O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

6 min para ler 28 Compartilhado 154 Comentários

Oito excelentes smartphones que nunca chegarão ao Brasil

Sim, existem grandes smartphones disponíveis para a compra no varejo nacional, porém, as taxas e impostos praticados no país muitas vezes afugentam empresas que, lá fora, oferecem um excelente custo benefício aos usuários. Um grande exemplo disso foi o investimento da Xiaomi no Brasil. Em 2016, a empresa se viu obrigada a puxar o freio de mão e suspender a fabricação dos seus smartphones no país. Como consequência disso, o brasileiro fica sem grandes opções, como as listadas neste artigo.

Google Pixel/ Pixel XL

Depois do LG Nexus 5, os brasileiros só viram um dispositivo da Google se importassem. O que é realmente uma pena, visto que limita a experiência de uso com o Android puro, ou melhor, com o Android que chega direto da Google. Os novos Pixel e Pixel XL, assim como o Nexus 5X e Nexus 6P, não chegarão em 2017. Assim como a Huawei, que fabricou o Nexus 6P, a HTC não oferece smartphones no mercado nacional, logo, será difícil ver estes dois dispositivos por aqui.

Além do software puro e da experiência com o Assistente da Google, os Pixel e Pixel XL trazem como destaque a câmera. De acordo com o site DXOMark, estes smartphones possuem a melhor câmera já construída em um smartphone. O sensor da câmera principal vem com 12,3MP e possui um estabilizador de imagem eletrônico (EIS).

AndroidPIt google pixel XL 9701
Pixel XL (esquerda); Pixel (direita) / © AndroidPIT

Xiaomi Mi 5S Plus/ Mi Mix

A Xiaomi deu início aos trabalhos no Brasil colocando os smartphones Redmi 2 e Redmi 2 Pro à disposição dos brasileiros. A empresa chinesa chegou com vontade, mas implementar um novo modelo de negócios por aqui não é e não foi fácil. Por fim, acabamos ficando com apenas estes dois modelos, uma pulseira e um power bank. Além de, claro, uma comunidade MIUI mais unida.

Contudo, chineses e indianos estão se beneficiando da "Apple chinesa" e contam com smartphones de excelente qualidade por preços super acessíveis quando comparados aos praticados por aqui. Os recém lançados Xiaomi Mi 5S Plus e Mi Mix me dão vontade de chorar só de pensar que não posso tê-los como um iPhone 7 ou um Galaxy S7 ali no Shopping Rio Sul.

O Mi 5S Plus é um monstro. O aparelho possui variantes de 4GB e 6GB de memória RAM, e é embalado pelo processador Snapdragon 821, ou seja, o destaque dele é a super performance.

AndroidPIT Xiaomi Mi 5s Plus 0013
Xiaomi Mi 5S Plus / © AndroidPIT

Já o Mi Mix foi o grande destaque de lançamento da empresa no final do ano passado, pois aboliu as bordas, sem prejudicar recursos de smartphones tradicionais ou experiência de uso. A Xiaomi, entretanto, não foi a primeira a desenvolver um smartphone neste estilo, contudo foi a que melhor o fez até o momento.

AndroidPIT Xiaomi Mi Mix 2130 2
Mi Mix / © AndroidPIT

Para comprar um destes smartphones, as únicas formas são viajar para a China e comprando lá, importando através de algum site, ou pedir para o Hugo Barra trazer quando estiver de férias no Brasil. Essa é a situação dos demais smartphones dessa lista.

OnePlus 3T

Outro exemplo de smartphone que nunca tivemos e, talvez, nunca teremos no mercado nacional é o OnePlus 3T. A OnePlus não teve interesse em trazer os seus aparelhos ao mercado nacional até hoje. Aliás, interesse pode ter existido, o que não houve foi necessidade. Desde o OnePlus, muitos usuários gostariam de ver a empresa, pelo menos, fazendo o envio dos aparelhos para o Brasil, mas isso nunca aconteceu.

Além do software com características únicas, o OnePlus 3T oferece um hardware de ponta, com 6GB de memória RAM e embalado pelo Snapdragon 821. O modelo é uma versão otimizada do OnePlus 3, que foi descontinuado, e oferece hardware e câmera superiores. O Oneplus 3T também é vendido em duas opções de armazenamento. A versão com 64GB e a variante de 128GB.

AndroidPIT oneplus 3t 1380
OnePlus 3T / © AndroidPIT

Huawei Mate 9/ Mate 9 Porsche

A Huawei é um exemplo de fabricante que deveria existir no Brasil. Se você acha os smartphones da Xiaomi bons, imagine os da maior concorrente da empresa na China? O Mate 9 é o flagship da Huawei, se tornou um dos smartphones mais populares na Europa e surpreende pelas especificações técnicas.

O aparelho é um dos grandes concorrentes do já descontinuado Galaxy Note 7. Em termos técnicos, encontramos o chipset Kirin 960, octa-core, que vem acompanhada de 4GB de memória RAM. Outros pontos fortes do aparelho são a bateria de 4.000mAh e o sistema de lentes da câmera. O Mate 9 tem lentes duplas fabricadas pela Leica, especiais para gerenciar fotos coloridas e preto e branco.

AndroidPIT huawei mate9 0158
Huawei Mate 9 / © AndroidPIT

Se o Huawei Mate 9 já é um grande dispositivo, a variante Mate 9 Porsche é ainda mais atraente. Em relação ao design, este é definitivamente o substituto do Galaxy Note 7, pois a similaridade é indiscutível. As especificações também não fogem muito da comparação. Com uma tela de 5,5 polegadas e resolução de 1440p, temos quase a mesma experiência visual, porém, os 6GB de RAM fazem toda a diferença.

Androidpit Mate 9 porsche 33
Huawei Mate 9 Porsche / © AndroidPIT

Honor 8

A Honor é uma empresa da Huawei que vem se destacando no cenário de smartphones mundial. Com forte investimento no mercado chinês e europeu, o Honor 8 foi um grande sucesso em 2016 e, provavelmente, a fabricante ganhará um grande espaço no mercado da América do Norte em 2017.

O Honor 8 chegou ao mercado embalado pelo processador HiSilicon Kirin 950, octa-core, com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento. A Honor é conhecida por fazer uma ótima integração entre o hardware e a interface proprietária da empresa, a Emotion UI.

A Honor é conhecida por se destacar entre os usuários jovens, aliás este é o público-alvo da empresa e, devido ao seu custo/benefício, seria um grande sucesso no mercado brasileiro. O grande problema é que o preço praticado pela empresa em outras regiões jamais seria alcançado no varejo nacional.

AndroidPIT Honor 8 2610
Honor 8 / © AndroidPIT

Como disse acima, o mercado brasileiro possui grandes smartphones. Temos à nossa disposição aparelhos de grandes fabricantes, como Samsung, Sony, LG, Motorola/Lenovo e Apple; empresas em desenvolvimento no mercado, como ASUS, Alcatel e ZTE; e novos nomes em ascensão como a Quantum. Contudo, aparelhos da Google não chegam mais por aqui a não ser por importação, ou mesmo dispositivos de grandes fabricantes chinesas, como Xiaomi e Huawei.

Na minha experiência de vivência entre Brasil e Alemanha, posso afirmar que mais opções, ou mesmo melhores taxas de importação, deixam o mercado de smartphones muito mais atrativo para usuários e fabricantes. Infelizmente, enquanto o rigor na tributação de empresas e produtos no país continuar da forma como está, será difícil vermos estes e outros aparelhos disponíveis nas lojas mais próximas de você.

Na sua opinião: quais outros smartphones fazem falta no mercado nacional?

28 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

154 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações