O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 3 Compartilhado 20 Comentários

Sony Xperia Z2 vs. Huawei Ascend P7: o que conta é o interior

O Sony Xperia Z2 e o Huawei Ascend P7 são bem parecidos externamente - as diferenças se encontram no interior. O nosso comparativo mostra em que aspectos do carro-chefe da Huawei se equivale ao novo smartphone premium da tradicional marca japonesa.

sony xperia z2 huawei ascend p7 1
O Huawei Ascend P7 (esquerda) e o Xperia Z2: parecidos externamente, mas por dentro, quanta diferença.... / © AndroidPIT

Design e acabamento

Não se pode negar: a linha Xperia Z é a inspiradora da linguagem visual do Ascend P7. Isso se mostra de forma particularmente clara na parte traseira com a lente da câmera no canto superior esquerdo. Mas a Sony e a Huawei também têm várias outras características comuns: uma carcaça de vidro, formas simples e angulosas, uma moldura de alumínio e o botão de energia redondo na lateral direita. Resta apenas a pergunta: quem fez primeiro? Obviamente a Sony.

sony xperia z2 huawei ascend p7 6
A moldura de alumínio está presente em ambos. / © AndroidPIT

O acabamento e a escolha de materiais são de alto nível em ambos os dispositivos. Apesar disso, devemos admitir aqui que a Sony conseguiu dar uma impressão de uma aparelho mais valioso, com a moldura de alumínio contínua. A Huawei apostou no plástico para as partes superior e inferior do P7, mas ainda assim deve receber elogios por ter conseguido produzir uma carcaça mais leve e compacta.

sony xperia z2 huawei ascend p7 4
Parecem dispositivos da mesma fabricante: a Huawei se inspirou na linha de design da Sony. / © AndroidPIT

Tela

A Sony solucionou os problemas de display dos antecessores. O Z2 apresenta uma tela de primeira qualidade. O Ascend P7, contudo, não fica muito para trás. Em nossa comparação direta, as diferenças são pequenas: brilho, contraste, representação de cores e visibilidade em ângulos fechados são um pouco melhores no Z2, mas o P7 o segue de perto.

sony xperia z2 huawei ascend p7 8
Poucas diferenças de tela entre os dois dispositivos. / © AndroidPIT 

Software

A Sony retrabalhou a interface Xperia UI, deixando-a ainda mais simples, com cores discretas e sem elementos de design supérfluos. O design de barra lateral com opções de configuração, velho conhecido dos Google Apps, também foi aproveitado pela Sony. Funções especiais de software como opções de controle por gestos quase não estão presentes, mas o Z2 marca muitos pontos com a qualidade de reprodução multimídia.

sonwei1
A interface do Xperia Z2 (esquerda) e do Ascpend P7 (direita). / © AndroidPIT

Da mesma forma, o Ascend P7 quase não apresenta funções de controle por gestos ou outros opções especiais de software. O que salta aos olhos imediatamente aqui é a interface de usuário muito diferente do Android puro. A forma dos ícone de apps lembra muito a versão atual do iOS. Além disso, o painel de controle com acesso rápido a quatro apps e a visão geral do clima, acessível quando se desliza o dedo para cima ou para baixo na tela de bloqueio, também lembram muito o iOS 7.

sonwei2
As configurações rápidas do Z2 (esquerda) e do P7 (direita). / © AndroidPIT

Performance

Aqui se encontra a maior diferença entre o Ascend P7 e o Xperia Z2: o P7 fica devendo quando o assunto é fluidez e reações rápidas a comandos. No Xperia Z2, ao contrário, atrasos, engasgos ou coisas do gênero não acontecem no uso cotidiano. Seu único problema é de superaquecimento na gravação de vídeos em 4K, um problema também presente em outras fabricantes. No P7, a performance geral é apenas mediana, levando a alguns atrasos e engasgos. Já no desbloqueio ou no comando para a barra de notificações o aparelho já demorou mais do que o normal para reagir.

xperiaz2 ascendp7 screenshot 2
Os resultados do benchmark AnTuTu dos dois aparelhos. / © AndroidPIT

Essas limitações são detalhes, e muitos usuários não irão se incomodar. Em comparação direta com outro high end, contudo, a diferença é mais evidente e frustrante. O teste de benchmark AnTuTu parece confirmar a diferença na performance: enquanto o Z2 ultrapassa a marca dos 30.000 pontos, o P7 permanece na marca dos 25.000 pontos, atrás de um carro-chefe do ano passado, o HTC One (M7).

Câmera

Já tratamos das melhores funções da câmera do Z2 neste artigo. Também aqui a Sony fez melhorias no Z2 com relação ao Z1, sobretudo na qualidade de imagens em situações de pouca luz. Mas a Huawei também fez um bom trabalho no caso do P7. A câmera tira fotos bem nítidas e também apresenta bons resultados em situações de pouca luz. As fotos quase não apresentam ruídos (veja uma amostra das fotos no meu perfil do Google+).

sony xperia z2 huawei ascend p7 3
As câmeras se parecem, mas a qualidade de fotos é diferente. / © AndroidPIT

O aplicativo da câmera do Z2 é mais evoluído e oferece mais opções, entre outras o popular efeito de desfoque. A Huawei, por outro lado, marca pontos com funções como o Panorama para autoretratos. A configuração separada de foco e iluminação também se mostra bem útil: um toque longo na tela fixa o foco, e movendo-se o dedo pode-se escolher um ponto separado para a medição de luz. De maneira geral, a Sony leva vantagem quando o tema é a câmera.

Hardware

Aqui percebe-se toda a força de uma marca tradicional e com experiência no ramo mobile: o Xperia Z2 é resistente à água e poeira, tem alto-falante stereo na parte frontal e apresenta a tecnologia de melhoria de gráficos X-Reality mobile. Destaque vai também para os fones de ouvido especiais, produzidos para bloquear ruídos externos, além da câmera de 20 megapixels e dos vídeos em 4K.

Por sua vez, o P7 não oferece tantos extras - mas o aparelho é resistente à umidade (sem apresentar, contudo, um certificado com padrões internacionais). Destaque aqui vai para a câmera frontal, que conta com uma resolução de 8 megapixels.

Technische Daten

  Sony Xperia Z2 Ascend Ascend P7
Sistema Android 4.4.2, Xperia UI Android 4.4.2, Emotion UI 2.3
Tela 5,2 polegadas, 1.920 x 1.080 Pixels 5 polegadas, 1.920 x 1.080 Pixels
Processador Snapdragon 801, Quad-Core, 2,3 GHz Hisilicon Kirin 910T, Quad-Core, 1,8 GHz
RAM 3 GB 2 GB
Memória interna 16 GB + microSD 16 GB + microSD
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0
Câmera 2,2 MP (frontal), 20,7 MP (traseira) 8 MP (frontal), 13 MP (traseira) 
Bateria 3.200 mAh 2.500 mAh
Dimensões 146,8 x 73,3 x 8,2 mm 139,8 x 68,8 x 6,5 mm
Peso 158 g 124 g

Conclusão

O Xperia Z2 não é apenas mais caro, ele é também melhor (e a relação entre os preços deve ser a mesma quando os dispositivos chegarem ao Brasil). O Ascend P7 tem as suas qualidades e mostra-se um bom smartphone - mas para se destacar são necessários certos detalhes que separam o “bom” do “ótimo”. Isso fica mais claro quando comparamos as performances dos dois aparelhos: aqui a Huawei fica para trás. A Sony acertou em quase tudo com o Xperia Z2. As vantagens do Ascend P7 estão sobretudo no preço mais baixo e nas dimensões mais compactas. Quem precisa de um aparelho bom para o uso cotidiano ficará contente com o P7. Os fãs dos high ends, contudo, devem escolher o Z2 de olhos fechados.

3 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

20 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi