O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

Review 8 min para ler 84 Comentários

Hands-on do Sony Xperia XZ2: uma repaginada impressionante

Após apenas seis meses, o Xperia XZ1 da Sony será pressionado para abrir caminho para o seu sucessor, o Sony Xperia XZ2. Mas o que a Sony pode fazer para competir com os fãs da Samsung? Vamos explicar tudo em nosso primeiro teste do Sony Xperia XZ2, a seguir.

Sony Xperia XZ2 – Desenho & Qualidade de Construção

Em 2013, os fabricantes japoneses apresentaram o projeto Ur-Xperia-Z com Omnibalance, uma linha de design que permaneceu inalterada até 2017. No ano passado, o Loop Surface foi usado para adaptar a linguagem de design, mas as mudanças só foram visíveis para os fãs mais dedicados da Sony. Para a maioria das pessoas, a mudança era quase imperceptível e o Xperia XZ premium da Sony ainda parecia com um Xperia Z5 ou Z3, ou mesmo o original Xperia Z. A Sony agora mostra a sua nova linguagem de design para os próximos dispositivos, Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact, apresentados na MWC.

Ambient Flow segue o Loop Surface e OmniBalance

Os dias em que um smartphone da Sony eram retangular e plano se foram. Os primeiros exemplos do projeto Ambient Flow foram vistos no Xperia XA1 e Xperia L2 apresentados na CES 2018. O sensor de impressão digital foi movido para trás e a câmera para o centro para obter fotografias simétricas. Com o XZ2, a Sony adotou o design um passo adiante criando o corpo em alumínio e vidro. O chassi é feito de alumínio e a frente e a parte de trás do celular consistem em painéis de vidro feitos de Gorilla Glass 5.

AndroidPIT sony xperia xz2 vs xz1 back u5d
XZ2 ao lado do XZ1/ © AndroidPIT

As bordas do smartphone agora são mais curvas, e isso funciona muito melhor do que antes. Você só discordará se você é um fã incondicional do design antigo. O novo projeto Ambient Flow foi definitivamente destinado a atrair novos clientes ou a reconquistar aqueles que optaram por um smartphone diferente.

A colocação do sensor de impressão digital nas costas também é mais adequada para uma maior audiência e para a produção em massa. Durante nosso tempo com o XZ2, Steffen Grosch, gerente de produtos da Sony, com sede na Alemanha, explicou os motivos técnicos para mudar o lugar do sensor. Se a Sony tivesse mantido o sensor lateral, um sensor mais estreito teria sido inevitável, ou os quadros arredondados teriam que ser recuados. Os designers não queriam que isso acontecesse, nem queriam um sensor estreito. Portanto, a solução sensata foi mover tudo para a parte de trás do celular.

AndroidPIT sony xperia xz2 camera h5c
Sensor de impressão digital agora também fica atrás, como dos concorrentes / © AndroidPIT

Design sem borda versus alto-falantes estéreo dianteiros

Desde o lançamento do LG G6 e do Samsung Galaxy S8, os smartphones com uma tela quase sem margem de 18: 9 polegadas estão na moda. A Sony está agora a seguir essa tendência mas, ao mesmo tempo, de um jeito de não comprometer a qualidade do som em seus smartphones premium.

AndroidPIT sony xperia xz2 hero h5c
Display 18:9 chegou ao Xperia / © AndroidPIT

Isso significa que o XZ2 conseguiu manter a elegante tela 18:9 e os alto-falantes estéreo voltados para a frente. As bordas são significativamente menores em comparação com os smartphones de design Omnibalance ou Loop Surface. Mas, mesmo assim, os dispositivos Sony ainda possuem bordas maiores em comparação com a concorrência, e o principal motivo é devido a esses alto-falantes, que simplesmente ocupam mais espaço.

Teremos que esperar até o review final para ver se o XZ2 pode competir com o Razer Phone. No entanto, nas primeiras impressões, a saída de áudio parece alta e de boa qualidade. Infelizmente, o XZ2 e o XZ2 Compact não possuem entrada de fone de ouvido de 3,5 mm ou fones de ouvido incorporados ao smartphone. Mas os dispositivos vêm com um adaptador tipo USB C. Se você deseja carregar sua bateria e conectar seus fones de ouvido ao mesmo tempo, a Sony fornecerá um adaptador nos acessórios.

Sony pontua bem em imagem e som

Conforme discutido, a Sony está bem equipada para produzir um bom som, mas, além disso, a qualidade da imagem é muito boa também. Com uma tela 18:9 de 5,7 polegadas, resolução full HD e suporte HDR para a reprodução de vídeo, a função de conversão HDR-Up da tecnologia X-reality da Sony otimiza o material não HDR de acordo.

AndroidPIT sony xperia xz2 HDR Display edit hv4
HDR nos smartphones da Sony / © AndroidPIT

Com a tela e alto-falantes, o Sony Xperia XZ2 parece ótimo em termos de qualidade de som e imagem. A Sony quer chamar a atenção para a experiência sonora e visual. No cinema, o público não é apenas atraído pela história com uma imagem impressionante, efeitos sonoros e música ambiente, mas também com pelos toques dos subwoofers que criam uma experiência auditiva mais profunda. Para desfrutar de vídeos e jogos em seu smartphone neste nível, a Sony deve apresentar um truque para o Xperia XZ2.

AndroidPIT sony xperia xz2 Dynamik vibration edit hv4
Áudio é ponto alto do Xperia XZ2. / © AndroidPIT

DVS significa Sistema de Vibração Dinâmico (Dynamic Vibration System, em inglês). Basicamente, a Sony desenvolveu um poderoso mecanismo de vibração que vibra em uma faixa de frequência de 100 Hertz, que é mais profunda do que outros smartphones atuais no mercado, que é um tipo de subwoofer acústico haitiano. Ao assistir a vídeos ou jogar jogos, existem quatro níveis de intensidade que você pode ajustar. Na verdade, esta tecnologia forneceu uma experiência interessante durante nos testes. Estamos definitivamente ansiosos para um teste mais aprofundado sobre esse recurso.

Devido à baixa faixa de frequência, o mecanismo de vibração também deve melhorar a sensação de notificações normais. Ao contrário do DVS, no entanto, existe apenas um nível para estes.

Novo processador melhora a câmera Motion-Eye

O Snapdragon 845 da Qualcomm oferece energia mais que suficiente. A Sony usa o aumento de energia para suportar melhor o sensor Motion-Eye da câmera. O sensor celebrou sua estreia no ano passado no Mobile World Congress nos modelos Xperia. O destaque deste sensor de imagem é a memória integrada, que permite ao smartphone gravar o modo super lento com até 960 quadros por segundo. O Xperia XZ2 e a versão Compact menor, também usam esse sensor com todas as suas características. O que há de novo é que esses vídeos SuperSlowMotion são agora gravados em Full HD em vez de HD, mas o tempo, no entanto, permanece curto, em 0.182 segundos.

AndroidPIT sony xperia xz2 SuperslowMo edit hv4
SuperSlowMotion com 960 fps é possível em Full HD. / © AndroidPIT

Uma característica interessante, ao meu ver, é a possibilidade da câmera gravar vídeos HDR em qualidade 4K. O HDR tem a função de otimizar a gama dinâmica de contraste, cores e brilho. 

Scanner 3D para selfies e redes sociais

Como uma diversão, mas não muito frequentemente usado como truque na vida cotidiana, o 3D Creator também possui recursos no XZ2. De acordo com a Sony, as varreduras terão mais detalhes no futuro e será possível usar a câmera frontal para escaneamento em 3D. Com esta função, você finalmente não precisaria de uma segunda pessoa, porque você ficaria satisfeito com uma varredura de 180 graus de sua cabeça.

AndroidPIT sony xperia xz2 3D Selfie Scan edit hv4
Modo selfie 3D da Sony / © AndroidPIT

Para evitar que as varreduras 3D fiquem empoeiradas nos smartphones Xperia, logo elas se tornarão compartilháveis ​​através do Facebook, de acordo com a Sony. Isso deve ser possível diretamente do aplicativo 3D Creator para o Facebook. No entanto, esta abordagem implica uma perda de qualidade. Se você quiser compartilhar a qualidade máxima das varreduras 3D via Facebook, você terá que usar um serviço da Sony que economiza informações sem perda de qualidade e também permite o compartilhamento da imagem. No entanto, quando exatamente o Facebook vai liberar o suporte para as selfies 3D da Sony é tão desconhecido quanto a data do lançamento do serviço da Sony – e se ele será livre ou não.

Carregamento sem fio

Graças ao design e ao material nas costas, o carregamento sem fio é suportado no XZ2. A bateria é de 3.180 mAh e continua a oferecer a tecnologia de carga adaptativa extensiva da Qnobo. Se as novas funções, a câmera, a tela maior e de maior resolução, bem como o novo motor de vibração consumirão a energia adicional fornecida por esta bateria só saberemos quando testarmos o hardware e sua eficiência de energia.

AndroidPIT sony xperia xz2 back iso h5c

Carregamento sem fio no Xperia XZ2 / © AndroidPIT

Quando estará disponível para venda?

É incerto quando o smartphone estará disponível ou quanto custará mas, em um palpite, podemos esperar que ele atinja, pelo menos, o XZ1, que seria de cerca de 699,99 dólares, e poderia estar disponível até setembro de 2018.

Veredito preliminar

Visualmente, o Xperia XZ2 perdeu o look antiquado com o design Ambient Flow e se adaptou às novas tendências. Você pode dizer que a Sony tem um olho para detalhes e o fabricante está deixando claro como a Sony está crescendo com muitos produtos diferentes se juntando ao redor do smartphone.

Infelizmente, a Sony ainda está em um círculo vicioso e se ela não alterar sua estratégia com relação ao ciclo de liberação de seus smartphones, os usuários de smartphones já poderão ver um sucessor do Xperia XZ2 aparecer na IFA 2018.

Se você tiver apenas um novo smartphone a cada 18 a 24 meses, o Xperia XZ2 pode se tornar uma alternativa ao Samsung Galaxy S9. Em termos de dados técnicos, pode competir facilmente com o carro-chefe da Samsung a partir de 2018.

240 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ray há 2 meses

    Cada marca tem seu design característico, e a Sony tinha esse omnibalance que eu acho muito elegante e atemporal. Único problema realmente eram as bordas. Pra mim, se tivessem mantido o omnibalance, mas reduzido as bordas, e talvez suavizado um pouco os cantos do aparelho, teria ficado um aparelho muito mais bonito do que esse novo.

    Esse efeito luminoso da traseira ficou horrível... parece de plástico. Também não gostei da posição da câmera, que era discreta e agora não mais. O sensor de digitais na lateral era outra característica só deles e, pelo que li, os clientes gostavam. Pra que mudaram?

    É interessante renovar o design dos aparelhos, contanto que seja uma evolução que não elimine a ''essência'' do visual da marca. Nesse caso, esse aparelho me lembrou mais uma marca chinesa do que um Sony...

  • KARALBPIN há 2 meses

    O XZ2 ficou muito bonito. Nunca tive um Sony mas compraria um desses tranquilamente. Mas o problema vai ser o valor. Deve vir custando uns 4.000 reais.

  • Jairo rios há 2 meses

    Após assistir o vídeo no YT da Stella eu achei o gadget bem interessante , excelente camera , design dentro do esperado , vamos ver um review e o preço.

  • brunohrstk há 2 meses

    tá muito bonito, só não gostei da posição do leitor de digitais

  • Deivis Schuman
    • Mod
    há 2 meses

    Acho que a Sony perdeu uma grande chance esse ano pra de fato surpreender!
    Quando vi essa tela lembrei do meu Xperia C5 Ultra. São praticamente idênticas. Então não é novidade.
    Esse sensor achei meio estranho. Poderia ter mantido na lateral. Algo notório tbm é que ela não aderiu a câmera dupla.
    Eu particularmente não gostei.

84 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Me decepicionei com o design do aparelho, porém o restante está nos padrões do mercado com alguns recursos a mais camera.
    Sou fã da Sony e possuo um Xperia Z4, acho o design dele incrivel. Era só a Sony ter mantido a tendencia OmniBalance da linha Z, reduzir as bordas e colocar camera dupla, o restante estava perfeito posicionamento dos falantes e o leitor de impressão digital na lateral. Só de bater o olho vc diferenciava um Sony dos demais, agora nem consigo diferencia-lo de um chinês qualquer.
    Ainda tinha esperança de ver a Sony batendo de frente com a Samsung e a Apple, e voltar a ter sucesso como na epoca da linha Z. Estou satisfeito com o meu Sony por enquanto, pretendo utiliza-lo por pelo menos uns 2 anos. Mas se fosse para optar hoje em um top de linha android, sem sombras de duvidas optaria pelo S9.


  • Já tive Apple, Samsung é Sony, e agora um Pixel 2 XL... Aliás a Google conseguiu fazer um celular com uma câmera excelente e posso garantir que o Android roda liso... Muito melhor que os SO modificado. Hoje, não trocaria por outro.


  • Que coisa feia...


  • 2k numa conversão direta provavelmente se tornarão 3k após taxas/impostos... Pós venda me inibe de comprar ASUS.


  • Gostei do aparelho, e ainda bem que manteve seu próprio design, pois tem muitas empresas fazendo copias de iphone e galaxy da vida e os fansboy adorando. Atualmente compraria xz2.


  • É um aparelho muito bonito, tem configurações parrudas , mas seu preço de lançamento é bem acima da média. Existe aparelhos com configurações similares e um preço bem camarada, lembrando que o grande diferencial da Sony é as câmeras.


  • Esse ta bem legal o design, só faltou tirar esse logo da frente e a câmera traseira ser um pouco mais pra cima. Os anteriores achava bem legal tbm mas o problema era as bordas enormes e o logo. Só não sei se esse é esquentadinho tbm.


  • Até que deu uma melhorada no visual, pq sinceramente sempre achei aquele visual quadradão muito feioso, agora achei que as bordas ainda permaneceram um pouco grandes, dava pra ficar menor.


  • Só eu achei o aparelho feio ou alguém mais?


  • Geral está reclamando demais! Pela primeira vez em quase 5 anos, a SONY se reinventa, mantendo sua própria linha de design e funcionalidades SEM COPIAR dos outros, se tornando um diferencial de peso diante de todas as fabricantes. E ainda existe nego reclamando? Daí, sai um aparelho por 6 mil reais e reclamam do preço. Sai aparelho dual de 12MP f1/6 e reclamam, querendo 2 sensores de 24MP f1/9. Sai aparelho com SD835 e 6GB de RAM e reclamam, dizendo que poderia ser SD845 e 8GB de RAM. Se exigem tanto de quem está há bastante tempo no mercado e garante qualidade, comprem de chinesas! Não procuram por desempenho? Por design? Comprem da China, onde 70% dos aparelhos ostentam A MESMA CARCAÇA!

    Já que querem tanto um smartphone do "jeitinho" de vocês, voltem pro Google Project Ara, comprem os seus módulos e parem de ser pessimistas!

    Ser exigente é bom, requer total capricho da fabricante, mas querer exigir demais é gula!


  • Triste... Ainda não to acreditando q a Sony perdeu seu difediferencial de Telefone clássico.... Esta se parecendo intermediário dos mais baratos ... Custava só ter diminuido as bordas!?...Estou achando meu Xperia X mais interessante que esse "Top"... A frontal ta mais pra Xperia X2... Pode até está "Top" por dentro, mas por fora está um "primo pobre" 🙄


  • Porra Sony faz um quadrado igual o Nokia 8 Sirroco que a galera gosta .


  • Melhorou bastante, mas continua com exagero de bordas


  • Todavia, adorei as linhas de design.


  • Ainda não vi a mudança genial que estavam prometendo.


  • Nossa que smart horrível, a Sony está perdida no mercado móvel.


  • A frente tá bem similar à do Xperia ZQ...


  • O único defeito foi ter tirado o design original. Só precisava mudar as bordas. Essa traseira lembra plástico e parece algo escorregadio também. A orientação dos sensores e a câmera traseira ficaram ótimos. As configurações também. Quase lá né?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações