O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 19 Compartilhado 33 Comentários

Esqueça o USB Type-C, o futuro do carregamento entre smartphones é Wireless

Recente registro de patente da Sony mostra que a fabricante japonesa está investindo em novas tecnologias de carregamento para smartphones. Pode parecer distante, mas a solução sem fio para carregamento e troca de dados entre vários smartphones, computadores e qualquer outro dispositivo inteligente está vem próximo.

Assim como já temos a chance de carregar dispositivo com dispositivo usando a porta USB Type-C, em um futuro não muito distante será possível carregar o seu smartphone usando o celular ou computador de um amigo que esteja próximo de você. Isso mesmo, sem a necessidade de cabos.

De acordo com os dados do registro de patente, a tecnologia será baseada em "uma série de sistemas de antena" configurados para a transferência de dados e carregamento sem fio.

patent sony wireless charging
Este é basicamente o esquema da proposta de carregamento da novo tecnologia da Sony / © US Trademark and Patent Office

Além da troca de energia e dados, os usuários poderão escolher entre os vários dispositivos ao seu redor que, claro, ofereçam suporte para este tipo de troca, assim como mostra o esquema acima.

Ainda não está clara, ou pelo menos identificada na patente, qual seria a distância máxima entre um aparelho e outro para este carregamento sem fio entre dispositivos, porém, tudo indica que nem todos os smartphones, por exemplo, terão o mesmo alcance.

Opinion by Camila Rinaldi
Contar com uma tecnologia similar ao WiFi para carregar a bateria, seria melhor do que aumentar a capacidade das células de energia nos aparelhos.
O que você acha?
50
50
353 participantes

Agora, uma coisa é certa, para que isso aconteça, você terá que habilitar o recurso nas configurações do aparelho, pois não consigo ainda imaginar que alguém do meu lado possa automaticamente compartilhar dados e energia do meu aparelho.

Como dito acima, já é possível carregar um celular usando o outro, porém, existem alguns requisitos, como a porta USB Type-C ou cabos OTG. Contudo, poder contar com uma tecnologia similar a que temos hoje em relação o uso da conexão de rede entre smartphones via WiFi, mas para carregar bateria, seria melhor do que aumentar a capacidade das células de energia nos aparelhos. Você não acha?

19 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. há 6 meses

    Até hoje a internet pela rede elétrica não se popularizou e olha que essa proposta beneficiaria muito mais gente do que disponibilizar wi-fi em determinadas regiões. A proposta do carregamento wireless é muito boa, mas não creio que seja tão realidade no momento.

  • Victor Lima há 6 meses

    depende será que vai carregar tão rápido quando com o cabo comum ? enfim... wireless é bem prático mas tá cedo ainda

  • Marcelo Neri há 6 meses

    Não dá pra esquecer o USB type C, pois comprei um smartphone com essa entrada agora e isso aí vai demorar um pouco pra chegar no Brasil! Demorar um pouco sendo otimista....

33 Comentários

Escreva um comentário:

  • Primeiramente a um micro erro no texto .. onde diz : computadores e qualquer outro dispositivo inteligente está vem próximo.
    Bem acho viável mais deveria aperfeiçoar o que já existe.. e algumas que foram faladas e não colocaram em prática.


  • Uma opção muito cru ainda, tem que amadurecer e muito pra substituir ou ser melhor que o USB-C.


  • Vamos ser hackeados via wireless energy...


  • Como ja dito, temos a internet 'via tomada' que nao se popularizou.
    A transferência de dados, ate por uma questão de segurança seria ótimo.
    Ja o carregamento, como também ja mencionado, nao deve funcionar tao bem, fora que existem milhares de fatores como a distância, interferências e etc.

    Respondendo a pergunta, seria legal sim, carregar os aparelhos sem fio, desde que seja um carregamento rapido e a uma distância confortável


  • Temos problemas maiores do que carregamento wireless


  • Na verdade, fico com os dois, uma maior capacidade de bateria aliada a um recarregamento sem fio e rápido, seria a solução perfeita!!!


  • Não, ce é burro cara, eu não consigo entender o que você está falando porque você está falando de uma maneira muito burra


  • A minha preocupação é com o desperdício de energia, pois todas as patentes que vi até agora mostram a energia sendo lançada no ambiente em todos as direções, oras, se o smartphone não cobre toda essa área, e ele só vai pegar parte da energia lançada nesse raio, então o resto que não foi consumida e obviamente não voltará à fonte será desperdiçada? Haja dinheiro pra pagar essa conta.


  • O mais provável é q esse carregamento vai ser muito lento e deixar o aparelho extremamente quente. A tecnologia tem que ser aprimorada primeiro na autonomia de bateria.


  • Eu quero é que roda indústria use o USB type c e libere logo todo seu poder como função HDMI, USB rápido, carregamento rápido, som e ambos os lados USB type c em vez dá forma q ocorre hj.

    Carregar o dispositivo de um amigo ou mesmo sem n tivermos NFC ou internet no smartphone ou Notebook, copiar os arquivos de um mesmo dispositivo facilmente


  • O futuro até pode ser sem fio, mas quero ver a primeira fabricante que vai por isso em smartphones de entrada


  • Mas esse carregamento sem fio, na teoria é bastante interessante, mas seria realmente prático e rápido?

    A tecnologia tem que ser prática e eficiente, se o Type C, se mostra melhor atualmente, vamos continuar investindo e melhorando a tecnologia, a não ser que se crie o carregamento solar, já falei diversas vezes sobre isso, mas parece que nenhuma empresa tem interesse.

    Já pensou, ter a bateria carregada em pelo menos 30 minutos uma vez ao dia, usando minimamente a energia solar? Pois é, esse é o pulo do gato, qual empresa se candidata a fazer?


  • a ideia até pode ser boa, mais ainda prefiro que priorizem em desenvolver uma bateria que dure mais


  • Eu vivo o presente e deixo o futuro para o futuro..
    Carregar em modo AC é a maneira mais eficaz e rapida!!


  •   44

    Eu acho que mais tecnologia de carregamento por consequência mais opção, sempre é bem vindo. Melhor lento do que zero.


  • Discordo um pouco Camila,
    Os testes tem relativo sucesso, mas as cargas ainda são muito lentas...Teria que disseminar a rede de carregamento para que pudêssemos nos principais locais ter a carga sempre completada. Isso contando que o sistema de carregamento sem fio seja aberto, sem imposição de padrão proprietário pela fabricantes.


  • Está muito longe ainda para.ser implementado


  • Se continuarem investindo em tecnologias de carregamento rápido não vejo uma real necessidade nisso. Claro que quanto mais opções melhor, mas nada que seja primordial.


  • depende será que vai carregar tão rápido quando com o cabo comum ? enfim... wireless é bem prático mas tá cedo ainda


  • A ideia de carregamento é bem interessante, porém ainda vejo um abismo entre a teoria e a prática. Se o WIFI em si já é complicado pelo risco de hackearem o sinal. Imagina o perigo de hackearem um sistema que você paga pela quantidade usada. Teríamos a democratização do "gato"? Por enquanto acredito que smartphones com baterias de alta capacidade e tecnologias como carregamento rápido e economia de energia são um futuro mais visível.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi