O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhado 103 Comentários

Review do Xperia M5 Dual: o melhor intermediário, mas custa caro

O Xperia M5 foi lançado no Brasil por astrônomicos R$ 2.499,00. Com uma excelente câmera, tela full HD e design premium. Ele perde, em relação à linha Z, o metal nas laterais, o PS4 remote e o carregamento rápido, mas ganha uma câmera frontal melhor, suporte para TV digital e não é esquentadinho. Será que vale a pena investir esse valor em um intermediário premium? Vamos descobrir neste review.

Avaliação

Prós

  • Hardware de top de linha
  • Fotos possuem excelente qualidade
  • Câmera frontal boa
  • Não esquenta

Contras

  • O preço
  • Foco da câmeras se perde as vezes
  • Acabamento poderia ser melhor

Sony Xperia M5 – Data de lançamento e preço

A Sony anunciou oficialmente o Xperia M5 no Brasil no dia 30 de novembro. O preço, assim como de costume na marca, é salgado: R$2.499,00. Ele chega sendo vendido em duas versões, sendo uma Dual SIM (ambos com 4G) e TV digital. A outra é uma versão Single SIM exclusiva da Claro. As cores são preta e branco. Não há informações sobre a vinda da versão dourada.

Sony Xperia M5 – Desenho & Qualidade de Construção

SAM 1161
Xperia M5 tem design premium e é à prova d'água.  / © ANDROIDPIT

A linha Xperia M sempre correu atrás da versão Z, porém aos poucos ela vem se equiparando à linha top. No Xperia M5, vemos ainda mais uma equivalência entre ambas as linhas. O Xperia M5 traz praticamente o mesmo visual do Xperia Z3, sendo que a traseira e a parte frontal são de vidro. A diferença para a linha Z foi a inversão de materiais no aro. Enquanto a linha Z conta com um aro de alumínio e cantos de plástico resistente, o Xperia M5 possui aro de plástico e os cantos são de metal mais resistente, na teoria é que ajude a não quebrar quando cair de quina. Além disso, as bordas laterais são maiores. Sendo assim ele fica exatamente com a mesma largura que o Xperia Z3, porém com tela menor.

SAM 1142
Diferente do Xperia M4, o M5 possui apenas as quinas de metal, o resto do aro é de plástico! / © ANDROIDPIT

Outra diferença é que tanto a tampa de vidro traseira como a frontal ficam acima do aro, na linha Z elas se encaixam dentro do aro. Segundo a Sony, isso foi de propósito para proteger as laterais. Isso pode ser explicado, já que o aro é de plástico. No geral, temos o bom e velho design OmniBalance da Sony. Ele é bem fino com apenas 7,6 mm de espessura.

SAM 1141
Ele tem apenas 7,6 mm. Notem que os vidros ficam acima do aro, não encaixados dentro como a linha Z. / © ANDROIDPIT

Durante o jantar onde a Sony apresentou o Xperia M5, perguntei a Joe Takada, gerente de produto da Sony Mobile no Brasil, se o Xperia M5 acaba canibalizando o Xperia Z3+ já que estão na mesma faixa de preço. Segundo ele, são produtos diferentes para públicos diferentes. Sinceramente não entendi muito bem, já que as características do Xperia M5 são bem parecidas com a linha Z, se ao menos fosse mais barato, faria sentido. 

Nos testes cotidianos, embora o Xperia Z3+ possua um hardware mais parrudo e, teoricamente, mais potente. O uso diário do Xperia M5 é bem melhor. Isso acontecer por um simples fato: o superaquecimento do Xperia Z3+. O Xperia M5 não esquenta além do normal de qualquer smartphone potente, e só esse fato já o torna melhor negócio em vários aspectos, se comparado com o Xperia Z3+. Mas vai depender da necessidade do usuário, já que em outros aspectos o Z3+ leva a melhor.

O Xperia M5 acaba canibalizando o Xperia Z3+ já que estão na mesma faixa de preço
SAM 1144
Conector micro USB é vedado por dentro. / © ANDROIDPIT

Ele é à prova d'água e possui a tampa do cartão SD e dos dois Micro SIM vedadas. Já a porta micro USB não precisa de tampa pois possui vedação interna, assim como o Xperia Z3+.

Sony Xperia M5 – Tela

SAM 1158
Tela de IPS do Xperia M5 é de excelente qualidade. / © ANDROIDPIT

Ele possui uma tela de 5 polegadas com resolução full HD. A tela usada é uma de IPS e conta com a Bravia Engine 2, a mesma tecnologia da Sony usada no Xperia Z3, já no Z3+ é usada uma mais nova, a X-Reality. Ela tem uma densidade de 444 ppi, o que é excelente. Embora ainda façamos mais testes, já dá para afirmar que a tela dele é inferior ao Xperia Z3+ e idêntica a do Xperia Z3, sendo assim é fato que a X-Reality presente no Z3+ e no Z5 faz muita diferença. A tela dele tende a puxar o branco para o amarelo porém o preto é mais profundo. 

SAM 1157
É impossível ver o serrilhado dos pixels. / © ANDROIDPIT

Nos nossos testes, notamos que como de costume, a Sony escolheu uma tela de boa qualidade e perfeitamente visível de todos os ângulos. O que mais tem me chamado a atenção é o preto que ela entrega. As vezes lembra bastante o preto que telas de AMOLED apresentam, lembrando que o preto do AMOLED é mais profundo pois os pixels são literalmente desligados, é uma ausência de luz. 

Por outro lado, é inevitável a comparação com o Xperia Z3+. E aqui não há dúvidas, a Sony não usou o que tem de melhor no M5, pois a tela do Z3+ é melhor com cores mais fiéis e um brilho insuperável. Esse brilho reflete no uso sob o Sol, no M5 é satisfatória o seu uso nessa condição, mas é mais sofrível  que no Xperia Z3+.

Sony Xperia M5 – Características Especiais

Certificações IP65 e IP68

A principal característica especial do Xperia M5 são suas certificações IP65 e IP68. Isso significa que o Xperia M5 é resistente à água e poeira e, segundo a companhia japonesa, pode ser mergulhado em até um metro de água por meia hora sem que se danifique.

SAM 1160
Xperia M5 é a prova d'água. / © ANDROIDPIT
Ele é resistente à água e poeira e pode ser mergulhado até um metro de água por meia hora sem danificar

TV Digital

A segunda característica especial dele é uma que estava presente na linha Z3 e foi deixada de fora no Xperia Z3+: a tv digital. Ele vem nas duas versões com TV digital HD (padrão Full-seg). O aplicativo de TV é muito bom e traz funções como gravação de programas agendados, playslist de canais e outras funções bem bacanas. Ele não possui antena embutida, é necessário utilizar o cabo que vem junto como antena conectada na entrada de fone de ouvido.

SAM 1151
Ele possui TV digital Full-seg com resolução HD./ © ANDROIDPIT

PS4 Remote Play

Uma característica que muitos esperavam que ele traria era o PS4 Remote Play, com a qual podemos conectar o dispositivo via Wi-Fi ao um PlayStation 4 e jogar remotamente os games do console no dispositivo móvel. A função, porém, é exclusiva para a linha Xperia Z, sendo assim, infelizmente ela não é compatível com o Xperia M5, uma pena.

Sony Xperia M5 – Software

A Sony traz novamente a Xperia UI, sua interface própria que é muito bem vista pela maioria dos usuários. Ela combina bem com o Android Lollipop 5.0. Tornando-se leve e com várias características do Android puro mantidas. Isso inclui a tela de bloqueio, as configurações rápidas e a tela de aplicativos recentes. A barra de notificações também mantém o visual do Android Lollipop stock. Quanto a atualizações, está planejado que será atualizado. Mas o fato de vir com o 5.0 ao invés do 5.1 preocupa um pouco.

interface m5
Interface do Xperia M5. / © ANDROIDPIT

A interface da Sony é uma das que se mantém mais próximas do Android puro, o que agrada a muitos. A mudança mais drástica é o menu de aplicativos. Eu, particularmente, o acho bem mais bonito e funcional que o menu do Google Now Launcher com opções práticas de organização de aplicativos, desinstalação e outras funções.

Infelizmente a Sony também exagera na quantidade de aplicativos bloatware, pelo menos a maioria deles dá para desinstalar manualmente. Aplicativos como o PSN (PlayStation Network), o Xperia Lounge e o “What’s New” serão usadas por poucas pessoas, o do Playstation sequer funciona completamente no Brasil. Mas não podemos deixar de citar que há os bons aplicativos para gerenciamento de midias, principalmente o player de áudio Walkman, um dos mais completos que existem para Android.

Sony Xperia M5 – Performance

Aqui um ponto que chama a atenção. Nos testes até agora ele se demonstrou um smartphone rápido e rodou todos os aplicativos que testamos sem problemas. Esse processador da Mediatek teoricamente é concorrente direto do Snapdragon 810, mas sem esquentar como ele. Porém, em números de benchmark ele estranhamente decepciona quando comparado com outros smartphones que usam o mesmo processador Helio X10.

Outros dispositivos como o HTC One M9 e o Xiaomi Redmi Note 2 chegam perto dos 50 mil pontos no Antutu, ou o Meizu MX5 que passa essa pontuação. Mas o Xperia M5 fica em torno dos 40 mil pontos. É uma pontuação menor que o irmão Xperia C5 Ultra Dual que usa um processador da mesma marca, porém inferior. Mas o principal é que o smartphone esquenta muito pouco, nem de longe lembra o Xperia Z3+. Talvez, a "potência" dele deva ser inibida através de software para diminuir o aquecimento já que isso é agravado com os materiais usado na construção da linha Xperia.

antutu m5 3
Faz boa pontuação no Antutu, mas era esperado mais dele. / © ANDROIDPIT
velamo
Desempenho razoável no Vellamo Benchmark. / © ANDROIDPIT
geek
Desempenho no Geekbench supera todos os tops de linha, do ano passado./ © ANDROIDPIT

Realizando as mesmas tarefas simultaneamente com o Xperia Z3+, enquanto o aparelho top esquenta muito, o M5 quase que não esquenta. Isso com certeza facilita muito o uso do aparelho, algo que incomodava bastante no Z3+.

Mas nem tudo são flores. Confesso que fiquei desapontado com a perfomance do Xperia M5. Como disse acima ele tem um bom desempenho, mas pelo preço e pelos comentários mundo a fora sobre o Helio X10, esperava mais.  Mesmo com 3 GB de RAM, algumas vezes o aparelho travou. O pior é que em duas oportunidade ele desligou e não ligou mais. Tentei todas as combinações de botões e nada. Só "ressuscitou" depois de conectado a tomada durante uns 2 minutos. Tirando essas 2 vezes, o aparelho tem um bom desempenho, mas de excelente intermediário e não de um bom top de linha.

Mais um fato que o tira da lista de tops de linha, são os 16GB de armazenamento interno que a Sony colocou nele. Foi uma escolha extremamente infeliz da japonesa, ainda mais se levarmos em conta o seu valor. No mínimo teria que ter 32 GB para competir com os concorrentes. Falha grave da Sony.

A Sony foi muito infeliz ao colocar apenas 16GB de armazenamento interno

 

Sony Xperia M5 – Áudio

Nos primeiros testes podemos dizer que com fones de ouvido, o Xperia M5 cumpre o papel tradicional da Sony de produzir devices com excelente qualidade sonora. Com respeito aos alto-falantes, infelizmente ele não possui speakers stereos com a linha Z. Para quem gosta de ouvir música diretamente nele, o som é mais baixo que a linha Z.

Apenas comparando com alguns outros smartphones que estou testando, ele apresenta principalmente um áudio bem baixo. Para citar alguns que são mais altos que eles: Xperia Z3+, Moto X Style (o melhor nesse quesito), Lenovo Vibe A7010 e outros.

Sony Xperia M5 – Câmera

SAM 1147
Xperia M5 possui câmera de 21.5 MP e abertura f /2.2 / © ANDROIDPIT

Aqui é seu grande trunfo. Ele traz uma câmera traseira de 21.5 MP que utiliza o sensor IMX320 da própria Sony, é o mesmo utilizado no Nexus 6 da Huawei. A abertura infelizmente ainda é pequena, f /2.2, o que está atrás da concorrência que já conta com sensores de f /1.8 como no G4.

Ela conta com várias tecnologias como o autofoco (AF) híbrido, o que torna muito rápido o processo de focar a imagem: menos de 0.15 segundo (não é o mais rápido, o Xperia Z5 leva 0,03 segundo). Também conta com o clear Image Zoom de 5x, que possibilita o zoom digital de até cinco vezes com a mesma qualidade da imagem de um zoom ótico. Ele filma vídeos em 4K. 

SAM 1149
Câmera frontal de 13 MP, porém não tem flash. / © ANDROIDPIT

A câmera frontal é de 13 MP, mas não possui flash, isso fica a cargo do Xperia C5 Ultra Dual, que a propósito é o mesmo sensor. No geral, percebi que as fotos são de excelente qualidade. Só esperava mais das fotos noturnas, já que a abertura não ajuda, a Sony continua insistindo em exagerar no pós-processamento das imagens. Abaixo alguns exemplos de fotos tiradas com ele.

DSC 0005
Foto tirada com iluminação ambiente. / © ANDROIDPIT
DSC 0003
Foto tirada com baixa iluminação artificial, sem flash./ © ANDROIDPIT
DSC 0002
Foto tirada com baixa iluminação artificial, sem flash. Notem que ele tem um bom desfoque ao fundo./ © ANDROIDPIT

 

DSC 0017
Fotos a luz do dia ficam com boa qualidade. / © ANDROIDPIT

 

DSC 0012
Foto noturna com o Xperia M5. São boas, porém ficam avermelhadas. / © undefined

Mas nem tudo são flores. O software da Sony é complicado de se mexer para quem precisa tirar uma foto rápida. O modo automático nem sempre é bom, pois se tiver só um pouquinho mal iluminado o ambiente, ele já ativa o modo noturno, tornando a câmera bem lenta. A questão da lentidão também me intriga, a Sony diz que ele é um dos mais rápidos na hora de focar, mas acontece o contrário. Por vezes parece que o foco fica "perdido" e não sabe o que focar. Nessas tentativas, ele fica fazendo várias tentativas e, consequentemente, fica muito devagar demorando muit para tirar uma foto. Além disso, no modo manual, a maiorias da configurações não aceitam o foco por toque, somente pelo botão. Dai mais uma vez o problema que ele nunca foca o que você deseja, e sim o mais fácil. É o que acontece no aplicativo de câmera da Motorola, por exemplo. 

Tudo isso é parcialmente resolvido através de qualquer app de terceiros para câmeras, mas isso é um incômodo. Até tentei instalar o novo app de câmera da Sony, mas não funcionou como no Xperia Z3+.

Sony Xperia M5 – Bateria

No quesito bateria, a Sony promete dois dias de uso, o mesmo que prometia no Xperia Z3 e Z3+. Ela é de 2.600 mAh, bem menos que os 3.100 e 2.900 do Z3 e Z3+ respectivamente. Sinceramente não entendi, já que o Xperia M5 possui o mesmo tamanho dos outros, a bateria poderia ser a mesma. Vale lembrar que o processador Helio X10 é conhecido por ser mais ecônomico que a linha da Qualcomm.

Além disso ele também tem o famoso modo Stamina, que faz milagres nos smartphones da Sony. No geral, ela não aguenta um dia e noite intenso de uso, provavelmente você precisará carregá-lo ao fim da tarde. O desempenho é inferior ao Xperia Z3 e Xperia Z3 Compact. Ao que parece, a Qualcom ainda tem um sistema de gerenciamento melhor que a Mediatek, já que a bateria do Z3 Compact é do mesmo tamanho e dura bem mais. Por outro lado, está dentro da normalidade de smartphones da mesma categoria de outras marcas.

Sony Xperia M5 – Especificações Técnicas

Dimensões: 145 x 72 x 7,6 mm
Peso: 142 g
Tamanho da bateria: 2600 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (441 ppi)
Câmera frontal 13 megapixels
Câmera traseira 21,5 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.0 - Lollipop
Interface: Xperia UI
RAM: 3 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: MediaTek MT
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1
${device:sony/796}

 

Veredito Final

Avaliar o Xperia M5 Dual é complicado para qualquer editor. Ele possui vários aspectos de hardware que o colocam de igual para igual com a maioria dos tops de linha do mercado, e ele custa o mesmo. Além disso tem o diferencial de ser a prova d'água e ter uma câmera muito boa (apesar de problemas pontuais). Ou seja, é um excelente smartphone sem dúvidas.

Por outro lado, a Sony toma decisões totalmente erradas ao colocar apenas 16 GB de armazenamento interno e colocar plástico nas laterais, sendo que o antecessor que custa menos da metade de seu preço possui metal. Se ao menos ela tivesse colocado ele em um preço abaixo dos tops de linha, seria um excelente negócio.

Mas custando R$ 2.599,00 fica difícil falar que ele é uma boa compra. Por menos você acha smartphones com hardware e câmera melhor, como o LG G4 ou o Galaxy S6 (em promoções). Se o usuário quer o design da Sony e um aparelho a prova d'água, há o Xperia Z3 que possui um hardware pouco inferior, mas custa quase metade do preço.

Ao que parece, a Sony quis substituir a faixa de preço do Xperia Z3+ (o pior lançamento da Sony nos últimos anos) pelo Xperia M5. Porém, em todos os outros países do mundo o M5 custa cerca de 20% mais barato e não o mesmo preço. Aí fica difícil não é Sony.

Sony Xperia M5 – Onde comprar

Atualmente o Xperia M5 Dual pode ser adquirido nas lojas fisicas de operadoras ou pela loja oficial da Sony. O preço é de R$ 2.599.00. A Claro irá comercializar exclusivamente uma versão Single SIM, mas ainda não temos informações sobre o preço.

8 Compartilhado

103 Comentários

Escreva um comentário:

  • Depois de 4 tentativas a sony trocou meu z3 que tava com defeito ai me mandaram um M5 aqua que por sinal é bem melhor em todos os aspectos não trava não esquenta e é aprova d'agua de verdade.


  • Esse celular é melhor que o Xperia Z3+ ?


  • Eu esperava um processador Snapdragon nesse samrtphone da Sony.


  • este telefone é uma porcaria, desde o começo quando comprei, só travava, reiniciava a todo instante. até uma hora que só ligava quando conectado em alguma fonte de energia. hoje não liga mais, estou tentando a assistência da sony mas sem sucesso. NÃO RECOMENDO ESTE CELULAR!!!! NÃO COMPREM ESTE CELULAR, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM ESTÃO RECLAMANDO DO MESMO PROBLEMA!!!!!


  • Gostaria de adquirir o aparelho, ainda mais que já o encontramos por 1700,00. Acho que tem uma configuração muito agradável, porém o que me preocupa é o problema dele desligar do nada.... Será que compensa?


    • Há problemas além disto. É meio lento ao executar apps e entre uma foto e outra há um atraso. Eu desisti desta compra. Peguei o aparelho na mão, ele esquenta também com pouca coisa. Acho que não vale os 1700. Eu comprei um S5 New Edition. É bom paguei isto 1700, mas não vale também. Não acho a câmera de 16mpx do meu tão inferior à deste. A câmera frontal do xperia é boa. Talvez melhor que a principal, pela aberura.


    • o meu está igual, comprei em fevereiro. Desliga e so liga quando coloco p carregar


  • Ola tudo bem, soube que o Xperia M5 trava ao rodar aplicativos como o Netflix, a tela fica dando pequenas travadas enquanto rola o vídeo, alguém sabe me dizer se essa incompatibilidade é real ou se já foi corrigida ?


  • Estou muito decepcionada com o Xperia M5 dual, e com a SONY em geral. Meu aparelho apresentou defeito na bussola, giroscópio e GPS. Achei o processador mais lento que o processador do Z2. O acionamento da câmera é super lento. Deu crash em vários aplicativos que eu uso e que não são nada demais como o jogo "star wars commander", Waze, e Ingress. E agora está desligando sozinho sem motivo, e só consigo reiniciar plugando no USB. A tela também não é tão boa quanto o Z2. Aceitei a proposta de fazer uma troca do meu z2 por esse. Acho que fiz um péssimo negócio. e... NAO EXISTE ASSISTENCIA TECNICA AUTORIZADA DA SONY NO RIO DE JANEIRO.


  • Contras:
    O preço
    Foco da câmeras se perde as vezes
    Acabamento poderia ser melhor

    Os contras são bem decisivos na hora de comprar, então como pode ser o melhor intermediário?
    O título deveria ser "com potencial para ser melhor intermediário".


  • O Xperia Z3 é uma opção melhor, custando quase mil reais a menos! Sinceramente, eu não consigo entender a Sony!


    • A câmera frontal do Z3 é fraca, eu já vi e não gostei. OK 13mpx é bastante pra câmera frontal, mas 2 mpx é pouco nos dias atuais.
      Segundo consta, não esquenta bastante. Atualmente o preço do aparelho está R$ 1779,00 na maioria das lojas online. É caro, mas já tá mais perto do preço real.


  • Bom, bonito, boa configuração... mas caro demais para um smartphone considerado intermediário.


  • Além de estar acima do valor de mercado para um middle range, tem outros detalhes ruins:
    - O modelo mais bonito (pra mim), o dourado, não está disponível;
    - A câmera com abertura de f/2.2 deixa muito a desejar, o mínimo é uma de f/2.0, mas pelo preço esperava uma de f/1.8;
    - Ele não vem com fones de ouvido.


  • Faz uns 3 meses que venho aqui comentar sobre esse aparelho. Desde que foi lançado lá fora eu o cobiço, mas o preço é de dar raiva. ainda mais sabendo que a Sony segurou o lançamento do m5 só depois do termino da lei do bem para culpar a lei pelo auto preço ( tem palavra da Sony na Folha ou Estadão comentando o caso) , porém já vi por 700 reais a menos em lojas online. Mesmo assim, por 2k eu consigo pegar o z5 compact lá fora, que vale bem mais a pena.


    • Pamella, as lojas online a que você se refere são as do Mercado Livre?
      Também estava na mesma expectativa, mas o preço não está bom., além disso o modelo mais bonito, o dourado, não está disponível no Brasil e pra completar ele não vem com fone de ouvido. Com um pouco mais pego o Z5 que tem a melhor câmera entre os melhores smartphones.


      • Não, foi a Coringa (www. coringashopping.com.br/sony-xperia-m5-e5643-preto-dual-chip-4g-16gb-desbloqueado.html), não confio na loja, mas já mostra como será o real preço do aparelho.A Sony quer ser a Apple dos Androids, mas só nos preços né

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi