O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
582 Compartilhado 171 Comentários

Review do Sony Xperia XZ Premium: hardware impressionante, mas com ressalvas

Atualizado: Lançamento no Brasil

A Sony não é apenas uma empresa dedicada ao mercado de smartphones. A empresa japonesa é especializada na produção de telas, televisores, processadores de imagens e sensores, câmeras e muitas outras coisas. O Xperia XZ Premium é o high-end da marca, que conta com diferenciais, como o SuperSloMo, conhecido também como super slow motion. Saiba como este dispositivo se saiu em nosso teste.

Atualização: a Sony anunciou oficialmente o Xperia XZ Premium no país. Confira todos os detalhes acessando o tópico "Data de lançamento e preço", logo abaixo.

Avaliação

Prós

  • Design bem construído e elegante
  • Câmera lenta a 960 fps
  • Desempenho
  • Câmera

Contras

  • Aproveitamento da tela com o design
  • Software inconsistente
  • Falta conteúdo 4K e HiRes

Sony Xperia XZ Premium – Data de lançamento e preço

O Xperia XZ Premium foi lançado primeiramente no MWC 2017. Agora, a Sony anunciou a chegada do seu novo high-end ao Brasil. O lançamento aconteceu durante um evento realizado na cidade de São Paulo no dia 29 de junho. O XZ Premium chega às lojas online e no varejo físico a partir do dia 12 de julho custando R$ 3.999,00 nas seguintes cores: prata e cinza.

Junto com o Xperia XZ Premium a Sony anunciou o preço do XA1 Ultra, outro smartphone que a marca lançou no MWC. O preço deste dispositivo é de R$ 2.299,00 e as vendas começam em agosto. O review do Xperia XA1 Ultra sairá em breve, mas você já pode acessar a análise completa que divulgamos do Xperia XA1, que é sua variante menor:

Sony Xperia XZ Premium – Desenho & Qualidade de Construção

Em todo mundo existem design icônicos, que podemos reconhecer em qualquer produto, mesmo sem o rótulo do fabricante. Um bom exemplo disso é uma garrafa de Coca-Cola, ou um carro da Porsche, por exemplo. A Sony pretende seguir nesse sentido com o conceito visual OmniBalance.

Os designers da empresa optaram por não dar espaço aos experimentos, como telas sem margens, design ultrafino ou conceitos modulares. Ao invés disso, eles se agarraram no conceito OmniBalance, fazendo alterações pontuais em comparação com seus próprios visuais passados, mas respeitando suas diretrizes.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9562
Sony Xperia XZ Premium em sua versão cromada / © AndroidPIT

O Xperia XZ Premium faz jus ao seu nome, tendo um design elegante e com aparência cromada e espelhada, se parecendo com um uma peça em vidro. O único contra desse visual são as marcas de dedo, que aparecem por toda a parte enquanto o aparelho é manuseado.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9447
Sony manteve noXperia XZ Premium o design OmniBalance / © AndroidPIT

O XZ Premium tem uma pegada bastante agradável, com laterais arredondadas e feitas em plástico e linhas laterais construídas em alumínio. As laterais são bem confortáveis de segurar, enquanto a parte superior e inferior com superfície plana garantem um manuseio interessante. O aparelho pesa quase 200 gramas, então dá para segurá-lo com uma mão facilmente.

O sensor de impressão digital da Sony também está se tornando um ícone da marca. O mesmo não está presente na parte traseira ou dianteira, como acontece com muitos smartphones no mercado, mas sim ao centro da lateral direita e integrado ao botão de energia. Curiosamente, o sensor biométrico não está presente na versão do XZ Premium vendida nos Estados Unidos, e não sabemos o porque dessa decisão, talvez por alguma peculiaridade deste mercado.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9452
Mini-jack de 3,5 mm com suporte ao áudio HiRes / © AndroidPIT

Tanto a parte de trás quanto a parte da frente do XZ Premium estão protegidas contra arranhões com o Gorilla Glass 5. Isso dá ao aparelho da Sony certa vantagem em comparação com o Galaxy S8, ou com a versão americana do LG G6, onde outros materiais são usados em seus revestimentos para oferecer suporte ao carregamento sem fio.

Infelizmente, a proporção de tela em relação ao corpo do aparelho é de apenas 68%, o que é muito baixo em comparação com outros lançamentos de 2017. Por outro lado, a Sony é a primeira marca que levou o HDR para uma tela com resolução 4K.

Sony Xperia XZ Premium – Tela

Quando o assunto é a reprodução de conteúdo com qualidade, a Sony sempre consegue nos surpreender com suas telas, que herdam tecnologias que a marca utiliza em TVs e no cinema. A tecnologia Bravia é um bom exemplo de painel de qualidade, e este em específico, conta com resolução 4K e suporte nativo a HDR.

Não é a primeira vez que a Sony investe numa tela 4K, visto que tivemos esse padrão no Xperia Z5 Premium, mas que vinha com certas limitações. A resolução nativa só podia ser perceptível em aplicativos de imagem e vídeo da própria fabricante.

Atualmente, contudo, existem serviços que oferecem suporte a telas de 2160 pixels, como o YouTube, e também ao HDR e UHD, como a Amazon Prime. Logo, a oferta por conteúdo que tire melhor proveito de toda a tecnologia presente no XZ Premium está melhor, embora ainda limitada.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9440
A tela 4K do Xperia XZ Premium tem tecnologia HDR / © AndroidPIT

Para tirar proveito máximo dessa resolução teremos que aguardar por softwares de nossos desenvolvedores, bem como serviços que estejam adaptados. As divisões da Sony, como a Sony Pictures e PlayStation, devem tomar alguma iniciativa nesse sentido para preencher esse vazio de conteúdo para o XZ Premium.

Em uso cotidiano, infelizmente, é difícil tirar máximo proveito dessa densidade de 807 pixels por polegada. As imagens exibidas são boas, mas o brilho da tela não é muito elevado. Mesmo quando o brilho está no máximo é um pouco difícil usar o painel sob luz solar forte. Comparando a tela do XZ Premium com outros concorrentes, como o Galaxy S8, o G6 e o Huawei P10, posso dizer que todos estes contam com telas mais brilhantes e legíveis.

Outro ponto negativo com esse tipo de condição de uso é o acabamento cromado e espelhado, que é altamente reflexivo. O mesmo pode refletir diretamente com o sol em nossos olhos, o que não é nada agradável.

Sony Xperia XZ Premium – Software

Um dos pontos negativos dos smartphones Sony, em geral, continua a ser o software da empresa. À primeira vista essas inconsistências não são muito visíveis, o que requer um período de tempo com o dispositivo até que elas venham à luz.

O Xperia XZ Premium sai de fábrica com Android 7.1.1 Nougat e a interface do usuário Xperia UI. No software encontra-se uma quantidade enorme de apps de terceiros. Temos as soluções da Sony, como galeria de fotos e vídeos, PlayStation Network e o Lifelog. Alguns são removíveis, enquanto outros só podem ser desativados. Entre os irremovíveis temos o AVG antivírus, o app da Amazon e entre outros.

Sony XZ Premium Software
Interface da Sony rodando no Android Nougat / © AndroidPIT

De modo geral, o software da Sony funciona bem, e problemas antigos não são vistos por aqui. É claro que existem outras inconsistências, como a opção de ativar a câmera com um toque duplo no botão de energia, sendo que existe um gatilho físico para a câmera na lateral direita do aparelho. As configurações de som para fones de ouvido e alto-falante estão separadas, o que é um pouco estranho.

No app da câmera temos outras divergências, como o recurso 4K, que está escondido numa seção que reúne extensões e plug-ins para a câmera, e não é facilmente localizado.

Sony Xperia XZ Premium – Performance

O Xperia XZ Premium vem embalado pelo processador Snapdragon 835, o mais novo chipset da Qualcomm, e que estará presente nos principais carros-chefe do ano, como o Xiaomi Mi6 e o Galaxy S8. O dispositivo tem ainda 4GB de memória RAM e 64GB de espaço interno, que pode ser expandido até 2TB com a ajuda de um microSD.

Abaixo, você confere a tabela comparativa de benchmarks do XZ Premium com outros topo de linha do momento:

Sony Xperia XZ Premium: comparação entre benchmarks

  Sony Xperia XZ Premium Samsung Galaxy S8 HTC U11 Huawei Mate 9
3DMark SlingShot ES 3.1 3.246 3.174 3.560 2.293
3DMark SlingShot ES 3.0 3.697 3.217 4.129 2.724
3DMark Ice Storm Unlimited 40.286 27.330 40.034 27.516
Geekbench Single Core 1.898 1.983 1.906 1.843
Geekbench Multi Core 6.294 6.402 6.454 5.840
PCMark Work Performance 6.338 6.135 6.787 6.350
PCMark Storage 4.989 4.644 - 7.340
Google Octane 2.0 11.086 9.775 11.928 8.807

As fabricantes, de modo geral, estão sendo bastante criticadas com relação à escolha da memória interna, então averiguamos a fundo os números do XZ Premium. O modelo conta com uma memória no padrão UFS de 64GB, de acordo com nossos testes. Pedimos um posicionamento da Sony com relação a memória escolhida, e essa foi a resposta dada pela empresa:

"A escolha pela versão do chip de memória é algo irrelevante para nós, visto que um único componente não é responsável por todo o desempenho do dispositivo, mas sim uma boa implementadas de todos os componentes relevantes."

Na verdade, a diferença entre o o chip UFS 2.1 e o UFS 2.1 só pode ser notada quando esses componentes e o software estão bem integrados. Tendo como base os testes que fizemos, o Xperia XZ Premium conta com o padrão UFS 2.1, que não impacta negativamente seu desempenho final.

Outro ponto forte do Snapdragon 835 é o modem X16 LTE, permitindo que o XZ Premium alcance uma taxa de download de até um 1Gbps. Esse Modem é capaz de entregar alta velocidade, digna de fibra ótica, mas em telefones portáteis. Infelizmente, neste momento, não são todas as bandas do 4G que estão compatíveis com essa tecnologia.

Durante o uso cotidiano o dispositivo não apresentou quaisquer problemas, e tudo rodou fluentemente. Devo reconhecer que os problemas de superaquecimento durante as gravações em 4K ficaram no passado. Aliás, o XZ Premium conta com componentes que resfriam e desviam o calor interno para fora do aparelho.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9497
Xperia XZ Premium tem certificação IP68 / © AndroidPIT

Ainda sobre aprender com os erros do passado, posso dizer que a Sony fez mudanças na estrutura de componentes internos, visto que o processador Snapdragon 835 está longe do novo sensor de câmera Motion Eye, evitando assim que o calor se acumule em regiões específicas. Caso o mesmo se aqueça diante de alguma situação, o usuário pode resfriá-lo com água, graças à sua certificação IP68.

Sony Xperia XZ Premium – Áudio

A Sony não abre mão de uma experiência de áudio acima da média para seus usuários, até porque esse aspecto é parte da sua estratégia para o setor de smartphones (tela+áudio+câmera). O Xperia XZ Premium vem com duas saídas de som, logo usa tecnologia de áudio estéreo, os alto-falantes estão posicionadas na parte frontal do aparelho. 

O modelo oferece suporte para a tecnologia LDAC, que faz com que não exista perda de dados na qualidade do som quando o XZ Premium estiver conectado a acessórios sem fio, como speakers ou fones de ouvido. Além disso, outras tecnologias de áudio estão presentes no Xperia XZ Premium, como a DSEE, desenvolvidas pela Sony e que intensifica o som de arquivos MP3. Temos ainda suporte para áudio em alta definição (HighRes).

AndroidPIT Sony XZ Premium 6209
Saída mini-jack tem suporte para áudio de alta definição / © AndroidPIT

Encontrar serviços que ofereçam mais de 24bit e 96kHz é difícil, mas esperamos que isso mude em breve, visto que o Google incorporou a tecnologia sem fio LDAC no Android O. A Sony Music é a divisão da empresa que está dando certo suporte ao som de qualidade que pode ser explorado com o HiRes.

O Xperia XZ Premium vem com o Bluetooth 5, mas, diferente dos Galaxy S8, o usuário não pode compartilhar o mesmo áudio em dois fones sem fio ao mesmo tempo. Também pedimos uma explicação da Sony sobre isso:

"O padrão Bluetooth é uma estrutura formada por recursos opcionais, que agregam valor a experiência do usuário. Se a demanda por essa função crescer futuramente, podemos incluí-la no aparelho através de uma atualização no software."

Sony Xperia XZ Premium – Câmera

A câmera do Xperia XZ Premium é uma evolução em comparação com qualquer outro modelo Sony, digna, inclusive, de um nome totalmente novo: Motion Eye. Diria que temos aqui um diferencial, visto que poucas vezes a Sony nos trouxe algo realmente novo em seus dispositivos antes de vendê-lo a outros fabricantes.

A câmera é formada por uma lente da Sony com estabilização de imagem eletrônica e um processador de imagem, o Bionz, além do novo sensor com três lentes, o Exmor RS, apresentado no início do ano, com 19MP e pixel grande. Esse conjunto nos garante o recurso de supler slow motion, capaz de gravar vídeos a 960 fps, que é 32 vezes mais lento que o padrão normal. Contudo, pode ser usado por apenas 6 segundos em cada vídeo.

Antes de falar sobre os prós e contras do novo sensor, gostaria de compartilhar com vocês a opinião do nosso especialista em fotografia do AndroidPIT, Stefan Möllenhoff, com relação a câmera do XZ Premium:

"Sob condições ideias de luz, o Xperia XZ Premium captura imagens com qualidade compatível com os topos de linha da atualidade. Em comparação com seus concorrentes, sua resolução de 19MP garante fotos com mais dados, mas na prática isso não significa que os resultados contam com mais detalhes.

hdr xz premium vs pixel
Sony Xperia XZ Premium vs Google Pixel / © AndroidPIT

Na imagem abaixo você pode ver algumas diferenças entre o Google Pixel e o Xperia XZ Premium. Temos mais detalhes na esfera da torre de televisão com o Pixel, por exemplo, enquanto o XZ Premium exibe maior nitidez na parte do prédio do hotel Park Inn, à direita.

No modo automático e com HDR, a faixa dinâmica das imagens é excelente. Em comparação com o Pixel, o Sony ilumina melhor as áreas escuras. Em fotos amplamente escuras, algumas áreas sequer apareciam no smartphone do Google."

detail xz premium vs pixel
Sony Xperia XZ Premium vs Google Pixel / © AndroidPIT

Em baixa luminosidade o XZ Premium mostra qualidade superior, mas tem uma desvantagem relacionada a alta resolução do sensor. Em comparação com o Galaxy S8, temos uma reprodução de detalhes um pouco inferior no XZ.

Neste caso, a resolução alta do sensor é um inconveniente. A foto do Galaxy S8 em modo automático foi feita com ISO 1250, e no caso do XZ Premium, o ISO é de 3200. A Samsung, além disso, tem uma abertura de lente maior, de f/1.7, em comparação com f/2.0 do XZ, além de uma velocidade mais lenta no obturador, de 1/10 para o Galaxy e 1/15 no Sony. O smartphone da Samsung também possui estabilização óptica, a OIS.

night s8 vs xz premium
Samsung Galaxy S8 vs Sony Xperia XZ Premium / © AndroidPIT

O Xperia XZ Premium grava vídeos em 4K a 30 fps. A configuração da câmera padrão permite que os vídeos sejam gravados em Full HD a 60 fps, sendo necessário usar uma extensão da empresa para habilitar o 4K. Por outro lado, o codec utilizado nesse formato é mais moderno que o H.264, o H.265, que pode proporcionar problemas de compatibilidade em alguns softwares de edição de vídeos para computador.

Sony Xperia XZ Premium 4K
4K com codec H.264 ou H.265. / © AndroidPIT

A função SuperSlowMo (super slow motion) é, definitivamente, a estrela dessa câmera. Não é muito fácil usar este efeito, devido ao curto período de tempo no qual ele é aplicado, o que requer prática e iluminação adequada. Quando mal iluminado, o HDR será inviável, o que não irá melhorar a qualidade do vídeo. Abaixo, você confere exemplos feitos pela Sony e também pela equipe do AndroidPIT:

O tempo de duração do efeito é bastante limitado, o que pode dificultar o uso do recurso. A memória do sensor pode gravar apenas 0,182 segundos a 960 quadros por segundo. No final, essa gravação feita em 0,182 segundos formam uma sequência de cerca de 6 segundos de vídeo.

Você pode usar o SuperSloMo várias vezes numa sequência de vídeos, mas após algum tempo, o sensor precisará de alguns segundos para limpar seu cache e voltar a aplicar o efeito. É sempre difícil capturar o ponto exato da ação desejada com o super slow motion, visto que o efeito dura muito, muito pouco.

Sony 960 superslomo explained
Assim é feita a conversão dos segundos capturados em 960 fps / © Sony Mobile

É possível gravar vídeo em câmera lenta a 120 fps, o que não é um valor muito surpreendente. O sensor de três camadas também conta com um recurso chamado Predictive Shot, que faz quatro imagens antes do botão de câmera ser pressionado para que o usuário possa escolher a melhor foto.

Sony Xperia XZ Premium – Bateria

A Sony sabe que uma tela 4K e uma câmera poderosa consomem muita bateria. Tanto é que o modo STAMINA tem uma nova categoria chamada STAMINA Inteligente, que analisa situações e comportamentos do usuário e transfere esses dados para o Ações Xperia. Essa central oferece dicas que podem fazer com que a bateria de 3.230 mAh dure mais tempo.

No teste PC Mark com brilho a 50%, o Xperia XZ Premium levou 7 horas para ir de 100% para 20%. Com o brilho no máximo, a autonomia do modelo cai para 4:33 horas de duração. Em uso intenso, dificilmente você conseguirá chegar ao final do dia com carga.

Sony Xperia XZ Premium Battery
Bateria do Xperia XZ Premium pode não aguentar um dia completo em uso intenso / © AndroidPIT

O Ações Xperia é um software que dá dicas básicas, como desligar o Bluetooth em alguns momentos ou desativar funções que não estão sendo usadas. A tecnologia de bateria do XZ Premium é da Qnovo, que promete uma durabilidade duas vezes maior em comparação com outras que utilizam carregamento turbo.

É surpreendente ver que um dispositivo caro como o XZ Premium tem o Quick Charger 3.0, da Qualcomm, mas o usuário deve comprar um carregador à parte pagando 50 euros, aproximadamente R$ 200, isso aqui na Europa.

Sony Xperia XZ Premium – Especificações Técnicas

Dimensões: 156 x 77 x 7,9 mm
Peso: 195 g
Tamanho da bateria: 3230 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 3840 x 2160 pixels (801 ppi)
Câmera frontal 13 megapixels
Câmera traseira 19 megapixels
Versão do Android: 7.0 - Nougat
Interface: Xperia UI
RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 835
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,45 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth

Veredito Final

Bom, aparentemente, a longa espera para conhecer as virtudes da nova câmera do Xperia XZ Premium não valeu muito a pena. Para amantes do design da Sony, o aparelho é um prato cheio, mas existem ligeiras desvantagens que ocorrem durante seu uso, além de algumas contradições, como na câmera e no áudio. Infelizmente, o XZ Premium não pode ser classificado como superior ao Galaxy S8 ou LG G6 pelo conjunto da obra.

O hardware é robusto, mas o software é um dos seus pontos fracos. Usar o XZ Premium no momento nos traz uma sensação estranha, como a impressão de estar participando de um programa de beta testers. Mas, espero que com atualizações no software, a Sony consiga otimizá-lo por completo.

O que você achou do Xperia XZ Premium?

 

582 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

171 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi