O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 75 Compartilhado 37 Comentários

As telas flexíveis em smartphones e suas possibilidades

Atualmente, a tendência é que os smartphones estão ficando cada vez maiores, de modo que são necessárias novas formas de apresentá-los aos consumidores. Os fabricantes de displays trabalham no momento em telas flexíveis ou dobráveis, como por exemplo a Samsung. Será que o tempo dos smartphones enormes e pesados está definitivamente prestes a acabar?

Conforme noticiado pelo site SlashGear, o protótipo da Samsung conta com 5,7 polegadas, resolução full HD, e apenas 0,3 milímetros de espessura. O destaque, no entanto, é que ele pode ser enrolado - num raio de míseros 10 milímetros. Assim, esse dispositivo poderia ser guardado, teoricamente, em uma embalagem de rolo de filme fotográfico - com alguma parte "sobrando" para fora, claro. 

Vale lembrar que telas flexíveis não são algo exatamente novo. A tecnologia de ponta da Samsung - utilizada, por exemplo, no Galaxy S6 Edge - baseia-se nesse conceito e outros fabricantes já introduziram protótipos correspondentes.

androidpit samsung galaxy s7 edge 2
A linha Edge, da Samsung / © ANDROIDPIT

Olhando para trás, o desenvolvimento dos smartphones de hoje é algo curioso: durante anos, o trabalho foi no sentido de se construir telefones menores. Celulares do tipo "flip" foram muito populares por um bom tempo, não só porque possuíam um sistema de bloqueio integrado, mas também porque eram pequenos e práticos (Motorola RAZR, alguém?). Alguns smartphones dobráveis até chegaram e ser lançados, mas não conseguiram se estabelecer no mercado. Houve ainda algumas poucas alternativas com teclado "extra" / slide-out.

Telas flexíveis para os novos smartphones

A interface de um smartphone precisa de uma grande área para trabalhar. Dois pequenos displays, por exemplo, ou uma mini-tela e um teclado em hardware são, em última instância, totalmente impraticáveis para um smartphone; duas pequenas telas seriam inviáveis para a maioria dos aplicativos, e, para navegar, quanto maior a área de visualização, melhor.

Entretanto, se a própria tela é flexível, o principal problema dos celulares flip seria resolvido, pois haveria um display maior para rodar os aplicativos que ao mesmo tempo seria dobrável. A própria Samsung mostrou a ideia de um smartphone dobrável, do tamanho aproximado de uma bolsa. Futuramente, poderíamos ter uma combinação de telefone celular e carteira em um dispositivo inegavelmente interessante - você poderia, por exemplo, gerenciar seus cartões e pagamentos com um aplicativo, pagar contas por telefone celular e ainda assim ter alguns cartões físicos nesta "carteira inteligente", caso fosse necessário. Já imaginou? 

Papel digital? 

Apesar de reconhecer as inúmeras possibilidades, eu não acho que telas flexíveis ou dobráveis ​​têm um grande futuro em smartphones. O uso prático de um "rolo de papel digital" não é algo que eu possa enxergar no dia-a-dia. Considero os displays flexíveis algo bastante significativo, mas ainda assim a manipulação de um dispositivo com esta tecnologia aparenta ser desconfortável.

De qualquer maneira, uma tela flexível provavelmente não muito adequada para um smartphone, mas pode ser - e muito - para dispositivos weareables: uma tela curvada e flexível pode beneficiar smartwatches mais compactos e melhores, por exemplo. Além disso, a tecnologia utilizada nessas telas pode servir a diferentes e inusitadas áreas: paredes e muros com telas curvas e longas, por exemplo, que exibiriam animações ou apresentações de produtos diferentes de tudo o que já vimos até hoje, e daí por diante.

Opinion by Hans-Georg Kluge
Acredito que a tecnologia de telas flexíveis fará diferença no mercado mobile.
O que você acha?
50
50
275 participantes

E aí, você acha que a ideia de telas flexíveis é uma grande inovação? Ou telas como as do Galaxy S7 Edge já são plenamente suficientes para você? Deixe-nos saber nos comentários. 

Fonte: SlashGear

75 Compartilhado

37 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi