O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 10 Compartilhado 55 Comentários

Depois de assinar mais um prejuízo, Sony parece acordar para a realidade

A Sony divulgou seus resultados financeiros do último ano e as notícias não foram nada boas para a divisão mobile da empresa. De acordo com o relatório, houve uma perda de 770 milhões de dólares na área de dispositivos móveis e cabeças rolaram: o CEO da divisão mobile, Kunimasa Suzuki, foi substituído pelo VP Hiroki Totoki. Dois smartphones carros-chefe por ano, a preços surreais, parecem não ter sido a melhor estratégia. Porém, já é possível notar uma mudança na mentalidade dos executivos da empresa, começando pelo investimento nas atualizações do sistema operacional dos seus celulares.

Sony event ifa
Depois da rasteira, Sony parece acordar para a realidade! / © ANDROIDPIT

Na sua página oficial do Facebook, a fabricante japonesa aproveitou o Dia das Bruxas - Halloween nos EUA - para fazer referência à atualização do OS dos dispositivos da linha Xperia Z para Android 5.0 Lollipop. Assim como a fabricante já havia confirmado logo após o anúncio oficial do Lollipop, o update deve chegar no início de 2015 aos seus smartphones e tablets. Infelizmente, não é possível incorporar o vídeo, por isso, para assistir o mesmo será necessário acessar a página do Facebook da Sony nos EUA aqui. Seu conteúdo se resume às capturas de tela abaixo:

sony video halloween
No vídeo é possível perceber que todos os aparelhos da linha Xperia Z serão atualizados para Lollipop! / © SONY US; ANDROIDPIT

Sinceramente, estava um tanto quanto cética com a possibilidade de ver todos os dispositivos da linha Xperia Z recebendo o update para a versão mais recente do OS Android. Entretanto, a Sony me convenceu agora, pois seria muito ruim mentir para seus usuários, mesmo no Dia das Bruxas.

E aí, na sua opinião, a solução para fugir da crise na divisão mobile da Sony é investir nas atualizações rápidas do sistema operacional da linha mais importante da companhia?

Fonte: Sony

10 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diego Sthepen 31/out/2014

    Problema mesmo é lançar dois smart tops por ano, com pouca diferença de um pro outro e com preços astronômicos.

  •   17
    Gerson Santos 31/out/2014

    A sony deveria nao modificar muito o sistema android, adotava o android puro com alguns apps da sony como o walkman, album e movies e baixar os preços dos seus smarts. A sony sempre vende seus aparelhos a preços surreais.

  • Cleidy Antunes 31/out/2014

    Se fosse dessa forma a Sony seguiria parte a estrategia de sucesso da Motorola.

  •   35
    Marcelo_Silva 31/out/2014

    Pessoal, lembrem-se que a "estrategia de sucesso" da motorola foi ser comprada pela Google. Nao foi merito algum da motorola, mas sim da Google.

  • Thiago Martins 31/out/2014

    Não entendo esses comentários pedindo android puro, as fabricantes LG, Sony e Samsung não vão abrir mão da interface própria para lançar smartphones com android puro se quer um sem modificações compre um nexus e outra A motorola só fez isso porque não teve capacidade de cria uma interface realmente boa

55 Comentários

Escreva um comentário:

  • Bem, eu penso que não há somente um fator isolado. A série Z é linda, à prova d'água e parruda, mas a Sony peca no Mid e Low end. A Motorola está sendo feliz justamente neste nicho. Já tive um Xperia E dual e é o tipo de aparelho que nem precisava ser lançado, sofrível. Mas peguei o ZQ e aí a coisa começou a mudar de figura (Hoje tenho um gigante chamado Xperia Z Ultra).Com boa parte do High end sendo ocupado pela Apple, seu Mid end tem que ser bom, não à toa a Samsung já se coçou com Galaxy Gran Duos, etc. E olha que a Samsung também tem enfrentado problemas na divisão mobile. A Sony agora responde com o T Ultra. Tem sido um mercado muito difícil, imagina com as chinesas, taiwanesas aparecendo agora como Asus, Xiaomi, Huawei, etc.


  • oq eu acho engraçado é q a Sony tem o sucesso nas mãos, e n passa isso pros outros segmentos ela lança o ps4 mais barato e vende igual agua ai o resto dos produtos continua com preço alto


  • Trabalhei 4 anos na Sony, e é a empresa mais burra que já trabalhei, muito cacique pra pouco índio. o sucesso da Apple se da exatamente pelo contrario. Outra coisa burra da Sony é customizar demais seu Android aparelhos com materiais horríveis, e atualizações que não mudam nada. Eu tenho um Sony Xperia SP, mas sinceramente, só compraria outro Sony se fosse da serie Z!


  • Foi triste a experiência que tive com a Sony. Ela já lança os aparelhos com OS desatualizado, Hardware desatualizado a preços caros. O design continua interessante, mas o resto é sem graça na Sony. Ela precisa oferecer celulares com hardware mais competitivos, telas melhores em resoluções e atualizar seus celulares em tempo mais rápido.


  • Tive um Sony Xperia C e NUNCA MAIS quero um Sony na minha vida!!! Aparelhos caros, com repartição de memória feita nas coxas com o sistema ocupando 4GB e do que sobra, você não pode utilizar 100% para instalação de apps além de caro demais pelo que oferece! Porcaria de aparelhos que só tem beleza e porco exorbitante!


  • Não dá pra comparar plástico com vidro


  • Na verdade a única coisa que realmente atrapalha as vendas da Sony é o preço. Se os aparelhos custassem o mesmo q os demais estaria vendendo bem. Só q ela cobra um valor MUITO acima do mercado. Por exemplo um um G3 pode ser encontrado por 1500 hj, um S5 da para achar por uns 1800, ja o Z2 q é da mesma época e concorrente direto custa 2000, assim fica impossível vender.


  • +Camila. A Sony faz um excelente trabalho e, atualmente, produz o melhor high - end do mercado. Espero que a empresa consiga alcançar melhores resultados.

    O lucro da Samsung caiu 75%, no último trimestre. A Samsung está perdendo uma fatia de mercado expressiva na China.


  • Sony precisa inicialmente parar de lançar Tops de Linha de 6 em 6 meses, quem paga caro por um Smartphone, espera que ele dure no mínimo 1 ano... Vejo um certo desespero da Sony em querer emplacar um grande aparelho... Assim como as outras empresas conseguiram...


  • Troquei o meu ZQ por um Moto X 2014, estou adorando o aparelho, mas devo confessar que o ZQ tinha uma câmera melhor e a qualidade sonora quando utilizo os fones de ouvido Bluetooth (possuo dois modelos da SONY) também era melhor no ZQ.


  • Acredito que essa queda nas vendas da Sony se dê principalmente à insatisfação de clientes antigos. Explicando: até recentemente eu tinha um Xperia SP. Ótimo aparelho, porém quando vieram as atualizações (demoradas demais por sinal) surgiram inúmeros problemas. O firmware com final .266 quase inutilizou o aparelho e foi assim por mais de meses, até surgir outra atualização que sanasse parte dos problemas. E pra terminar, encerram o suporte a atualizações cedo demais, com menos de 18 meses, e menos de 1 ano no caso do Xperia M. Pra quem quer um smartphone atualizado, gama média da Sony não é uma boa pedida.
    Lançar aparelhos consecutivos também prejudicam. Principalmente quando problemas não são resolvidos. Quem reclamava do superaquecimento do Z2, vai se decepcionar com o Z3 cujos reviews apontam o mesmo problema (até nisso são iguais XD).
    Sony investe demais em aparelho com telas muito grandes também, que a meu ver não devem vender tanto assim.
    E a principal questão, o preço. Apesar de eu achar a linha Xperia linda, e gostar a interface da Sony, achando-a bonita e funcional, é cobrado um valo muito alto simplesmente por ser Sony.
    Recursos como a certificação a prova d'água deveriam ser diferenciais do produto, e não agregar valor a ele. Acho que ninguém (exceto fotógrafos e amantes de esportes radicais) compra um smartphone pensando em nadar com ele. Como exemplo, os comando de voz do Moto X não aumentam o preço dele, serve somente como atrativo para vendas.
    Acredito que não só a Sony, mas todas as empresas deveriam lançar uma linha de aparelhos por ano, um em cada categoria, e manter somente essa linha e a linha do ano anterior na questão de atualizações. Assim, todos os aparelhos teriam mais ou menos 24 meses para atualizações e não sobrecarregaria as empresas.


  •   35

    Pessoal se esquece que a motorola por algum motivo..... foi vendida para a Google, ai dizem que as demais empresas deveria tomar a Motorola como exemplo.
    Tomem a Google como exemplo.


    • A Motorola é uma nanica no mercado dos EUA. Ontem, foi divulgado que a Motorola detém 5% do mercado americano.


      • Nos EUA a Samsung é gigante, e ela não é exemplo de empresa... Tanto que lá é costume compararem "iOS & Samsung" achando que Android só está em aparelhos da Samsung. Creio que lá a tolerância de preço de smartphone é mais alta, aí não se importam de comprar aparelhos caros como iPhone e a série Galaxy S (sim, até lá ainda são caros em comparação com outros dispositivos de lá).


  • Não seria bom para algumas marcas todos usarem Android puro. Deixe somente a motorola e os nexus mesmo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações