito bem. Com base nas informações compartilhadas pelo Counterpoint Researchpodemos dizer que, em comparação às vendas do Galaxy S6, o novo carro-chefe da Samsung, com 7,9 mm de espessura, vendeu 25% mais unidades do que seu antecessor, com 6,8mm. Isso levando em consideração apenas a primeira semana de vendas.

Você prefere um telefone mais fino ou maior e com mais autonomia de bateria?

Eu prefiro...
219 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo C. 6/mai/2016

    Eu já havia comentado sobre isso em outro post, Acho que a Motorola foi a primeira quando, ainda em 2014 troxe o Maxx para o Brasil, que mesmo tendo sido esquecido pela empresa no quesito atualizações ainda hoje é um excelente smartphone. Hoje vejo que a Samsung, seguindo estes passos com o S7/S7 Edge. E principalmente pois ela "manda" no mundo Android, eu sou do tipo de que não me importo em ter um smartphone mais grosso sendo que isso me daria algumas horas a mais de uso.

99 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu tenho uma daquelas baterias gigantes chinesesas pro meu lg g3 e de vez em quando uso de boas e olha que no meu caso é bem menos confortável kk


  • Tenho um S6 e achei estranho o S7 ser mais espesso.

    Mas mudei de ideia quando pensei sobre a melhora na autonomia de bateria, que no s6 é péssima, e quando peguei num S7 numa loja da Samsung! Ele é super confortável de se segurar pois tem a traseira curva, me deu a sensação de ser uma versão compacta do meu S6. Além disso, vendo pessoalmente, o aumento na espessura é sutil.


  • Mas tudo o que eu vejo são indícios de que os Smartphones estão ficando mais espessos, de forma alguma isso é ruim. Quanto a ficarem mais pesados sim. Uma boa bateria na minha opinião jamais vai permitir um aparelho menor que 7.5 a 8 mm de espessura. Nós podemos querer aparelhos mais finos com baterias otimas, alias nós podemos querer tudo. Podemos querer ser Batman ou Super Man. Mas o que queremos nem sempre é possivel. Ate agora eu não vi tecnologia em bateria capaz de fazer uma bateria fina e superpotênte. Sei que até existe estudos pra uma bateria com componentes diferentes que dão mais autonomia. Porém o que eu sei é que ainda é estudo. Na boa eu não me importo com aparelhos mais espessos. Pra mim até 8 mm é até melhor. Pra mim melhora a pegada. Agora pesado é complicado, ai nao. 160g é o máximo esperado.


  • Eu escolhi um smartphone mais fino pelo simples fato de que a bateria tem de ser aprimorada e ficar mais fina, com mais capacidade de energia. Alguém tem de inventar uma boa bateria que, independente do tamanho, tenha uma boa capacidade de armazenamento de energia, novas tecnologias tem de ser vistas pelas fabricantes.


    •   77

      Isso Kevin. Vai lá e inventa essa bateria. Dou o maior apoio. Não consigo entender como a Samsung ou a Apple ainda não te contrataram.


    • Eu concordo um pouco, a tecnologia avança pra todos os lados. Mas esse tipo de revolução leva uns 10 anos pra ter alguma coisa funcional e bem estabelecida. Então, no momento o que temos são as baterias tradicionais que ocupam mais espaço, assim acho melhor aumentar a espessura agora e esperar pelas novas baterias. No futuro sim, os smartphones devem bem mais futuristas, finos e talvez até transparentes.


  • fala isso pro zéfone 2 que tem 10,3 mm de espessura parece uma lajota...


  • Pra mim , o importante é o hardware , fino ou grosso , tanto faz , pra mim o smartphone tem que ter hardware de alta qualidade , câmeras ótimas e o mais importante atualização do Android.


  • Tendo em torno de 1 cm ta bom.


  • Lógico que a bateria seria mais importante já tive um a5 ele é muito fino mais na minha mão não durava o dia inteiro trabalho viajando e não posso ficar sem celular e por isso mesmo acabei de importar um zenfone Max pois é uma das baterias com mais amperes e não é tão ruim e barato e bem melhor que todas as gerações dos motos gs


  • Se o sacrifício for para mais baterias, que venham os tijolões.


  • Oxe, o importante não é design perfeito, mas sim uma bateria com mAh com uma farta duração.


  • tem que ser os dois " fino e boa bateria"


  • Prefiro um aparelho mais grosso, com bordas menores e também com tecnologia como a do Moto X Force, pra não precisarmos nos preocupar em colocar capinha/bumper.
    Smartphone fino porém frágil precisa de capinha, o que o deixa grosso do mesmo jeito.


    •   77

      Concordo. Qualquer um da linha Galaxy S precisa de capa e acaba ficando grosso. mas os frescos ficam olhando beleza e cobrando isso da Samsung e de outras. O resultado é smartphone de vidro ou de alumínio.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi