O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 5 Compartilhado 19 Comentários

SO Sailfish poderá ser instalado grátis em dispositivos Android

Nunca ouviu falar de um sistema operacional chamado Sailfish? Pois em breve você poderá instalá-lo em seu dispositivo Android de graça. No começo do ano, ex-engenheiros da Nokia se juntaram e formaram a companhia Jolla, que fabrica smartphones com sistema operacional próprio. O CEO da Jolla declarou a intenção da companhia de tornar o Sailfish disponível para download em smartphones que rodam outro SO de fábrica. Veja os detalhes.

AndroidPITBlackFriday
O Sailfish em breve estará disponível para smartphones Android. / © Jolla/AndroidPIT

Em entrevista a um site de notícias finlandês, Tomi Pienimäki afirmou o seguinte:

Esse é o plano. Estamos no negócio de dispositivos e no de sistemas operacionais. É bem fácil instalar o SO em dispositivos Android.

Não é comum nestas partes do mundo (Finlândia), mas existem pessoas instalando novos sistemas operacionais em seu dispositivos. Na China isso é comum. Mais ou menos metade dos compradores de smartphones estão atualizando seus dispositivos mais antigos ou mais baratos com uma versão melhor do Android.

Para nós, essa é uma possibilidade de distribuir o nosso sistema operacional especialmente na China. Há websites que já distribuem softwares e os consumidores chineses já estão instalando - não será preciso ensiná-los. Basta disponibilizar o Sailfish nesses websites - e assegurar que ele rode em diferentes tipos de dispositivos Android.

A Jolla também sabe que o segredo para a divulgação bem-sucedida de um software é a gratuidade. Não é a intenção da companhia lucrar com o sistema operacional, e sim com aplicativos, serviços e publicidade, como também explicou o seu CEO.

Você experimentaria o Sailfish em seu Android? 

5 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:

  • Alguém sabe algum tutorial em português para instalar o sistema em um Nokia n9? Agradecido


  • Vi vários vídeos do Sailfish no canal oficial da Jolla no YouTube e gostei.
    No começo deve ser difícil se adaptar com um sistema que tem uma interface por gestos, porém com o tempo eu irei me acostumar.
    O sistema é muito bonito, posso dizer até que é elegante. Usa o Here Maps que é excelente, e creio que ele deve funcionar em offline no Sailfish.
    E sem falar na compatibilidade com alguns aplicativos Android (85 mil, se não me engano).
    Com certeza vou instalar no meu Nexus 4 e ficarei com ele por um bom tempo :)


  • pega no lg l5?


  • Já temos iOS que já vem arrebentando (vamos ser sinceros) o design da apple é bem bonito. Mas, prefiro meu s3 mesmo, e estou feliz (hahahaha ^^) Acho que mais um sistema operacional já é demais. O design vai contar muito com a "explosão" do sistema. Acho válido demais questões de design, estão meio que sem criatividade. É uma pergunta difícil... rsrs


  • Com certeza eu vou testar e espero que seja realmente como o esperado. Estou meio cansado do Android, tava mesmo afim de flertar com outros sistemas. O problema é que nenhum é tão bom quanto o Android (Ubuntu: poucos apps; Firefox OS: imaturo demais; WP e iOS: fechado demais). Sailfish já vem bastante maduro desde o nascimento (ou renascimento, lembrando que ele veio da iniciativa MeeGo), além da compatibilidade com os Android apps. Eu realmente espero ansioso o Sailfish OS.


  • Bom dia a todos, venho seguindo a Jolla a algum tempo e, do ponto de vista técnico, os caras não estão querendo somente ser mais uma alternativa de mercado, começando pelo OS que é baseado em Linux puro, sem nenhuma VM Java no meio e sim tudo escrito em linguagem C/C++ inclusive suportando aplicativos Android, mas isso já vem da base usada para desenvolver o sistema, o Meego Harmatan que, na época, antes do infiltrado da Microsoft destruir uma boa parte da Nokia, deveria ser a solução Nokia para o symbian. Até chegaram a lançar uma versão para calar a boca dos investidores que estavam indignados com a decisão de adotarem o WP como sistema, o N9 saiu e superou todas as expectativas na Ásia. Mas isso já é história, os caras da Jolla não chegaram ontem, são ex-engenheiros Nokia que trabalhavam no projeto e saíram para fundar uma nova empresa sabendo que tem um produto forte tecnicamente, mas somente ser bom não basta no mercado, também é preciso ser conhecido e essa idéia de dar o sistema grátis achei ótimo, foi assim que a Coca cola entrou no mercado asiático, estarei esperando com muito interesse.


  • justamente Daniel, embora eu ache que todo mundo só vai testar e raramente alguém vai adotar uma plataforma 'estranha'... Mas aguardemos pra ver o que que vem por aí xD


  • Daniel vdd, a pensar que a pouco tempo eu nao achava isso.Bom eu desejo testar esse OS, tomara que seja bom, estou meio que enjoado do android, ano que vem vou comprar um WP, e se esse for bom quem sabe nao mude para ele. :)


  • Conhecer é sempre bom. Trocar meio difícil. Android é o que há. Vai levar tempo pra pensar em mudar


  • Acho que a criação de tantos SO's não seja algo saudável, ja temos Android, iOS e WP que juntos suprem qualquer necessidade atualmente... Assim não temos monopólio de SO... mas vejamos o que acontece depois que começar a ser liberado esse Sailfish...


    • Eu acho que quanto mais, melhor, Luiz. O Google, a Apple e a Microsoft são empresas com tendências ao monopólio, por isso é sempre bom termos empresas menores correndo por fora. É delas que muitas vezes chegam as inovações mais legais, depois incorporadas pelas gigantes.


      • Concordo! Quanto mais sistemas, mais as empresas se forçam a oferecer tecnologias mais avançadas e mais baratas.
        Nós consumidores que ganhamos com isso.


  • Estou à espera.


  • testarei, assim como o Ubuntu Touch


  • Bem interessante.


  • exatamente.....
    testa: ok!
    ficar com o SO: hummm...ai ja é outra história! kkkkkkkk


  •   60

    testar sim, permanecer muito dificel.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações