O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 1 vez compartilhado 3 Comentários

Sony Ericsson Xperia Ray: elegância (e praticidade) não envelhecem

Como se trata do meu primeiro teste aqui no AndroidPIT, resolvi “jogar em casa”, como o Brasil na Copa das Confederações: decidi escrever sobre o meu smartphone, o Sony Ericsson Xperia Ray. Compacto mas cheio de surpresas, aqui estão mais detalhes do esguio modelo, um dos últimos da parceria entre a Sony e os suecos da Ericsson.

Xperia Ray
Testei o Sony Ericsson Xperia Ray. / © AndroidPit

Design

O Sony Ericsson Xperia Ray impressiona à primeira vista pela espessura (menos de 10 milímetros),  peso (apenas 98 gramas) e tamanho (4,1 x 7,4 cm). Sua caixa é de plástico (sem parecer barato) com uma metade lateral de cromo ao redor, e por isso a primeira impressão é de um aparelho moderno e elegante.

Xperia Ray 2
Caixa de plástico com faixa de cromo. / © AndroidPit

Na parte traseira estão a câmera, o flash e o alto-falante bem escondido abaixo do logo da Sony Ericsson. Os botões de volume se encontram na parte lateral , bem como a entrada para cabo micro USB. A parte superior traz a entrada para fones de ouvido e o botão de ligar/desligar. Tudo muito clean.

Xperia Ray 3
A parte superior do Xperia Ray. / © AndroidPit

Em termos de design, o que mais me agrada são as duas superfícies oblíquas e paralelas que servem de parte superior e inferior do aparelho. Elas não apenas facilitam o grip num smartphone fino e pequeno, como também aumentam a sensação de leveza. As faixas de cromo acompanham as linhas dessas superfícies, e cortam o lateralmente aparelho de forma oblíqua.

Xperia Ray 4
Design minimalista. / © AndroidPit

Display

Com uma tela LCD de apenas 3,3 polegadas, ele pode não ser o smartphone ideal para quem já se acostumou às telas maiores. Sua resolução de 854 x 480 pixels, contudo, compensa o tamanho da tela: cores nítidas, formas muito bem definidas e ângulos de visão muito amplos. Não tenho grandes problemas ao ler algo em plena luz do dia. E acreditem, nem noto que a tela é tão pequena quando quero assistir a um filme numa viagem longa.

Xperia Ray 5
Resolução impressionante da tela. / © AndroidPit

No display há ainda a camera frontal no canto superior esquerdo e três botões que eu chamaria de “semi-físicos”: bem discretos, o botão de voltar (canto inferior direito) e o de menu (esquerdo) não são salientes e não distoam da tela de toque. O botão da home (abaixo no centro) vem envolto num meio-circulo brilhante, que pisca por diferentes motivos: luz azul se você recebeu algo pelo Facebook, verde para SMS ou WhatsApp, vermelha se a bateria estiver acabando.

Software

Bem, neste ponto devo confessar algo que deverá horrorizar a maioria dos leitores do AndroidPit: eu ainda tenho a versão do Android 2.3.4! Foi a versão do Android que veio com o aparelho, há um ano e meio. Bem, o que posso fazer se eu gosto do Gingerbread? A interface é própria da Sony Ericsson e o aparelho vem com seu próprio player (não é, contudo, o Walkman).

Xperia Ray 61
A interface do Xperia Ray. / © AndroidPit

Performance

O Xperia Ray roda com o processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz e não é um aparelho para jogar supergames. Ele é rápido na troca de telas, mas sofre alguns congelamentos repentinos, como erros de câmera e memória. O aparelho possui uma memória RAM de 512 MB e armazenamento interno de 4 GB, com apenas 300 MB disponíveis. Ainda bem que ele veio com cartão microSD de 4 GB (a capacidade total é para 32GB). Abaixo, você pode conferir o benchmark AnTuTu e Quadrant do aparelho:

Xperia Ray 7
À esquerda, o benchmark AnTuTu. À direita, o Quadrant. / © AndroidPit

Câmera

A câmera 8 MP é muito boa, e surpreende num aparelho tão pequeno. Ela usa um flash de LED, faz imagens com resolução 3264x2448 pixels e possui algumas funções como panorâmica e 3D (um bom equivalente ao Photo Sphere). Em ambientes internos o flash pode não ser a melhor opção, pois acaba saturando a imagem. A captura de vídeos fica muito boa, a câmera respeita as características de mudança de luz e mantém muito bem as cores. Em alguns casos, ela funciona até mesmo à noite.

Xperia Ray 8
Ótima câmera de 8MP. / © AndroidPit
Xperia Ray 9
As funções da câmera. / © AndroidPit

Bateria

A minha opinião é de que a bateria de 1500 mAh dura muito. Uso o celular durante o dia (internet, camera, música, downloads) e normalmente tenho de carregá-lo só à noite. Além disso, a bateria ainda não deu sinais de cansaço (dura o mesmo tanto desde o primeiro dia até hoje).

Xperia Ray 10
O consumo de bateria do Ray. / © AndroidPit

Especificações técnicas

Tela 3,3 polegadas, 480 x 854 Pixel, 297 ppi, LCD
Processador Qualcomm MSM8255 Snapdragon, 1 Gigahertz, Adreno 205 (GPU), 512 MB RAM
Câmera 8 Megapixel, autofoco, flash LED
Conectividade 2G, 3G, Wi-Fi 802.11 b/g/n, DLNA, Wi-Fi hotspot, microUSB v2.0, Bluetooth 4.0
Sistema Operacional Android 2.3.4 com UI da Sony
Armazenamento Interno 4 GB + microSD
Bateria 1.500 mAh
Dimensões

111 x 53 x 9,4 mm

Peso 100 Gramas

Conclusão

Se quiser ir na contramão da tendência dos phablets e smartphones gigantes e ter um celular com a maioria das funções de um aparelho moderno, que caiba no bolso e que não chame a atenção ou incomode, se não se importa com telas pequenas e se não precisa ter sempre a última geração de lançamentos Android, este é o aparelho ideal para você.

O Xperia Ray custa R$ 699,66 no site MultiShock, por exemplo (pesquisa feita no dia 02/07/2013).

Alguém mais tem o Xperia Ray também? O que acha dele?

1 vez compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi